sábado, 26 de janeiro de 2008

Rallye de Monte Carlo - Dia 2


Tal como já tinhamos feito referência, Loeb chegou a meio do dia na liderança da prova. E assim continuou. Durante a manhã, a liderança da prova ainda foi alvo de acesa disputa entre os dois pilotos da Citroën mas problemas mecânicos no carro de Sordo durante a tarde deixaram Loeb sem adversários na luta pela vitória.

Mikko Hirvonen manteve-se sempre em terceiro mas os dois Citroën C4 revelaram-se inalcansáveis para o piloto nº 1 da Ford. Em contrapartida, também ninguém ameaçava o seu terceiro lugar. Atrás de si, na 4ª posição, encontrava-se Chris Atkinson e este estava demasiado ocupado a defender-se de François Duval, num Ford Focus da Stobbart, para poder atacar Hirvonen. Esta foi, aliás, a única verdadeira luta nos lugares cimeiros neste segundo dia. Os restantes dois pilotos da Ford, Jari-Matti Latvala e Khalid Al Qassimi, tiveram sortes distintas. Enquanto o primeiro consegui recuperar de 15º para a 9ª posição da geral, já o árabe revelou-se bastante infeliz, saindo de estrada a apenas alguns metros do final da 6ª especial e danificando sériamente o Ford Focus.

Quem também teve bastantes problemas foi a Suzuki, neste seu primeiro ano "full-time" no WRC. Os dois SX4 de Per-Gunnar Anderson e Tony Gardemeister padeceram de vários problemas de juventude e acabaram o dia bastante atrasados na tabela.

Assim sendo, o terceiro dia de prova que, ironicamente, são dois (sábado e domingo) vê Loeb partir na liderança, secundado por Sordo e Hirvonen. Na quarta posição surge Atkinson seguido de Duval.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Fuga antecipa Hummer pick-up



As cada vez mais habituais fugas de informação também fazem "vítimas" do outro lado do Atlântico. Desta vez o alvo foi a versão pick-up do Hummer H3 frustrando, desta forma, os planos da GM em só revelar o modelo no Salão de Chicago, no próximo mês.

O Hummer H3T, é esta a sua designação oficial, partilha a mecânica com o H3 fechado, apenas apresentando uma distância entre eixos superior. O modelo da imagem é o Alpha, que conta com o V8 5.3 de 295 cv.

A caixa de carga do H3T conta com várias soluções de acondicionamento da carga, desde calhas para fixação de ganchos até compartimentos fechados. Quanto a medidas pormenorizadas e capacidades de carga e de reboque só na apresentação do modelo deverão ser conhecidas, se bem que, devido a esta fuga, não seja de admirar se a GM divulgar oficialmente as imagens e dados mais cedo que o previsto.

Skoda revela dados do Superb



Já aqui lhe tinhamos trazido as primeiras imagens do novo Skoda Superb mas, na altura, não houve lugar à divulgação de informações oficiais por parte da marca checa. No entanto, hoje isso alterou-se com a divulgação do press-release do novo topo de gama dos checos.

Como tinhamos referido, o novo Superb troca a configuração de quatro portas do actual modelo pela de cinco portas... às vezes. Passamos a explicar. Uma das inovações apresentadas pelo Superb é, precisamente, o seu portão traseiro que incorpora um novo sistema de abertura que a Skoda baptizou de Twindoor. Este permite o acesso à bagageira - com 565 litros - de duas formas: ou através da abetura da totalidade do portão, como num cinco portas, ou só pela parte inferior da mesma, como num quatro portas. Na imagem principal podemos ver essa divisão.

Tecnologicamente, o Superb inclui alguns mimos como os faróis adaptativos, que alteram a intensidade e forma do foco de luz consoante as condições de circulação e atmosféricas, e o novo centro multimédia com disco rígido e um ecrã sensível ao toque.

Os motores disponíveis são em número de seis, três a gasolina e outros tantos Diesel. Nos primeiros contamos com o 1.4 TSi de 125 cv, o 1.8 TSI de 160 cv e o V6 3.6 FSI de 260 cv. As motorizações Diesel iniciam-se no 1.9 TDI de 105 cv e culminam no 2.0 TDI nas variantes de 140 e 170 cv. A versão de topo, o 3.6 V6, será servida pela caixa de velocidades DSG e terá tracção integral. As restantes versões terão caixa de seis velocidades com comando manual e tracção dianteira.

A apresentação pública do Skoda Superb terá lugar em Março, no Salão de Genebra.

Rallye de Monte Carlo - Dia 1


Bem vindos ao Campeonato do Mundo de Rallyes de 2008! Como é habitual o Rallye de Monte Carlo abre as hostilidades, no ano em que comemora a sua 76ª edição.

A competição propriamente dita iniciou-se ontem, com duas especiais completamente dominadas pela Citroën. Na primeira foi o espanhol Daniel Sordo que levou o seu companheiro Sebastien Loeb de vencida, isto apesar de uma ligeira saída de estrada lhe ter custado dois dos projectores adicionais do Citrën C4 WRC. Atrás do dois carros franceses terminou o piloto da Ford Mikko Irvonen. O outro piloto oficial da Ford, Jari Matti Latvalla, começou mal este Monte Carlo. Logo nesta especial Latvalla furou e acabou por perder mais de quatro minutos para os lideres uma vez que a pistola pneumática de apertar/desapertar as porcas estava sem bateria.

Na segunda especial, já realizada de noite, Loeb trocou de posições com Sordo, com o espanhol a referir que os dois projectores em falta contribuiram para o seu andamento mais contido. Hirvonen manteve o terceiro lugar e os dois Subaru, de Chris Atkinson e Peter Solberg, por esta ordem, foram 4º e 5º da geral.

Hoje, segundo dia, já se disputaram três classificativas de manhã. Mais logo aqui traremos os acontecimentos deste segundo dia de acção mas, até à hora de almoço, era Loeb quem continuava na liderança da prova monegasca, com Sordo em 2º e Hirvonen a fechar o pódium provisório.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Mazda 2 com 3 portas em Genebra


Ainda mal "arrefeceu" o primeiro grande Salão internacional do ano e já começam a surgir bastantes novidades para o certame de Genebra.

Uma dessas novidades é a carroçaria de três portas do Mazda 2. Representando uma estreia absoluta desde que o modelo se chama 2, esta partilha com a variante de cinco portas todas as dimensões exteriores, apenas se registando uma ligeira diferença no peso. Também "herdadas" do cinco portas são as motorizações, na forma do 1.3 de 75 e 83 cv, o 1.5 de 103 cv e o Diesel 1.4 de 68 cv.

Honda Accord em Genebra



O Salão de Genebra, que terá lugar no próximo mês de Março, será o palco de estreia da nova geração do Honda Accord. No entanto, e de forma a criar uma certa curiosidade em redor deste modelo, a marca nipónica libertou uma série de imagens de pormenores da carrinha do Accord.

Nestas, é possível ver pormenores dos faróis e ópticas traseiras , barras do tejadilho, ponteira de escape, muletas das portas e instrumentação.

A divulgação das informações técnicas terá lugar a 11 de Fevereiro mas a Honda vai já adiantando que todas as motorizações do Accord respeitarão as normas EuroV e que terá uma vasta panóplia de equipamentos de segurança activa e passiva. A comercialização está agendada para o início do Verão.

Fiat Bravo recebe 1.6 MultiJet


A gama Fiat Bravo recebeu mais uma importante motorização para continuar a senda de sucesso que este modelo tem vindo a traçar por essa Europa fora. Trata-se do 1.6 MultiJet com dois níveis de potência, 105 e 120 cv.

Esta motorização cumpre já as normas EuroV e a Fiat reclama para o Bravo 1.6 MultiJet as mais baixas emissões de hidrocarbonetos da sua categoria. Em relação ao 1.9 JTD de 120 cv, a motorização 1.6 apresenta consumos 8% mais reduzidos e um binário 25% superior, ao mesmo tempo que vai permitir preços mais competitivos. Mais reduzidos deverão, igualmente, ser os custos de manutenção uma vez que a Fiat preconiza intervalos de manutenção de 35 000 km, um factor em que a marca italiana afirma que o Bravo é único. No que toca a prestações, são anunciados 10,5 segundos dos 0-100 km/h, embora o comunicado de imprensa não especifique se este valor diz respeito à variante de 105 ou 120 cv.

O familiar médio da Fiat tem estado a "imitar" o pequeno 500 no que em termos de sucesso de vendas diz respeito. As estimativas originais de 70 000 unidades comecializadas em 2007 foi ultrapassada em 20 000 veículos, ao mesmo tempo que mais de 120 000 encomendas foram feitas, 60% das quais fora de Itália.

Lotus apresenta série limitada do Exige


Os mercados inglês e irlandês vão ter direito, em exclusivo, a uma nova edição limitada do Lotus Exige. Adoptando a designação Exige Sprint, distingue-se dos Exige "normais" pela pintura com três tons sendo que só a côr superior muda. O branco e a lista dourada mantêm-se mas para o topo pode optar-se por Amarelo Solar ou Azul Persa. Este esquema de cores pretende relembrar o Lotus Elan Sprint que, em 1961, cumpria o sprint dos 0-100 km/h em 5,9 segundos, cortesia dos 126 cv e dos 714 kg de peso.

O Exige Sprint vem equipado de origem com os packs Sport, Touring e Performance, sendo que este último é responsável por levar o Exige dos 0-100 km/h em quatro segundos. A velocidade máxima é de 235 km/h.

Apenas 40 unidades dp Lotus Exige Sprint serão fabricadas, cada uma numerada com um ano de 1967 - ano de início da produção em Hethel - a 2007, exceptuando 1982, data do falecimento de Colin Chapaman.

Daimler dá luz verde a Maybach Landaulet



Apresentado no Salão do Dubai, em Novembro passado, então anunciado como um concept único, o opulento Maybach 62S Landaulet recebeu luz verde para a passagem à produção. A confirmação foi dada ao jornal alemão Sttutgarter Zeitung por Klaus Meier, director de marketing da Mercedes-Benz.

O Maybach 62S Landaulet apresenta como particularidade a secção traseira do tejadilho, que cobre a área dos passageiros, amovível, permitindo aos ocupantes viajarem com o maior dos luxos e a céu aberto. Uma experiência que, decerto, nenhum outro descapotável poderá oferecer.

Mecanicamente, o Landaulet não apresenta diferenças em relação ao 62S fechado contando com o mesmo V12 biturbo com seis litros e 612 cv.

Embora a Mercedes-Benz ainda não tenha declarado quantas unidades do Landaulet construirá já divulgou o preço: mais de 800 000€.

Uma curiosidade final: a unidade que esteve exposta no recente Salão de Detroit foi vendida ainda durante a realização do certame.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Massa recebe Fiat 500 com 120 cv


O piltoto brasileiro da Ferrari Felipe Massa recebeu um Fiat 500 muito especial, oferta dos seus "patrões" da Fiat. Esta 500 de Massa é propulsionado pelo motor 1.4 16 V mas com 120 cv, ao invés do 100 que debita, por exemplo, no Panda 100Hp.

A exclusividade deste Fiat 500 não se fica por aqui: este conta igualmente com a assinatura de Massa na consola central, interiores em castanho Cordura, jantes de 16", pintura branco pérola, tejadilho panorâmico em vidro e pinças dos travões em vermelho.

Spiker prepara C8 longo


O construtor holandês Spiker elaborou uma versão longa do seu C8 cuja apresentação oficial está agendada para o Salão de Genebra, em Março.

Oficialmente, esta variante mais longa (LWB- Long Weel Base) surgiu devido a pedidos de clientes que achavam o C8 demasiado curto... No entanto, o LWB também poderá servir de base para a homologação de uma versão acualizada do carro que corre no campeonato FIA GT, dado que esta apresenta precisamente a carroçaria mais longa.

Mas, tal como a designação LWB refere, o Spiker C8 também cresceu em distância entre eixos, concretamente em 100 m, passando a apresentar 2675 mm. O comprimento total foi a dimensão que mais aumentou acrescentando mais 400 mm ao C8 "normal", obtando-se um valor de 4584 mm. A largura e altura também aumentaram passando para, respectivamente, 1920 e 1250 mm.

Inalterada permanece a mecânica, mantendo-se o mesmo V8 4.0 com 400 cv de potência.

Toyota Austrália lança Hilux com 298 cv


A divisão australiana da Toyota vai apresentar no Salão Internacional de Brisbane uma versão preparada pela Toyota Racing Developments (TRD) da pick-up Hilux.
Equipada com um motor V6 de quatro litros e compressor volumétrico, a Hilux TRD debita 298 cv de potência e 400 Nm de binário máximo. A suspensão e os travões foram igualmente alvos de um up-grade, de modo a lidar com a elevada potência do propulsor.
Visualmente, a Hilux TRd conta com novas jantes e pára-choques. Estes últimos conferem um visual mais agressivo sem no entanto prejudicarem o desempenho em fora de estrada em termos de ângulos de ataque e saída.
A Toyota Hilux é o veículo mais vendido do estado de Queensland, batendo mesmo as vulgares berlinas.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Nova fuga de informação revela Mercedes SL



As fugas de informação, mais ou menos involuntárias, são cada vez mais frequentes e atingem todos os construtores sem excepção. Desta vez, o alvo foi o Mercedes-Benz SL.

O restyling a que o modelo foi sujeito incidiu essencialmente na dianteira onde a diferença mais visível é a adopção de ópticas semelhantes às do CLS e a grelha com uma única barra horizontal. Na traseira, as alterações resumem-se ao novo pára-choques.

Juntamente com estas fotos não foram avançados quaisquer detalhes técnicos mas não é de estranhar se o SL também passar a contar com a versão 280, com o V6 3.0, à imagem do que aconteceu com o recèm apresentado CLS.

A primeira aparição pública do renovado Mercedes-Benz SL terá lugar no Salão de Genebra, em Março, mas devido ao surgimento antecipado das imagens deste restyling poderá levar a marca germânica a antecipar a divulgação das imagens oficiais.

Trevo regressa à Alfa Romeo


O famoso trevo de quatro folhas, sinónimo das versões Quadrifoglio Verde (QV) da Alfa Romeo, está de regresso aos modelos do construtor italiano.

Desta feita, os eleitos serão os 147 e GT com a nova variante de 170 cv do 1.9 MultiJet. Esta unidade, revelada no Salão de Bolonha no passado mês de Dezembro, é capaz de impulsionar os Alfa 147 e GT QV até aos 215 km/h, cumprindo o sprint dos 0-100 km/h em 8 segundos.

Os Alfa QV contam com o diferencial mecânico Q2 e com um botão, na consola central, que permite alterar o mapeamento do motor, contando com uma opção normal e outra mais desportiva, que permite uma reposta mais eficaz e pronta do acelerador. As suspensões rebaixadas em relação aos Alfa "normais" têm como objectivo conferir um comportamento ainda mais dinâmico e ao nivel do exigido pelo Trevo.

Os Alfa QV distinguem-se pela grelha acetinada, jantes de 18", ponteiras de escape cromadas e, em opção, maxilas dos travões em vermelho. No interior, as diferenças residem no tejadilho e pilares A em preto,e nas aplicações em alumínio, como os pedais, apoio do pé esquerdo do condutor e punho da manete da caixa de velocidades.

domingo, 20 de janeiro de 2008

Alfa "Júnior" apresentado internamente



O público em geral só poderá tomar contacto com o Alfa Romeo "Júnior" (nome pelo qual é conhecido sendo incerto se será a designação final) em Março, aquando do Salão de Genebra mas alguns agentes e representantes da marca italiana já tiveram oportunidade de tomar contacto com o pequeno Alfa.

Estas imagens foram obtidas por um indivíduo anónimo precisamente numa dessas apresentações. Embora as dimensões das fotos sejam diminutas, dão para perceber que quer as ópticas dianteiras quer as traseiras são fortemente inspiradas no 8C Competizione... o que só pode ser um bom sinal.

O modelo que passará a representar o acesso à gama Alfa Romeo partilhará a plataforma e motorizações com o Fiat Grande Punto destacando-se, neste último campo, o 1.4 turbo com 150 e 180 cv. O 1.6 MultiJet do Bravo mas com 120 cv também marcará presença.

O Alfa "Júnior" é a resposta da marca de Arese ao sucesso do Mini.