sábado, 22 de março de 2008

F1 08 - GP da Malásia - Qualificação


O GP da Malásia, tal como o da Austrália, devido à grande diferença horária para Portugal desenrola-se durante a madrugada tendo esta noite ocorrido a qualificação.

Aqui, foi possivel ver que a Ferrari parece ter resolvido os problemas dos seus carros com a escuderia italiana a dominar a qualificação e a impôr-se categoricamente à sua principal rival, a McLaren-Mercedes.

Assim, os dois carros vermelhs sairão da primeira linha da grelha, com Massa a ocupar a pole e Räikönnen a sair da segunda posição. Os dois McLaren seguem logo atrás, com Kovalainnen em terceiro e Hamilton em quarto, o que afz antever uma partida e chegada à primeira curva bastante importantes e emotivas.

Da quinta e sexta posições, respectivamente, saem Jarno Trulli, num Toyota, e Robert Kubica num BMW Sauber. A Renault continua a apresentar um começo de época pouco consentâneo com as suas pretenções com Alonso, novamente, a ser o melhor representante ao lagar da nona posição da grelha, enquanto Piquet, mais uma vez, não teve um desempenho digno de nota e vai largar para a prova malaia da 13ª posição.

A encerrar a grelha estão o Force India de Adrian Sutil e o Super Aguri de Antony Davidson.

A corrida inicia-se às sete da manhã de amanhã, hora portuguesa.

Lotus celebra 60 anos em 2008


Foi em 1948 que surgiu a Lotus, um dos mais emblemáticos construtores de desportivos do Mundo pelas mãos do seu genial fundador Colin Chapaman.

Chapman era um visionário, com ideias bastante avançadas para o seu tempo, e criou automóveis desportivos que batiam em muitos campos concorrentes bastante mais potentes. Chapman desde logo fez vingar a ideia de que o peso era o principal inimigo de um desportivo pelo que os seus modelo não precisavam de motores exageradamente grandes e potentes para obterem prestações de relevo dado que apresentavam um peso reduzido. Uma prova (se preciso fosse) da validade das ideias de Colin Chapman é o facto do Lotus MK7, mais conhecido por Seven, ainda hoje ser fabricado como Cateham Sevene, mantendo a génese do modelo original.

Também na competição a Lotus e Chapman destacaram-se, tendo inclusivé o construtor inglês obtido vários titulos de construtores e pilotos.

Este ano, a Lotus comemora as seis décadas de actividade ao longo da qual produziu modelo únicos e desejados como o Esprit, Elan, Europa e Elise, entre outros. E este ano um novo modelo vem juntar-se à galeria de notáveis da Lotus, o Eagle, cuja apresentação está agendada para o Salão de Londres, em Julho.

As comemorações oficiais do 60º aniversário terão início em Setembro.

Bentley revisita o passado com o S 3 E Design Concept



A Bentley USA apresentou uma série de desenhos do que virá a ser o modelo da marca mais exclusivo de sempre, o S 3 E Design Concept.

Este inspira-se visualmente nos modelos Bentley dos anos 60 mas incorpora tecnologia actual, como o motor BMW V8 4.4, cuja potência ronda os 300 cv, a caixa de velocidades automática de cinco relações da ZF, sistema multimédia com ecrãs LCD, ar condicionado independente e interiores totalmente revestidos a pele e camurça, entre outros mimos.

Apenas três exemplares serão construidos, com oito meses de intervalo entre cada um.

Ferrari gera dúvidas entre leitores


A primeira sondagem que trouxemos ao e-garage saldou-se por um empate. Relembre-se que o tema em questão era se a Ferrari conseguiria já na Malásia recuperar do péssimo inicio de temporada.

As opiniões dividiram-se resultando num empate, o que significa que a Ferrari deixou, logo de início, alguma desconfiança no ar quanto à sua capacidade de enfrentar a McLaren, pelo menos logo nas corridas iniciais. Por outro lado, também é por demais conhecida a capacidade de escuderia italiana de dar a volta aos problemas pelo que teremos mesmo que esperar pelos resultados do GP da Malásia para ver quem tinha razão.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Salão de Nova Iorque - Kia Koup



Os coreanos da Kia revelaram em Nova Iorque um estudo de um coupé desportivo, mas muito próximo do que poderia ser uma versão de produção. Mesmo os interiores revelam-se bastante "standart", ao contrário do que é normal nos "Show-cars".

Denominado Koup este coupé apresenta linhas bastante irreverentes e que, segundo Tom Kearns, designer da Kia, mostra as futuras linhas mestras dos modelos da marca coreana. Ainda segundo Kearns, a Kia procura criar autopmóveis que sejam "aventureiros", pelo que foi dada liberdade à equipa de design do Koup.

A mecânica também acompanha o espirito "aventureiro" do desenho contando o Kia Koup com uma versão biturbo do dois litros Theta II, capaz de debitar 290 cv de potência.

A Kia não adiantou quais os seus planos em relação à passagem, ou não, do Koup à produção mas Kearns adiantou que o Koup é um "um estudo quase final e que poderá passar à produção". Vamos esperar que Kearns tenha razão...

quarta-feira, 19 de março de 2008

Salão de Nova Iorque - Nissan Máxima



A Nissan revelou no certame nova-iorquino a nova geração do Máxima, um executivo cuja primeira geração data da década de 1990 e que chegou, inclusivé, a ser comercializado na Europa.

O novo Máxima rompe com o seu antecessor em termos de estilo e de conteúdo, com a Nissan a conferir mais importância à dinâmica, envolvência de condução e emoção, abandonando a postura algo conservadora apresentada pelos Máxima anteriores.

Aliás, visualmente, e na secção dianteira, o Máxima chega a lembrar o GT-R embora os seus faróis em "L" lhe confiram uma personalidade própria.

Mecânicamente, o Nissan Máxima conta com uma unidade V6 com 3,5 litros de capacidade e que desenvolve 290 cv. Este motor surge associado a uma caixa automática de quatro relações.

A comercialização do Máxima - igualmente destinado só a solo norte americano - inicia-se no próximo Verão.

Salão de Nova Iorque - Pontiac Solstice Coupé



O Salão de Nova Iorque está aí. Não tendo o mesmo impacto e dimensão de Detroit nem por isso deixa de ser palco de algumas estreias.

A primeira destas estreias a surgir foi o Pontiac Solstice Coupé. Naturalmente baseado no Solstice Roadster, o mesmo veículo que serviu de base ao Opel GT, o Coupé propõe as sensações de conduzir um coupé e um descapotável num só veículo através de secção central do tejadilho amovível. Esta é facilmente retirada pelos ocupantes e poderá ser guardada numa mala de arrumação própria que a GM comercializará através da sua linha de acessórios. Igualmente a título opcional estará disponível uma cobertura em lona p'ara a secção central do tejadilho.

Debaixo do capot não há alterações. O Solstice Coupé mantém o 2.4 de 173 cv. A versão GXP, mais deportiva, socorre-se do dois litros turbo de 260 cv do Opel GT.

O Pontiac Solstice Coupé estará disponível nos concessionários (só nos EUA) no início de 2009.

ACDME cria passe anual por 20€


A ACDME (Associação de Desportos Motorizados do Estoril), numa tentativa de eliminar a visão das bancadas vazias do Autódromo do Estoril, deu à luz uma ideia interessante. Se se deslocar à loja da associação e adquirir um dos produtos ACDME - entre relógios, pára-sol e outros objectos - por 20€, recebe um passe anual para todas as provas realizadas no Autódromo.
Este passe inclui livre acesso às bancadas, paddock e boxes, proporcionando a maior interactividade possível entre o público, os pilotos e os carros.
O calendários de provas para esta ano inclui dois pontos altos: a prova do WTCC, de 11 a 13 de Julho, e as World Series by Renault, de 26 a 28 de Setembro, entre várias provas nacionais de onde se destacam as provas do PTCC, uma das quais concomitante com a do WTCC.

terça-feira, 18 de março de 2008

Primeira prova da temporada inicia polémica na F1


E pronto! Começam os escândalos e teorias da conspiração na Fórmula 1. Desta feita a fraca prestação dos Ferrari começou a gerar rumores de que a marca italiana terá sido sabotada pelas ECUs do motor, fabricadas pela McLaren Electronics.

Estas especulações foram ainda mais alimentadas pelas declarações de um porta-voz da Ferrari que afirmou que "o problema derivou de dois procedimentos conflituosos".

Se nos guiarmos por esta especulação e tivermos em conta o que se viu na qualificação e na prova, no caso de Massa o ECU defeituoso terá sido colocado no próprio piloto brasileiro e não no Ferrari...

C3 Pluriel de cara lavada

A Citroën actualizou esteticamente o C3 Pluriel. Entre as alterações destaca-se o aumento do duplo «chevron», tanto à frente como atrás, as ópticas com tratamento fumado, os indicadores de mudança de direcção em laranja escuro e os farolins traseiro agora em preto. No interior, o C3 Pluriel recebeu acabamentos em cromado nos puxadores das portas e nos contornos das saídas de ar e da alavanca da caixa de velocidades.A nível mecânico tudo na mesma: o 1.4i de 75 cv e o 1.4 HDI de 68 cv garantem o acesso à cama; mais acima mantém-se o 1.6i 16v de 110 cavalos, associado à caixa de velocidades robotizada Sensodrive, o qual continua pouco atractivo à luz da fiscalidade nacional.
O «refrescado» C3 Pluriel chega ao mercado nacional em Abril, após o Salão Automóvel de Lisboa.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Hyundai Genesis Coupé revelado



As nossas "amigas" fugas de informação visaram, desta feita, o novo Hyundai Genesis Coupé, cuja apresentação oficial está agendada para o Salão de Nova Iorque, que tem lugar na próxima semana.

O novo coupé coreano esteve presente no Salão de Detroit, em Janeiro último, como concept mas agora em Nova Iorque vai-se apresentar na sua forma final. O Hyundai Genesis Coupé apresenta umas linhas que rompem completamente com o seu antecessor, lembrando, inclusivé, o Nissan 350Z.

A motorizar este coupé estará um V6 com 3,8 litros de capacidade capaz de desenvolver uma potência superior a 300 cv. Este estará associado a uma caixa de seis relações e comando manual. A maior novidade do Genesis Coupé é a transmissão da potência às rodas traseiras. Com isto, a Hyundai pretende transmitir ao seu novo coupé um ar mais "premium", lembrando as propostas das marcas alemãs, por exemplo,ao mesmo tempo que permite equipar o modelo com motorizações mais potentes sem grandes problemas de colocação da potência no solo.

O Hyundai Genesis Coupé V6 cumprirá o sprinto dos 0-100 km/h em menos de seis segundos.

Falada, mas ainda não confirmada, está uma versão com um quatro cilindros dois litros turbo capaz de debitar 215 cv, sem dúvida mais apetecível para o nosso mercado, em termos de preço.

domingo, 16 de março de 2008

F1 08 - GP da Austrália - Corrida



A primeira corrida do ano revelou-se bastante animada, com lutas em pistas, mudanças de posição sem ser nas paragens nas boxes e bastantes acidentes e incidentes que levaram a inúmeras entradas em pista do Safety-Car, intervenções estas que ajudaram a algumas recuperações de pilotos mais atrasados na grelha. Tudo isto num fim-de-semana que quase não poderia ter sido melhor para a McLaren-Mercedes e que, por outro lado, foi um autêntico pesadelo para a Ferrari.

Esse pesadelo para a equipa italiana tinha já começado na qualificação, onde um problema mecânico impediu Räikönnen de ir além da 16ª posição na grelha de partida. Já Massa largou de quarto mas só demorou a reta da meta até "borrar a pintura". Chegado à primeira curva Massa fez um pião (na imagem) e atrasou-se bastante. Mais tarde viria a envolver-se num acidente com David Coulthard, num Red Bull, e seria forçado a desistir. Jà Räikönnen recuperou do seu lugar recuado na grelha e benefeciou com as entradas do Safety-Car para progredir na tabela. No entanto, o campeão do Mundo viria a ser obrigado a desistir, a três voltas do fim quando seguia na sétima posição, quando o Ferrari decidiu não colaborar mais, completando um fim-de-semana que a escuderia italiana quererá esquecer o mais depressa possível.

Heikki Kovalainen, no segundo McLaren, parecia destinado a dar uma dobradinha à equipa anglo-germânica - na frente continuava, soberano, Lewis Hamilton - mas a terceira entrada em pista do Mercedes SL 63 AMG , e o respectivo reagrupamento do pelotão, fez com que Kovalainen tivesse que ir às boxes com todos muito juntos e caiu bastante na classificação. No entanto, o finlandês consegui recuperar até que um erro bastante invulgar a duas voltas do final fez com que perdesse uma posição para Alonso: ao limpar a viseira, Kovalainen acidentalmente accionou o limitador de velocidade nas boxes! Alonso consegui limitar os estragos com a obtenção do quarto lugar final enquanto o seu companheiro de equipa, o brasileiro Nelson Piquet Junior, teve um desempenho paupérrimo. À penultima posição na grelha de partida juntou uma corrida "morna" que terminou com um abandono devido a danos resultantes de um acidente.

Completamente indiferente a tudo isto, Hamilton liderou de princípio ao fim e mostrou a todos que parte para esta época bastante motivado e disposto a não deixar escapar novamente o título de pilotos. O britânico foi acompanhado ao pódium por Nick Heidfeld, que levou o seu BMW a um brilhante segundo lugar, na frente do Williams-Toyota de Niko Rosberg, naquele que foi o primeiro pódium da sua carreira na Fórmula 1. Apenas 8 carros terminaram a prova, se bem que Raikonnen também tenha ficado classificado. Barrichelo, no Honda, terminou em sexto mas foi desclassificado por ter saído das boxes, aquando de uma intervenção do Safety-Car com o semáforo vermelho aceso. A classificação final (idêntica à do Mundial de Pilotos nesta 1ª prova) ficou assim ordenada:
  1. Lewis Hamilton - 10 pontos
  2. Nick Heidfeld - 8 pontos
  3. Niko Rosberg - 6 pintos
  4. Fernando Alonso - 5 pontos
  5. Heikki Kovalainen - 4 pontos
  6. Kazuki Nakajima - 3 pontos
  7. Sebastien Bourdais - 2 pontos
  8. Kimi Räikönnen - 1 ponto

Nos contrutores a tabela é a seguinte:


  1. McLaren-Mercedes - 14 pontos

  2. Williams-Toyota - 9 pontos

  3. BMW - 8 pontos

  4. Renault - 5 pontos

  5. STR-Ferrari - 2 pontos

  6. Ferrari - 1 ponto


A próxima prova é o GP da Málásia que se disputa já no próximo fim-de-semana.