sábado, 14 de junho de 2008

Rali da Turquia - Dia 2


O segundo dia da prova turca começava com Sebastien Loeb na frente, após mais uma jogada menos limpa da Ford que fez Hirvonen e Latvala atrasarem-se deliberadamente na sexta-feira para não sairem na frente para o segundo dia. Assim sendo, Loeb tinha, novamente, a ingrata tarefa de limpar a pista.

O francês da Citröen até nem começou mal de todo, dado que a primeira especial do dia era um troço que já tinha sido percorrido ontem e, portanto, não se encontrava muito sujo. Apesar de não ter feito o melhor tempo - isso coube a Hirvonen - Loeb manteve-se na frente mas apenas por 0,1 segundo. Na segunda especial a coisa mudou de figura. Hirvonen saltou para a liderança, seguido de Latvala e Galli o que significou a queda de Loeb para a quarta posição. O francês não se deu por vencido dizendo que estava a andar o mais depressa que podia e que à tarde ainda haveria muito pela frente. Quem já não passou desta esppecial foram os dois Suzuki. Per-Gunnar Andersson foi vitima de mais um impacto violento com uma rocha que, desta vez, calou de vez o propulsor do Suzuki. Gardemeister também foi vítima de problemas mecânicos.

Quem também teve razões de sobra de queixa da mecânica foi Galli. O italiano viu o Ford Focus perder rendimento, cortesia de problemas no turbo, e caiu para trás de Loeb na classificação geral. Galli continuou a perder tempo na especial seguinte, dado que não havia assistência onde pudesse reparar o Focus. O resultado foi a queda para a 8ª posição. Loeb também continuava a perder tempo para Hirvonen e Latvala que ocupavam as duas primeiras posições.

Os dois pilotos da Ford degladiavam-se entre si numa tentativa de, simultaneamente, lutarem pela 1ª posição e afastarem-se de Loeb. Na especial 15, a última "a sério" antes da super-especial que fechava este segundo dia de prova, a dúvida residia no facto de ver se a Ford recorreria de novo a tácticas menos limpas o que acabou por, desta feita, não se vir a concretizar. Hirvonen fez o melhor tempo, ex-aequo com Loeb, o que deixa no ar uma luta sem quartel amanhã pela liderança, com Loeb sedento de vingança com a jogada táctica da Ford ontem.

Assim, amanhã é Hirvonen quem sairá na frente, com 16,2 segundos de vantagem sobre Latvala e 34,3 sobre Loeb que, finalmente, não andará a limpar as pistas. Hening Solberg, Sordo, Petter Solberg, Wilson, Galli, Rautenbach e Villagra completam o top-ten.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Rali da Turquia - Dia 1


Iniciou-se hoje o Rali da Turquia, 8a prova do Mundial deste ano. A batalha entre Ford e Citröen já é habitual pelo que a curiosidade residia em ver do que é que os novos Subaru Impreza conseguirião fazer nesta prova algo semelhante ao rali grego, onde Solberg terminou em 2º.

As primeiras etapas, contudo, trouxeram ao de cima a supremacia da Citröen, se bem que não propriamente com o piloto que todos esperavam. Loeb, a partir na frente, tinha a grande desvatagem de ter que limpar a pista pelo que o francês começou, desde logo, a perder tempo. Foi um surpreendente Urmo Aava que obteve o tempo mais rápido na primeira especial. Mas os segundo e terceiro classificados na especial de abertura, especialmente o terceiro, foram algo surpreendentes, cabendo a Galli e Andreas Mikkelsen, respectivamente, as duas restantes posições do top-três, vantagem evidente de partirem mais atrás e, logo, já encontrarem a pista limpa. Quanto aos pilotos oficiais, Loeb era oitavo, Hirvonen quarto e Latvala vinha algo atrasado, consequência de um furo quando apenas tinha percorrido 10 kms da especial.

No entanto, a alegria de Aava seria de muito pouca duração. Logo na especial seguinte o piloto do C4 privado bateu numa pedra danificando irremediavelmente a suspensão dianteira direita, sendo forçado a abandonar. Também Galli se atrasou um pouco, pois teve que parar na ligação para reparar o pára-choques traseiro que se encontrava em contacto com o escape. Para a frente saltavam os Focus oficiais, com Latvala a fazer uma excelente recuperação de 14º para 3º. Apesar do calor escaldante que se faz sentir na Turquia, Per-Gunner Andersson teve uma especial muito refrescante. Um violento impacto numa pedra fez disparar o extintor do Suzuki encharcando todo o interior do veículo, piloto e co-piloto. Apesar disto, Andersson efectuou o sexto melhor tempo.

A ronda da manhã terminava com quatro Ford Focus nas quatro primeiras posições. Hirvonen liderava, Latvalla era segundo, Galli subia a terceiro e Hening Solberg era quarto. Loeb era apenas quinto.

À tarde manteve-se o dominio da Ford com várias trocas na liderança entre Hirvonen e Latvala. Galli também ganhava algum tempo tendo começado a ronda vespertina logo com uma vitória. Por seu lado, Loeb descia mais uma posição, para sexto. O segundo Citröen, de Sordo, viu-se relegado para 8º, após o espanhol ter cometido um ligeiro erro que lhe custou danos na suspensão traseira esquerda.

Mas as rochas continuavam a fazer da suas. Hirvonen tinha um buraco nu fundo do carro, causado pelo impacto numa pedra, que deixava entrar muito pó para o habitáculo, o mesmo se passando com Hening Solberg. Per-Gunnar Andersson voltou a ter um encontro imediato com uma pedra. O impacto foi tão violento que o motor do Suzuki se calou por alguns instantes. Já o seu companheiro de equipa Tony Gardemeister foi ainda mais infeliz. numa esquerda, a roda dianteira esquerda bateu com tal violência numa rocha que a força exercida pelo girar repentino do volante deslocou o ombro do piloto da Suzuki! Gardemeister disse que na altura ficou sem sentir o braço mas quando chegou ao final do dia as dores eram já bastante fortes.

Quanto aos lideres, tomaram novamente uma decisão que, na nossa opinião, devia começar a ser penalizada pela FIA. Tanto Hirvopnen como Latvala perderam tempo propositadamente para que Loeb, que tinha já recuperado até terceiro, seja o primeiro na estrada amanhã. Latvala chegou mesmo a parar compeltamente na classificativa. Uma atitude verdadeiramente anti-desportiva da qual a Ford tem vindo a usar e abusar impunemente alterando a verdade desportiva. Já vai sendo altura da marca da oval azul começar a ser penalizada por estas tácticas.

Assim, amanhã Loeb sai em primeiro, na frente de Hening Solberg, Latvala, Hirvonen e Petter Solberg que, após o segundo lugar na Grécia, está a fazer uma prova algo decepcionante.

Ford Focus RS em Londres


A Ford divulgou hoje alguns dados relativos ao ansiado Focus RS, uma variante que se irá colocar no topo da gama Focus

Com estreia agendada para o Salão de Londres, no próximo mês de Julho, o Ford Focus RS contará com o mesmo cinco cilindros 2.5 turbo do Focus ST mas com alguns melhoramentos. O resultado são 280 cv e 400 Nm de binário transmitidos às rodas dianteiras via um diferencial autoblocante que foi alvo de aturados testes, alguns deles realizados no famoso Nürburgring, como a imagem documenta.

Apesar da apresentação do veículo já estar próxima a sua comercialização só terá início em 2009.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Ford pode ressuscitar Capri


A Ford, atravéz do seu braço europeu Ford Europa, está a desenvolver um coupé de média dimensão que poderá reavivar a designação Capri.

Este coupé adoptará a plataforma encurtada do Mondeo bem como alguns orgãos mecãnicos deste modelo. Debaixo do capot encontraremos um 4 cilindros turbo com uma potência entre 150 e 200 cv, transmitida às rodas dianteiras. O interior apresentará uma configuração 2+2.

Estéticamente, imperará o Kinetic Design, indo beber muita inspiração ao Mondeo e ao concept Iosis (na foto).

O novo Capri poderá ser apresentado como concept, de forma a auscultar as reações do público, já em 2009, havendo a possibilidade de esse concept ser um descapotável. Caso as reações sejam positivas, o modelo poderá surgir nos stands da Ford em 2012.

terça-feira, 10 de junho de 2008

BMW mostra concept metamórfico





A BMW apresentou um concept, denominado Gina Light Visionary Model, cuja sua principal caracteristica é o facto de conseguir mudar de forma, embora de uma forma ligeira.

A base mecânica já é conhecida sendo a do extinto roadster Z8, com o seu V8 de 400 cv. A maior inovação é a sua carroçaria elaborada num material com capacidade de esticar, muito semelhante ao efeito proporcionado pela pele humana. Sob esta "pele" encontram-se vários motores e armações em carbono, responsáveis pelas alterações da carroçaria. Vários painéis não apresentam os habituais espaços entre si, como nas portas, por exemplo. Estas abrem em "tesoura" com a carroçaria a proporcionar um efeito semelhante ao da pele humana quando, por exemplo, se puxa um dedo para trás. Os faróis só estão descobertos quando acesos. Se não forem necessaários, estão escondidos sob umas "pálpebras" que se abrem quando são activados, tal como acontece com o olho humano. O capot do BMW Gina Light Visionary Model abre-se ao meio, afastando-se a "pele" como se se estivese a abrir uma ferida.

Outras aplicações desta tecnologia surgem no campo da aerodinâmica como é disso exemplo o aileron traseiro. Este encontra-se no topo da tampa da bagageira e cresce quando é necessa´rio maior apoio aerodinâmico. Também as entradas de ar podem ser ampliadas para melhorar a refrigeração ou extracção de ar do motor.

Para já, o Gina é um estudo mas Chris Bangle espera que este sirva para mostrar uma possível realidade dentro de 10 anos.

Se bem que a BMW tenha levado este conceito um pouco mais além, a Mitsubishi já tinha apresentado apêndices aerodinâmicos com o mesmo efeito no concept HSR-II, em 1989.

Lancia prepara novo modelo


Com a entrada em comercialização do novo Delta a ter início este mês em Itália, a Lancia começa já a pensar num plano para incrementar as suas vendas. A chegada do Delta é aguardada com grande espectativa, sendo este modelo visto como o salvador da marca italiana. Contudo, os dirigentes da Lancia acham que ainda há espaço para mais um modelo situado entre o Ypsilon e o Delta, pelo que o mesmo encontra-se já em fase de avaliação de viabilidade.

Este novo modelo, o qual é conhecido actualmente apenas por "Deltina", assentaria na plataforma alongada do Fiat Grande Punto e recorreria a motores turbo, tal como acontece com o Delta.

O nome "Deltina", apenas nome de código, pretende salientar a inspiração no seu "irmão" maior.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Porsche com concorrente do VW Golf?


A aproximação cada vez maior entre a Porsche e a VW já começa a dar origem a algumas hipóteses mais ou menos loucas. A última vem da parte da revista alemã Auto Bild que afirma que a Porsche estará a ponderar lançar um modelo compacto de entrada na gama já em 2012.

A partilha de plataformas e componentes entre as duas marcas já ocorre actualmente com os VW Touareg e Porsche Cayenne. Para o Porsche compacto o dador seria, naturalmente, o VW Golf VI. Com este modelo a Porsche poderia combater as propostas de topo dos BMW Série 1, Audi A3 e dos próximos Mercedes-Benz de entrada de gama bem como o próprio Golf GTI.

Já custou aos amantes da Porsche "engolir" o Cayenne. O que sucederia com um "Porsche Golf"?

Hamilton e Rosberg penalizados com 10 lugares em França


Tal como previramos, o acidente causado por Lewis Hamilton nas boxes do GP do Canadá já começou a "fazer miséria". O colégios de comissários desportivos, após analisar o incidente, decidiu aplicar um castigo a Lewis Hamilton e Nico Rosberg, castigo esse que resultará na perda de 10 lugares na grelha de partida do GP de França.

Hamilton pediu desculpas a Räikkönen pelo sucedido mas afirmou não ser culpa sua o acidente... O britânico afirmou que viu os dois carros (o BMW de Kubica e o Ferrari de Räikkönen) a discutirem a saida das boxes e que como estava compenetrado em evitá-los não reparou no semáforo. Quando ambos pararam já não havia nada a fazer. Rosberg, que também acabou por bater, desta feita em Hamilton, também foi castigado com a mesma penalização.
Na imagem é possível ver-se o Ferrari de Räikkönen ao fundo, o McLaren de Hamilton no meio e o Williams de Rosberg em primeiro plano. Só falta a BT a fazer as medições...

domingo, 8 de junho de 2008

F1 08 - GP do Canadá - Corrida


Depois de uma qualificação que decorreu sem incidentes de maior, ninguém poderia prever uma corrida tão profíqua em acidentes, incidentes, reviravoltas e um final (mais ou menos...) inesperado, quase digna de um argumento cinematográfico. Mas vamos por partes.

A largada para a prova canadiana decorreu sem incidentes e, entre os primeiros, apenas Alonso perdeu uma posição para Rosberg. Hamilton saiu na frente, logo seguido pelo BMW de Kubica mas o inglês desde logo começou a cavar algum fosso para o BMW. Tudo decorria sem problemas, com a vantagem de Hamilton já a superar os três segundos quando, à 15ª volta, Adrian Sutil abandona entre as curvas 3 e 4 deixando o Force-India mal colocado na pista. Três voltas mais tarde, o Safety-Car entra em pista e assim que as boxes abrem quase todos entre os primeiros precipitam-se para trocar pneus e abastecer. E é aqui que se dá o episódio mais caricato deste GP e do qual ainda iremos, certamente, ouvir falar. Kubica e Räikkönen são os primeiros a despachar-se mas quando chegam ao final da linha das boxes, o semáforo ainda se encontra vermelho. Ambos param mas Hamilton, que vinha atrás, não consegue evitar o embate no Ferrari. Rosberg também acaba por se envolver no acidente ao acertar no McLaren-Mercedes do britânico. Rosberg ainda consegue efectuar uma volta completa à pista para voltar às boxes e trocar a asa dianteira do Williams mas para Räikkönen e Hamilton era o fim.

Quando o Safety-Car abandona a pista Nick Heidfeld fica na frente. Heidfeld estava com uma estratégia de apenas uma paragem e tinha-se mantido em pista durante a estada do Safety-Car. Aliás, os nove primeiros não tinham ainda parado nas boxes. Barrichelo encontrava-se em segundo, um resultado que nem o próprio piloto brasileiro esperaria no início da corrida, certamente. Mas os lideres supresa não ficariam por aqui. Um pouco mais atrás, os dois Toyota degladiavam-se pela sexta posição, com vantagem para Trulli que ia conseguindo conter os ataques de Timo Glock. Na 29ª volta, Heidfeld faz a sua única paragem, deixando o Honda de Barrichelo na liderança. Heidfeld troca para pneus macios e abastece para chegar até final da corrida, saindo das boxes precisamente na frente de Kubica, no outro BMW. No entanto, o polaco vinha com o carro mais leve e não demorou muito a trocar de posições com o seu companheiro de equipa afastando-se rapidamente deste.

Na volta 36, Barrichelo pára para abastecer e quem fica na liderança é Coulthard, num Red-Bull. No entanto, a alegria do escocês é efémera dado que a sua paragem para reabastecer acontece logo na volta seguinte. Na frente, os dois Toyota, com Trulli a liderar sobre Glock, uma imagem que deve ter feito os dirigentes nipónicos desejarem que a corrida acabasse naquele instante. Ambos os carros vermelhos e brancos ainda tinham que parar, assim como Kubica que vinha em terceiro, embora o ritmo do polaco fosse mais elevado. Na volta 39 Trulli pára, deixando Glock na liderança mas já com o BMW a encher-lhe ambos os retrovisores, e à 42ª volta, quando é chegada a vez de Glock parar, Kubica salta para o comando. O polaco ainda tinha que parar mais uma vez mas fez um esforço admirável para ganhar distãncia sobre Heidfeld, que vinha novamente em segundo lugar. Kubica chegou a ganhar mais de dois segundos por volta a Heidfeld! Entretanto, Alonso bate violentamente no muro da curva sete e abandona, juntando-se a Nelson Piquet que também já tinha abandonado mas nas boxes.

A 20 voltas do final, Kubica efectua a sua segunda paragem. A BMW troca os penus e abastece em 7,5 segundos o que significa que Kubica sai para a pista um segundo à frente de Heidfeld. E mais ninguém tiraria o polaco dessa posição até final. E no meio de tudo isto, onde andavam os dois restantes Ferrari e McLaren-Mercedes? Massa encontrava-se em luta com Trulli pela quinta posição, que acabaria por vir a conquistar, enquanto Kovalainen vinha mais atrás, na nona posição. Uma corrida verdadeiramente para esquecer para estas duas equipas que têm vindo a cumular erros sobre erros ao longo da temporada.

Quem agradece tudo isto é a BMW, que obteve uma merecida dobradinha com Kubica, finalmente, a alcançar uma merecida vitória. E logo na frente do seu companheiro de equipa, Nick Heidfeld. No degrau mais baixo do pódium um inesperado David Coulthard, num Red-Bull. E com estes resultados, Kubica é o novo lider da tabela de pilotos! A BMW é segunda na de construtores, a apenas três pontos da Ferrari. Mas confira nas tabelas as posições exactas:


  1. Kubica - 42 pontos

  2. Hamilton - 38 pontos

  3. Massa - 38 pontos

  4. Räikkönen - 35 pontos

  5. Heidfeld - 28 pontos

  6. Kovalainen - 15 pontos

  7. Webber - 15 pontos

  8. Trulli - 12 pontos

  9. Alonso - 9 pontos

  10. Rosberg - 7 pontos

  11. Nakajima - 7 pontos

  12. Coulthard - 6 pontos

  13. Glock - 5 pontos

  14. Vettel - 5 pontos

  15. Barrichelo - 5 pontos

  16. Button - 3 pontos

  17. Bourdais - 2 pontos



  1. Ferrari -73 pontos

  2. BMW Sauber - 70 pontos

  3. McLaren-Mercedes - 53 pontos

  4. Red-Bull-Renault - 21 pontos

  5. Toyota - 17 pontos

  6. Williams-Toyota - 15 pontos

  7. Renault - 9 pontos

  8. Honda - 8 pontos

  9. STR-Ferrari - 7 pontos


O campeonato está absolutamente ao rubro o que perspectiva corridas bastante emocionantes nas próximas etapas. A próxima prova é o GP de França que se disputa entre 20 e 22 de Junho. A não perder!