sábado, 23 de fevereiro de 2008

Aston Martin planeia Vantage vitaminado


A Aston Martin encontra-se já a ultimar os testes de uma versão revista e melhorada do V8 Vantage, de forma a proporcionar a este modelo mais e melhores argumentos na luta contra o Porsche 911 e outros rivais.

Este Vantage revisto contará com algumas modificações no interior, de modo a porporcionar mais classe e requinte e, como não poderia deixar de ser, um motor igualmente melhorado. A marca inglesa tem, actualmente, alguns protótipos em testes na Suécia e, de acordo com os registos das respectivas matrículas, estes contam com um V8 de 4733c.c. contra os actuais 4280 c.c.

Este Aston Martin V8 Vantage começará a ser comercializado em Maio próximo, pelo que não nos surpreenderia vê-lo em Genebra.

Opel Tigra Illusion une dois conceitos


Quando surgiu no mercado, o actual Opel Tigra rompeu com o seu antecessor em vários capítulos, um dos quais foi o ter passado a ser um descapotável. Enquanto descapotável, o Tigra acabou por receber um tejadilho rígido retráctil ao invés de uma mais tradicional capota de lona. Se esta solução é incontstavelmente mais prática e segura contra actos de vandalismo, também é verdade que não tem o charme e carisma das capotas de lona. Por essa razão a Opel criou a versão Illusion do Tigra, destinada a agradar a "gregos e troianos". O tejadilho rígido retráctil mantém-se mas apresenta-se coberto com lona bordeaux, dando o aspecto de um descapotável de capota de lona mas, ao mesmo tempo, mantendo a superior versatilidade do tejadilho rígido.

O Opel Tigra Illusion estará disponível com as motorizações 1.4 de 90 cv e 1.8 de 125 cv.

Genebra será o seu palco de estreia.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Acessórios BMW Performance para Série 1 e 3


A BMW inaugurou uma linha de acessórios estéticos e mecâncos destinados a melhorar a aparência e prestações dos Série 1 e 3.

Denominada BMW Performance esta linha dispõe de elementos aerodinâmicos, jantes, travões, suspensões, itens para o interior, tudo destinado a conferir uma dinâmica e prestações ainda mais desportivas. Todos estes acessórios podem ser montados à-posterióri em modelos já em circulação, bastando dirigir-se a um concessionário BMW.

A razão de ser da BMW Performance é oferecer possibilidades de personalização por peças, ao invés de propor um automóvel completo, como a BMW M.

Esta linha de acessórios será apresentada ao público no Salão de Genebra.

Europa recebe Chrysler 300C Diesel


Até agora, a sigla SRT (Street and Racing Techonology) da Chrysler era sinónimo do mitico Hemi V8 e, consequentemente, de elevadas performances e consumos a condizer. Mas agora a marca americana veio mudar este cenário com a introdução do Chrysler 300C SRT Diesel, pelo menos na Europa, onde esta versão será comercializada em exclusivo.

Debaixo do longo capot encontramos uma unidade V6 com três litros de capacidade e 218 cv de potência, unidade esta de origem Mercedes-Benz.

O 300C SRT Diesel conta já com o discreto restyling que a restante gama receberá, destacando-se as ópticas traseiras ligeiramente reformuladas, o pequeno rebordo na tampa da mala e um novo sistema de navegação por satélite com disco rígido de 20 Gb.

Laguna GT estreia dois motores e 4WS


Uma das novidades que a Renault vai levar ao Salão de Genebra é a versão GT do Laguna. Disponível nas carroçarias berlina e carrinha, o Laguna GT é mais que um mero novo nível de equipamento na gama do familiar francês dado que esta nova versão encerra algumas caracteristicas específicas e exclusivas.

A mais noticiada pela marca do losango é o sistema de quatro rodas direcionais (4WS). O comunicado da Renault não entra em grandes pormenores técnicos apenas referindo que "os ganhos em dinamismo e manobrabilidade são enormes". Mas o Laguna GT guarda ainda mais duas novidades exclusivas, na forma das suas motorizações: duas unidades de dois litros, uma a gasolina, turbo comprimida, com 205 cv, e a dCi com 180 cv.

Visualmente, o Renault Laguna GT distingue-se pelas jantes Celsium de 18", embaladeiras e pára-choques epecíficos e ópticas com fundo escurecido. No interior o destaque vai para os revestimentos específicos, logo GT nas costas dos bancos dianteiros e pedaleira em alumínio perfurado.

A comercialização do Laguna GT tem início na Primavera, sendo que este vem acompanhado de uma garantia de 3 anos ou 150 000 km.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Opel antecipa Meriva com concept


A Opel revelou hoje um desenho e alguns detalhes de um concept que vai expôr em Genebra e que antecipa as formas do futuro Meriva.

Agendado para 2009, o Meriva terá como principal traço distintivo as portas traseiras de abertura "suicida", ou seja contrárias ao sentido de marcha, num sistema que a Opel designou de FlexDoors. A principal diferença das portas da Opel em relação a propostas semelhantes de outras marcas é que as portas traseiras podem ser abertas independentemente das dianteiras se encontrarem abertas ou não, ao contrário do que acontece, por exemplo, com o Mazda RX-8 ou Mini Clubman. Outra diferença do Meriva é o facto de manter o pilar B, decisão que a Opel justifica com o ancoramento das portas e razões de segurança.

O Meriva contará com o sistema FlexSeven, já conhecido do Opel Zafira, permitindo uma maior modularidade e aproveitamento do espaço interior. Para já, a Opel não divulgou mais informações sobre este estudo reservando-as para o salão.

BMW leva estudo de X5 hibrido a Genebra


Dando continuidade à política da BMW Efficient Dynamics, a marca bávara vai apresentar em Genebra um concept de uma versão hibrida do X5.

Este está equipado com o dois litros biturbo Diesel de 204 cv, ao qual está associado um pequeno gerador eléctrico montado na nova caixa automática de oito velocidades. Este motor eléctrico providencia mais 20 cv e 210 Nm quando em aceleração. Com esta combinação, o X5 acelera dos 0-100 km/h em 8,9 segundos ao mesmo tempo que consegue consumos de apenas 6,5 l/100 km e emissões de co2 de 172 g/km.

Este X5 concept conta ainda com sistema de aproveitamento da energia de travagem, a qual é armazenada em baterias de iões de litio acondicionadas no fundo da bagageira, energia essa que pode ser aproveitada para operar a assitência eléctrica da direção, a bomba do circuito de refrigeraão ou o ar condicionado. No tejadilho pontifica um painel foto-voltaico, com uma área de 1m2, cuja energia captada pode ser imediatamente utilizada ou armazenada para posterior uso.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Oficial - Volvo XC60



Após aqui lhe termos trazido as primeiras imagens do Volvo XC60 chegou agora a vez da divulgação oficial dos dados e restantes imagens pela marca sueca.

Mecanicamente, o Volvo XC60 propõem uma escolha entre três motorizações: o T6 a gasolina de 285 cv e duas variantes de potência do Diesel D5, uma com 163 e outra com 185 cv. Todos estes motores estarão associados à tracção integral estando reservada unicamente para 2009 o surgimento de uma versão de tracção dianteira que recorrerá ao D5 de 163 cv.

Mas a grande aposta da Volvo para o XC60 é no capítulo da segurança. A marca sueca instalou no seu novo SUV um sistema, de série em toda a gama, designado CitySafety. Este monitoriza permanentemente a distãncia para o veículo precedente e, em caso de o XC60 se aproximar demasiado e o condutor nada fizer para evitar o embate, o sistema trava o veículo automaticamente.

O Volvo XC60 chegará aos diversos mercados europeus a partir de Outubro.

Gama Audi A4 recebe carrinha



Apresentado no Salão de Frankfurt, em Setembro passado, o Audi A4 apresta-se agora a receber a Avant (carrinha), o que aocntecerá no Salão de Genebra, que tem lugar de 6 a 16 de Março.

A nova Audi A4 Avant apresenta-se cerca de 12 cm mais longa que a sua antecessora apresentado um comprimento total de 4,70 metros. Parte deste incremento do comprimento destinou-se à bagageira, cuja capacidade varia entre 490 e 1430 litros, isto consoante os bancos posteriores se encontram na sua posição normal ou rebatidos, respectivamente.

O interior mantém-se idêntico ao da berlina contando os ocupantes com vários itens de conforto e entretenimento, entre os quais o sistema de alta fidelidade Bang & Olufsen com 505 watts e 14 altifalantes ou o novo sistema de climatização optimizado, que permite poupar até 0,2 litros de combustível por cada 100 km, quando comparado com o sistema anterior.

O equipamento de segurança, apanágio da Audi, também está em alta, destacando-se o aviso de mudança involuntária de faixa, cruise-control adaptativo, alerta de veículos no ângulo morto, limitadores de esforço nos cintos de segurança e air-bags de abertura faseada, entre outros.

Debaixo do capot encontramos quatro motorizações, duas a gasolina e outras tantas Diesel. No primeiro caso tratam-se do 1.8 TFSI de 160 cv e do 3.2 V6 FSI com 265 cv, o motor mais potente da gama A4. Nos Diesel contamos com o 2.0 TDI, nas variantes de 143 e 170 cv, e com o 3.0 V6 TDI de 240 cv. Traduzindo em prestações, o 1.8 TFSI impulsiona a A4 Avant até aos 100 km/h em 8,9 segundos e permite uma velocidade máxima de 218 km/h. Já o poderoso 3.2 autoriza 6,4 segundos e 250 km/h, limitados electronicamente. Os Diesel também não decepcionam nas performances. O 2.0 TDI de 143 cv rubrica 9,7 segundos dos 0-100 km/h e 208 km7h de velocidade máxima, sendo que a variante de 170 cv consegue cronos de 8,6 segundos e 222 km/h nas mesmas situações. O mais potente 3.0 TDI leva a A4 Avant a atingir os primeiros 100 km/h em 6,3 segundos, só se detendo nos 250 km/h.

A comecialização da nova Audi A4 Avant tem início na Primavera.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Alfa 8C Spider pronto para comercialização



Após o sucesso de vendas retumbante que foi o 8C Competizione - todas as unidades previstas estão já vendidas, uma das quais em Portugal - a Alfa Romeo leva agora ao Salão de Genebra o 8C Spider, a belissima interpretação aberta do coupé desportivo da marca de Arese.

A única modificação de vulto do Spider é mesmo a capota de lona, a qual conta com comando eléctrico, através de um botão colocado no tablier. Esta capota é composta por duas camadas, sendo a exterior mais resistente, para melhor enfrentar as agruras do contacto com o exterior, enquanto a interior proporciona o necessário isolamento térmico e acústico.

Mecanicamente, nada muda. O Alfa Romeo 8C Spider mantém o V8 4.7 com 450 cv de potência trasmitiso às rodas traseiras.

Apenas 500 unidades do 8C Spider serão fabricadas não tendo, para já, a Alfa Romeo divulgado preços.

Peugeot leva 308 SW e GT a Genebra



A gama 308 da Peugeot apresta-se a receber duas novas adições à sua gama, na forma de um novo modelo e uma nova versão.

A mais importante destas novidades é, sem dúvida, a 308 SW. A carrinha 308 conta com algumas alterações - para lá da óbvia da carroçaria - em relação à berlina. Por exemplo, a sua distância entre eixos cresceu 100 mm e a pendente traseira (distãncia que vai da roda ao extremo do pára-choques) 124 mm. O objectivo destas alterações foi a possibilidade de incorporar dois assentos adicionais na traseira, passando a 308 a contar com três filas de assentos e capacidade para albergar até sete ocupantes. Estes dois assentos extra são amovíveis, tal como os três bancos independentes da segunda fila, tudo isto com vista a melhorar a capacidade de carga. Esta é de 674 litros (na configuração de cinco lugares), podendo ir até 2149 litros, isto semos bancos traseiros e contado até à altura do tejadilho. O acesso ao compartimento de carga pode ser efectuado quer através da abertura de todo o portão traseiro ou só do óculo.

O interior é idêntico ao da berlina 308 e é "arejado" por um tejadilho panorâmico em vidro com uma área total de 1,68 m2, mais 27% que a 307 SW.

As motorizações são as mesmas presentes na berlina. A comercialização da 308 SW terá início no mês de Junho.

Quanto ao 308 GT THP, a versão desportiva da gama, conta com a variante de 175 cv do 1.6 turbo, a mesma unidade presente no 207 THP e Mini Cooper S. Com esta motorização, o 308 GT THP consegue acelerar dos 0-100 km/h em 8,3 segundos e conta com uma velocidade máxima de 225 km/h.

Visualmente, o 308 GT THP apresenta-se (demasiado) discreto, apenas se diferenciando pelas jantes, distância ao solo inferior e aplicações em alumínio no interior. Chega aos mercadosna Primavera.

Logan pick-up na Roménia a partir de Março



A Dacia revelou a versão pick-up do popular Logan criando, assim, uma ferramenta de trabalho robusta e acessível. A Roménia, o seu país de origem, será o primeiro mercado a receber a Logan pick-up, já em Março, com um preço base de 7250 €.

O mais recente membro da família Logan conta com uma caixa de carga cujo comprimento útil é de 1,80 metros, complementados com os 1,37 metros de largura. Isto traduz-se numa capacidade de carga máxima de 800 kg.O fundo da caixa conta com 16 pontos de ancoramento, de forma a possibilitar um melhor acondicionamento dos mais variados tipos e volumes de carga. Já o acesso é facilitado pelo portão, cujo ponto de acesso mais baixo fica a apenas 64 cm do solo, portão esse capaz de suportar pesos até 300 kg. O habitáculo também conta com um amplo espaço de arrumação por trás dos bancos dianteiros, espaço este com uma capacidade de aproximadamente 300 litros.

Em termos de motorizações, a Dacia Logan pick-up conta com três opções, uma a gasolina e duas Diesel. A rimeira é o 1.6 MPI com 90 cv. Do lado dos Diesel temos o 1.5 dCi nas variantes de 70 e 85 cv.

A Dacia Logan pick-up será fabricada na fábrica de Pitesti, na mesma linha de montagem das Logan MCV e Van.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Caça à multa



Sendo este um tema polémico, temos consciência à partida que poderá gerar opiniões diversas e, por isso, queriamos deixar bem claro que não defendemos de forma alguma aqules que, sistematicamente, excedem os limites de velocidade em vias sem condições de segurança para tais velocidades. Da mesma forma, também não concordamos com acções completamente predadoras da Brigada de Trânsito, como a exemplificada nesta imagens, obtidas nos Cabos de Àvila, principalmente quando a própria Brigada de Trânsito vem sempre a público afirmar que não efectua caça à multa, mas antes tem uma acção pedagógica e preventiva, algo que estas imagens desmentem totalmente. Onde está a pedagogia e prevenção de uma viatura escondida nos arbustos? Já para não falarmos do "pormenor" de o local onde a dita viatura está "acampada" não nos parecer um local de estacionamento autorizado...

É ponto assente que a presença das viaturas identificadas da Brigada de Trânsito, ou de outra força policial, é altamente dissuasora. Quantos de nós não viram já o efeito que um veículo identificado a circular nas estradas tem nos outros condutores?

Por esta razão, e apenas por esta razão, decidimos publicar estas fotos que recebemos por e-mail. Mas, mais uma vez, que fique bem claro que não concordamos com os excessos de velocidades e com alguns comportamentos completamente criminosos de alguns condutores. Apenas achamos que quem devia dar o exemplo está a enviar, na verdade, uma mensagem completamente diferente da que apregoa.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Fuga revela Fiat 500 Abarth



A Fiat planeava manter o 500 Abarth em segredo até á hora do levantar do véu em Genebra, mas uma fuga de informação fez com que as iamgens oficiais do modelo acabassem na internet.

A versão mais desportiva do bem sucedido Fiat 550 não esconde as suas ambições e vocação, e ostenta um vistoso kit de carroçaria que engloba alargamentos dos guarda-lamas, pára-choques mais desportivos, jantes específicas, extractor traseiro e dupla saída de escape, para além dos logos referentes à Abarth.

Mecanicamente, e embora as informações técnicas não tenhama companhado estas imagens, o 500 Abarth será motorizado pelo 1.4 turbo a gasolina, muito possivelmente na variante de 150 cv.

Se dinamicamente o Fiat 500 Abarth corresponder à expectativa prometida pelo seu visual, parece que a Fiat apenas veio aumentar a sua dificuldade em consguir responder a todas as encomendas do pequeno 500.

Lancia Delta revela-se



A Lancia já tinha divulgado algumas imagens do novo Delta, cuja estreia está agendada para o Salão de Genebra, mas agora mais algumas imagens do familiar médio da marca italiana surgiram na internet.

Nestas é possível ver o tejadilho panorâmico em vidro e parte superior da carroçaria em negro, numa combinação bi-tonal já habitual na Lancia.

Tecnicamente, e como já tinhamos aqui noticiado, o Lancia Delta partilha a base mecânica e plataforma, embora alongada, com o Fiat Bravo. Por essa razão, as motorizações turbo, a gasolina e Diesel, do Bravo transitam para o Delta, incluindo o 1.4 a gasolina de 120 e 150 cv bem como o 1.6 MultiJet de 120 cv.

Peugeot com recrutas da F1 para Le Mans


Na sequência de três dias de testes do 908 HDI em Paul Ricard, França, a Peugeot anunciou que fará alinhar um 3º 908 HDI na edição deste ano das 24 Horas de Le Mans. Este carro será tripulado unicamente por pilotos oriundos da Fórmula 1, pilotos estes que se juntarão aos habituais na marca francesa, entre os quais Pedro Lamy.

O alinhamento do 3º Peugeot 908 HDI é composto por Christian Klien (piloto de testes Sauber BMW), Alex Wurz (piloto de testes da Honda), Frank Montagny (ex-piloto de testes da Toyota), Jacques Villeneuve e Ricardo Zonta.

A Peugeot espera, desta forma, estar melhor preparada para enfrentar os Audi TDI na grande maratona francesa e fazer com que a vitória ne edição deste ano fique em "casa".

Coupé completa gama Rolls Royce Phantom



A gama Rolls Royce Phantom apresta-se para receber o seu terceiro, e mais recente, membro: a carroçaria coupé. Este vem juntar-se ao Phantom limusine e ao Drophead Coupé (descapotável).

A Rolls Royce sublinha que o Phantom Coupé é um modelo específico e não apenas uma versão fechada do Drophead Coupé, e caracteriza-o como sendo o modelo mais dinâmico e orientado para o condutor da gama Rolls Royce.

A suportar tal afirmação estão as caracteristicas e modificações inseridas no Coupé. O motor mantém-se o mesmo V12 6.75, com injecção directa de combustivel, capaz de gerar 453 cv e 720 Nm, sendo que 75% deste binário está disponível logo às 1000 rpm. Já a caixa de velocidades foi revista passando a contar com um botão Sport, colocado no volante, que "puxa" mais por cada mudança. Também o efeito provocado pelo "kick-down" passa a ser mais notório. A direcção também foi revista sendo agora mais directa e proporcionando um maior "feeling" do que acontece sob as rodas dianteiras, o mesmo acontecendo com a suspensão, que passa agora a contar com amortecedores mais firmes na traseira, molas com taragem revista e barra estabilizadora traseira com maior diâmetro.

Em termos de interior e construção, está disponível todo o luxo e cuidado extermo que é apanágio da Rolls Royce. O habitáculo encontra-se revestido unicamente com madeiras e peles genuinas e da mais alta qualidade, bem como metais polidos e cromados. Os ocupantes têm ao seu dispôr autênticas poltronas capazes, segundo a marca, de proporcionar grandes tiradas estradistas sem causar qualquer cansaço, enquanto são envoltos pelo som oriundo do sistema de alta fidelidade Lexicon com 420 watts.

Naturalmente que através do programa de personalização Bespoke pode configurar o seu Rolls Royce para ser realmente único. Só em termos de cores exteriores pode escolher de entre 44 000 tons!

O Rolls Royce Phantom Coupé será apresentado ao público no Salão de Genebra e a sua produção tem início no Verão.