sexta-feira, 11 de abril de 2008

VW aumenta produção do Tiguan


O "irmão mais novo" do VW Touareg, o Tiguan, tem grangeado enorme sucesso de vendas, apesar de ter ainda pouco tempo de vida no mercado, sucesso esse que tem levado a um aumento do tempo de espera por parte dos clientes por um Tiguan. Em alguns casos, essa espera chega mesmo a 10 meses.

Para tentar eliminar essa situação a VW anunciou que vai aumentar substancialmente a cadência de produção do modelo na fábrica de Wolfsburg. Actualmente, saem da linha de montagem 220 unidades diárias mas a marca alemã vai aumentar este número para 400 ou 450 unidades por dia.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Mercedes-Benz com novo motor Diesel


A Mercedes-Benz apresentou um novo motor Diesel, com 2,1 litros, destinado a equipar as versões 200, 220 e 250 CDI das gamas da marca da estrela.

Esta unidade de quatro cilindros apresenta dupla sobrealimentação e dispõe de três níveis de potência, consoante a versão a que se destina. Assim, o 200 CDI apresenta 136 cv, o 220 CDI 170 e o 250 CDI 204 cv, apresentando esta última versão consumos de 5,4 l/100 km em ciclo misto. As emissões também desceram 13% em relação ao propulsor que agora cede o seu lugar.

Este novo propulsor terá a sua estreia comercial ainda este ano, montado no Classe C.

Vauxhall renova imagem


A Vauxhall, o alter-ego britânico da Opel, apresentou uma imagem do novo símbolo que será estreado no Insignia. Esta dupla estreia terá lugar no Salão de Inglaterra, em Julho.

De acordo com Bill Parfitt, director da Vauxhall, este novo símbolo "presta homenagem à herança de mais de cem anos da Vauxhall, ao mesmo tempo que espelha a nova filosofia de design da marca".

Lembramos que o Insignia é o substituto do actual Vectra.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Nissan lança Qashqai+2


A gama NIssan Qashqai apresta-se a receber um novo elemento, o Qashqai+2. Este destaca-se do modelo já à venda por possuir mais dois lugares (daí o nome) graças aos 211 mm adicionais no comprimento.

A distância entre eixos também sofreu um acréscimo, no caso de 135 mm, enquanto a altura também aumentou 38 mm. Este aumento de dimensões acerretou um peso extre de 100 kg relativamente ao Qashqai de cinco lugares.

Os dois bancos extra do Qashqai+2 albergam com algum conforto passageiros até 1,60 metros de altura e podem ser dobrados e alojados no findo da bagageira de modo a proporcionarem um aumento da capacidade de carga.

Mecanicamente, tudo permanece inalterado mantendo-se o alinhamento de motores já disponível.

O Nissan Qashqai+2 será apresentado em Julho, no Salão de Londres.

domingo, 6 de abril de 2008

F1 08 - GP do Barhain - Corrida


O GP do Barhain começou com uma pole surpresa graças à prestação de Robert Kubica na sessão de qualificação de ontem, naquela que foi a primeira pole da sua carreira na Fórmula 1 e que veio, igualmente, demonstrar o crescendo de forma dos BMW Sauber. Esse evoluir dos carros brancos veio a confirmar-se nas corrida onde foram os únicos a conseguir dar alguma réplica aos Ferrari, que conseguiram a primeira dobradinha desta época.

Tal como dissemos, Kubica arrancou da pole tendo a seu lado Felipe Massa no Ferrari. No entanto o brasileiro, desesperadamente a necessitar de um bom resultado, passou para a frente e não mais voltaria a perder o comando até final. Kubica descia para segundo e na terceira volta seria ultrapassado pelo outro Ferrari, o de Räikkönen. Quem hipotecou logo à partida a sua corrida foi Lewis Hamilton. O britânico da McLaren-Mercedes fez um péssimo arranque e no final da primeira volta era apenas 10º. Mas os erros de Hamilton não ficariam por aqui. Numa travagem mal calculada, atingiu a traseira do Renault de Alonso e viu-se forçado a ir às boxes tendo acabado a corrida apenas em 13º lugar... atrás do Force India de Giancarlo Fisichela! Desta forma, Hamilton perdeu a liderança do Mundial de pilotos.

Já os dois BMW ocuparam as posições logo a seguir ao Ferrari, com Kubica a ser terceiro e Heidfeld quarto. Esta prestação de ambos os piltos veio confirmar, definitivamente, a BMW como equipa a ter em conta, ocupando agora a liderança da tabela dos construtores, à frente da Ferrari e da McLaren-Mercedes. Kovalainen, no segundo McLaren, viu-se incapaz de se chegar aos BMW e teve que se contentar com a quinta posição, num fim-de-semana que poderia ter sido bem melhor para a escuderia anglo-germânica.

Trulli confirmou a sua boa prestação na qualificação e levou o Toyota ao sexto lugar sendo, mais uma vez, o melhor "dos outros". Quem voltou a desiludir foi a Renault. Alonso sobreviveu ao incidente com Hamilton mas não teve sequer andamento para superar o segundo Toyota, o de Timo Glock. Já Nelson Piquet Junior abandonou mais uma vez, desta feita devido a problemas mecânicos. Um mau começo de época para a equipa francesa e que está cada vez mais a despertar os desejos de Alonso abandonar a equipa.

Após o GP do Barhain as tabelas de pilotos e construtores sofreram algumas alterações interessantes, estando agora assim ordenadas:


  1. Räikkönen - 19 pontos

  2. Heidfeld - 16 pontos

  3. Hamilton - 14 pontos

  4. Kubica - 14 pontos

  5. Kovalainen - 14 pontos

  6. Massa - 10 pontos

  7. Trulli - 8 pontos

  8. Rosberg - 7 pontos

  9. Alonso - 6 pontos

  10. Webber - 4 pontos

  11. Nakajima - 3 pontos

  12. Bourdais - 2 pontos



  1. BMW Sauber - 30 pontos

  2. Ferrari - 29 pontos

  3. McLaren-Mercedes - 28 pontos

  4. Williams-Toyota - 10 pontos

  5. Toyota - 8 pontos

  6. Renault - 6 pontos

  7. Red Bull-Renault - 4 pontos

  8. STR-Ferrari - 2 pontos


O circo da F1 tem agora um intervalo de três semanas até ao próximo GP, a prova espanhola, a primeira da temporada em solo europeu, de 25 a 27 de Abril. Com os seis primeiros na tabela dos pilotos separados por 9 pontos e três equipas com 2 pontos de diferença o Mundial deste ano promete bastante.