sábado, 16 de fevereiro de 2008

Rinspeed sQuba torna ficção realidade



A Rinspeed já nos habituou com as suas criações fora do vulgar, e esta edição do Salão de Genebra vai contar com apresença de uma ideia que Frank Rinderknecht, presidente e fundador da Rinspeed, fermentou durante 30 anos. Passamos a explicar.

Quem viu o filme de 007 "The spy who loved me" (O espião irresistível, em portugal) de 1977, certamente guardará na memória a cena em que o Lotus Esprit conduzido por Roger Moore, perdão, James Bond, mergulha na água para fugir ao ataque de um helicóptero vilão. Essa cena não foi real mas Rindeknecht tornou-a real com o sQuba.

Baseado num Lotus Elise, o sQuba é motorizado por três motores eléctricos, dois para as hélices e um para o locomover em terra. Nos guarda-lamas dianteiros encontram-se dois jatos direccionais Jetbob, que fazem o veículo subir ou descer. O sQuba flutua quando entra na água e apenas submerge quando o condutor assim o desejar. O fornecimento de oxigénio é providenciado por vulgares tanques de ar comprimido instalados no interior do veículo.

Apesar da Rinspeed não ter divulgado performances do sQuba, dentro ou fora de água, este move-se com bastante rapidez e destreza debaixo de água, tanto que o preparador suiço diz que o sQuba "voa debaixo de água". O sQuba pode mergulhar até uma profundidade máxima de dez metros e o efeito visual de o ver sair da água é exactamente o mesmo apresentado no filme de James Bond... mas agora é real. Quem diria, em 1977, que 30 anos mais tarde aquela cena se tornaria mesmo realidade? Nem "Q", o engenhoso chefe do departamento de "engenhocas" do MI6, certamente...
Um pequeno à-parte: a imagem de abertura do artigo é real, não foi criada em computador.

Volvo XC60 "prematuro"



Apesar dos planos da Volvo em divulgar as informações e imagens oficiais do seu novo SUV XC60 na próxima quarta-feira (dia 20), o e-garage teve já acesso a algumas imagens do modelo sueco.

Apesar das informações, essas, só serem conhecidas mesmo no dia 20, estas imagens dão desde já a conehcer o XC60 tal como será apresentado. Visualmente, a Volvo não fugiu muito ao concept apresentado no Salão de Detroit de 2007, exceptuando os pormenores tipicos dos "show cars". A identidade visual dos mais recentes produtos da casa sueca foi transposta com sucesso para o XC60 que enfrentará modelos de peso, como o consagrado BMW X3 e os futuros Mercedes-Benz GLK e Audi Q5.

O Volvo XC60 estará presente em Genebra e a sua comercialização tem início na segunda metade do ano.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Lotus Exige (ainda) mais radical


A versão mais extrema do Lotus Exige, a Cup 260, para uso em competição, recebeu alguns melhoramentos com a actualização para o ano 2008.

Assim, e começando pelo coração, o motor 1.8 VVT-i de origem Toyota, continua a contar com os préstimos de um compressor volumétrico Eaton e um intercooler ar-ar, capazes de produzir 257 cv de potência e 236 Nm de binário. Em conjunto com um peso de apenas 960 kg, o Lotus Sport Exige Cup 260 acelera dos 0-100 km/h em 4,1 segundos, só perdendo o fôlego atingidos os 237 km/h.

Este valor de aceleração dos 0-100 é possível graças à ajuda do "launch-control", estreado no Lotus 2-Eleven. Este permite que o condutor ajuste o patamar de rotações desejado para o arranque apenas tendo, depois, que pressionar o acelerador. O sistema limita o patinar das rodas até aos 10 km/h, altura em que o controlo de tracção toma conta das operações.

Para domar os ímpetos de tão impressionantes números, o Exige conta com travões de disco às quatro rodas, sendo que os dianteiros apresentam 308 mm, sendo "mordidos" por pinças de quatro pistões, enquanto os traseiros medem 282 mm. A suspensão conta com amortecedores reguláveis, sendo que a barra estabilizadora dianteira também pode ser afinada a gosto.

O interior, naturalmente, também reflecte o ambiente das pistas. Baquets com cintos de três pontois "web lock" e instrumentação revista marcam presença. Sem acréscimo de custo, está disponível uma "roll-cage" de seis pontos e cintos de segurança de quatro pontos, unicamente para uso em pista.

De salientar que o Lotus Sport Exige Cup 260 encontra-se homologado para uso em estrada em toda a união europeia. O seu preço base (antes de impostos) é de 56 034 €.

Ford revela novo Fiesta em Genebra



A nova geração do Ford Fiesta verá a luz do dia, como versão final de produção, no Salão de Genbra. Após os três concepts Verve a marca da oval azul mostra agora a versão final do primeiro modelo da nova estratégia global da marca, sendo que este novo Fiesta será vendido em todo o Mundo com o mesmo nome e conceito. Apenas o local de fabrico será diferente. O Fiesta destinado à Europa será construído em Colónia (Alemanha) e Valência (Espanha). Os modelos destinados aos EUA e Asia ainda não têm local de produção definido.

Quanto ao Fiesta em si, o modelo final mantém intacto o visual futurista dos concepts Verve, levando quase ao extremo o conceito Kinetic Design da Ford. O perfil em cunha acentuada, guarda-lamas encorpados e ópticas agressivas proporcionam um "look" bastante dinâmico.

O interior também mantém os traços gerais dos concepts mas perde os instrumentos translúcidos e a iluminação por LED.

Nas imagens apresentadas, apenas está presente a carroçaria de três portas mas o cinco portas também será comercializado de início, mais para o final do ano, no que respeita à Europa.

Para já, a Ford não divulgou dados técnicos preferindo guardar essas informações para o Salão. No entanto, dado que o Fiesta partilha a plataforma com o Mazda 2, não será de estranhar que também as motorizações do modelo nipónico estejam incluidas nesta partilha tecnológica.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Morgan fuel-cell em Genebra


A Morgan, um dos mais tradicionalistas construtores ingleses (os seus chassis ainda são fabricados em madeira, de acordo com o processo original) apresta-se a dar o salto para o Séc. XXI no Salão de Genebra, com a apresentação de um estudo funcional de um desportivo movido a fuel-cell.

Designado LIFEcar, a Morgan pretenda que este seja uma união perfeita entre ecologia - a única coisa libertada pelos escapes é vapor de água - e performances, embora ainda não tenham sido divulgados números.

O sistema fuel-cell, através de um processo electro-quimico, combina o hidrogénio transportado a bordo com o oxigénio existente no ar para formar a electricidade necessária para alimentar o motor. Deste processo resulta a emissdão do já referido vapor de água, ou seja, zero emissões poluentes.

O modelo final de produção verá a luz do dia dentro de 12 meses.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Gallardo LP550 em Genebra


O Gallardo, modelo de acesso à gama da Lamborghini, vai ser alvo de um restyling que inclui, igualmente, uma actualização mecânica, restyling esse a ser desvendado no Salão de Genebra.

O revisto Gallardo adoptará a designação LP550 e, visualmente, surgirá com alterações de relevo tanto na dianteira como na traseira, ostentando um visual mais agressivo.

O coração do touro sofrerá um transplante, trocando a unidade V10 de cinco litros pela 5.2 de injecção directa, já utilizada pela Audi. Como resultado, o Gallardo LP550 ostentará 550 cv transmitidos às qautro rodas por transmissões optimizadas, tanto a caixa manual como a e-gear robotizada. De igual forma, para conferir um comportamento e segurança à altura das renovadas capacidades do propulsor, suspensão e travões também são revistos em alta.

Toyota mostra citadino em Genebra


No Salão de Frakfurt, que teve lugar em Setembro do ano passado, a Toyota apresentou o pequeno iQ, um citadino capaz de responder ao smart fortwo. Agora em Genebra, a marca nipónica vai revelar a versão final deste modelo que, ao que tudo indica, não adoptará a designação iQ, utilizada no concept.

Este pequeno Toyota é capaz de albergar três adultos e uma criança ou bagagem, isto com um comprimento inferior a três metros. Para já, a Toyota não revelou mais informações referentes a este modelo, cuja produção terá início mais para o final do ano.

Novo 911 RSR é o mais potente de sempre


A Porsche desvendou a mais recente evolução do 911 RSR, o cavalo de batalha da marca germânica nos campeonatos de GT.

Visualmente, as alterações em relação à versão anterior não são de grande monta, centrando-se em novos apêndices aerodinâmicos na dianteira, nomeadamente na parte lateral do pára-choques. O boxer 3.8 apenas recebu modificações de pormenor mas, ainda assim, debita 465 cv e 430 Nm de binário. O limitador de rotações apenas intervém às 9400 rpm.

Nova é a caixa sequencial de seis relações, desenvolvida a partir da experiência acumulada com o RS Spyder. Esta unidade representa um ganho de peso, dado que é mais leve que a sua antecessora.

A Porsche já iniciou o fabrico das primeiras 35 unidades, a serem entregues a equipas dos quatro cantos do Mundo. Caso tenha uns fins-de-semana livres e queira ir fazer umas corridas, vá preparando um cheque de 349 800 €, mais impostos.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Novo Honda Accord antecipado



Embora a princípio a apresentação da nova geração do Honda Accord só estivesse prevista para o Salão de Genebra, a Honda antecipou a divulgação das imagens e dados oficiais.

A versão europeia do Accord aposta forte na ecologia, tema forçosamente em voga hoje em dia, e reclama para si o facto de ser uma das primeiras gamas de modelos a propor unicamente motorizações que cumprem já as normas EuroV. Estas motorizações, em número de três, são compostas de duas unidades a gasolina e uma Diesel. As primeiras são um dois litros i-Vtec, com 156 cv, e um 2.4 com 200 cv. Já o Diesel é uma evolução do i-CTDI e recebe a designação i-DTEC. Esta unidade conta com a mais moderna geração de injectores piezzo-elétricos, um mais eficiente sistema de recirculação de gases de escape e filtro de pertículas. Em termos de números, este motor debita 150 cv de potência.

Todas as motorizações vêm associadas a uma caixa manual de seis velocidades, sendo que as unidades a gasolina podem, em opção, receber uma unidade automática de cinco relações.

O novo Accord também aposta forte na segurança activa, apresentando uma panóplia de sistemas de ajuda à condução. Primeiro, temos o Vehicle Stability Assist (VSA), que não é mais que um ESP com outro nome. A direcção passa a contar com assistência eléctrica e, operando em conjunto com o ESP, aplica uma ligeira força no volante no sentido necessário para corrigir a trajectória, caso detecte perdas de aderência ou derrapagens da viatura. O último elemento, designado Advanced Driving Assist System (ADAS) congrega vários outros elementos: o Lane Keeping Assist System (LKAS) recorre a uma câmara para detectar eventuais desvios da sua trajectória, através da leitura dos traços da estrada, e aplica força no volante para corrigir a trajectória e manter o veículo na sua faixa. O Cruise Control Adaptativo (ACC) recorre a um radar para medir a distância para o veículo precedente conseguindo manter uma distância segura automáticamente. Já o Collision Mittigation Brake System (CMBS) mede a distãncia para o veículo precedente e, em caso de perigo de embate, avisa o condutor através de um sinal sonoro. Caso a colisão seja inevitável procura reduzir a força do embate. O ADAS estaré disponível como ocpional no nível de equipamento mais elevado do i-DTEC e do 2.4 i-VTEC.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Skoda inicia testes com Fabia S2000



O Campeonato do Mundo de Rallyes apresta-se a receber de volta mais um construtor para engrossar as listas de inscritos. Trata-se da Skoda que após a sua experiência pouco feliz com o Octavia WRC, apresta-se agora a ingressar no campeonato S2000 com o Fabia.

Os testes com este modelo iniciam-se agora e a sua estreia na competição depende do ritmo e desenvolvimentos obtidos nestes mesmos testes, bem como do processo de homologação. Tal como mandam as regras desta categoria, o Fabia S2000 conta com um motor dois litros atmosférico, caixa sequencial de seis velocidades, tracção integral permanente e três diferenciais mecânicos.

O Skoda Fabia S200o não se destinará em exclusivo à equipa oficial. A marca checa também o vai disponibilizar a equipas privadas que o desejem utilizar.

Renault desvenda Koleos



Apesar da apresentação pública do Koleos estar destinada ao Salão de Genebra, a Renault divulgou já as imagens e dados oficiais do primeiro SUV da sua história. Este verdadeiro projecto multi-cultural (desenhado pela Renault, transmissão e suspensão Nissan e produzido pela Renault-Samsung na Coreia) já tinha sido visto como concept e a versão com o emblema da Samsung já se encontra à venda na Coreia.

Tal como já referimos, a transmissão do Renault Koleos é oriunda da Nissan, mais concretamente do X-Trail. Esta sistema "real-time" transmite a potência às rodas dianteiras, em condições normais de aderência, mas caso seja detectada alguma perda de potência, até 50% da potência disponíevl é transmitida às rodas posteriores. Adicionalmente, o condutor pode bloquear a transmissão em modo 4x4 ou 4x2, através de um botão na consola. Presentes ainda estão o ESP, ajuda a arranques em subidas e o controlo de velocidade em descidas acentuadas. Estarão ainda disponíveis versões só com tracção dianteira.

Em termos de motorizações estão disponíveis duas unidades: a dCi 2.0, com 150 e 175 cv, e o 2.5 V6 a gasolina, da Nissan, com 175 cv.

Apresentando um comprimento de 4,52 metros, o Koleos situa-se entre o Toyota Rav4 (4,31 metros) e o BMW X3 (4,56 metros), sendo que a capacidade da bagageira vai de 450 a 1380 litros. Por todo o habitáculo encontram-se, ainda, variados espaços de arrumação, incluindo o porta-luvas refrigerado.

A comercialização inicia-se no próximo mês de Junho.

Bugatti com novidade em Genebra


A Bugatti e o fabricante de vestuário e acessórios de luxo francês Hermés, associaram-se para a criação de um novo Bugatti, cuja apresentação ocorrerá no Salão de Genebra, em Março.

É certo que a Bugatti já confirmou que tem novos modelos planeados, entre os quais uma limusine de extremo luxo denominada Royale e um novo superdesportivo acima do Veyron(!) mas é pouco provável que seja um destes modelos a surgir em Genebra. É mais provável que seja uma nova edição limitada do Veyron, com interiores ainda mais luxuosos e exclusivos realizados pela Hermés.

A última edição limitada do Veyron, o Pur Sang (na imagem) esgotou numa questão de dias...

Alfa recupera Spider original


Os "alfistas" mais puristas ficaram algo desiludidos quando a Alfa Romeo apresentou o actual Spider. Apesar de ser um automóvel inegavelmente atraente, a versão aberta do Brera não passava de isso mesmo, rompendo completamente com o modelo original, algo que também já tinha sucedido com o antecessor do actual Spider.

Por essa razão, a Alfa Romeo prepara-se para fazer ressuscitar o conceito que deu origem ao Spider Duetto, o modelo original dos anos 60. O novo Spider, que deverá utilizar o nome Duetto, de forma a não colidir com o actual Spider(confuso, não é?...) será um dois lugares com cerca de 4,30 metros de comprimento e utilizará os modernos motores turbo da Fiat, com destaque para o 1.4 de 150 cv. A dúvida que se mantém é se o Duetto terá tracção traseira ou dianteira. Embora ainda não seja conhecido, a base a utilizar deverá ser a dos futuros Junior e 149, sendo estes modelos de tracção dianteira. Mas se a Alfa Romeo quiser mesmo manter-se fiel ao Duetto original, teria que recorrer à tracção posterior. Muito possivelmente, esta dúvida só será esclarecida mais perto da data de apresentação do novo Duetto, que tudo aponta seja 2010, data do centenário da Alfa Romeo.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Rallye da Suécia - Final


A prova sueca terminou da mesma forma como começou: com Jari-Matti Latvala no comando. O jovem piloto da Ford obteve, desta forma, a sua primeira vitória no Mundial de Rallyes e contribuiu para um excelente resultado de conjunto da Ford, que colocou cinco carros nos seis primeiros lugares. Apenas o Subaru de Petter Solberg, na 4ª posição, impediu o pleno da marca de Dearborn, num top seis repleto de ovais azuis.

Em termos competitivos, o último dia de prova não trouxe grande coisa de novo. Os quatro lugares cimeiros estavam entregues, salvo imprevistos, a Latvala, Hirvonen, Galli e Solberg. Apenas a luta pela quinta posição, entre Matthew Wilson e Andreas Mikkelsen, aquecia os espectadores mas Wilson acabou por ser vitima de problemas mecanicos que o afastaram da prova.

Apesar deste mau resultado do seu filho, Malcolm Wilson era um homem mais que satisfeito no final da prova sueca, com um pódium inteiramente preenchido com os Focus WRC o que faz com que a Ford seja agora a lider destacada do campeonato de construtores com 26 pontos, sendo secundada pela formação privada Stobart (também com Ford) com 16 pontos, os mesmos que a Subaru. A Citorën caíu para 4º, com 15 pontos.

Quanto à tabela dos pilotos, Hirvonen lidera com 16 pontos, mais 6 que Latvala e Loeb. Galli e Petter Solberg partilham a 4ª posição com 9 pontos.

A próxima prova do Mundial abandona a Europa rumo ao México e decorre entre os próximos dias 28 de Fevereiro e 2 de Março.