sexta-feira, 23 de maio de 2008

Mercedes-Benz G recebe actualizações


A par com o Porsche 911 e com o Land Rover Defender, o Mercedes-Benz G é um dos modelos com uma carreira mais longa - mantendo-se fiel ao conceito original - da indústria automóvel actual, carreira essa que ainda está para durar mais uns anos. E, como parar é morrer, aí estão mais algumas actualizações para o "puro e duro" da Mercedes para o ano de 2009.

Visualmente, só os mais atentos (ou proprietários do actual G) distinguirão a nova grelha dianteira com três barras horizontais e as jantes de novo desenho. No interior as únicas alterações são a nível de equipamento, com a presença de novos equipamentos telemáticos.

As maiores alterações, no entanto, foram reservadas para o G500 a gasolina que viu o seu V8 de cinco litros passar de 296 cv para 382 cv!

A produção do G de 2009 inicia-se no próximo mês de Novembro.

Oficial - VW Scirocco GT24




Já aqui lhe tinhamos trazido imagens do VW Scirocco que a marca alemã fará alinhar na edição deste ano das 24 Horas de Nürburgring mas, só agora, o modelo foi oficialmente apresentado. Esta apresentação teve lugar no mesmo evento onde foi revelado o Audi TT Clubsport quattro, e onde os presentes puderam, agora, tomar o primeiro contacto com o Scirocco GT24, em alusão à prova onde vai participar.

Debaixo do capot encontramos o 2.0 TFSI com 325 cv e 340 Nm disponíveis às 2100 rpm, estando este propulsor acoplado à caixa DSG. Visualmente, as alterações levadas a cabo com vista à segurança e eficiência aerodinâmica conferiram ao Scirocco um visual bastante agressivo, realçado pela pintura intregralmente azul. O interior encontra-se desprovido de elementos de conforto apresentando, apenas, tudo o que é essencial para a tarefa do piloto.

E por falar em pilotos, o VW Scirocco GT24 terá ao seu volante elementos tão ilustres como Carlos Sainz, Hans-Joachim Stuck e Ulrich Hackenberg, presidente do departamento de desenvolvimento da VW. A prova tem lugar este fim-de-semana no famoso circuito germânico.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Bizzarrini regressa ainda este ano... em grande



O nome Bizzarrini certamente não passará despercebido aos apaixonados pelos automóveis, em particular os mais velhos e/ou apreciadores de carros clássicos. Este nome italiano deve-se a Giotto Bizzarrini, piloto e responsável pelo desenho de carros tão emblemáticos como o Ferrari 250 GTO ou o Testa Rossa, da mesma época, bem como os Iso Rivolta GT e Grifo. Agora, Giotto Bizzarrini uniu-se à empresa tailandesa Cobra International, que tentou criar e comercializar um desportivo de fabrico próprio mas sem sucesso, para ressuscitar o nome Bizzarrini.

Legalmente, o nome BIzzarrini é detido por uma outra empresa pelo que este projecto será conhecido por Scuderia Bizzarrini P538, sendo que esta designação remete-nos para um veículo de competição com o mesmo nome da década de 60. Mas o seu sucessor do Séc. XXI promete - pelo menos no papel - envergonhar até o Bugatti Veyron.

Inteiramente construído em fibra de carbono - monocoque e carroçaria - o Scuderia Bizzarrini P538 pode receber várias motorizações V8 Chevrolet, sendo que a versão base disponibilizará mais de 500 cv ao passo que a versão de topo recorrerá a uma versão com dois turbos, preparada pela Lingelfelter, um reputado preparador da Chevrolet, com nada menos que 1000 cv. Estes números, só por si, já são impressionantes mas ganham nova dimensão quando referimos o peso total do conjunto: menos de 800 kg! O Bugatti Veyron disponibiliza a mesma potência mas pesa mais de 1800 kg, pelo que as performances do P538, especialmente da versão de 1000 cv, com uma impressionante relação peso potência de 0,8 kg/cv!! Os dados relativos a performances serão revelados mais tarde, possivelmente só em Novembro, data em que serão realizados os testes e apresentação em Nardo, Itália.

A Scuderia Bizzarrini planeia construir apenas 100 unidades ao longo de quatro anos. Contudo, os interessados podem, desde já, efectuar encomendas. Mais tarde efectuaremos um trabalho mais extenso sobre este carro.

Alfa Romeo com SUV em 2010


Ter um SUV na gama deixou de ser uma mera questão de "moda" e passou a ser quase fundamental para o sucesso em alguns mercados, tal a procura que este tipo de veículos continua a registar, apesar dos constantes aumentos dos preços dos combustíveis a nível global. A Alfa Romeo foi uma das últimas a render-se a esta evidência, com o seu presidente, Luca de Meo, a confirmar tal modelo já para 2010.

A marca italiana já tinha demosntrado intenções de abraçar este nicho de mercado em 2003, quando apresentou o concept Kamal. Afinal, e quando toda a gente pensava que este projecto tinha ido para a gaveta, esteve a ser desenvolvido em segredo.

Mas a Alfa Romeo também se volta para a poupança de energia e baixas emissões. A partir de 2009/10 a marca italiana pretende introduzir um sistema de Stop & Start em toda a gama e, num futuro próximo, poderá igualmente adoptar tecnologias hibridas desenvolvidas pela Fiat.

Oficial - Audi TT Clubsport quattro




Naquilo que deve ter sido a revelação mais rápida de sempre - ainda ontem aqui tinhamos noticiado que o TT Clubsport chegaria à produção - a Audi revelou as imagens oficiais do TT Clubsport quattro. Este modelo foi apresentado na Wörthersee Tour, um grande encontro de admiradores Audi e VW, que se inicia hoje, na Austria.

Toda a informação que aqui adiantámos ontem confirma-se, como se confirma também a única dúvida que estava por resolver, o propulsor. Felizmente - para quem o poderá comprar, entenda-se - a escolha recaiu mesmo no 2.0 TFSI de 300 cv, associado à caixa de S-Tronic de dupla embraiagem. Não será, por isso, de descurar que esta variante do 2.0 TFSI possa, a breve prazo, vir a encontrar abrigo sob o capot de outros modelos Audi e VW.

Por confirmar ficou, apenas, a quantidade e início de data de comercialização, dado que a Audi não confirmou os números adiantados ontem de 50 a 100 unidades, números estes que tinham sido adiantados pelo responsável de marketing da Audi para o Médio Oriente.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Impreza 2008 estreia-se na Grécia



Finalmente Petter Solberg e Chris Atkinson vão ter ao seu dispôr a nova arma da Subaru, o novo Impreza S14, já na próxima prova do Mundial, o Rali Acrópole. A marca nipónica divulgou hoje as primeiras imagens oficiais do novo modelo embora tenha reservado as informações técnicas para a estreia do carro na Grécia, a 28 de Maio.

O Subaru Impreza S14 é designado pela marca como "o mais radicalmente diferente carro de competição da Subaru nos últimos 15 anos". E, realmente, o visual da nova máquina da Subaru é, desde o lançamento da versão "cvil", um iman de controvésia embora achemos esta versão de competição verdadeiramente impressionante.

Petter Solberg e Chris Atkinson têm vindo a fazer autênticos milagres com o Impreza S13, embora o Rali de Itália não tenha corrido muito bem. Vejamos agora o que poderão fazer já na Grécia com o novo carro, caso o Impreza não acuse problemas de juventude.

Audi TT Clubsport em produção limitada



Apresentado no Salão de Essen, em Novembro passado, como um concept (na imagem), o Audi TT Clubsport quattro representa uma versão aos mais puro espírito "speedster" do desportivo da Audi, apresentando uma personalidade ainda mais vincada e própria que o TT Roadster. Na altura muito se especulou sobre a passagem deste estudo à produção mas agora veio a confirmar-se que a Audi produzirá este modelo mas em série muito limitada, entre 50 a 100 unidades.


A versão final de produção já foi, inclusivamente, apanhada em testes de estrada sem qualquer camuflagem, deixando a descoberto todas as formas do Clubsport de série. As diferenças em relação ao concept prendem-se, essencialmente, com a segurança. Os pilares "A" serão um pouco mais altos e grossos, o mesmo sucedendo com os arcos de segurança por trás dos assentos, assentos estes que serão baquets semelhantes às utilizadas em competição. As portas ganham as tradicionais muletas e espelhos retrovisores de maior tamanho.


O que não se sabe ainda é se o motor que equipava o concept - uma variante de 300 cv do 2.0 TFSI - será o responsável pela locomoção da versão final, ou se esta se ficará pela variante mais "modesta" que encontramos no Audi S3, por exemplo, com 265 cv.

Mitsubishi L200 by Tom Walkinshaw só para RU


A Walkinshaw Performance, empresa pertença do afamado preparador de veículos de competição Tom Walkinshaw, apresentou uma versão vitaminada da Mitsubishi L200 mas destinada só a clientes no Reino Unido. Mais do que um mero exercício de cosmética as alterações levadas a cabo na pick-up nipónica foram em profundidade.

Começando pelo propulsor, este manteve-se o de origem, o 2.5 turbo Diesel, mas viu a sua potência subir de 136 para 168 cv. Caso o cliente assim o deseje, pode incluir igualmente um escape especial. A suspensão traseira foi profundamente revista adoptando uma estrutra multi-link com cinco pontos de apoio e "coil-overs" da Koni.

O equipamento também foi revisto em alta englobando, entre outros itens, sistema de navegação com monitor de 7", sistema de som com 420 Watts e jantes de 20". Esta Mitsubishi L200 está disponível em 5 cores: azul, cinza prata, cinza grafite, vermelho e preto.

Toyota com mais modelos "verdes"


A Toyota está a planear uma maior ofensiva em termos de carros mais económicos e mais amigos do ambiente, uma "imposição" das restritivas normas ambientais. Este plano do gigante japonês contempla a apresentação de 18 novos, ou profundamente remodelados, veiculos até final de 2009.

Estas intenções da Toyota foram reveladas pelo presidente o braço europeu da macra, Tadashi Arashima, durante o Automotive News Europe Congress, que teve lugar em Turim, Itália. Arashima revelou que os veículos com menos de 140 g/km de CO2 representaram 30% das vendas da Toyota em 2007, um aumento de 5% em relação a 2006. Com estes novos 18 modelos esta percentagem deverá subir para os 50% das vendas da Toyota na Europa.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Audi R8 nas 24 Horas de Nürburgring



A edição desta ano das 24 Horas de Nürburgring, que se disputa nos próximos dias 22 a 25 de Maio, vai contar com a participação de um Audi R8, embora inscrito a nivel privado e sem apoio da Audi.

Este projecto partiu de Michael Düchting, piloto amador e importador da Donkervoort para a Alemanha, da Bilstein e da revista Sport Auto e foi baptizado de 24h-Project 2008. Este Audi R8 será incrito na categoria SP7 e conta com várias alterações impostas pelo regulamento. Para além das habituais modificações a nível de segurança - roll-cage, baquet, extintor, etc - a cilindrada do motor desceu de 4.2 para quatro litros, com a potência a seguir na direcção oposta passando de 420 para 530 cv. Escape, pistões e cambota foram construídos por medida para este projecto.

Exteriormente, é bem visível o kit aerodinâmico e a generosa asa traseira, destinado a melhorarem a performance aerodinâmica do R8. O peso total também diminuio em relação ao Audi R8 "civil", acusando na balança 1250 kg, uma diminuição de 210 kg.

domingo, 18 de maio de 2008

Rali de Itália - Final


O Rali de Itália chegou hoje ao final num terceiro e último dia de prova que decorreu calmamente sem incidentes entre os homens da frente. As posições de ontem acabaram por se manter e em dúvida apenas se encontrava o duelo pela segunda posição entre os dois Ford Focus WRC oficiais.

Sendo o primeiro na estrada, Sebastien Loeb saibia que ia ter que se esforçar bastante para não permitir que os dois Focus de Hirvonen e Latvala o alcançassem, dado que o primeiro carro a abrir a estrada perde sempre algum tempo pois tem que a "limpar" da camada superior, e mais escorregadia, de gravilha. O Francês andou sempre ao ataque, como admitiu no final, e saiu de itália com uma desvantagem para Hirvonen mais reduzida na tabela de pilotos.

Por falar em Hirvonen, acabou por ser ele a levar de vencida o duelo entre os Ford oficiais depois da equipa ter decidido que era melhor ser ele a ficar com a segunda posição. Assim, Latvala, senhor de uma brilhante recuperação - na sexta feira chegou a ser 14º - fechou o pódium e amealhou pontos importantes para o seu pecúlio, após as últimas duas provas não lhe terem corrido de feição. Também Gigi Galli, a correr em "casa", realizou uma grande recuperação e terminou em 4º da geral, um resultado que coroa um rali feito de trás para a frente. "Após três dias de rali preciso de um bom banho e de um grande prato de pasta" gracejou o simpático piloto italiano no final.

Sordo, no segundo C4, não mais consegui recuperar as posições perdidas ontem e terminou em 5º, seguido de Chris Atkinson, em Subaru. O australiano mostrou-se conformado com o resultado dado que a equipa tem noção de que o Impreza já tem bastantes dificuldades em acompanhar o andamento dos mais rápidos. Tanto Atkinson como Solberg já só esperam pelo novo Impreza. E já que falamos em Solberg, o norueguês acabou por se atrasar irremediavelmente ontem e viu-se incapaz, hoje, de recuperar esse atraso terminando em 10º da geral.

Nota final para o nono lugar de Per-Gunnar Anderson que, finalmente, viu o Suzuki SX4 aguentar um rali até final. Após esta prova as tabelas de pilotos e construtores estão assim ordenadas:


  1. Hirvonen - 43 pontos

  2. Loeb - 40 pontos

  3. Atkinson - 31 pontos

  4. Latvala - 24 pontos

  5. Sordo - 21 pontos

  6. Galli - 17 pontos

  7. H. Solberg - 11 pontos

  8. P. Solberg - 9 pontos

  9. Villagra - 8 pontos

  10. Wilson - 7 pontos

  11. Duval - 5 pontos

  12. Rautenbach - 5 pontos

  13. Mikkelsen - 4 pontos

  14. Gardemeister - 2 pontos

  15. Couq - 2 pontos

  16. Andersson - 1 pontos

  17. Henninen - 1 ponto

  18. Aava - 1 ponto

  19. Aigner - 1 ponto

  20. Ogier - 1 ponto



  1. Ford - 71 pontos

  2. Citroën - 64 pontos

  3. Subaru - 42 pontos

  4. Stobart - 34 pontos

  5. Munchies - 16 pontos

  6. Suzuki - 7 pontos


A próxima prova do calendário é o Rali da Acrópole, na Grécia, que se disputa entre 29 de Maio e 1 de Junho.