sábado, 9 de fevereiro de 2008

Rallye da Suécia - Dia 2


O jovem Jari-Matti Latvala parece ter ganho gosto à liderança de uma prova do Mundial e agarrou-se a esta posição no segundo dia de prova também. Caso triunfe no rallye sueco, Jari-Matti alcançará a sua primeira vitória no Mundial ao mesmo tempo que se torna no mais jovem piloto a vencer uma prova do Mundial (22 anos).

Mas passando à acção na estrada hoje. Os pisos, que já ontem começavam a acusar as altas temperaturas (para a região e época, entenda-se...) e apresentavam pouca neve, hoje revelaram-se autênticos lamaçais, com bastante terra e poças, condições para as quais os Pirelli Sottozero (com pregos) se revelam pouco eficazes. E isso mesmo foi referido pelos pilotos da frente. Já dissemos que Jari-Matti continua na frente, agora com uma liderança de 49,8 segundos sobre Mikko Hirvonen, que admitiu estar surpreendido com o andamento imposto pelo seu colega de equipa. "A margem de tempo é grande, tanto para a frente como para trás, pelo que amanhã vou andar com mais cautela, não vou andar a fundo", afirmou Hirvonen.

Quem não teve um bom dia foi Hening Solberg, num Focus da Stobart, que após ter furado e perdido 20 segundos, foi forçado a abandonar após uma saída de estrada e um embate numa barreira de protecção que danificou seriamente a dianteira do Ford. Quem também teve uma saída de estrada, mas continuou em prova, foi Al Qassimi. O piloto de Abu Dahby perdeu o controlo do Focus WRC e acabou até por atropelar um operador de câmara que se encontrava no local.

Assim, após mais um dia de prova, Latvala parte para o último dia na liderança do rallye, na frente de Hirvonen, Galli - que passou para terceiro com a desistência de Hening Solberg - e Petter Solberg.

A Ford parte, assim, para o último dia com três carros no pódium.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Rallye da Suécia - Dia 1


O Rallye da Suécia iniciou-se ontem, com um total de quatro especiais disputadas sobre o habitual manto branco sueco até agora. Apesar de curto, este primeiro dia serviu para colocar de fora o actual lider do Campeonato do Mundo, Sebastien Loeb. Mas vamos por partes.

A competição propriamente dita iniciou-se com uma super-especial em Karlstadt, percorrida em simultâneo por dois pilotos lado a lado, prova esta que acabou por ser ganha por Petter Solberg que foi, assim, o primeiro lider do rallye.

Passando para as estradas, as escorregadias florestais suecas cedo começaram a reclamar vítimas. Uma das primeiras foi Chris Atkinson, com o segundo Subaru. O australiano perdeu o controlo do Impreza numa zona de média velocidade e acabou por ficar preso cerca de 15 minutos na neve caindo bastante na classificação geral. Mas foi Loeb quem levou a pior. O francês da Citroën tocou num banco de neve no interior de uma curva na 4ª especial o que levou o C4 a atravessar-se e capotar. A carroçaria não apresentava grandes estragos mas a embraiagem veio a ressentir-se do esforço para voltar a colocar o Citroën na estrada e acabou por ditar a desistência do francês, não sendo certo ainda se o actual lider do campeonato regressará à prova ao abrigo do esquema super-rallye.

Em termos de classificação geral, Latvala terminou o primeiro dia na frente da prova com uma vantagem de 23 segundos sobre Hirvonen.

Hoje, já se disputaram até agora (14:22) mais duas especias, sendo que a classificação geral está assim ordenada: Latvala continua a liderar na frente de Hirvonen, seguidos de Henning Solberg, Gigi Galli e Petter Solberg.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Zafira renovado recebe turbodiesel 1.7 CDTI


O Opel Zafira alargou a sua oferta de motores, passando a incluir um novo turbodiesel 1.7 CDTI, com 125 cv, que lhe confere um posicionamento especialmente competitivo na relação preço/valor no mercado português. O modelo foi renovado esteticamente, com a adopção de novos pára-choques, grelha e faróis. No habitáculo, onde sobressai um equipamento completo, os desenhadores obtiveram um ambiente mais jovial com recurso a novos elementos decorativos.
Para além do novo turbodiesel 1.7 CDTI, o Zafira estreia também um motor 1.6 a gasolina com 115 cv. O novo Zafira já está disponível para encomenda em Portugal. Os preços iniciam-se em 27.290 euros para as versões a gasolina e em 29.940 euros para as versões a gasóleo.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

VW revela Routan



O Salão de Chicago, que abre as suas portas amanhã, é o palco de estreia do VW Routan, o resultado da parceria levada a cabo entre a VW e a Chrysler para a construção de um monovolume da marca germância tomando como base um dos modelo do grupo americano.

Essa base foi cedida pelo Chrysler Town & Country (Voyager em Portugal) tendo o Routan recebido tratamento estilistico de forma a assumir o ar de família da VW. No interior, pequenas modificações visuais forma feitas no mesmo sentido, embora a VW anuncie que os materiais empregues são de qualidade elevada, um campo em que os modelos americanos nunca se destacaram pela positiva.

Em termos práticos, o Routan conta com três filas de assentos capazes de albergar até sete passageiros, sendo que a fila central conta com poltronas independentes. Os passageiros da segunda e terceira fila contam com sistema de entretenimento com leitores de DVD e ecrãs de 9", auscultadores "wireless" e controlo remoto. As portas traseiras são de abertura deslizante e contam com comando eléctrico, tal como acontece com o portão traseiro.

No que respeita a motorizações, o VW Routan conta com duas unidades V6 a gasolina: um 3.8 de 197 cv e um 4.0 de 251 cv.

O VW Routan destina-se exclusivamente ao mercado norte-americano e tal é visível no press-release onde a VW destaca um pormenor que só poderia ter relevância nos EUA: nada menos que 13 suportes para copos... num carro de sete lugares.

Oficial - Dodge Challenger SRT8



Após incontáveis fotos espias e rumores variados aí está o Dodge Challenger SRT8. Visualmente, as linhas revelam muito poucas alterações em relação ao concept apresentado o ano passado no Salão de Chicago, e remetem-nos de imediato para o Challenger original da década de 70.

Igualmente herdada do modelo original é a alma de "muscle car", graças aos 425 cv de potência do célebre Hemi V8 6.1, alma essa bem patente em algumas das imagens oficiais apresentadas. Isto permite ao Challenger SRT8 acelerar dos 0-100 km/h em pouco mais de 5 segundos, cumprir os 400 metros de arranque (o muito famoso exercício, nos EUA, do 1/4 de milha) em menos de 14 segundos e gerar acelerações laterais de 0,88 G.

No interior, encontramos a ponte entre o passado, evocado pelo design exterior revivalista, e as modernas tecnologias actuais, na forma de sistemas de navegação por satélite, de multimédia, "keyless go" e instrumentação electro-luminiscente.

Cada unidade do Dodge Challenger SRT8 estará identificada por uma placa numerada e o cliente poderá optar por três cores: laranja Hemi, cinza prata metaliado e preto brilhante pérola, todas com riscas "fibra de carbono".

A comercialização tem início na Primavera a partir de 25 761 €...

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Restyling do Focus CC em Genebra


No passado mês de Setembro, no Salão de Frankfurt, a gama Ford Focus foi alvo de um restyling que actualizou a estética do familiar compacto da Ford. Esse restyling deixou de fora a versão descapotável CC que recebe agora esse lavar de cara, estando a sua apresentação pública agendada para o Salão de Genebra, em Março.

As modificações vão pouco além das estética na dianteira, onde foi adoptado o visual Kinetic Design da restante gama Ford. Apenas no interior encontramos mais algumas modificações, na forma de novos materiais, que a marca da oval azul diz serem de melhor qualidade e maior durabilidade, e novos equipamentos como, por exemplo, aviso de perda de pressão dos pneus, sistema multimédia com navegação e sistema audio com possibilidade de ligação de periféricos.
As motorizações mantêm-se, iniciando-se no 1.6 a gasolina de 100 c. No campo dos Diesel pontifica o 2.0 TDCI Duratorq de 136 cv.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Toyota e Subaru cooperam em modelo desportivo


Os rumores sobre a cooperação entre a Toyota e a Subaru para a construção de um pequeno modelo desportivo não são novos. As informações iniciais apontavam para que a Toyota ressuscitasse o saudoso AE-86, o Corolla GT TwinCam, como era conhecido em Portugal, mas que recorreria a uma motorização Boxer cedida pela Subaru.

No entanto, a revista japonesa Best Car vem agora afirmar que, afinal, o modelo da Toyota a usufruir desta parceria com a Subaru será o sucessor do Celica e que contará com duas versões: a GT, mais acessível e com um Boxer de 200 cv, e a GT-Four que, tal como o nome indica, terá tracção integral e uma variante de 300 cv do mesmo motor.

Este desportivo Toyota/Subaru surgirá em 2010. Resta ver qual será afinal o modelo escolhido, se o herdeiro do AE-86 ou um novo Celica.

VW New Beetle festeja dez anos


Foi em 1998 que a fábrica da VW em Puebla, no México, iniciava a produção da versão dos tempos modernos do "carocha", fábrica esta que se mantém como local exclusivo de fabrico deste modelo.

Nestes dez anos de produção a VW viu sair da linha de montagem um milhão de unidades do New Beetle que encontraram lares nos quatro cantos do planeta.

Ao mesmo tempo que decorria esta celebração, Martin Winterkorn, presidente da VW, anunciou um plano de investimento a três anos para a fábrica de Puebla de um valor total superior a 675 milhões de euros. Esta fábrica será responsável pela produção do Jetta e também da próxima geração do Beetle.

Mercedes SL 63 AMG com 525 cv


Já aqui lhe tinhamos trazido uma imagem do renovado SL 63 AMG mas, na altura, não estavam ainda disponíveis quaisquer informações sobre o modelo, lacuna essa agora anulada.
O Mercedes-Benz SL 63 AMG recebe, logicamente, as alterações visuais introduzidas na totalidade da gama SL mas conta com alguns pormenores exclusivos como as ópticas fumadas, jantes "à lá" Porsche 911 Turbo de 19", e dupla ponteira de escape.
Mas é debaixo do capot que se esconde o meior motivo de interesse, na forma do V8 6,2 que aqui debita 525 cv de potência. Estes são transmitidos às rodas traseiras pela nova caixa de sete velocidades MCT e "domados" por um ESP que pode, no entanto, ser desligado em três estágios diferentes, cada um aumentando a dose de liberdade do condutor.
No interior, o tratamento da AMG é visível nos bancos desportivos em couro, instrumentação específica, volante desportivo e aplicações em fibra de carbono.
Tal como a restante gama SL, o 63 AMG será publicamente apresentado em Genebra.

Lancia planifica recuperação


Desde a descontinuação do anterior Delta a Lancia tem andado um pouco afastada da ribalta e, se exceptuarmos o Ypsilon, o sucesso passou ao lado de modelos como o Lybra e o imponente Thesis.

Mas agora a centenária marca italiana planeia voltar em grande com uma série de novos modelos. E o primeiro desta nova estirpe será, precisamente, a reincarnação do campeão de vendas Delta. Genebra será o palco da estreia mundial do novo familiar compacto da Lancia, fortemente inspirado no concept Delta HPE revelado, também ele, em Genebra, no ano de 2006. O Lancia Delta assenta na plataforma ligeiramente aumentada do Fiat Bravo e ostentará, como aliás é apanágio da Lancia, interiores bastante luxuosos com revestimentos em pele e alcântara. As motorizações serão, também elas, herdadas do Bravo incluindo o novo 1.6 MultiJet de 120 cv.

Mas as novidades não se ficam por aqui. Segundo a revista holandesa AutoVisie há mais três modelos que se encontram em fase de discussão sobre a sua passagem, ou não, à produção: um SUV, um coupé-cabriolet - possivelmente sobre a base do Delta - e um desportivo inspirado no Alfa Romeo 8C Competizione, embora este último pareça pouco provavel que receba luz verde, dado que os papeis da Lancia e da Alfa Romeo dentro do Grupo Fiat estão bem definidos, sendo a Lancia mais virada para o luxo e a Alfa Romeo mais desportiva.

Já garantido está o surgimento de uma nova geração do Ypsilon cuja apresentação poderá ocorrer ainda este ano, coma comercialização a iniciar-se em 2009. Como novidade, o pequeno citadino terá versões de três e cinco portas.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Bugatti planeia novos modelos


Apesar do Veyron ter causado um enorme prejuízo à VW, companhia proprietária da Bugatti, a marca francesa planeia construir novos modelos, um dos quais ainda mais grandioso que o Veyron, um dos automóveis mais rápidos, caros e potentes do planeta.

Isto mesmo foi confirmado por Julius Kruta, director de comunicação da Bugatti, ao jornal Emirates Business. O Veyron não foi o nosso canto de cisne. O próximo modelo a sair dos nossos "estábulos" será ainda mais caro que o Veyron" afirmou Kruta.

Este novo modelo, que poderá receber a designação Royale, será um sedan de extremo luxo e colocar-se-á acima do Veyron na gama Bugatti. Abaixo do desportivo de 1001 cv surgirá um novo modelo, ainda sem designação prevista, destinado a enfrentar modelos do calibre do Ferrari F430 e Lamborghini Gallardo. Embora Kruta tenha confirmado que estes modelos estão na forja, não adiantou datas de comercialização ou apresentação.