O Rali de Itália chegou hoje ao final num terceiro e último dia de prova que decorreu calmamente sem incidentes entre os homens da frente. As posições de ontem acabaram por se manter e em dúvida apenas se encontrava o duelo pela segunda posição entre os dois Ford Focus WRC oficiais.
Sendo o primeiro na estrada, Sebastien Loeb saibia que ia ter que se esforçar bastante para não permitir que os dois Focus de Hirvonen e Latvala o alcançassem, dado que o primeiro carro a abrir a estrada perde sempre algum tempo pois tem que a "limpar" da camada superior, e mais escorregadia, de gravilha. O Francês andou sempre ao ataque, como admitiu no final, e saiu de itália com uma desvantagem para Hirvonen mais reduzida na tabela de pilotos.
Por falar em Hirvonen, acabou por ser ele a levar de vencida o duelo entre os Ford oficiais depois da equipa ter decidido que era melhor ser ele a ficar com a segunda posição. Assim, Latvala, senhor de uma brilhante recuperação - na sexta feira chegou a ser 14º - fechou o pódium e amealhou pontos importantes para o seu pecúlio, após as últimas duas provas não lhe terem corrido de feição. Também Gigi Galli, a correr em "casa", realizou uma grande recuperação e terminou em 4º da geral, um resultado que coroa um rali feito de trás para a frente. "Após três dias de rali preciso de um bom banho e de um grande prato de pasta" gracejou o simpático piloto italiano no final.
Sordo, no segundo C4, não mais consegui recuperar as posições perdidas ontem e terminou em 5º, seguido de Chris Atkinson, em Subaru. O australiano mostrou-se conformado com o resultado dado que a equipa tem noção de que o Impreza já tem bastantes dificuldades em acompanhar o andamento dos mais rápidos. Tanto Atkinson como Solberg já só esperam pelo novo Impreza. E já que falamos em Solberg, o norueguês acabou por se atrasar irremediavelmente ontem e viu-se incapaz, hoje, de recuperar esse atraso terminando em 10º da geral.
Nota final para o nono lugar de Per-Gunnar Anderson que, finalmente, viu o Suzuki SX4 aguentar um rali até final. Após esta prova as tabelas de pilotos e construtores estão assim ordenadas:
- Hirvonen - 43 pontos
- Loeb - 40 pontos
- Atkinson - 31 pontos
- Latvala - 24 pontos
- Sordo - 21 pontos
- Galli - 17 pontos
- H. Solberg - 11 pontos
- P. Solberg - 9 pontos
- Villagra - 8 pontos
- Wilson - 7 pontos
- Duval - 5 pontos
- Rautenbach - 5 pontos
- Mikkelsen - 4 pontos
- Gardemeister - 2 pontos
- Couq - 2 pontos
- Andersson - 1 pontos
- Henninen - 1 ponto
- Aava - 1 ponto
- Aigner - 1 ponto
- Ogier - 1 ponto
- Ford - 71 pontos
- Citroën - 64 pontos
- Subaru - 42 pontos
- Stobart - 34 pontos
- Munchies - 16 pontos
- Suzuki - 7 pontos
A próxima prova do calendário é o Rali da Acrópole, na Grécia, que se disputa entre 29 de Maio e 1 de Junho.