sexta-feira, 18 de abril de 2008

Mercedes GLK em Pequim




O pequeno SUV da Mercedes-Benz, o GLK, já inumeras vezes antecipado por vários concepts e fotos espia, tem a sua apresentação pública agendada para o Salão de Pequim, que decorre de 20 a 28 de Abril. Mas, e como já vem sendo habitual, algumas imagens e informações conseguiram "escapar-se" antecipadamente ao controlo da marca de Estugarda.

Recorrendo à base modificada do Classe C, o Mercedes-Benz GLK apresenta 4528 mm de comprimento, sendo 5 cm mais curto que o BMW X3, o seu principal adversário. Inicialmente, a gama GLK será composta por quatro motorizações, igualmente distribuidas entre gasolina e Diesel. No primeiro campo teremos o GLK 280, com o V6 3.0 com 231 cv, seguindo-se o GLK 350, com o V6 3.5 de 272 cv. Do lado dos Diesel encontramos o GLK 220 CDI, recorrendo ao quatro cilindros 2.1 de 204 cv, bem como o GLK 320 CDI, equipado com o 3.0 V6 de 224 cv. Todas as versões contam com tracção integral 4Matic e com a caixa 7G-Tronic de sete velocidades.

Mais tarde surgirão novas motorizações e versões mais acessíveis só com tracção posterior.

Oficial: Opel Insignia



Após várias antecipações causadas por fugas de informação, a Opel revelou oficialmente imagens e informações do Insignia, o seu novo familiar médio.

Destinado a substituir o Vectra, o Insignia apresenta-se 23 ou 22 cm mais comprido, conforme estamos a falar do Vectra de 4 portas ou do GTS, respectivamente, apresentando o Insignia um comprimento total de 4,83 metros.

Tecnicamente, já aqui apresentámos o leque de motorizações disponível, sendo que se poderá optar por transmissão somente às rodas dianteiras ou integral contando, esta última, com um sistema denominado "Adaptive 4x4".

Uma das inovações que a Opel introduziu no Insignia também já foi aqui dissecada, os faróis com iluminação inteligente.

A apresentação do Opel Insignia terá lugar no Salão de Londres, em Julho, e a comercialização terá início no Outono.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Opel Insignia com motores de 110 a 260 cv


Conforme se esperava, após o surgimento antecipado das imagens do Opel Insígnia as informações técnicas começam, igualmente, a vir à superfície. Hoje foi dado a conhecer o alinhamento de motorizações do novo familiar da Opel.

Assim, a gama a gasolina contará com cinco unidades: um 1.6 com 115 cv, um 1.8 com 140 cv, um 1.6 turbo com 180 cv, um dois litros igualmente turbo com 200 cv e, no topo da gama, o V6 2.8 turbo com 260 cv. Do lado dos Diesel, a gama inicia-se o 2.0 CDTI nas variantes de 110, 130 e 160 cv, acima dos quais se colocará o V6 2.9 com 250 cv. No próximo ano deverá surgir uma versão OPC equipada com o 2.8 V6 turbo mas com 300 cv e tracção integral.

Detalhes emergem do SL Black Series


Já há muito que se fala do Mercedes-Benz SL 65 Black Series mas, para além das fotos espias, ainda só se podia especular sobre as especificações daquele que se tornará num dos mais potentes modelos da marca da estrela de três pontas de sempre.

O SL 65 Black Series será propulsionado pelo V12 6.0 biturbo do SL 65 AMG mas com mais 66 cv, fixando o total em 670 cv. Graças à utilização de diversos painéis da carroçaria em fibra de carbono, como o capôt e tejadilho, por exemplo, o peso total ver-se-á diminuido em quase 260 kg face ao SL 65 AMG. Também o interior contribuirá para a dieta, ao apresentar somente dois lugares, com baquets em fibra de carbono, e dispensando diversos equipamentos de conforto "supérfluos".

Com a melhorada relação peso/potência, o SL Black Series será capaz de atingir os 352 km/h, embora venha limitado electronicamente a 300 km/h. Já o sprint dos 0-100 km/h será inferior a 4 segundos.

Para manter os SL Black Series entre as bermas, a Mercedes-Benz recorreu a amortecedores "coil-over" reguláveis, dado que o sistema electrónico de controlo da supensão acrescentaria peso desnecessário. As vias dianteira e traseira sofrem um considerável acréscimo relativamente ao SL 65 AMG e a tampa da bagageira passa a contar com uma asa retráctil. Os travões contam com discos em composto de cerâmica, aliando a superior resistência e durabilidade a uma igualmente superior eficácia.

Apenas 350 unidades serão produzidas estando disponíveis quatro cores: vermelho, preto, prata e branco. A apresentação do Mercedes-Benz SL 65 Black Series está prevista para o GP da Alemanha de Fórmula 1, em Julho, com as primeiras entregas a terem lugar apenas em 2009.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Discovery 3 recebe (muito) ligeiro facelift


A Land Rover divulgou hoje algumas imagens do (demasiado) ligeiro restyling que operou no Discovery 3, actualização esta que será apresentada em julho, no Salão de Londres.

Visualmente, a marca de Solihul procedeu a algumas pequenas alterações nos pára-choques e abas dos guarda-lamas que passam agora a ser na mesma côr da carroçaria. As grelhas de ventilação laterais e as muletas das portas passam a ser em "cinza tungsténio". Também as jantes de 19" polegadas contam com novo desenho com sete raios.

No interior registe-se a inclusão de um novo sistema Bluetooth e de um novo tom "Amêndoa" nos revestimentos.

A comercialização do renovado Discovery 3 tem início em Agosto.

Opel Insignia prematuramente revelado




Já aqui lhe temos trazido imagens e dados antecipados de variados modelos devido a fugas de informação mas, desta feita, foi a quebra do embargo imposto pela Opel por parte da revista holandesa AutoWeek que possibilitou que obtivessemos as primeiras imagens do Opel Insignia, o novo familiar da Opel.

Destinado a substituir o Vectra, o Insignia rompe com o seu antecessor em toda a linha, servindo o novo nome precisamente para assinalar essa quebra. O estilo é muito mais actual e menos conservador e a tecnologia empregue também é mais variada.

Lamentavelmente, não forma divulgadas informações tecnicas e mecânicas juntamente com as imagens mas, assim que possuiromos as mesmas, aqui as divulgaremos.

Contudo, o alinhamento das motorizações deverá ser basicamente o mesmo do Vectra, destacando-se as unidades 1.9 CDTI de 120 e 150 cv (se bem que esta última possa subir para 180 cv). Também é posível que o 2.0 turbo na variante de 200 cv se junte à gama.

A apresentação pública do Opel Insignia ocorrerá em Julho, no Salão de Londres.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Leitores votam Atkinson como mais forte


Na sondagem que levámos a cabo, sobre qual dos pilotos da Subaru no WRC irá ganhar proptagonismo, o australiano Chris Atkinson saiu vencedor.

Este resultado não é, de todo, de estranhar tendo em conta o desempenho do australiano neste início de época, onde se tem revelado consistentemente mais rápido e "fiável" que Solberg. Os resultados menos bons do norueguês poderão pôr em causa o seu estatuto como piloto número 1 da Subaru o que, caso venham a existir ordens de equipa mais para o final da temporada, estas venham a beneficiar Atkinson se este estiver melhor colocado, como acontece agora.

Leon em série limitada com 285 cv


Para comemorar o arranque de mais uma temporada da Supercopa Seat Leon, a marca espanhola preparou uma edição especial e limitada a 55 unidades do Leon designada Supercopa.

Partindo do motor 2.0 TFSI, este Leon obtem 285 cv de potência e um binário de 360 Nm. Curiosamente, a versão de competição disponibiliza "apenas" 340 Nm, pelo que já se pode imaginar o potencial do carro...

Em termos de prestações, o Seat Leon Supercopa atinge os 254 km/h de velocidade máxima e abate os primeiros 100 km/h em 5,9 segundos. Apesar destes números, a Seat reivindica consumos médios de 8,3 l/100 km em ciclo misto e emissões de CO2 de 199 g/km.

Para domar o espírito fogoso do Supercopa, a Seat introduziu novos discos de travão e molas Eibach na suspensão. Visualmente, a adopção de um kit estético Seat Sport, a pintura específica com a risca central negra e as jantes negras completam o pacote.