quinta-feira, 24 de abril de 2008

A3 com suave restyling

A Audi actualizou o A3. As mudanças operadas são muito discretas, com a carroçaria a evidenciar os grupos ópticos redesenhados e o habitáculo a mostrar nova decoração no painel de instrumentos.
Os ponteiros a vermelho e nova qualidade na luz branca das instruções ao condutor são duas das alterações, bem como um novo sistema que indica a mudança mais adequada a engrenar. De conteúdo mais prático é o aumento da carroçaria do A3 de três portas, que cresce 2,5 cm, totalizando agora 4,24 m de comprimento, e que permite uma bagageira com capacidade total de 1.080 litros.
No que respeita às motorizações, o leque é já conhecido, com as versões de acesso 1.6 a gasolina e 1.9 TDI a oferecerem caixas manuais de cinco relações. A transmissão de seis velocidades equipa quase toda a restante gama, excepto o seis cilindros 3.2, com 250 cavalos, que vem equipado de série com a S-Tronic, de seis velocidades e dupla embraiagem.
A nova versão está disponível a partir do Verão.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

E ainda…Mercedes-Benz CLC

Também em Junho chega a Portugal a nova geração do Classe C Sport Coupé. Apesar de se tratar, acima de tudo, de um restyling, o modelo já com sete anos, afirma-se como um novo modelo a até ganhou um novo nome próprio: CLC.
O interior mantém-se quase intacto mas recebeu a panóplia tecnológica do «Infotainment» da Mercedes (USB, Bluetooth, disco rígido, etc). A suspensão foi alvo de ligeiras mudanças e já a direcção recorre ao sistema da Mercedes «Direcção directa» para propor uma nova comunicação com o asfalto.
O único motor a ganhar potência foi o 200 Kompressor que tem agora mais 21 cv (184 cv). Os Diesel mantêm a potência mas por estarem mais «amigos do ambiente», nas emissões poluentes, estão mais acessíveis.
Os preços: 180 Kompressor 36 mil euros; 200 Kompressor 38 mil euros; 200 CDI 40 mil euros; 220 CDI 42 mil euros; 320 V6 48 mil euros e 350 V6 60 mil euros.

Splash chega em Junho


O novo compacto da Suzuki Splash será proposto no mercado nacional em Junho, estando já disponível para encomenda nos concessionários da marca.
Por cá, o novo compacto será proposto com dois motores a gasolina – 1.0 de 65 cv e 1.2 de 86 cv – e um a gasóleo: 1.3 litros 16V, common rail com filtro de partículas opcional e 75 cv de potência. Todas estão associados a caixa manuais de cinco velocidades.
Os preços são os seguintes:
1.0 GL 10.500 €
1.0 GLS 11.900 €
1.2 GLS 13.900 €
1.3 DdiS GLS 15.800 €

terça-feira, 22 de abril de 2008

Ford Fiesta S no Salão de Pequim


A Ford elegeu o certame chinês para apresentar uma versão mais desportiva do novo Fiesta.
O carácter «dinâmico» deste modelo é transmitido pelo aileron traseiro, jantes especiais com pneus de baixo perfil e acabamentos específicos no pára-choques frontal, tendo ainda a sigla S a marcar presença na traseira do veículo.
O novo Fiesta chega ao mercado nacional nofinal do ano, com motores 1.2, 1.4 e 1.6 a gasolina, com a oferta Diesel a ficar a cargo dos 1.4 e 1.6 TDCi.

domingo, 20 de abril de 2008

Turbo S regressa à gama Porsche Cayenne


O Salão de Pequim está a revelar-se fértil em lançamentos de SUVs alemães. Depois da Mercedes-Benz ter revelado o GLK e da Audi o Q5, foi agora a vez da Porsche revelar o Cayenne Turbo S.

Esta versão já fez parte do alinhamento da gama Cayenne mas, após o restyling, tinha sido posta de parte. Até agora, graças à procura em mercados como Europa de Leste e Ásia.

O Cayenne Turbo S conta com o 4.8 V8 biturbo que encontramos no Cayenne Turbo mas, desta feita, com mais 50 cv, totalizando 550 cv. Com este suplemento vitamínico, o SUV da Porsche acelera dos 0-100 km/h em 4,8 segundos, só se detendo nos 280 km/h. Por falar em deter, a Porsche equipou de origem o Cayenne Turbo S com travões em composto de cerâmica.

Exteriormente, as únicas alterações são as jantes de 21", a nova côr "cinza lava" e tomadas de ar e abas dos guarda-lamas na côr da carroçaria.

O Porsche Cayenne Turbo S começará a ser comercializado em Agosto.

Oficial: Audi Q5




Um dos modelos mais aguardados do ano aí está: o Audi Q5. A sua apresentação está a ter lugar no Salão de Pequim, o mesmo certame onde se revela um dos seus rivais directos, o Mercedes-Benz GLK, já aqui apresentado. No entanto, a Audi apresenta o Q5 como o SUV mais desportivo da sua categoria, muito em linha com o espírito da marca Audi.

Partindo da base modificada do A4, o Q5 apresenta-se como o mais longo dos pequenos SUV de "elite", com os seus 4,63 metros de comprimento, suplantando o BMW X3 por 6 cm e o Mercedes-Benz GLK por 11 cm. O seu visual esguio é acentuado pela altura de 1,66 metros, menos 2 cm que o X3, dando a sensação de ser ainda mais longo. A sua distância entre eixos, de 2,81 metros, é, segundo a Audi, a mais longa do segmento, proporcionado um bom nível de habitabilidade para os cinco ocupantes passíveis de ser acomodados no seu interior.

E já que falamos no interior, este apresenta-se replecto de equipamento e de funcionalidades de carga, previstas de série ou opcionalmente consoante as versões. Tendo isto em conta, contamos com sistema multimédia com ligações Bluetooth, suportes para copos com possibilidade de aquecer ou refrescar bebidas, fixações de carga, possibilidade de transportar objectos de grandes dimensões, como pranchas de surf, por exemplo, e sistema de alta fidelidade Bang & Olufsen.

Mecanicamente, o Audi Q5 estará, de início, disponível com três motorizações, sendo uma a gasolina e duas Diesel. No primeiro caso temos o 2.0 TFSI mas que foi bastante revisto debitando agora 211 cv e um binário máximo de 350 Nm, disponíveis logo às 1500 rpm. Com esta unidade o Q5 sprinta dos 0-100 km/h em 7,2 segundos e atinge os 220 km/h de velocidade máxima. Nos Diesel contamos com a unidade 2.0, na sua variante de 170 cv, e com o V6 3.0 com 240 cv. Com a primeira motorização, o Audi Q5 acelera dos 0-100 km/h em 9,5 segundos e atinge os 204 km/h. Já o 3.0 TDI permite 6,5 e 222 km/h, respectivamente.

Em termos de transmissão, o 2.0 TDI conta com uma caixa de seis relações e comando manual. Para o 2.0 TFSI e o 3.0 TDI está reservada a nova caixa S-Tronic com dupla embraiagem e sete velocidades. A tracção é integral permanente, via o sistema quattro da Audi, com uma repartição de potência 40/60 para o eixo dianteiro e traseiro, respectivamente. Em situações de maior necessidade, esta repartição pode ir até um máximo de 65% para o eixo dianteiro e 85% para o traseiro.

O Audi Q5 conta com uma panóplia de sistemas de ajuda à condução que estão adptados para uso em fora de estrada. A título de exemplo, o ABS "reconhece" o tipo de piso em que o Q5 circula - conforme se trate de gravilha, areia, lama ou relva, por exemplo - a adapta o seu funcionamento em conformidade. Igual capacidade possui o ESP que conta, ainda, com uma caracteristica adicional: os seus sensores são capazes de tomar em linha de conta o facto do Q5 transportar carga adicional nas barras do tejadilho, com o consequente aumento do centro de gravidade, e torna a entrada em acção do ESP mais precoce nestas condições.

O Audi Q5 será fabricado em Ingolstadt e em Changchun, na China, estando o início de comercialização previsto para o Verão. Em Fevereiro de 2009 deverá surgir o Q5 hibrido.