sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

VW Touareg Cabrio... só hoje


A VW Espanha abriu hoje um microsite dedicado a uma inédita versão descapotável do Touareg. O aspecto sério do site apnha de surpresa qualquer visitante mas depressa descobrimos que se trata de uma brincadeira do "Dia de los inocientes", o equivalente ao nosso 1 de Abril.

No entanto, esta brincadeira poderá ter algo de sério por trás. Tendo em conta que a Audi apresentou o concept Cross Cabriolet quattro em Novembro, no Salão de Los Angeles, isto poderá ser um tomar de pulso às reacções do público a este Touareg Cabrio. Este tipo de veículo não deverá ser muito apelativo na Europa, mas nos EUA e Médio Oriente certamente angariaria inúmeros clientes.

Para já, fica a partida e esta imagem do site http://www.touaregcabrio.com/.

Jaguar XF-R terá 500 cv


O recém apresentado Jaguar XF receberá a versão desportiva XF-R em meados de 2008. Segundo revelaram fontes da Jaguar à revista norte americana Motor Trend, o XF-R terá um motor V8 de cinco litros de cilindrada com, pelo menos, 500 cv. Associado a este estará a transmissão automática da ZF com comandos no volante, semelhante à utilizada no XKR.

Visualmente, o Jaguar XF-R distingir-se-á dos seus irmãos menos potentes pelas jantes de 20", suspensão desportiva com uma altura ao solo mais reduzida, sistema de escape trabalhado a nível sonoro, grelha específica, menos elementos cromados e pequenos retoques na dianteira e traseira.

O interior também apresentará uma decoração mais desportiva.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Novidade escondida da Alfa Romeo



Em Março, no Salão de Genebra, a Alfa Romeo desvendará o Junior, um modelo de acesso à gama, com espirito jovem, e que se colocará abaixo do 147. Para já, é desconhecido o aspecto final deste modelo mas estas fotos captadas recentemente revelam um modelo da marca de Arese que poderá ser, precisamente, o Junior.

A pouco mais de três meses da sua apresentação oficial, é natural que o carro já se encontre pronto e estas fotos podem muito bem ter sido captadas numa apresentação a representantes da marca. A imagem da dianteira pouco revela mas na traseira consegue ter-se uma ideia de como será esta secção, destacando-se as ponteiras de escape unidas, iguais às que a Techart disponibiliza para os Porsche 911.

Mecanicamente, o Alfa Romeo Junior assenta na base do Fiat Grande Punto, com este partilhando as motorizações, destacando-se o 1.4 turbo de 150 e 180 cv bem como o novo 1.6 MultiJet de 120 cv, que será estreado pelo Bravo.

Para já, o Junior ainda não tem designação atribuida - que seja do conhecimento geral, pelo menos - sendo certo que o nome Furiosa, escolhido por diversos aficionados da marca num concurso on-line por esta organizado, foi posto de parte pelos responsáveis da Alfa Romeo.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Solução curiosa


O novo "anti-Porsche 911" japonês, o Nissan GTR, está a revelar-se um autêntico sucesso de vendas no Japão, único mercado até à data onde este modelo está disponível. O seis cilindros VR-38 biturbo debita 480 cv que, passados ao asfalto pelas quatro rodas, permitem um sprint dos 0-100 km/h em 3,8 segundos e uma velocidade máxima que, na Europa e nos EUA, será de 250 km/h.

No entanto, o mercado doméstico tem que se contentar com o habitual limite a "apenas" 180 km/h. Mas, recentemente, a Nissan revelou uma cacteristica específica dos modelos japoneses que vai de encontro aos desejos dos clientes nipónicos que pretendem tirar todo o partido do seu GTR. O completo computador de bordo que, à imagem do que já acontecia nos Skyline GTR, proporciona informações diversas, como acelerações laterais e tempos por volta entre muitas outras, conta com um sistema de GPS capaz de reconhecer quando o GTR entra numa pista, aquando de um "track day", por exemplo. Nesta situação, e enquanto o veículo circular na pista, o limitador de velocidade é anulado, permitindo usufruir da plenitude do potencial do GTR. Uma vez regressado às estradas públicas, o limite de 180 km/h é novamente reposto.

Nos restantes mercados, e uma vez que a velocidade máxima será a já referida de 250 km/h, não haverá necessidade deste sistema.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Subaru Forester em Janeiro



Após lhe termos mostrado há algumas semanas uma imagem teaser do novo Subaru Forester, chegou agora a vez das primeiras imagens oficiais e informações serem disponibilizadas pela marca nipónica, antecedendo a sua primeira aparaição pública, a qual terá lugar no Salão de Detroit já em Janeiro.

A terceira geração do cross-over da Subaru representa um enorme salto em relação ao seu antecessor em todos os sentidos. Naturalmente, salta à vista a estética completamente renovada, com o Forester a ostentar agora um visual mais encorpado, "piscando o olho" aos SUV, ajuudado pelo incremento das dimensões exteriores.

Mas debaixo da carroçaraia o Forester também esconde algumas novidades, nomeadamente a suspensão traseira de duplos triângulos sobrepostos, que a marca afirma permitir um bom compromisso entre comportamento em estrada e fora dela. As quatro rodas encarregam-se de passar a potência ao asfalto, via o sistema Symmterical All-weel Drive da Subaru, potência essa que provém de um"boxer" 2.5 com versões atmosférica e turbocomprimida.

As ajudas electrónicas à condução marcam, como não podia deixar de ser, presença, com o controlo de estabilidade e tracção Vehicle Dynamics Control (VDC) a ser proposto de origem. A complementar a acção deste elemento encontram-se ainda o Subaru Dynamic Chassis Control Concept (Subaru DC3), assistência à travagem e "hill-holder".

No interior, também ele completamente redesenhado, a Subaru assegura uma subida da qualidade dos materiais empregues, podendo os ocupantes entreter-se com o sistema de navegação ou com o sistema de som capaz de suportar periféricos, como iPods.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

VW com caixa DSG de sete velocidades


A VW apresentou uma versão de sete velocidades da sua caixa de velocidades robotizada DSG, cuja estreia ocorrerá logo no início do ano, cabendo ao Golf e Golf Plus 1.4 TSI e 1.9 TDI as honras de estreia.

Em relação à sua congénere de seis velovidades, a nova DSG dispensa o banho de óleo para as duas embraiagens, tonando-a mais compacta, leve e eficiente. Para além disso, é a primeira caixa DSG a poder ser montada à frente em posição transversal.

Capaz de suportar valores de binário de até 250 Nm, a VW anuncia reivindica, igualmente, reduções nos consumos e emissões poluentes.