sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Mais segredos da Audi expostos


As fugas de informação para os lados de Ingolstadt parecem não abrandar. Após o documento que mostrava as datas de lançamento de variados modelos no mercado alemão, foi agora a vez de um plano muito mais completo, que abarca os lançamentos até 2012!

Este documento foi publicado na revista QuattroQuartelly e revela alguns modelos que a marca dos anéis ainda nem sequer confirmou a nível oficial.

É o caso do A7 Coupé, um modelo ao estilo do Mercedes-Benz CLS, ou seja, um coupé de quatro portas. Mais tarde, este modelo receberá uma versão descapotável, igualmente de quatro portas, também indicada no mapa. A gama A5 receberá uma "shooting-break", assinalada como A5 Sportback, agendada para 2009. Aqui podemos ver, igualmente, as versões V10 e Targa do superdesportivo R8, assim como o irmão mais pequeno do ainda por revelar Q5, o Q3.

na imagem acima, pode consultar em pormenor todos os lançamentos da Audi até 2012 e ver se vale a penas esperar por determinado modelo.

Hummer Black Edition em 50 unidades


O Salão de Bolonha, que se encontra a decorrer, foi palco para a apresentação de uma série especial e limitada a 50 unidades do Hummer H3. Denominada Black Edition, destina-se unicamente à Europa, e é uma de muitas iniciativas que a Kroymans, o importador europeu da Hummer, tem previstas para os próximos tempos.

Tal como o nome sugere, o Hummer H3 Black Edition conta com uma pintura preta, côr que se estende igualmente aos pára-choques, muletas das portas, jantes, barras de tejadilho e interiores. Do origem, encontramos equipamento extra no valor de 5000 €, para além da exclusividade garantida pelas apenas 50 unidades previstas. A base do Black Edition é a versão Adventure com caixa automática.

Se desejar alguma destes Hummer, aconselhamo-lo a despachar-se, até porque só 25 unidades estarão equipadas com o tejadilho panorâmico de abertura eléctrica.

Renault não é castigada


O Conselho Mundial da FIA, que teve lugar ontem, no Mónaco, decidiu não aplicar nenhuma penalização à equipa Renault de Fórmula 1, no seguimento do caso de espionagem apontado pela McLaren.

Em questão estvam documentos secretos da equipa inglesa que um ex-engenheiro da McLaren teria levado para a Renault quando foi por esta contratado. Flavio Briatore veio imediatamente a público dizer que esses documentos nunca foram utilizados pelos técnicos da Renault. E no final da reunião, Briatore afirmou estar "contente pelo facto da equipa agora se poder concentrar, unicamente, na preparação da época de 2008".

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Bugatti Veyron Targa esgotado


De acordo com a revista AutoGespot, as 80 unidades do Bugatti Veyron Targa, que deverá entrar em comercialização no próximo ano, estarão já todas esgotadas. As diferenças em relação ao coupé situam-se na parte central do tejadilho amovível que, no entanto, não poderá ser transportada dentro do carro depois de removida devido à falta de espaço para a armazenar, aos reforços da carroçaria e ao facto da velocidade máxima vir limitada a "apenas" 340 km/h.

Ainda de acordo com a mesma publicação, a Bugatti encomendou 400 motores W16 quad-turbo. Como só serão contruídos 300 coupé e 80 targa, que fim aguardarão os restantes 20 motores?

Parceria Mercedes-Benz/Aston Martin na forja?


Na passada Terça-feira, um grupo de elemntos da Daimler visitou a sede do Grupo Dar, um grupo empresarial do Kuweit que detém 50% da Aston Martin, em parceria com a Prodrive. Esta visita teve como finalidade analisar possíveis investimentos conjuntos e o jornal kuweitiano alQababs referiu que, brevemente, será a vez de representantes do Grupo Dar visitarem a sede da Mercedes-Benz em Estugarda.

Resta saber se, a tornar-se realidade, esta cooperação será unicamente financeira ou também tecnológica.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Rolls Royce leiloado por 4,9 milhões de euros


A famosa leiloeira londrina Bonhams foi palco da obtenção de dois records por um mesmo veículo: o de preço mais elevado alguma vez pago por um Rolls Royce e preço mais elevado alguma vez pago por um carro pré-1905. O autor desta proeza foi o Rolls Royce Model 10hp, de 1904, que foi arrematado por quase 5 milhões de euros, mais concretamente, 4 961 000 €.

O modelo, com apenas três proprietários em toda a sua existência, encontra-se em estado absolutamente irrepreensível. De acordo com Tim Schofield, o responsável de vendas de veículos motorizados da Bonhams, "o proprietário podia ir a conduzir o carro para casa".

... e híbrido no horizonte!


O mesmo Amadeo Felisa anunciou, numa entrevista à revista alemã Auto Motor e Sport, uma novidade que poderá não agradar aos "tiffosi" mais acérrimos: a Ferrari vai mesmo produzir um modelo híbrido.

Felisa afirmou que "a solução híbrida virá. Nós faremos o híbrido mas teremos atenção à dinamica. De agora em diante, cada novo modelo será mais económico que o anterior". E a tão falada motorização Diesel? "Os modelos Diesel proporcionam performances extraordinárias mas a sua relação peso/potência é péssima. Nós conseguiremos atingir os nossos objectivos em termos de consumo sem motorizações Diesel".

Desta forma, a Ferrari espera conseguir alcançar os objectivos em termos de emissões poluentes, cujos limites se tornam cada vez mais rígidos e complicados de cumprir.

Ferrari com travões de cerâmica de origem em 2008...


Durante a conferência de imprensa no Salão de Bolonha, Amadeo Felisa, director geral da Ferrari, e Alberto Bombassei, presidente da Brembo, anunciaram que os travões em composto de cerâmica serão propostos como equipamento de origem em todos os modelos da Ferrari a partir de 2008.

Os discos de travão realizados neste material apresentam várias vantagens em relação aos seus congéneres de aço: são mais leves (reduzindo as massas não suspensas e o peso total do carro), resistem melhor ao desgaste e às elevadas temperaturas, e têm uma durabilidade capaz de acompanhar quase a totalidade da vida útil do carro.

A Ferrari utilizou discos de composto de ceràmica pela primeira vez no Enzo mas, posteriormente, alargou esse equipamento à restante gama, como item opcional. Os discos do 430 Scuderia (na foto) forma desenhados e concebidos especificamente para este modelo, apresentando um diâmetro 18 mm superior aos do F430 e contam com pinças específias de seis pistões.

"Sua Eminência", Mercedes-Benz G


Através de um pedido especial, feito pelo próprio Papa Bento XVI, a Mercedes-Benz concebeu um "papamóvel" descapotável para o chefe máximo da Igreja Católica utilizar nas suas audiências públicas na Praça de São Pedro às Quartas-feiras... assim o tempo o permita.

Baseado no G500, o modelo especial do Papa conta com pára-brisas rebatível, apoios para o Sumo-pontífice se segurar, e está pintado com o habitual branco "Mítico do Vaticano".

A relação entre a Mercedes-Benz e o Vaticano iniciou-se em 1930 quando o Papa Pio XI recebeu um Nürburg 460 Pullman. Actualmente, o Papa tem ao seu dispor, para além do novo G500, um ML e um Classe S, ambos blindados.

Hyundai Genesis oficialmente apresentado


Após uma autêntica vaga de fotos-espia que inundou a Internet, chegou finalmente a vez da apresentação oficial do novo topo de gama da Hyundai.

Denominado Genesis, este modelo conta com tracção posterior, uma cacteristica que a marca coreana parece querer estender a alguns dos seus modelos, após o surgimento do seu coupé, embora ainda como um concept, no SEMA, em Las Vegas. Reforçando o seu carácter elitista, o Hyundai Genesis é propulsionado por um V8, baptizado de Tau, capaz de debitar 375 cv de potência. As versões base contarão com uma unidade V6, com 3,3 ou 3,8 litros de capacidade.

Como curiosidade, refira-se que o Genesis contará com um emblema específico nos mercados coreano e chinês. Este emblema específico para o topo de gama levou a especulações de que Genesis poderia vir a tornar-se uma marca de "elite" da Hyundai, tal como a Lexus o é para Toyota, por exemplo. Este intenção já tinha, inclusivé, sido aventada há algum tempo por responsáveis da Hyundai. Resta esperar para ver...

Renault lança Sandero no Brasil


A Renault iniciou a comercialização do Sandero no mercado brasileiro. O modelo, que é produzido localmente pela RTA (Renault Technologies Americas) assenta na base do Logan, partilhando com este o conceito de carro global acessível. O e-garage já teve oportunidade de contactar estaticamente com o Sandero, aquando do Salão de Frankfurt, e pudemos verificar que o modelo, apesar de ser um veículo acessível, apresenta uma qualidade de materiais bastante razoável, apesar de algo duros.

Para já apenas destinado ao Brasil o Sandero chegará ao mercado argentino em Fevereiro de 2008 e, no final desse mesmo ano, começará a ser produzido pela Dacia, na Roménia, para vários países do continente Europeu.

De momento, o leque de motorizações compreende uma unidade 1.6 8v flex-fuel, desenvolvida no Brasil, e duas unidades a gasolina, um 1.0 16v e um 1.6 16v.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Documento interno da Audi na internet


Um alegado documento interno da Audi, destinado aos concessionários alemães com as datas de lançamento naquele mercado dos modelos para 2008, acabou na internet, vítima de uma fuga de informação.

Apesar das datas serem referentes ao mercado germânico, podemos ver neste documento o lançamento e motorizações de alguns modelos importantes, como o Audi Q5 e o A4 Avant (carrinha). Neste último caso, a carrinha, de acordo com este documento, deverá surgir na Alemanha no Verão, muito possivelmente depois de ser apresentada em Genebra, no mês de Março. No segundo quadrimestre do ano, surgirá o Audi TTS, com 269 cv, apenas mais 4 cv do que o que já tinhamos anunciado no e-garage, certamente devido ao desenho do escape ou dos colectores. No final do ano, surge o Q7 V12 TDI, com 500 cv.

Embora a potência dos modelos esteja em Kw, caso tenha interesse em algum modelo em especial, pode converter para CV apenas somando 36% ao valor apresentado.

Passat Coupé: as primeiras linhas

A apresentação oficial do Volkswagen Passat Coupé está agendada para Março de 2008, por ocasião do Salão de Genebra, mas a marca lançou um website onde é possível espreitar alguns ângulos do modelo.
Os mais curiosos podem até subscrever uma newsletter de modo a receber as primeiras informações sobre o modelo já no início do próximo ano.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Daimler quer produzir turbos


Com o apertar do cerco efectuado pelas cada vez mais rígidas normas anti-poluição, os fabricantes de automóveis têm recorrido a uma miríade de soluções para reduzir os consumos e missões sem, no entanto, prejudicar as performances, importante argumento emocional de vendas. Uma dessas soluções passa pela diminuição das cilindradas, diminuição essa compensada pela adopção de turbocompressores.

A Maercedes-Benz é um desses contrutores mas apesar desta corrida aos turbos, poucos são os fabricantes deste elemento. Por esta razão, a marca germânica quer não só produzir os seus próprios turbos, quer para as motorizações Diesel quer para as a gasolina, como também almeja atingir o terceiro lugar na Europa como fabricante deste elemento. Estas intenções foram admitidas por Leopold Mikulic, chefe de motorizações dos veículos de passageiros da Mercedes-Benz numa entrevista ao Automotive News. Mikulic não estipulou um prazo concreto apenas deixando no ar que será "num futuro não muito distante".

Actualmente, a Mercedes-Benz encomenda os seus turbos IHI, BorgWarner e Garrett.

Mazda revê 5


O salão de Bolonha, que se inicia no próximo dia 5, será o palco de apresentação do restyling operado no Mazda 5. O monovolume da Mazda é alvo de algumas pequenas revisões estéticas, sobretudo ao nível dos pára-choques e ópticas, mas recebe novos equipamentos e algumas melhorias mecânicas.

No primeiro caso, o Mazda 5 vê as portas laterais deslizantes receberem comando eléctrico, podendo ser operadas a partir de um botão ao alcance do condutor, pelo comando integrado na chave ou pelas muletas das portas. A sua abertura/fecho demora somente 5 segundos e contam com sistema anti-entalamento. No interior, podemos ainda contar com novos sistemas de som e de navegação, bem como com uma insonorização mais cuidada.

Em termos mecânicos, o motor de dois litros a gasolina recebe acelerador eléctrico (by wire) e novo siostema de abertura de válvulas variável. Em termos de transmissão também há novidades, na forma de duas novas opções, uma manual de seis velocidades e uma automática de cinco. Suspensões e travões também foram revistos. O revisto Mazda 5 chegará aos concessionários no início de 2008.

domingo, 2 de dezembro de 2007

Rallye da GB - Final




Chegou ao fim a temporada de 2007 do Campeonato do Mundo de Rallyes, com o final da prova inglesa a consagrar Sebastien Loeb como campeão pela quarta vez consecutiva e com a mesma marca, um feito apenas conseguido, até à data, por Tommi Makinen, com a Mitsubishi, nos anos de 1996, 97, 98 e 99.

O francês limitou-se a manter o Citroën C4 na estrada e não cometer nenhum erro, o que viria a conseguir. O 3º lugar obtido no final foi suficiente para lhe conceder a coroa de louros de campeão deste ano.

Quanto a Marcus Grönholm, a sua retirada do Mundial de Rallyes deu-se sem grande brilho, com o finlandês a deixar escapar o título por culpa de dois erros cometidos nas provas anteriores. E mesmo na prova inglesa, Grönholm não foi além da segunda posição, atrás de Mikko Irvonen, que herda o lugar de piloto nº1 da Ford para 2008.

O jovem piloto da Ford manteve a liderança no último dia, apesar de quase ter deitado tudo a perder na última especial ao realizar um pião onde arrancou o pára-choques dianteiro do Focus WRC.

Quanto à luta entre Chris Atkinson e Matthew Wilson, pela 6ª posição, o inglês acabou por levar a melhor, dado que Atkinson viu-se afectado por problemas com os limpa pára-brisas que impediram o australiano de impôr o ritmo adequado.

O herói do segundo dia, Jari-Matti Latvalla, continuou ao ataque e, contrariando o que muitos diziam, conseguiu mesmo alcançar o 10º posto da geral.

Quanto à única disputa por resolver em relação às equipas, entre a Subaru e a Stobbart, seria a formação nipónica a ficar com a 3ª posição da tabela, graças ao 4º lugar alcançado por Petter Solberg.

E assim termina uma das épocas mais competitivas do Mundial. Desde 2003, quando Solberg se sagrou campeão, precisamente no Rallye de Inglaterra, com a Subaru, que não se assistia a um final tão renhido.

A temporada de 2008 inicia-se no final de Janeiro, com o habitual Rallye de Monte Carlo.