sábado, 1 de dezembro de 2007

Rallye da GB - Dia 2


O segundo dia de prova do Rallye da GB, não trouxe alterações nos lugares cimeiros da classificação. E, se exceptuarmos a luta entre Chris Atkinson e Matthew Wilson pela conquista do 6º lugar da geral, não houve grandes momentos de suspense.

O começo do dia revelou, porém, um novo dominador das especiais britânicas. Se ontem foi Mikko Hirvonen que dominou a seu bel prazer, hoje o protagonismo coube a Jari-Matti Latvalla, também num Ford Focus mas da equipa Sttobart. Latvalla, no entanto, encontrava-se muito afundado na classificação geral, após ter penalisado 10 minutos na especial final do dia de ontem, pelo que a sua demonstração de virtuosismo não teve grandes resultados em termos de lugares à geral. No entanto, o finlandês venceu 6 das 7 classificativas do dia, apenas perdendo a super-especial para Grönholm.

Mas voltando à luta entre Atkinson e Wilson. O australiano esteve sempre em posição de vantagem, nunca tendo perdido a sexta posição mas, no início da tarde, Wilson recuperou bastante terreno, tendo chegado a estar a apenas 0,3 segundos do Subaru. No entanto, Atkinson reagiu e aumentou a sua vantagem, consolidando, para já, a 6ª posição.

Assim, à partida para o último dia de prova, Hirvonen continua na frente, com 35,5 segundos de vantagem para Grönholm, que mantém a segunda posição, com Loeb a 39,5 segundos. Solberg mantém a 4ª posição, na frente se Sordo, Atkinson, Wilson e Manfred Stohl, que tem conseguido manter o Citroën Xsara na estrada.

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Rallye da GB - Dia 1


E chegámos à última prova do Mundial de 2007. Com a decisão do título de pilotos ainda em aberto, embora com a balança a pender mais para o lado de Loeb do que de Grönholm, a expectativa em torno das tácticas de cada um destes pilotos era grande.

Grönholm, que carrega nos ombros o peso de duas desistências consecutivas por despiste, que praticamente hipotecaram as suas aspirações ao título, começou a prova numa toada excessivamente cautelosa e, logo na primeira especial, perdeu mais de cinco segundos para o seu rival da Citroën. Mas, a partir da segunda especial, o finlandês consegui encontrar o ritmo mais adequado às péssimas condições climatéricas (o nevoeiro intenso marcou presença ao longo deste primeiro dia) e de piso, para saltar para a frente de Loeb, ocupando a segunda posição da geral enquanto Loeb fechava o pódium.

Quem parecia estar a correr com tempo limpo era Hirvonen. Aquele que é cada vez mais apontado como o substituto de Grönholm como primeiro piloto da Ford em 2008, venceu 5 das 6 classificativas do dia, e parte para o segundo dia de prova com 39,6 segundos sobre o seu chefe de fila, que se encontra 18,3 segundos na frente de Loeb, posições que dão o título ao francês da Citroën. Solberg é quarto, 36,1 segundos atrás de Loeb e com apenas 3,9 segundos de vantagem para o segundo Citroën, do espanhol Daniel Sordo.

Apesar das péssimas condições climatéricas, não houve abandonos por despiste entre os lugares cimeiros, mas Henning Solberg acabou por optar pela retirada de prova, devido aos problemas de embaciamento do pára-brisas, que viria a revelar-se irresolúvel. Também o Suzuki SX4 de Sebastian Lindholm abandonou com problemas de travões mas ambos os pilotos regressam à prova amanhã graças ao Super Rallye.

Alonso visita fábrica da Honda F1


Após ter abandonado a McLaren Mercedes, Fernando Alonso continua em busca de um lugar para continuar na Fórmula 1, se bem que já não hajam muitos volantes competitivos para a época que se avisinha.

O mais recente "alvo" do asturiano foi a Honda, com Alonso a ter efectuado numa visita à fábrica da equipa nipónica esta semana onde, inclusivé, moldou um assento à sua medida. Segundo a revista alemã Autobild, Alonso e a Honda estarão próximos de chegar a acordo, tendo as negociações entre ambas as partes tido início com uma "ajuda" de Bernie Ecclestone, numa tentativa de melhorar os fracos resultados da Honda na época agora finda.

Se se confirmar esta contratação, poderá ser o começo da ascensão da equipa nipónica, uma vez que o director de equipa passou a ser Ross Brawn.

Audi desvenda A3 Cabriolet


Já há muito perseguido pelas objectivas dos fotógrafos "espiões", o Audi A3 Cabrio foi agora oficialmente revelado. A resposta da marca dos anéis à rival BMW chega a Portugal na próxima Primavera, e será servido por quatro motorizações, duas a gasolina (1.8 TFSI de 160 cv e 2.0 TFSI de 200 cv) e outras tantas Diesel (1.9 TDI de 105 cv e 2.0 TDI de 140 cv), articuladas com dois níveis de equipamento, Attraction e Ambition.

Mas o que mais distingue o A3 Cabrio é, naturalmente, a capota. Esta é de lona e conta com várias opções disponíveis. De origem, conta com comando semi-automático sendo que, a título opcional, está disponível uma proposta completamente automática que conta ainda com o extra de apresentar um acabamento acustico e térmico superior. De acordo com os engenheiros da Audi, o nível sonoro dentro do A3 Cabrio com a capota acústica é apenas 1 db superior ao A3 fechado. Esta capota pode ser operada em andamento em velocidades até aos 30 km/h, sendo que as operações de abertura/fecho requerem apenas 9 segundos. Outra opção ainda passa pelas cores disponíveis para a capota: vermelho, azul ou preto.

Tratando-se de uma carroçaria aberta, os engenheiros da Audi dispensaram particular atenção aos reforços estruturais. Assim, o aço de elevada resistência abunda um pouco por todo o lado, enquanto reforços adicionais foram introduzidos nas embaladeiras, chão, pilares A e B, para além de estruturas adicionais a separar o habitáculo do compartimento de bagagens e no compartimento do motor.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Alpine de volta em 2010


A Renault está a desenvolver um modelo desportivo com vista a relançar a marca Alpine, cuja apresentação deverá ter lugar em 2010.

Este Alpine irá beber alguma inspiração ao A-110 (na foto), e será um dois lugares com motor turbo a gasolina colocado em posição central traseira.

Numa fase inicial, este será o único modelo da Alpine, estando ainda por decidir se, mais tarde, surgirá uma gama mais ampla.

Opel Insignia chega em Julho de 2008


Levando já largos anos no activo, o Opel Vectra apresta-se a passar o testemunho a um modelo completamente novo. Representando um corte radical com o Vectra, tudo muda no novo familiar da Opel, a começar pelo nome: Insignia, o mesmo do concept revelado no Salão de Frankfurt de 2003.

Para já, a Opel aguça-nos o apetite com um pequeno teaser da traseira do Insignia, revelando um farolin que lembra o novo Mazda 6.

Este modelo marca um virar de página na filosofia de design da Opel, assente nos traços preconisados pelo concept GTC, apresentado no Salão de Genebra deste ano.

Alain Visser, director de marketing da Opel, o "concept GTC mostra o quão excitante a nova linguagem de design da Opel vai ser".

O Opel Insignia será revelado ao público no Salão de Londres, em Julho de 2008.

Murciélago sujeito a "dieta e esteróides"


Com final de carreira previsto para daqui a dois anos, o Lamborghini Murciélago vai terminar a sua carreira em grande, perdendo peso, ganhando potência e... tracção traseira!

Aquela que deverá ser a última iteração sobre o tema Murciélago recebe a denominação SV, uma sigla já com grandes tradições na Lamborghini, tendo marcado presença, pela última vez, no Diablo. E tal como acontecia então, o combate ao peso estará no centro das atenções dos técnicos do construtor italiano.

Assim, a fibra de carbono tomará de assalto o Murciélago SV, estando presente nos painéis interiores das portas, no túnel da transmissão, em toda a carroçaria - excepto tejadilho e portas, realizados em alumínio - e na estrutura dos assentos. O ganho previsto situa-se na casa dos 150 kg. O facto de prescindir do diferencial dianteiro e passar a ser, unicamente, um tracção traseira, também contribuíu para este ganho. E para compensar o facto de agora serem só duas rodas a passar a potência ao asfalto, as ajudas electrónicas receberão novas leis de funcionamento, tanto mais que a caixa e-gear também é revista, permitindo passagens de caixa mais céleres (entre 0,4 e 0,2 segundos).

Por fim, mas decididamente não menos importante, o V12 receberá um suplemento energético pasando a debitar perto de 680 cv.

Substituto do Enzo poderá receber V8 turbo


A Ferrari encontra-se a equacionar a utilização de um motor V8 turbo no substituto do Enzo, em deterimento do actual V12. Roberto Fedeli, director técnico da Ferrari, justificou esta opção com a optimização da relação peso/potência, embora, sem dúvida, as cada vez mais apertadas normas anti-poluição estejam por trás desta hipótese. A marca de Maranello já admitiu, aquando da apresentação do estudo Milleqille (mil quilos em italiano) que o "downsizing" nas motorizações era uma aposta bastante viável.

Com a diminuição do número de cilindros e, certamente, da cilindrada, a receita para se extrairem valores de potência elevados (leia-se, consentâneos com os pergaminhos da Ferrari...) passa pela utilização da sobrealimentação. Fedeli admite que, para já, ainda não está feita a escolha final e que ambas as motorizações - V8 e V12 - encontram-se em desenvolvimento paralelo. De registar que este V8 é uma unidade inteiramente nova, e não um derivado do V8 do F 430.

O substituto do Enzo deverá surgir em 2012 e só mais perto desta data será conhecida qual a opção tomada pelos engenheiros da Ferrari.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Aston Martin Asia Cup em 2008


No seguimento da abertura dos seus dois primeiros espaços comerciais na China, mais concretamente em Pequim e em Xangai, a Aston Martin anunciou a criação de um troféu monomarca para a região da Asia.

Denominado Aston Martin Asia Cup (AMAC), este troféu conta com 12 provas, todas na região da Asia Pacífico, incluindo paragens no Japão, China, Malásia e Singapura. A animar as provas estarão 18 Aston Martin N24, com o V8 4.3 de 410 cv para um peso de 1350 kg, estando equipados com a caixa semi-automática Sportshift.

Para além dos habituais prémios monetários e troféus, o grande aliciante é o prémio reservado ao vencedor final do AMAC: participação paga no campeonato FIA GT, categoria GT4, com um Aston Martin N24.

BMW "ressuscita" Isetta


O pequeno BMW Isetta, popularmente conhecido em Portugal como "o Ovo", poderá estar de regresso no início da próxima década. Ao que tudo indica, a BMW está a estudar uma versão do Séc. XXI deste microcarro, como forma de responder ao sucesso do smart fortwo e do Fiat 500.

O motor continuará a ser montado na traseira mas é pouco provável que a única porta do Isetta original, que abria para a frente, transite para o seu herdeiro, que se tornará no modelo menos poluente da gama da BMW.

O surgimento deste novo Isetta poderá ocorrer em 2010.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Audi TTS e nova variante R8 em Detroit


Quando abrir as suas portas ao público, em Janeiro próximo, o Salão de Detroit vai revelar duas novidades da Audi, uma em versão final de produção e outra sob a forma de concept.

No primeiro caso, trata-se da há muito aguardada versão "RS" do TT, embora tudo indique que a sua designação oficial venha a ser TTS. A maior novidade, para além de alguns componentes visuais e aerodinâmicos, encontra-se debaixo do capot. Trata-se do dois litros TFSI de 265 cv, o mesmo que propulsiona o S3 e que, desta forma, entra directamente para o topo da pirâmide da gama TT, para o lugar actualmente ocupado pelo mesmo 2.0 TFSI mas na variante de 200 cv.

A outra novidade, o concept, é uma nova variante do superdesportivo R8, não havendo ainda a certeza se se trata da carroçaria Spyder (no esboço acima) ou da motorização V10, a mesma do "primo" Lamborghini Gallardo.

Porsche Boxster em edição limitada


Em 1960, no final das 12 Horas de Sebring, a dupla Hans Herrmann e Olivier Gendebien foi a primeira a ver a bandeira axadresada, no que constituiu a primeira vitória à geral do Porsche Type 718 RS 60 Spyder. Este modelo já tinha no seu palmarés inúmeras vitórias na respectiva classe, em ambos os lados do Atlântico, mas este foi o seu primeiro sucesso à geral, ainda por cima contra adversários com motores mais potentes.

Para celebrar este acontecimento, a Porsche decidiu criar uma edição limitada e numerada a, precisamente, 1960 unidades do Boxster. Baseado na versão S, o Bosxter RS Spyder 60 Limited Edition distingue-se pela sua pintura exclusiva em cinza metalizada, contrastando com o interior, em couro, de côr Vermelho Carrera (cinza escuro em opção), pelas jantes Porsche SportDesign de 19", ainda mais à face da carroçaria graças ao uso de espaçadores de vias, spoiler dianteiro e escape desportivo, responsável pelo aumento de potência de 295 para 303 cv.

A capota pode ser em vermelho (juntamente com os estofos da mesma côr) ou preta, para os interiores em cinza. No interior encontramos, ainda, logos RS 60 Spyder bem como uma placa com o número da unidade em causa.

A comercialização tem início em Março de 2008 e, na Alemanha, o Porsche Boxster RS 60 Spyder apresenta uma factura de 63 873 euros.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Subaru mostra teaser do Forester


A Subaru parece ter ganho o gosto de apresentar imagens escuras (embora nós tenhamos clareado esta para uma melhor percepção do modelo) dos seus futuros lançamentos e, após os vários teasers do Impreza WRX STI, parece agora iniciar-se a saga do Forester. A apresentação está agendada para o dia 23 de Dezembro e, ao que aprece, até lá vamos "tendo" notícias do novo Forester. Para já, apenas esta imagem foi libertada não havendo sequer especificações técnicas.

Nissan 200 SX de regresso?


Actualmente, a Nissan encontra-se mais focada nos SUV e nos desportivos com os Qashqai e Murano, e 350Z e GTR, respectivamente. No que respeita a estes últimso, e por muito apetecíveis que sejam, apresentam facturas demasiado elevadas para que os compradores mais jovens a eles consigam chegar. As boas notícias são que um herdeiro do espírito do 200 SX poderá chegar ao mercado em 2010.

Tanto Carlos Ghosn como Toshiyuki Shiga, COO da Nissan, expressaram o desejo de verem este modelo no mercado no início da próxima década.

Para já, ainda não há referências a motorizações mas a melhor aposta da Nissan passa pela receita do 200 SX: um motor turbo de baixa/média cilindrada, de modo a manter o preço contido mas apresentar performances de bom nível.

Audi A4 híbrido em 2010


Aquando da apresentação do novo Audi A4, Wolfgang Hatz, chefe do departamento de motores da Audi, afirmou, numa entrevista ao site Inside Line, que o A4 irá receber uma motorização híbrida dentro de dois anos e meio, três anos.

Hatz, também conhecido como "Mr Engine", e cujo curriculum inclui passagens pela BMW (M3 E-30), Alfa Romeo, Ferrari e Porsche (programa da Fórmula 1), afirmou que a importância do novo A4 para a Audi é crítica afirmando que "o A4 é o coração da Audi. Se ele não funcionar, a companhia morre. É tão simples como isto".

Daí a introdução desta versão híbrida, solução para a qual a plataforma do A4 foi concebida de origem para a receber num futuro próximo. Esta motorização híbrida é algo que a Audi já tem vindo a ensaiar ultimamente. Em Setembro de 2005, no Salão de Frankfurt, a marca dos anéis apresentou o Q7 Hybrid, equipado com um V8 4.2 FSI de 350 cv, ajudado por um motor eléctrico que cooperava com 200 Nm adicionais e 32 Kw. Mais recentemente, no Salão de Tóquio deste ano, surgiu o Metroproject quattro. Este contava com o 1.4 TFSI de 150 cv acoplado a um motor eléctrico - possivelmente a mesma unidade do Q7 Hybrid - que debitava 30 Kw e 200 Nm adicionais.

Quanto ao A4, Hatz revelou ainda que, para além desta motorização híbrida, receberá um 3.0 TDI com 240 cv, capaz de consumir menos 35% de combustivel.

domingo, 25 de novembro de 2007

Sérvia na "mira" de Mosley


Depois da India, poderá ser a Sérvia o próximo destino da Formula 1. Max Mosley, presidente da FIA, visitou a capital Belgrado, tendo-se encontrado com o primeiro ministro Vojislav Kostunika para debater a possíbilidade da construção de um circuito capaz de albergar a disciplina máxima do desporto automóvel. E de acordo com os meios de comunicação locais, esta é já a segunda vez que Mosley visita Kostunika.

O primeiro ministro sérvio realça a importância deste projecto não só para o automobilismo sérvio, como igualmente para o turismo e economia da região. Outro assunto que, alegadamente esteve na mesa, foi o futuro do jovem piloto sérvio Milos Pavlovic, que este ano terminou em terceiro lugar nas Wolrd Series By Renault. Pavlovic é apoiado pela Industria Petrolífera da Sérvia e pela Telekom Srbija, o que representaria mais dinheiro a entrar para a Fórmula1.

Koenigsegg CCXR mais próximo


Aquando da realização do Salão de Genebra, em Março último, a Koenigsseg já tinha revelado as suas intenções de produzir uma versão ainda mais potente do seu desportivo, de modo a bater o Bugatti Veyron. E apesar da data de comercialização ainde ser uma incógnita, o construtor sueco divulgou uma primeira imagem oficial do CCXR, bem como uma estimativa do preço: 1.5 milhões de euros.

Por este preço, obtemos em troca um superdesportivo com carroçaria em fibra de carbono, equipado com um V8 4.7 com dois compressores volumétricos Rotrex, capaz de debitar nada menos que 1018 cv e 1060 Nm. Outro ponto positivo é o facto deste V8 funcionar a bioetanol, diminuindo as emissões poluentes. Outra vantagem da queima do bioetanol em vez de gasolina é que o primeiro conta com mais octanas, permitindo uma maior eficiência energética. Os consumos apontados pela Koenigsegg são de 22 l/100 km, em ciclo misto. O porquê destes consumos tão elevados são explicados pelas performances: 2.9 segundos bastam para atingir os primeiros 100 km/h, enquanto o fôlego só se esgota já para lá da barreira dos 400 km/h! Estes números ainda não foram oficializados pelo que o Bugatti Veyron continua recordista... para já.