sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Mugen apresenta Civic Type-RR com 260 cv



A Mugen, reputado preparador dos modelos Honda, apresentou no recente Salão de Tóquio um estudo de um Civic levado quase ao extremo.

Denominado Civic Type-RR, conta com o quatro cilindros K20A mas com a cilindrada aumentada para 2,2 litros. A potência também foi alvo de um incremento significativo tendo passado para 260 cv.

O Mugen Honda Civic Type-RR foi alvo, igualmente, de uma intensa cura de emagrecimento tendo sido removidos quase todos os revestimentos interiores - incluindo o forro do tejadilho - e adicionadas duas baquets e instrumentação específica.

Contudo, o que mais salta à vista no Civic Type-RR é a secção dianteira inteiramente realizada em fibra de carbono e complementada com um capot em alumínio. Mas não tire já para fora o seu livro de cheques. Este Civic muito especial não passa de um estudo. No entanto, não é de descartar a hipótese da Mugen vir a comercializar alguns, ou mesmo todos os elementos desta preparação no seu catálogo.

Mercedes CLS recebe restyling e novo V6



Após há algumas semanas as primeiras imagens do CLS 63 AMG terem sido postas a circular na internet, chegou agora a vez do anúncio oficial do restyling desta gama da Mercedes-Benz.

Visualmente, e como se pode observar nas imagens, as diferenças são de pormenor, destacando-se a nova grelha com duas barras horizontais, as ponteiras de escape trapezoidais (excepto no AMG), os novos indicadores de mudança de direcção de LED em forma de seta nos retrovisores exteriores, as luzes traseira integralmente de LED e os novos pára-choques e jantes de novo desenho. O interior também recebeu alguns mimos mas unicamente na forma de um novo volante e de novos equipamentos telemáticos e de multimédia.

A maior alteração prende-se com a introdução de uma nova versão de acesso à gama na forma do CLS 280. Este conta com um V6 3.0 que debita 231 cv e é capaz de impulsionar o CLS 280 até aos 245 km/h de velocidade máxima, logo após ter abatido os primeiros 100 km/h em 7,7 segundos. Assim, o alinhamento da gama fica agora composto da seguinte forma:


  • CLS 280

  • CLS 320 CDI

  • CLS 350 CGI

  • CLS 500

  • CLS 63 AMG

Os clientes interessados podem, desde já, fazer as suas encomendas embora a introdução comercial do modelo só aconteça em Março.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Daimler adquire McLaren?


Após terem surgido rumores em Agosto do ano passado de que a Daimler, companhia "mãe" da Mercedes-Benz, estaria interessada em adquirir a totalidade da McLaren, fontes da marca germânica garantem que um acordo foi já formado entre ambos os construtores.

A Daimler possui já 40% da McLaren e ambas as companhias possuem fortes laços a ligá-las: a Mercedes-Benz fornece os motores para a equipa de Fórmula 1 da McLaren e esta fabrica o SLR para a marca alemã. No entanto, ambas afastaram-se recentemente no que diz respeito à produção de modelos de estrada. A Mercedes-Benz vai recorrer à HWA - responsável pelos Classe C do DTM - para o substituto do SLR, enquanto a McLaren está a desenvolver o sucessor do afamado F1, para já apenas conhecido pelo nome de código P11.

UE quer F1 com quatro cilindros e biocombustíveis


Um relatório publicado pela União Europeia (UE) dá conta do desejo desta em ver a Fórmula 1 passar a recorrer a motores de quatro cilindros e biocombustíveis.

Denominado Cars21, este relatório realça o papel da disciplina raínha do desporto automóvel no desenvolvimento de soluções posteriormente transferidas para os veículo de utilização corrente, com o ganho para os consumidores daí resultante em termos de ecologia e economia de utilização. Este relatório da UE destaca ainda o papel de referência do desporto automóvel, podendo levar a mudanças de hábitos dos consumidores em relação a tecnologias "verdes" apelando à FIA que proceda a uma alteração das regras de modo a facilitar a utilização de motores mais pequenos, biocombistíveis e até soluções hibridas.

Contrariamente ao que se poderia pensar, a reacção da FIA foi bastante positiva. Max Mosley, presidente desta organização, afirmou que é "muito gratificante que o parlamento europeu reconheça o papel do desporto motorizado na busca de soluções mais ecológicas" e que "com o apoio de todos os construtores envolvidos no campeonato de Fórmula 1 seja possível encorajar o recurso a soluções mais ecológicas".

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Maserati GranTurismo Spider em 2009


Durante a realização do Salão de Detroit, uma fonte da Maserati revelou em entrevista ao Automotive News Europe que a versão Spider do GranTurismo entrará em comercialização em Março de 2009.

Embora a data de lançamento esteja já decidida, os responsáveis da marca italiana ainda não definiram qual o certame que dará a conhecer o spider italiano embora existam três grandes certames de vulto mais plausíveis: Paris 2008, em Setembro, ou as edições de 2009 de Detroit ou Genebra, em Janeiro e Março, respectivamente.

O Maserati GranTurismo Spider partilhará o V8 4.2 de 405 cv do coupé e contará com capota de lona, uma solução mais do agrado dos clientes tradicionalistas. Este modelon é fundamental para a meta ambicionada pela Maserati de atingir as cifras de 12 000 unidades anuais até 2011.

Aston Martin Rapide quase pronto



Quando se atinge um certo estatuto, associado a uma recompensa financeira elevada, não nos podemos deslocar numa "vulgar" berlina de luxo, razão pela qual alguns construtores especializados estão a preparar propostas mais ousadas visual e conceptualmente. É o caso da Aston Martin com o Rapide.

Apresentado como concept no Salão de Detroit de 2006, o Rapide é uma berlina de quatro portas e um perfil tipicamente coupé inspirado nos restantes modelos da Aston Martin, como o DB9, DBS e V8 Vantage. A sua apresentação está aprazada para o próximo ano mas, como podemos ver nestas imagens captadas numa estação de serviço na Dinamarca, o Rapide já caminha rapid(e)amente para os estágios finais dos testes de estrada. A quase total ausência de camuflagem desta unidade permite verificar que as formas do concept de 2006 se mantêm praticamente inalteradas, e mesmo o tejadilho em vidro transitará para a versão final, estando por definir se será proposto de origem ou como opcional.

Debaixo do capot estará o V12 6.o que encontramos no DB9 e no DBS, não sendo certo se a potência será de 450 ou 510 cv (respectivamente os números do DB9 e do DBS).

Lexus IS-F no mercado nacional

Um dos mais esperados modelos da marca de luxo da Toyota, o Lexus IS-F, chegou ao nosso circuito comercial. O preço: 107 700 euros…

O IS-F quer desafiar os poderosos BMW M3, Audi RS4 e Mercedes C63 AMG. Para tal conta com um V8 5.0 de 420 cavalos de potência às 6600 rpm e um binário de 500 Nm às 5200 rpm, o qual surge associado a uma caixa automática e sequencial de oito velocidades. Este Lexus cumpre a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,9 segundos e chega aos 270 km/h de velocidade máxima.

Salão de Detroit: Fisker Karma



O certame norte-americano serviu de palco à apresentação oficial do primeiro veículo de produção da Fisker. Chama-se Karma e é uma verdadeira montra de tecnologia.

Desenvolvido pela Quantum Technologies em exclusivo para a Fisker Automotive, o sistema Q-DRIVE recorre a um motor de quatro cilindros para fornecer energia a um gerador encarregado de mover o veículo. Para que a energia eléctrica nunca se «esgote», o Karma conta ainda com a solução «plug-in», através de uma tomada para ligar à corrente enquanto que no tejadilho e como opção encontra-se um painel solar, que ajuda a recarregar as baterias. O Karma é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6 segundos e alcançar os 200 km/h de velocidade máxima.

Há dois modos de condução disponíveis, o «Stealth Drive», também conhecido por «Condução Fantasma», pois com o motor eléctrico e o sistema de baterias, o Karma pode percorrer 80 km em completo silêncio, sem consumo de combustíveis fósseis e sem poluição; e, o modo «Sport», o qual combina a utilização das baterias com o motor de quatro cilindros para que o condutor tenha à sua disposição todas as potencialidades do automóvel para uma condução mais dinâmica. As baterias, colocadas no centro da carroçaria beneficiam a distribuição de pesos e, consequentemente, a agilidade.

As primeiras 99 unidades produzidas serão assinadas pelo próprio Henrik Fisker e pintadas na mesma cor do protótipo apresentado em Detroit. Chega ao mercado Europeu no último trimestre de 2009 e custará cerca de 60 000 euros.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Oficial: BMW M3 Cabrio



Após ontem lhe termos revelado as primeiras imagens do BMW M3 Cabrio, resultado de uma fuga de informação, a BMW oficializou hoje a divulgação das imagens e dados da versão aberta do M3.

Tal como noticiámos, confirma-se a estreia da nova transmissão de dupla embraiagem e sete velocidades, com a possibilidade de se optar pela manual de seis, mantendo-se a restante mecânica inalterada. O mesmo é referir que debaixo do capot continua a habitar o V8 de quatro litros e 420 cv. No entanto, devido ao peso ligeiramente superior do descapotável - cortesia do tejadilho rígido retráctil e respectivo mecanismo de operação - este precisa de mais 0.4 segundos para cumprir o sprint dos 0-100 km/h, parando o cronómetro aos 5,3 segundos. A velocidade máxima mantém o limite electrónico de 250 km/h.

Relativamente ao M3 coupé, a única diferença do M3 a céu aberto (com a excepção lógica da capota) é a suspensão que apresenta acertos específicos para o descapotável. Os restantes equipamentos de conforto e segurança transitam do Coupé.

Para já, a BMW não adiantou datas de comercialização, só o devendo fazer mais próximo da apresentação do modelo que terá lugar em Março, no Salão de Genebra.

Links úteis


Se já está farto de andar perdido na internet em busca de um site de uma marca ou de uma qualquer informação relacionada com o automóvel o e-garage tem a solução para si. Apresentamos-lhe mais uma nova secção que, esperamos, venha a ser útil para todos os que nos visitam.

Denominada "Links Úteis", congrega vários links de interesse referentes a informações úteis para curiosos e condutores.

Esta lista será actualizada continuamente mas, para já, apresentamos os sites das marcas comercializadas no nosso país tendo, sempre que possível, optado pelos sites nacionais, dado que apresentam informações específicas para o nosso mercado como, por exemplo, a localização dos espaços de vendas e contactos. Também adicionámos links para algumas das gasolineiras a operar em Portugal. Nos seus sites pode verificar a localização dos postos de abastecimento, preços de combustíveis, promoções e outras informações relativas à empresa em si. Um site que julgamos ter uma utilidade elevada quando se viaja é o Via Michelin. Aqui, pode introduzir os pontos de partida e de destino e obterá um mapa que lhe indica o caminho correcto a seguir. É particularmente útil quando nos deslocamos para zonas que não conhecemos bem.

Esperamos que esta secção o ajude e procuraremos adicionar mais informações relevantes sempre que possível. Boa navegação.

Salão de Detroit: Dodge Zeo


Tendo apresentado a potente e gastadora pick-up Ram, a Dodge também revela o lado oposto, ou seja, a economia e ecologia sem, no entanto, sacrificar as performances. Isto está bem patente no concept Zeo.

Trata-se de uma possível "shooting-break" de quatro portas e outros tantos lugares movida, exclusivamente, a energia eléctrica. O único motor presente encontra-se na traseira do veículo e transmite a sua força a este eixo. A sua potência é de 200 kw e é alimentado por um conjunto de baterias colocado no chão do carro. Estas garantem uma autonomia de 420 km enquanto os 200 kw permitem ao Zeo acelerar dos 0-100 km/h em menos de cinco segundos.

O interior futurista conta com bancos individuais e apresenta um volante de centro fixo, como o Citroën C4 e o novo C5.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Nova secção e-garage


Com o objectivo de manter o e-garage o mais atraente possível para quem o visita, iniciamos hoje uma nova secção no nosso/vosso blogue: a Recomendamos.

Aqui, colocaremos em destaque artigos publicados em revistas da especialiade, nacionais e internacionais, que achemos tenham um interesse especial para os apaixonados por automóveis.

Na inauguração desta secção recomendamos-lhe a edição de Janeiro (nas bancas) da revista espanhola "fórmula Car & Tecno". Esta apresenta um artigo sobre vários modelos M da BMW, num confronto despoletado elo novo M3. O baixo preço da revista - €2 - torna quase incontornavel a sua aquisição.

Esta secção não tem uma periodicidade fixa. Os assuntos vão sendo destacados conforme vão surgindo motivos de interesse. Esperemos que seja do agrado de todos.

Salão de Detroit: Maserati Quattroporte "Collezione Cento"



A Maserati comemora um 2007 bastante positivo em termos de vendas, onde o Quattroporte se continua a destacar pela sua performence comercial. Talvez por isso, este foi o modelo beneficiado com uma série especial e limitada no Salão de Detroit.

O Maserati Quattroporte "Collezione Cento" será, tal como o nome indica, limitado a 100 unidades, cada uma identificada com uma placa onde consta o número da unidade em questão.

No exterior, o "Collezione Cneto" distingu-se pela sua côr marfim com uma risca a acompanhar toda a lateral do carro, realçando as suas linhas. As jantes de 20" polidas e as grelhas dianteira e laterais em ninho de abelha completam o tratamento exterior.

É uma vez no interior que se revela toda a exclusividade e luxo deste Maserati. As poltronas revestidas a couro com costuras em forma de diamante, aplicações de madeira "Wengé" e o logo do punho da caixa de velocidades em madre-pérola transmitem uma elevada sensação de requinte. Mas para quem faça do Quattroporte o seu escritório móvel, este conta com um completo conjunto multimédia composto por ecrãs de DVD nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros, ligações de periféricos variados, tomada USB e navegação na internet, comandada pelo teclado embutido no apoio de braços traseiro.

Macânicamente, não há alterações. Mantém-se o V8 4.2 com 400 cv, acoplado à caixa automática de seis velocidades.

Salão de Detroit: Mazda Furai Concept



O lema "Zoom-zoom" da Mazda está em força em Detroit. O construtor nipónico apresentou o Furai, um estudo de um modelo capaz de fazer a ponte entre os modelos de competição e os super-desportivos. Os primeiros não estão preparados para uso em estrada, enquanto os segundos nunca se sentem completamente à-vontade em pista. O Furai vem colocar-se no meio destes dois mundos.

O visual do Mazda Furai sobressai desde logo, com formas elaboradas e fluidas. Para além de causar impacto visual, estas formas têm uma função práctica. O Furai foi alvo de apurados estudos aerodinâmicos e cada linha tem uma função de canalização de ar, seja para arrefecimento de orgãos mecânicos, seja com o objectivo de criar "down-force".

A propulsionar o Furai encontra-se um motor Renesis de três rotores que funciona a 100% etanol, combustível desenvolvido pela BP, parceira da Mazda neste projecto. Este propulsor debita 450 cv de potência.

De momento, as intenções da Mazda relativamente ao Furai não passam nem pela competição, nem pela sua comercialização sendo apenas um "show-car".

Salão de Detroit: Mitsubishi Concept-RA


Não são só os construtores europeus e norte-americanos a brilhar em Detroit. Também os nipónicos reservaram algumas novidades para o certame da cidade dos motores. Foi o caso da Mitsubishi, com o Concept-RA.

Trata-se de um estudo de um coupé desportivo que, mais do que pelo seu design arrojado, destaca-se pelas caracteristicas mecânicas. Assim, o Concept-RA surge equipado com motor turbodiesel common-rail com 2,2 litros e quatro cilindros, turbocompressor de geometria variável e injectores piezzo-eléctricos. O resultado em números de todo este manacial tecnológico são 201 cv de potência e 429 Nm de binário máximo. Estes são distribuidos pelas quatro rodas através de uma evolução do sistema de tracção integral presente no Lancer Evolution e que passa a incorporar igualmente quatro rodas direccionais e suspensão activa.

Salão de Detroit: Cadillac CTS Coupé Concept



No espaço da Cadillac, para além do CTS-V, já abordado anteriormente no e-garage, a marca de luxo norte-americana apresentou um estudo relativo a um coupé, precisamente, da gama CTS.

Baptizado de Cadillac CTS Coupé Concept, foi desenhado enquanto a equipa encarregue da berlina CTS finalizava os traços desta.

Embora este coupé de linhas agressivas fosse bem vindo à gama CTS, até para enfrentar os BMW Série 3 Coupé e Audi A5, entre outros, o vice-presidente de design da Cadillac, Ed Welburn, afirma que este estudo não passará disso mesmo... para já.

Fuga de informação revela M3 Cabrio



Apesar da apresentação pública do BMW M3 Cabrio só estar agendada para Março, aquando da

realização do Salão de Genebra, uma fuga de informação levou a que começassem a circular na internet as imagens que aqui lhe mostramos.

Tal como os restantes descapotáveis da Série 3, o M3 conta com o tejadilho rígido retráctil em deterimento da capota de lona. Os elementos mecânicos transitam do M3 Coupé, exceptuando a estreia da caixa de velocidades de dupla embraiagem e sete velocidades, um conceito semelhante à caixa DSG da VW. Com esta transmissão, o M3 Cabrio abate os primeiros 100 km/h em 5,3 segundos, mais 0.4 que o Coupé.

domingo, 13 de janeiro de 2008

Salão de Detroit: Dodge Ram


A guerra no segmento das pick-up está ao rubro. Eterna rival da Ford F-150, a Dodge Ram também é aqui apresentada ao público... se bem que não pela primeira vez. O e-garage já aqui lhe trouxe uma imagem da nova Ram publicada, por engano, no site da Mopar.

Mas agora, foi a vez de ficarmos a saber também as caracteristicas mecânicas da Dodge. Assim, a estrela é o Hemi 5.7 de 380 cv, capaz de propulsionar a Ram R/T - com caixa de carga mais curta e cabine simples - dos 0-100 km/h em 6,1 segundos. Para além do Hemi, estão igualmente disponíveis um 4.7 V8 de 310 cv e, na base da gama, um 3.7 V6 com 215 cv.

A maior novidade técnica da nova Ram é a adopção de molas helicoidais na suspensão traseira, em deterimento das velhinhas molas de lâminas.

A caixa de carga conta com vários sistemas moduláveis de acondicionamento da carga e calhas para fixação da mesma. No interior encontramos nada menos que 38 locais de arrumação de objectos.

Salão de Detroit: Ford F-150


As marcas da casa não podem deixar de apresentar novidades de relevo no "seu" certame, razão que levou a Ford a aqui divulgar a mais recente geração da pick-up F-150. Esta não só é a pick-up mais vendida no mercado norte-americano como, antes da actual crise petrolífera que se faz sentir a nível global, foi, durante vários anos, o automóvel mais vendido nos EUA. E isto em termos globais e não apenas no seu segmento.

A nova F-150 foi completamente revista, da estética ao conteúdo, passando a incorporar várias ajudas electrónicas à condução, incluindo um sistema que previne as "chicotadas" dos atrelados, interiores mais elaborados e com melhor qualidade e nada menos que 35 diferentes configurações, entre tipos de cabine, caixa de carga e níveis de equipamento. Neste último item, destaque para a nova versão Platinum que inclui, entre outros, poltronas individuais em pele, verdadeira madeira a adornar o interior e jantes de 20".

Debaixo do capot surgem três escolhas, todas V8 e a gasolina: um 5.4, capaz de funcionar a bio-etanol E85, um 4.6 com duas válvulas por cilindro e o mesmo 4.6 mas com três válvulas por cilindro.

Salão de Detroit: Ferrari F430 E85


A Ferrari surpreendeu tudo e todos ao apresentar um concept de um F430 alimentado a bio-etanol E85. O facto deste combustível mais limpo possuir uma superior octanagem faz a potência subir para 500 cv, enquanto os consumos descem 5%.
Para já, este Ferrari a bio-etanol não passa de um estudo não estando a sua passagem à produção prevista para breve. Apenas serve para mostrar que as cada vez mais restritivas normas anti-poluição estão a originar mudanças nunca antes vistas na indústria automóvel.

Salão de Detroit: Audi R8 V12 TDI Concept


Tal como o e-garage já tinha avançado, a versão conceptual do Audi R8 V12 TDI marca presença em Detroit. O V12 5.5 TDI debita 550 cv e 1000 Nm, disponíveis entre as 1750 e as 3000 rpm, impulsionando o R8 dos 0-100 km/h em 4,2 segundos. A velocidade máxima, dependendo das relações de caixa, pode chegar aos 330 km/h. A transmissão está a cargo de uma caixa de velocidades manual de seis relações sendo a potência distribuida activamente pelas quatro rodas.

Apesar dos números impressionates, o V12 TDI cumpre as normas anti-poluição Euro VI. Tal deve-se a um catalisador adicional, para além do catalisador de oxidação e do filtro de partículas. E como complemento, há um pequeno depósito que contém uma solução aquosa de ureia, denominada AdBlue, que é injectada nos escapes. Os gases de escape transformam esta solução em amónia que separa os óxidos nítricos em nitrogénio e água. Este sistema dura toda a vida útil do veículo.

Visualmente, para além de alterações na grelha dianteira, encontramos novas saídas de escape, novas saias laterais, spoiler e aileron traseiro. Mas o elemento de design mais marcante é o tejadilho em vidro com a entrada de ar central.

Salão de Detroit: VW Passat CC



O Salão de Detroit abriu hoje as suas portas. Como tal, dedicaremos vários posts às novidades apresentadas neste certame, o primeiro grande Salão internacional do ano.

E começamos com uma das novidades mais aguardadas do ano: O VW Passat Coupé. Adoptando a designação oficial Passat CC, a nova berlina da VW segue à risca o conceito do Mercedes-Benz CLS, apresentando semelhanças com este. A plataforma do Passat "normal" recebe agora uma elegante carroçaria de quatro portas mas com um perfil de um coupé desportivo com um comprimento de 4,80 metros, mais 2 cm que o Passat de três volumes mas 11 cm mais curto que o CLS.

Para além dos estilo, o VW Passat CC pretende afirmar-se igualmente como montra tecnológica. Assim, engloba sistemas como "Lane Assist", um alerta de mudança involuntária de faixa mas que vai mais longe do que simplesmente alertar: se detectar uma situação destas, o sistema actua sobre o volante corrigindo a trajactória. O "Dynamic Drive Control" ajusta a firmeza da suspensão e a precisão da direcção consoante o modo escolhido de entre três, "Normal", Sport" e "Confort". O sietma de estacionamento automátizado "park Assist" já foi visto no Touran enquanto o "Automatic Distance Control" actua em conjunto com o "cruise control" e, graças a um radar na dianteira, mede a distância para o veículo que o precede. Isto permite acelerar e travar o carro sem intervenção do condutor (no pára-arranca, por exemplo) bem como pré-preparar os travões para a máxima potência caso detecte uma possível situação de emergência.

Mecanicamente, o VW Passat CC conta exclusivamente com motores de injecção directa, começando a gama no 1.8 FSI de 160 cv e culminando no 3.2 V6 de 300 cv. A Europa será o primeiro mercado a receber o Passat CC, o que acontecerá antes de Agosto, seguindo-se os EUA.