sábado, 24 de novembro de 2007

Rolls Royce (ainda) mais exclusivo


A Rolls Royce apresentou uma versão ainda mais exclusiva do Phantom. Denominada Tungsten Edition, este Phantom conta com alguns elementos estilisticos do concept 101EX, como é o caso do capor em alumínio escovado e da pintura "Xirallica Tungsten". As jantes de 21" e as ponteiras de escape cromadas completam o quadro exterior.

No habitáculo, contamos com revestimentos em cinza fumado com alguns elementos em azul, complementados com os acabamentos em madeira de roseira indiana. Mas o toque de classe extremos está no tejadilho. Este conta com mais de 800 elementos de fibra óptica de modo a criar o aspecto de um céu estrelado...

40 anos de Lotus em Hethel


A Lotus comemora 40 anos de produção na fábrica de Hethel com uma edição limitada do Elise.

Denominada Lotus Elise S 40th Anniversary Limited Edition, distingue-se pela pintura laranja metalizada, consola centeral e costuras dos bancos em laranja, carta assinada por Mike kimberley, CEO da Lotus, e placa alusiva à série especial. Osd únicos opcionais disponíveis são o ar condicionado e controlo de tracção.

Apenas 50 unidades serão produzidas, com a sua distribuição pela Europa a ser efectuada da seguinte forma: 15 unidades para a Alemanha, 10 para a Suiça, 5 para França e Bélgica (cada), 6 para a Itália e 9 para os restantes países europeus. Os preços variam entre os 39 995 € da Alemanha e os 53 600 € da Holanda.

Ironicamente, o Lotus Elise S 40th Anniversary Limited Edition não estará disponível em Inglaterra...

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Do outro lado dos 300 km/h



A Continental e a revista germanica Autobild uniram-se, uma vez mais, para o confronto anual do que de melhor se faz a nível de preparações. O local escolhido foi, como habitualmente, o anel de velocidade de Nardo, em Itália.

Várias dezenas de propostas de preparadores reputados marcaram presença, numa demonstração das suas potencialidades velocisticas. A variedade de veículos dificilmente podia ser maior com modelos tão variados como Porsche Boxster e 911, Lamborghini Murcielago e até carrinhas Mercedes Classe E e BMW Série 5.

Pelas mãos de pilotos especializados, os vários modelos tiveram igual tempo em pista para demonstrar as suas capacidades tendo, no processo, sido batidos vários recordes de velocidade, como o do Brabus Maybach já noticiado no e-garage.

No final da contenda, o vencedor foi o mtm Audi TT bimoto, um modelo com dois motres 1.8 turbo, cada um com a sua transmissão, cpaz de um total de 1000 cv. O seu registo foi de 390,6 km/h! Os restantes lugares do pódium foram para o Porsche 997 Sportec SPR 1, com 378,4 km/h, e para o Porsche 997 Techart GT Street, que alcançou os 358,2 km/h.

O Top Ten ficou assim ordenado:


  1. Audi TT mtm bimoto - 390,6 km/h

  2. Porsche 997 Sportec SPR 1 - 378,4 km/h

  3. Porsche 997 Techart GT Street - 358,2 km/h

  4. Lamborghini Murcielago LP640 Edo Competition - 345,7 km/h

  5. Porsche 997 Techart Turbo Convertible - 344,2 km/h

  6. Porsche 9ff CT-78 - 336,3 km/h

  7. Brabus Maybach 57 - 330,6 km/h

  8. Mercedes-Benz E63 sme - 330,5 km/h

  9. VW Golf R36 HGP - 327,6 km/h

  10. Mercedes-Benz SL Lorinser Biturbo - 325 km/h

60 anos de Land Rover Defender


O Land Rover Defender comemora 60 anos de existência, ainda que este nome só faça parte das gerações mais recentes, e para celebrar essa efeméride a marca de Solihull concebeu uma série especial e limitada deste clássico do todo-terreno.

Denominada Defender SVX foi apresentada na noite passada - 21 de Novembro - no Baile da Cruz Vermelha Inglesa, em Londres. A primeira unidade foi, inclusivé, doada a esta instituição, que a leiloará com vista a obter fundos para as suas acções de beneficência e solidariedade.

Os elementos distintivos do Land Rover Defender SVX são notórios. No exterior, o maior destaque vai para a moldura dos faróis (que contam com cobertura transparente) e grelha, pintura exclusiva em preto metalçizado, logotipos específicos, jantes de cinco raios, aplicações em prata metalizado, farolins traseiros de LED e protecção inferior em alumínio reforçado. No interior, contamos com baquets Recaro, punho da caixa de velocidades em liga leve, sistema de navegação, ligação para iPod e sistema de som topo de gama.

Apenas 200 unidades serão fabricadas, 60 do 90 Station Wagon e 140 do 90 Soft Top, sendo que este conta com um roll-bar exterior em cinza metalizado. Cada unidade terá uma placa numerada. A produção do Land Rover Defender SVX tem início na próxima Primavera.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Markko Martin no Bettega Memorial



O piloto da Estónia Markko Martin vai participar no Bettega Memorial, um evento que tem lugar nos próximos dias 15 e 16 de Dezembro. O ex-piloto da Peugeot, que se retirou das competições após o acidente que vitimou o seu navegador, no Rallye da Grã-Bretanha de 2005, acedeu a participar a pedido dos organizadores e pilotará um Subaru Impreza WRC07.

Já em 2006 Martin tinha participado, novamente a convite da organização, no Rallye de Portugal, nessa altura candidato a receber os WRC. O estonio pilotara, igualmente, um Subaru Impreza mas, dessa feita, de Grupo N.

Lotus Design Hot Wheels


A Lotus divulgou as imagens oficiais do modelo à escala 1/5 que esteve presente no SEMA, em Las Vegas. Esta maqueta representa a visão da Lotus de um seu modelo da conhecida marac de miniaturas Hot Weels, sendo que a miniatura à escala 1/64 irá entrar em prodção na Primavera de 2008.

Mike Kimberley, CEO da Lotus, afirmou que foi "um prazer trabalhar neste projecto com a Hot Wheels, que partilha da mesma paixão por tudo o que está relacionado com o automóvel".

Uma nota final para o facto da equipa que desenhou esta maqueta ser a mesma que está encarregue dos futuros modelos de produção da Lotus... O próximo modelo a ser apresentado é conhecido comoProjecto Eagle, que entrará em produção no final de 2008.

Italianos e franceses mais "verdes"



Um estudo levado a cabo pela Federação Europeia dos Transportes e do Ambiente (EFTE), relativo às emissões poluentes dos construtores de automóveis, revelou que os fabricantes italianos e franceses conseguiram reduzir as mesmas, ao passo que os alemãos aumentaram. Neste estudo apenas os grupo que comercializaram mais de 200 000 unidades em 2006 forma conseiderados.

Os Grupos PSA Peugeot/Citroën, Fiat e Renault forma dos que mais progrediram em relação ao ano transacto (visível na tabela), sendo que alguns contsrutores nipónicos também evoluiram bastante. De referir que entre os construtores germãnicos, os que maiores emissões registaram, que nem todos revelaram uma performance negativa. A BMW obteve um resultado positivo, tendo reduzido as suas emissões em relação a 2005. Daqui se precebe claramente as diferentes posições dos construtores em relação às cada vez mais restritivas normas anti-poluição...

Jeep hibrido em Detroit


As cada vez mais apertadas normas anti-poluição desencadearam uma corrida ao "armamento" ecológico nunca antes vista entre os construtores de automóveis. E depois da "onda verde" vivida em Frankfurt, o Salão de Detroit, que terá lugar em Janeiro, prepara-se para dar continuidade a esta tendência.

A Jeep não foje à regra e prepara já um concept hibrido para mostrar em "casa". Denominado Jeep Renegade Hybrid Concept, este estudo alia uma motorização Diesel com tecnologia Bluetec a motores eléctricos alimentados por baterias de iões de litio, sendo que cada eixo tem ao seu dispôr um motor eléctrico com uma potência conjunta de 115 cv.

Para ajudar a obter baixos consumos, a Jeep construíu uma estrutura "space frame" em alumínio, com vista a reduzir o peso total do conjunto. O interior alia a estética necessariamente atractiva - afinal estamos a falar de um "show car" - à funcionalidade necessária a um todo-terreno, podendo ser lavados "à mangueira".

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Range Rover Sport Coupé by LSE Design


O preparador inglês LSE Design criou uma série limitada a 100 unidades de uma variante coupé do Range Rover Sport. Visualmente, relembra o concept Stormer, apresentado no Salão de Detroit de 2004.

O Range Rover Sport Coupé viu todos os paineís originais da carroçaria serem substituídos por elementos específicos em fibra de carbono, passando a contar com unicamente duas portas. O motor foi alvo de um "upgrade" de potência disponibilizando agora mais de 500 cv. Outros toques de individualismo surgem na forma do tejadilho panoramico em vidro, luzes LED em redor do veículo e no velocímetro incrustado a diamantes, em que cada gema serve como marcador a cada número inscrito no mesmo.

O Range Rover Sport Coupé só estará disponível a partir da próxima Primavera a um preço nunca inferior, no mercado de origem, a 136 000 €.

Brabus Maybach recordista a 330,6 km/h


O preparador germânico Brabus adicionou mais um recorde de velocidade à sua lista. Desta vez, o autor da proeza foi um Maybach 57, que atingiu 330,6 km/h no anel de velocidade de Nardo, em Itália.
Equipado com um motor V12 de 6,3 litros e dois turbocompressores, o Brabus Maybach disponibiliza 640 cv e um impressionante binário de 1320 Nm que, apesar das performances apresentadas, cumpre as normas EuroIV.
A suspensão pneumática foi rebaixada em 15 mm, isto sem sacrificios para o conforto, segundo a Brabus. As jantes utilizadas são Brabus monobloco de 21", envoltas por pneus 275/40 no eixo dianteiro e 315/35 nas rodas posteriores.
A personalização do interior está ao nível do que se pode esperar da Brabus e da Maybach, com o preparador germânico a proporcionar uma ampla escolha de revestimentos e, sobretudo, equipamentos multimédia.

"Novo" MG3 Crossover apresentado


A MG, agora nas mãos dos chineses da Saic, apresentou, no Salão de Guangzhou, o MG3 Crossover. Este modelo mais não é que o antigo Rover Streewise, mas com novos emblemas. De resto, mantém todas as caracteristicas já conhecidas, sendo bom lembrar que estamos a falar de um modelo nascido em 2003 e que, já na altura, se baseava numa plataforma com sete anos de idade.

Como grande argumento de vendas, surge o preço apelativo. Na China, os preços do MG3 Crossover iniciam-se nos 6500 €, orçando a versão mais onerosa em cerca de 10 000 €.

Tendo em conta que a MG regressa ao mercado nacional no próximo ano, pelas mãos da empresa luso-espanhola Dong Motors, não deixará de ser curioso verificar até que ponto os consumidores se deixarão tentar pelos modelos anglo-chineses, bem como qual a política em termos de preços a praticar em Portugal, sendo certo que o MG TF custará menos do que em 2005, ano em que foi retirado do mercado. Nessa altura, o MG TF 1.8 de 135 cv custava 33 900 €.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Rallye da Irlanda -Final


O terceiro, e último dia, do Rallye da Irlanda não trouxe alterações de monta na classificação geral. Ao contrário do que tinha sucedido no Japão, Sebastien Loeb não desperdiçou mais uma oportunidade de ouro cedida por Marcus Grönholm e levou mesmo de vencida a concorrência na prova irlandesa.

Constituído por apenas quatro troços, o último dos quais uma belíssima especial de apenas 2,38 km ao longo da costa, serviram apenas para todos tentarem levar os carros até final. Daniel Sordo, com o segundo Citroën C4 secundou o seu chefe de fila, ao passo que Latvala obteve o primeiro pódium da sua carreira no Mundial, ao obter o terceiro lugar. Já Hirvonnen apenas tinha que levar o Focus inteiro até final dentro dos seis primeiros, de modo a assegurar o segundo título consecutivo de construtores para a Ford. Ao terminar na 4ª posição, missão mais que cumprida. Desta feita, enquanto o título de pilotos ainda ficou em aberto para a última prova, se bem que muito mais pendente para Loeb, o de marcas ficou já entregue à Ford.

Quem perdeu, ingloriamente, uma excelente oportunidade de brilhar foi Armindo Araújo. O piloto português, que liderava o Grupo N e fechava o Top Ten da geral, sofreu uma saída de estrada na penúltima especial, quando o Mitsubishi Lancer entrou em aquaplanning. Ainda assim, Araújo mostrou-se satizfeito com a sua prestação ao longo da prova.

Após a penúltima prova, as tabelas de pilotos e marcas ficam assim ordenadas:

Pilotos


  • S. Loeb - 110 pontos

  • M.Grönholm - 104 pontos

  • M. Hirvonen - 89 pontos

  • D. Sordo - 61 pontos

  • P. Solberg - 42 pontos

  • H. Solberg - 34 pontos

Construtores


  • BP Ford - 194 pontos

  • Total Citroën - 173 pontos

  • Stobart - 80 pontos

  • Subaru - 79 pontos

Fiesta – Parte II

Depois do concept car apresentado no Salão de Frankfurt, eis a segunda derivação do protótipo Verve.
O modelo revelado no salão de Guangzhou, na China, dará origem à berlina a ser comercializada nos mercados asiáticos.
Em Janeiro de 2008 a Ford levará a Detroit a terceira variante do protótipo, destinada ao mercado norte-americano.

domingo, 18 de novembro de 2007

Rallye da Irlanda - Dia 2


O segundo dia de prova nas estreitas classificativas irlandesas não trouxe alterações no top 5 da classificação geral. No entanto, não foi livre de peripécias. A 1a etapa do dia pertenceu a Sebastien Loeb que continuou, assim, a cimentar a sua liderança. Já o seu companheiro de equipa, Daniel Sordo, apanhou um susto na segunda especial do dia quando as condições tariçoeiras o levaram a sair ligeiramente de estrada, ficando o Citroën C4 empoleirado numa barreira de terra. Com a ajuda dos espectadores, o espanhol prosseguiu mas perdeu mais de uma vintena de segundos para Latvala, que aproveitou para assinar o segundo tempo nesta classificativa. No entanto, na parte da tarde, seria o finlandês a "devolver" a saída de estrada a Sordo, tendo embatido num pequeno pilar e deixado o motor do Focus calar-se por breves instantes. No entanto Latvala não perdeu a terceira posição.

Já Chris Atkinson deu um ar da sua graça, em jeito de perdão pela saída da véspera que o atirou para o fundo da classificação, ao rubricar o tempo mais rápido na classificativa mais longa da tarde. Nota negativa para Manfred Stohl. Mais uma vez, o piloto do Citröen Xsara sofreu duas saídas de estrada, tendo a segunda posto um ponto final prematuro na sua participação na prova irlandesa. Mas o dado mais importante para nós, portugueses, foi a saída de estrada de Mark Higgins, quando liderava o agrupamento de produção. O inglês deitou, assim, por terra as suas aspirações ao título mas, mais importante, deixou Armindo Araújo na liderança do Grupo N e com o último lugar do Top 10.