sábado, 1 de março de 2008

Rali do México - Dia 1


A caravana do Mundial de Ralis mudou-se de armas e bagagens para o continente sul-americano, mais concretamente para o México, cenário da terceira prova do campeonato de 2008.

E a prova mexicana já reclamou as suas vítimas durante o primeiro dia, apresentando troços bastante traiçoeiros devido à parca aderência e rochas na pista.

Logo na primeira especial, Alfaro 1, Sebastien Loeb sentiu alguns problemas com o motor do C4 WRC, com o piloto francês a queixar-se de falta de potência tendo, inclusivé, terminado a especial com o capot enconstado, de forma a permitir ao propulsor respirar melhor. Petter Solberg foi ainda mais infeliz tendo atropelado um cão e, posteriormente, ficado sem travões no Subaru, situação que perdurou até à assistência, no final da quarta especial. Na frente do rali, Jari-Matti Latvala liderava incólume, sem que ninguém conseguisse acompanhar o seu andamento.

Quase no final da terceira especial era Galli que sofria uma saída de estrada que lhe custou, imediatamente, 90 segundos. Mas o pior veio pouco mais tarde, quando a suspensão traseira direita acabou por ceder, em consequência deste toque, poucos metros antes do início da quarta especial. Esta era a repetição da primeira, novamente os 22 km de Alfaro, e desta vez a má sorte coube a Gardemeister, no Suzuki SX-4, que inexplicavelmente não tinha potência no carro nipónico. Justin Wilson também acabou por ser penalizado com o azar de Gardemeister, já que rolou cerca de 5 km atrás do Suzuki em marcha lenta sem o conseguir ultrapassar.

Após a assistência a meio do dia os problemas mecânicos foram resolvidos e o resto do rali prosseguiu sem probelmas de maior. Apenas Chris Atkinson teve alguns problemas de intercomunicadores na especial nº5, tendo feito grande parte da mesma de memória!

No final do primeiro dia Latvala lidera, com 9,6 segundos sobre Sebastien Loeb. Atkinson é terceiro, 22 segundos atrás do lider e Petter Solberg quarto, apesar dos problemas de travões que se fizeram sentir na manhã. Hirvonen fecha o top cinco, 1,10 minutos atrás do seu companheiro de equipa.

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Porsche com Cayenne Diesel em 2009?


Segundo uma newsletter da AID, uma agência ligada à indústria automóvel, a Porsche estará pronta a lançar o seu primeiro modelo com motorização Diesel em 2009. Este modelo seria o SUV Cayenne.

O Porsche Cayenne já foi alvo de grandes interrogações aquando do seu lançamento mas encontra-se agora no meio de um tema ainda mais "polémico": um Porsche Diesel. A motorização seria proveniente da VW, de modo a reduzir os custos de desenvolvimento, sendo depois adaptada pelos engenheiros da Porsche para o Cayenne.

Wendelin Wiedeking, presidente da Porsche, tinha já afirmado que a marca de Weissach não tencionava produzir um modelo Diesel, devido ao baixo volume de vendas da Porsche não justificar essa opção, mas esta newslleter, que cita fontes do construtor germânico, afirma que essa proposta ainda está em cima da mesa e encontra-se a ser discutida.

Caso a Porsche vá para a frente com esta decisão vamos ver se os indefectiveis da marca germância perdoam a "heresia" desta vez...

Bentley by Zagato revela-se



O atelier italiano Zagato já tinha anunciado que levaria ao Salão de Genebra uma criação baseada num modelo da Bentley sem, no entanto, especificar qual seria esse modelo. No entanto, algumas fotos reveladas hoje mostram que se trata do Continental GT Speed.

Zagato procedeu a poucas alterações estéticas na dianteira tendo sido a secção traseira a mais alterada. O tejadilho dmais descendente na zona postreior conta com uma curvatura que se estende ao óculo posterior. As ópticas traseiras encontram-se colocadas em cada lado da tampa da bagageira e lembram as do Lacia Thesis. Um último retoque de classe é dado pela pintura bi-tonal, sendo a zona do tejadilho mais clara.

Detalhes quanto a especificações técnicas e número de unidades que serão produzidas não foram, para já, libertados estando tais informações guardadas para o certame suiço.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Fuga de informação revela VW Scirocco!



As cada vez mais frequentes fugas de informação"vitimaram" um dos modelos mais aguardados do ano, o VW Scirocco. A sua apresentação oficial decorrerá no Salão de Genebra e a marca de Wolfsburg até criou um mini-site específico do coupé construído em Palmela. Mas as primeiras imagens oficiais do Scirocco, de alguma forma, chegaram à internet e aqui lhe trazemos essas mesmas imagens.

Inicialmente apresentado como o concept Iroc, no Salão de Paris de 2006, o Scirocco mantém muitos dos traços desse estudo, sendo que a maiore diferença situa-se ao nível do desenho da grelha dianteira.

Infelizmente, estas imagens não se fizeram acompanhar de informações técnicas mas de acordo com uma imagem presente no mini-site do Scirocco, este contará com o 2.0 TFSI, provavelmente com 200 cv. Mas certamente outras motorizações farão parte do leque disponível aquando da comercialização, inclusivé uma versão TDI, a exemplo do que a "irmã" Audi fez com o TT.

Mercedes melhora economia do Classe C com BlueEfficiency


Seguindo a "onda verde" que as cada vez mais apertadas normas anti-poluição têm vindo a gerar, a Mercedes-Benz vai apresentar em Genebra três novas versões do Classe C denominadas BlueEfficiency.

As variantes que acolhem este conjunto de tecnologias com vista à redução de consumos e emissões são o 180 Kompressor, o 350 CGI e o 220 CDI. A primeira unidade viu inclusivé a sua cilindrada reduzida de 1796 cc para 1597 cc, embora mantendo a mesma potência de 160 cv.

Muitas das restantes alterações são comuns aos três veículos como sejam os pneus de baixo atrito, que envolvem jantes 1,5 kg mais leves, os espelhos retrovisores com aerodinâmica apurada e a redução das folgas entre faróis, grelha, capot e pára-choques. O C 350 CGI conta mesmo com um sistema que varia a abertura da grelha dianteira de modo a conjugar a melhor eficiência aerodinâmica possível com a refrigeração do propulsor. A parte inferior do carro também se encontra protegida por uma blindagem que optimiza o fluxo de ar sob o veículo. Os C 180 Kompressor e C 220 CDI contam ainda com uma relação final de transmissão alongada.

No interior a Mercedes-Benz eliminou o rtevestimento insonorizante em excesso, após ter realizado cálculos para chegar à quantidade necessária para conseguir o efeito desejado. O pára-brisas conta com um processo de fabrico "emprestado" pelo luxuoso Maybach. As camadas de vidro laminado têm entre si uma camada de um mateurial isolador que anula o ruído aerodinâmico provocado pelo vento. Esta tecnologia permite fabricar um pára-brisas mais fino e, logo, mais leve. Estas aletarções leveram a uma redução de peso de 19 a 32 kg, consoante o modelo.

Em termos de núemros, os consumos do C 180 Kompressor e C 220 CDI foram reduzidos em 12 %, enquanto os valores do C 350 CGI desceram 10%.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Um hot-rod... Volvo



Se há marca que dificilmente imaginamos ligada à sub-cultura dos "hot-rods", nascida nos EUA, é a Volvo, apesar do construtor sueco já ter apresentado um veículo do género no SEMA 2005, em Las Vegas. Mas o então revelado Volvo T6 Roadster era mais uma visão futurista de um "hot-rod" do que propriamente a visão europeia desse conceito.

Isso foi agora corrigido com o Hot Rod Jakob, um modelo feito especialmente por encomenda expressa da Volvo ao especialista sueco Leif Tufvesson, fundador da Caresto, ume empresa que fabrica veículos personalisados. O Hot Rod Jakob representa o ÖV4 de 1927, o primeiro automóvel fabricado pela Volvo que recebeu o nome popular Jakob, daí advindo a designação deste exemplar único agora revelado.

O Hot Rod Jakob esconde sob o capot um cinco cilindros em linha T5, com um turbo de baixa pressão, alimentado a gasolina ou etanol e capaz de desenvolver 265 cv.

Respeitando o espirito dos hot-rods americanos, o Jakob incorpora alguns elementos de modelos antigos da Volvo, como sejam o volante de um P-1800 ou a caixa de cinco velocidades de um 960.

O visual "retro" esconde um chassis em fibra de carbono, especialemente construído, e uma armação em aço onde assenta o propulsor. As bjantes foram, igualmente, fabricadas em exclusivo e tentam reproduzir o desenho das jantes do Jakob original, tendo 19" à frente e 22" atrás.

O Hot Rod Jacob foi apresentado no museu da Volvo, em Gotemburgo, Suécia, e em Novembro rumará a Las Vegas, no estado americano do Nevada, para a edição deste ano do SEMA.

Ron Dennis despedido?


O jornal desportivo espanhol Marca anuncia hoje que Ron Dennis terá sido despedido do cargo de director da equipa McLaren-Mercedes, no seguimento do escândalo da época passada.

Recordamos que foram encontrados documentos secretos da Ferrari na posse de um engenheiro da McLaren-Mercedes o que levou que a escuderia anglo-germânica fosse multada num valor record de 100 milhões de dólares, mais de 80 milhões de euros. Isto para além de ter perdido todos os pontos acumulados no Mundial de Construtores.

O jornal espanhol adianta ainda que uma declaração oficial à imprensa mundial está para breve. Caso esta notícia se confirme perde-se um grande director de equipa e o responsável pelos sucessos da Mclaren desde a década de 80. Resta esperar pela mencionada declaração oficial.

LP560-4 é designação oficial do novo Gallardo


Já aqui tinhamos por várias vezes abordado o renovado Lamborghini Gallardo que a marca italiana vai revelar no Salão de Genebra. Na altura, falava-se da designação possivel LP550, seguindo a nomenclatura do Murcielago Lp640, em que o número se refere à potência e o LP à colocação do motor (Longituninale Posteriore).

No entanto, a Lamborghini hoje divulgou um press-release e um desenho do novo Gallardo anunciando que a designação oficial é LP560-4. Quer isto dizer que o V10 5.2 debita 560 cv - em vez dos avançados 550 - sendo o 4 indicativo da tracção integral.

Dia 3 de Março a Lamborghini revelará o Gallardo LP560-4 numa conferência de imprensa do Grupo VW, no Salão de Genebra.

"Febre" TDI chega ao Audi TT


A Audi tem sido uma das marcas que mais tem apostado nas motorizações Diesel, quer na competição (com os R10 TDI vitoriosos em Le Mans) quer nos veículos de estrada e concepts (Q7 e R8 V12 TDI). Agora, essa "dieselização" chegou ao Audi TT, nas carroçarias coupé e descapotável.

A motorização escolhida para equipar o primeiro TT Diesel é o 2.0 TDI com 170 cv e 350 Nm de binário, suficientes para levarem o TT TDI Coupé a abater os primeiros 100 km/h em 7,5 segundos e a atingir os 226 km/h de velocidade máxima. O Roadster é marginalmente mais lento, com 7,6 segundos e 223 km/h, respectivamente, devido ao seu peso ligeiramente superior. E isto com consumos de 5,3 l/100 para o coupé e 5,5 para o roadster, em circuito misto. A título de curiosidade, o TT 2.0 TFSI de 200 cv a gasolina é mais veloz (240 km/h) mas perde no sprint dos 0-100 km/h (7,7 segundos) , isto na versão coupé.

O Audi TT TDI está disponível unicamente com tracção integral quattro e caixa manual de seis velocidades. Em opção encontramos a suspensão magnética da Audi, Magnetic Ride.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Pick-ups desiludem em crash-tests




O EuroNCAP, organismo europeu responsável por efectuar e aferir resultados respeitantes à segurança passiva dos veículos, levou a cabo um programa de testes com três das pick-ups mais bem sucedidas do mercado: a Mitsubishi L200/Strakar, a Isuzu Rodeo/D-Max e a Nissan Navara. Os resultados obtidos mostram que a sensação de segurança que um individuo sente a bordo de um veículo mais alto e volumoso pode - e é - enganadora.

No que respeita à protecção dos ocupantes em caso de choque frontal Isuzu e Nissan revelaram-se desapontantes, com a primeira a obtar duas estrelas e a segunda uma, num máximo de cinco possíveis. No caso particular da Navara o risco de lesões fatais no peito do condutor chegou a um nível preocupantemente elevado. Já a L200 destacou-se aqui, ao obter quatro estrelas.

Quando chegou a vez dos resultados respeitantes à protecção de crianças a bordo e de pedestres os resultados foram mais consistentes mas, infelizmente, nivelados por baixo.

Caterham RS Levante com 500 cv e 520 kg


Um dos pequenos construtores britânicos com maior sucesso, a Caterham, juntou-se numa parceria com a RS Performance de modo a proporcionar aos sues clientes modelos ainda mais exclusivos e radicais.

O primeiro fruto desta parceria é o Caterham RS, equipado com um motor V8, da RS Performance, com 2,4 litros de capacidade. Consoante seja ou não sobrealimentado, esta unidade produz entre 380 e 500 cv, pesando apenas 90 kg.

A versão mais potente deste Caterham RS, denominada Levante, conta com a variante de 500 cv que, juntamente com o peso pluma de 520 kg (uma relação peso/potência de quase 1kg/cv...), permite um tempo inferior a 3 segundos no sprint dos 0-100 km/h, estando a velocidade máxima limitada electronicamente a 250 km/h.

E já que falamos em electrónica, o Caterham RS conta com vários dispositivos de ajuda à condução, mais concretamente, controlo de tracção e "launch-control", de modo a assegurar um arranque ao melhor estilo "foguetão".

A caixa de velocidades conta com seis relações e é do tipo sequencial podendo, em opção, contar com patilhas no volante.

Em Inglaterra, o Caterham RS Levante apresenta um preço superior a 166 000 €, sendo que cada interessado tem uma espera de 12 semanas pela frente. Neste preço estão incluidos dois dias de treino de condução, providenciados aquando da entrega do veículo.

Infiniti estreia-se na Europa


Como primeiro Salão de grande dimensão do ano na Europa, Genebra vai ser palco de numerosas estreias de vulto de inúmeros construtores mas, em matéria de novidades, ninguém bate a Nissan. Mais do que apresentar um novo modelo a marca nipónica apresenta... uma marca.

Com quase duas décadas de existência, a Infiniti está para a Nissan assim como a Lexus está para a Toyota, ou a Acura para a Honda, sendo a divisão de luxo na Nissan. A Infiniti foi criada tendo em vista o mercado Norte Americano, onde o nome Nissan, ligado a veículos fiaveis mas de escalões mais baixos, tinha dificuldades em vingar entre os modelos mais luxuosos e requintados de conbtrutores europeus e americanos.

Agora chega a vez da Europa receber a Infiniti, através de uma ofensiva inicial de quatro modelos: o sedan G37 (na imagem), concorrente do BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C, o G coupé, e os SUV FX e EX.

As vendas terão início em Outubro.

Maserati GranTurismo S com 440 cv



Como forma de comemorar um ano volvido sobre a apresentação do GranTurismo, precisamente no Salão de Genebra, a Maserati volta ao certame suiço com outra novidade: o GranTurismo S.

Esta nova iteração sobre o tema GranTurismo é mais que uma mera revisão de estilo. O coupé da Maserati conta com um novo V8 cuja cilindrada passa de 4,2 para 4,7 litros, subida esta acompanhada pela potência que é agora de 440 cv, ao invés dos 405 cv do GranTurismo "normal". Esta novo motor surge acompanhado por uma caixa de velocidades, também ela nova, com actuação eléctrica, denominada MC-Shift, capaz de proporcionar passagens de caixa mais rápidas. Este novo conjunto mecânico permite ao Maserati GranTrismo S abater os primeiros 100 km/h em 4,9 segundos. Os renovados impetos da mecânica são refreados por discos de travão, desenvolvidos pela Brembo, numa liga dupla de ferro e alumínio, mordidos por pinças de seis pistões.

No interior as mudanças são menores, resumindo-se a novos revestimentos ainda mais requintados.

VW Up! passa a Lupo em 2011


Os concepts VW Up! apresentados nos salões de Frankfurt e Tóquio do ano passado passarão à produção em 2011 sob a designação Lupo.

Esta informação revela que, aparentemente, a VW vai tronar-se fiel à politica de apresentar concepts que apresentem parte do nome do veículo final, tal como fez com o Iroc (Sc-Iroc-co) e agora com o Up! (L-Up-o).

A primeira variante de carroçaria a surgir será o cinco portas, baseado no Space Up!, que verá a luz do dia em 2011, muito possivelmente em Setembro, no Salão de Frankfurt. Seguidamente surgirá um CrossLupo com um visual mais radical.

Do concept o Lupo herdará a colocação traseira do motor. Já as aportas de abertura suicida, embora nada esteja ainda decididio, também poderão passar para o Lupo, a exemplo do que a Opel fará no Meriva, já abordado no e-garage.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Versões John Cooper Works para Mini e Mini Clubman




O e-garage já tinha divulgado algumas imagens da Mini Clubman John Cooper Works (JCW) no ano passado, mas chegou agora a vez da divulgação oficial das mesmas bem como das especificações técnicas.


As versões JCW do Mini e Mini Clubman contam com o mesmo 1.6 turbo a gasolina mas que agora desenvolve 211 cv de potência máxima. Graças a este acréscimo de potência o Mini JCW acelera dos 0-100 km/h em 6,5 segundos, contra os 7,4 do Cooper S, enquanto a Clubman cumpre o mesmo exercício em 6,8 segundos (7,6 na Clubman Cooper S). A velocidade máxima indicada é comum às duas carroçarias e é de 238 km/h.


A potência é transmitida às rodas dianteiras via uma caixa manual de seis relações, caixa este que também sofreu algumas modificações de forma a lidar com o superior desempenho do propulsor.


As suspensões contam com acertos mais desportivos estando, ainda assim, disponíveis mais duas opções de chassis ainda mais rigorosas, sendo que a mais radical é virada para uma utilização em pista. Viausalmente, o Mini e Mini Clubman JCW não escondem a sua inspiração no Mini do Challenge. Novos pára-choques dianteiro e traseiro, saias específicas e jantes de 17" fazem parte do pacote de origem das versões JCW.


A apresentação pública está agendada para o Salão de Genebra, que se afigura uma autêntica parada de estrelas, com a comercialização a ter início no Verão.