sábado, 7 de junho de 2008

F1 08 - GP do Canadá - Qualificação


Após a chuva ter marcado os treinos livres, a qualificação disputou-se com a pista seca o que permitiu que os pilotos baixassem os tempos relizados na sexta-feira. O GP do Canadá é o primeiro após a votação que ditou a continuidade de Mosley à frente dos destinos da FIA, apesar do desagrado de muitos, pelo que talvez possamos aqui assistir a alguma espécie de "retaliações" contra este resultado. A ver vamos.

Quanto à parte desportiva, a Ferrari viu-se, pela primeira vez em quatro grandes prémios, arredada do lugar mais cobiçado da grelha graças à prestação de Lewis Hamilton, que colocou o seu McLaren-Mercedes na pole com mais de meio segundo de vantagem para o segundo classificado, Robert Kubica no BMW. O primeiro Ferrari surge na terceira posição e é o de Kimi Räikkönen que, a seu lado, terá um surpreendente Fernando Alonso, com o seu Renault.

Nico Rosberg e Felipe Massa partilham a terceira linha tendo atrás de si Heikki Kovalainen e Nick Heidfeld. Rubens Barrichelo e Mark Webber completam o top-ten. Na cauda da grelha encontram-se o STR-Ferrari de Vettel, que não teve tempos por ter trocado a caixa de velocidades, e o Honda de Jenson Button.

A corrida disputa-se amanhã, às 18 horas, hora nacional.

Indianos podem comprar Hummer


Após a Tata ter recentemente adquirido a Jaguar e a Land Rover ao Grupo Ford, outra marca pode agora estar na mira dos indianos, desta feita a Hummer. Devido à actual crise dos combustíveis e às restritivas normas anti-poluição, a marca de todo-terreno passou a ser um caso sério de impopularidade no seio da GM pelo que o grupo norte-ameriocano já tinha vindo a público afirmar que a Hummer veria a sua gama completamente renovada ou poderia mesmo ser vendida.

As marcas indianas Tata e Mahindra são apontadas como estando na primeira linha para uma possível aquisição da Hummer e já há relatos de banqueiros representantes de ambas as marcas terem entrado em conversações com a GM.

A Hummer tem vindo a sofrer quedas constantes nas vendas. Em 2007, as vendas cairam 25% e este ano a queda vai já em 35%.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Oficial: Porsche 911




A Porsche ofereceu hoje mesmo uma prenda a si própria pelo seu 60º aniversário, nada menos que o restyling do seu cavalo de batalha 911. As alterações visuais são de pouca monta centrando-se as verdadeiras alterações sob a carroçaria.

Mas começando por esta última, o revisto Porsche 911 passa a contar com novos "piscas" e luzes de circulação diurna em LED, mantendo a sua colocação no pára-choques que, por sua vez, conta com novo desenho. Também o pára-choques traseiro conta com um novo visual, em grande perte por responsabilidade das novas ópticas tarseiras, também elas em LED. As jantes de novo desenho e os retrovisores de maiores dimensões completam o quadro exterior. No interior não houve alterações, à excepção do revisto Porsche Communication Managment (PCM) que conta com comandos simplificados e um novo ecrã táctil.

Agora, as verdadeiras, e mais interessantes, novidades. Ambos os motores viram a sua potência revista em alta. O 3.6 do Carrera sofre um incremento de 20 cv, disponibilizando agora 345 cv, enquanto o 3.8 do Carrera S passa de 255 para 385 cv. Ambos os propulsores passam a contar com injecção directa de gasolina, uma novidade absoluta na Porsche, e reclamam uma baixa das emissões de 15%, apesar do incremento da potência.

Acoplada a estes motores passa a estar disponível em opção a nova caixa automática de dupla embraiagem e sete relações que vem, desta forma, tomar o lugar da anterior Tiptronic S. Esta nova transmissão recebe um nome algo complicado, Porsche Doppelkupplung, ou Porsche dupla embraiagem, finaco a sigla PDK.

Com estes suplementos energéticos, o renovado 911 Carrera cumpre o sprint dos 0-100 km/h em 4,7 segundos, com a caixa PDK a retirar 0,2 segundos a este tempo. O Carrera S regista 4,5 segundos no arranque dos 0-100 km/h com a caixa PDK e é agora capaz de superar os 300 km/h, mais concretamente, atinge os 302 km/h.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Lotus homenageia Jim Clark


Jim Clark foi um dos pilotos mais célebres e bem sucedidos de todos os que pilotaram carros da Lotus na Fórmula 1, pelo que o construtor inglês decidiu homenagear Clark com uma edição limitada e exclusiva do Elise.

Denominada Lotus Clark Type 25 Elise SC assenta na base do Elise SC que recorre ao 1.8 VVT-i com compressor volumétrico e que debita 220 cv de potência, capaz de levar este Elise da imobilidade aos 100 km/h em 4,6 segundos.

Os traços distintivos desta série limitada a 25 unidades passam pela pintura "British Racing Green" com risca amarela, igual à do Lotus Type 25 com que Clark obteve o título de Fórmula 1 de 1963, e pelas jantes "Lotus Sport" de côr preta. No habitáculo destacam-se os bancos em pele preta com acabamentos em vermelho e o punho da manete da caixa de velocidades em madeira.

Para além do título de 1963, Jim Clark arrecadou, igualmente, o de 1965, isto na Fórmula 1, e foi o primeiro britânico a vencer as 500 Milhas de Indianápolis, também com um Lotus. Clark venceu um terço das provas em que participou e pereceu no GP de Hochenheim em 1968.

Lancia Aurélia de regresso?


No Salão de Frankfurt de 2003 a Lancia mostrou um concept que representava uma reencarnação do Séc. XXI do saudoso Fulvia. Apesar de altamente aclamado pelo público e imprensa, o projecto nunca passou de um estudo devido à menos boa situação financeira que a Fiat vivia na altura e também ao envelhecimento do Fiat Punto, cuja plataforma servia de base ao Fulvia.

Agora, com uma saúde financeira invejável, tudo indica que um modelo de nicho da Lancia poderá ver a luz do dia e já no Salão de Paris deste ano ou, o mais tardar, no Salão de Genebra em Março de 2009. Apesar de se inspirar neste estudo do Fulvia, o novo modelo deverá adoptar a designação Aurélia, um modelo famoso da Lancia da década de 1950 que se declinou em várias carroçarias, entre as quais os belos B24 Spyder America (na foto) e B24 S Convertible. Serão estes últimos que o novo Aurélia pretenderá "reviver". No entanto, ao contrário do que acontecia com os Aurélia originais, o novo modelo adoptará um tejadilho rígido retráctil. A base a utilizar será a do Alfa Romeo Mi.To que, como já aqui dissémos, também terá uma versão descapotável.

Suzuki SX4 em edição limitada


Apesar da participação da Suzuki no WRC não estar propriamente a ser recheada de sucessos, o braço alemão da marca nipónica deciciu lançar uma série especial e limitada a 500 unidades inspirada no carro de competição.

O Suzuki Sx4 WRC, assim se chama esta edição limitada, conta com o bloco 1.6 com 107 cv de potência e incorpora alguns elementos estéticos distintivos. Estes incluem spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais e jantes de 16" com desenho semelhante às do SX4 de competição. No interior o SX4 WRC conta com punho da caixa de velocidades em couro e aplicações a imitar fibra de carbono.

Unicamente destinada ao mercado germânico, esta série especial tem um preço de 19 500€.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Alfa Mi.To terá descapotável dentro de 18 meses


Ainda agora foi apresentado o Alfa Romeo Mi.To e já se fala de uma versão descapotável do mesmo. A notícia, veiculada pela revista inglesa Auto Express, refere que a marca de Arese estará já a trabalhar numa versão descapotável do seu benjamim.

Este descapotável terá capota de lona e manterá os mesmos motores, todos turbo, presentes na berlina. A base de trabalho providenciada pela berlina, ao que parece, é boa bastando pouco mais que os habituais reforços de carroçaria para compensar a redução da rigidez estrutural devido à ausência de tejadilho. Como tal, o prazo apontado para a apresentação do Mi.To cabrio é relativamente curto, 18 meses.

Acessórios Hartge para BMW X6


O BMW X6 é um dos modelos mais individualistas, em termos de design, actualmente no mercado. Ainda assim, e a pensar naqueles para quem exclusividade nunca é demais, o preparador alemão Hartge, especializado em modelos BMW, apresentou diversos acessórios para o SUV-coupé bávaro.

Apesar de bastante discreto, o kit estético exterior proporciona um impacto visual evidente, muito ajudado pelas jantes de 22" que são revestidas por penumáticos de medidas diferentes à frente e atrás, estando disponéiveis as combinações 285/30 com 335/25 e 295/30 com 335/25 à frente e atrás, respectivamente. A suspensão desportiva, responsável por um rebaixamento de 30 mm, também contirbui para o visual agressivo do X6.

Para o interior está disponível uma panóplia de acessórios, desde volantes multifunções personalizados, passando por pedais em alumínio e variados acabamentos para tablier e restantes painéis interiores.

Mecânicamente, e para já, apenas as versões Diesel têm disponível preparações. Assim, o 30d passa de 235 para 275 cv enquanto o mais potente 35d sobe de 286 para 328 cv.

BMW Série 7 a sete de Julho


Segundo algumas informações disponíveis, tudo indica que a BMW irá revelar a nova geração do Série 7 no próximo dia sete de Julho (7/7...), embora, de momento, estas informações ainda estejam por confirmar.

Também foram avançadas algumas informações (também ainda sem confirmação) relativas a propulsores, de onde se destaca uma nova unidade V12 biturbo com mais de 600 cv destinada propulsionar o 760i ou um possível M7, no que seria a resposta aos contínuos desejos dos adeptos da marca bávara e ao Mercedes-Benz S 65 AMG. Além deste propulsor foi, igualmente, mencionado o V8 biturbo utilizado no X6.

Em termos de transmissões, esta informação, sim, mais credível dado que a ZF já admitiu estar a desenvolver uma transmissão deste género para, entre outros, a BMW, contaremos com uma caixa automática de oito velocidades.

Esteticamente, são revistos e corrigidos alguns pontos dos muitos criticados na actual geração, como a secção traseira, por exemplo.

Resta-nos esperar pelo anunciado dia sete de Julho...

Interior do Opel Insignia revelado



A Opel ainda só tinha revelado fotografias do exterior do seu novo familiar, o Insignia, destinado a substituir o Vectra, mas agora foi a vez de divulgar as primeiras imagens do seu interior. Em absoluto rigor, a versão das imagens é a da subsidiária inglesa Vauxhall, mas apenas tem que imaginar o emblema da Opel no volante e, claro, este do lado correcto do carro.

O design do Insignia espelha a nova filosifia que a Opel aplicará nos seus modelos, apresentando um ambiente "quente, convidativo e desportivo", nas palavras de John Puskar, director executivo de design de interiores da GM Europe.

O grafismo da instrumentação foi inspirado no dos cronómetros sendo que esta possui, ainda, outra curiosidade: a iluminação é de côr branca mas ao carregar no botão "Sport" esta altera-se para vermelho, como vemos nas imagens, para não só proporcionar um ambiente mais desportivo mas também para combinar com a iluminação dos restantes comandos.

O Opel Insignia será apresentado ao público no Salão de Inglaterra, em Julho.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Seat revela Ibiza Sport-Coupé



Após a apresentação da variante de cinco portas do novo Seat Ibiza chegou agora a vez da carroçaria de três portas ver a luz do dia. Embora a sua apresentação vá ocorrer no Salão de Inglaterra, no próximo mês de Julho, a marca espanhola revelou já algumas imagens e detalhes do modelo em questão.

Por uma questão de "timming", a Seat não terá a Mercedes-Benz à perna, devido ao uso da designação Sport-Coupé que identifica a carroçaria de três portas do Ibiza. Agora, esta já não colide com o coupé baseado no Classe C que agora se chama CLC, desde o lançamento do seu restyling.

Quanto ao Sport-Coupé da Seat, este apresenta-se bastante semelhante ao concept Bocanegra, se bem que sem a parte negra no pára-choques dianteiro. Esse detalhe decorativo ficará, certamente, destinado às versões mais potentes Cupra e FR. De início, o Ibiza Sport-Coupé estará equipado com dois motores a gasolina, um 1.4 e um 1.6, acompanhado pelo 1.9 TDI de 90 cv. A motorização 1.6 poderá ser acoplada à caixa DSG de sete velocidades, uma estreia neste segmento de mercado.

Quanto a datas de lançamento e preços, só mais perto da data de apresentação ou, possivelmente, só mesmo no Salão.

ADAC afasta-se da FIA!


Conforme noticiámos hoje ao início da tarde, esperavam-se variadas reações ao resultado favborável a Mosley. O que não se esperava era que surgissem tão cedo e de forma tão abupta. A clube alemão ADAC, que já tinha revelado a sua indignação com a continuidade de Mosley como presidente da FIA, anunciou que vai-se afastar completamente da FIA enquanto o britânico estiver à frente desse órgão. O ADAC é um dos maiores grupos ligados ao automóvel a nível Mundial e o maior a nível europeu sob a alçada da FIA.

Variados outros clubes e associações já manifestaram o seu desgrado com a copntinuidade de Mosley mas, até agora, ainda mais nenhuma abandonou a FIA. O British Racing Drivers Club (BRDC), pela voz do seu presidente Damon Hill, fez saber que é necessário um órgão como a FIA. No entanto, é complicado obter alguma seriedade junto dos governos quando uma instituição com um presidente tão polémico pede financiamentos para a Fórmula 1, por exemplo. O AA da África do Sul também se mostrou indignado com o resultado da votação e, como tal, distancia-se do mesmo, posição igualmente defendida pelo Royal Dutch Touring Club.

Muitos falam mesmo no princípio do fim da FIA e prevêem que os clubes e outras associações acabem por abandonar de vez este organismo levando à sua dissolução. Em face de todos estes acontecimentos, e muitos que certamente ainda estarão para acontecer, resta ver o que Max Mosley irá decidir, bem como o resto da FIA. Para já, o panorama apresenta-se bastante negro para o principal órgão desportivo do Mundo...

Mosley vence votação


A reunião extraordinária que teve hoje lugar com vista a votar a continuidade, ou não, de Max Mosley à frente da FIA até ao final do seu mandato, teve um final inesperado, tendo em conta a onda de protestos contra o britânico, com Mosley a vencer a referida votação.

140 organizações ligadas ao automóvel, oriundas de 94 paises, estiveram em Paris onde teve lugar a votação através de voto secreto. Cada clube ou instuição depositou numa urna um envelope fechado com o seu voto que, posteriormente, foram contabilizados, em privado, pelo corpo legal da FIA.

Mosley obteve 103 votos a favor e 55 contra, com sete abstenções e quatro votos nulos. Reações a est resultado certamente abundarão nos próximos dias, com o clube germânico ADAC a afirmar, desde logo, que via este resultado "com pesar e incredulidade".

Recorde-se que toda esta polémica começou em Março, quando um tablóide inglês publicou fotografias de Mosley numa orgia em que alguns intervenientes apareciam com uniformes das antigas tropas nazis. Mosley sempre defendeu que não havia nenhum teor racista nesse evento.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Porsche faz 60 anos


Estávamos no dia 8 de Junho de 1948 quando foi registado o Porsche 356 nº1, o primeiro modelo de estrada daquele que é, hoje em dia, um dos mais miticos fabricantes de desportivos. Este 356 nº 1 era um roadster de dois lugares, com motor colocado em posição central traseira refrigerado a ar - caracteristica que durante muitas décadas marcou os modelos com motores de cilindros opostos da Porsche - com 40 cv e que, apesar de ele prórpio nunca ter chegado à produção, viria a ser a musa inspiradora por trás do 356, que viria a nascer mais tarde. Com carroçarias coupé, cabrio e Speedster, o 356 vendeu mais de 76 000 unidades e viria, em 1963, a dar origem a um dos modelos mais míticos de sempre: o Porsche 911. O sucesso deste modelo é sobejamente conhecido mantendo-se, ainda hoje, fiel ao nome e conceito original.

Na competição, o construtor germânico acumulou incontáveis sucessos nas mais variadas frentes, desde as 24 Horas de Le Mans, passando pelos ralis e rali-raids, até à Fórmula 1, onde os motores Tag-Porsche levaram os McLaren a vários títulos.

Apesar de hoje a saúde financeira da Porsche ser invejável, a ponto de ter tomado conta do gigante alemão VW, nem sempre foi assim. No início dos anos 90, a Porsche atravessava uma grave crise tendo mesmo visto a sua independência chegar a ser posta em causa. Valeu Wendelin Wiedeking, o ainda actual presidente, que salvou o construtor germânico de uma situação difícil passando para um enorme à-vontade financeiro.

Hoje, a gama da Porsche é consituida por quatro modelos: Boxster, Cayman, 911 e Cayenne. O futuro Panamera virá engrossar a gama da Porsche, bem como um novo pequeno SUV abaixo do Cayenne. Tudo se afigura para, pelo menos, mais 40 anos de sucesso. Parabéns Porsche!

domingo, 1 de junho de 2008

Rali Acrópole - Final


Terceiro e último dia de prova na Grécia. Loeb partia, novamente, na frente pelo que a espectativa de ver se conseguiria aguentar a liderança apesar de limpar a estrada era grande. Atrás dele vinham os manos Solberg, com Petter na frente de Hening, no que seria um grande resultado de família.

Como nos dias anteriores, imperou o calor e a falta de vento o que, algo surpreendentemente, viria a ajudar o francês da Citröen. Apesar de abrir a estrada Loeb tinha a grande vantagem de não ter que conduzir no pó de ninguém, algo de que os seus opositores já não se podiam gabar. A ausência de vento, em especial nas zonas bastante arborizadas, provoucou problemas de visibilidade a todos, pelo que Loeb começou, desde logo, a ampliar a sua vantagem. Petter e Hening Solberg iniciaram o dia com cautela, sem correr demasiados riscos, até porque o já referido pó era um obstáculo adicional para a já de si dura prova grega.

No entanto, na terceira especial do dia Hening começou a sentir problemas de motor no seu Ford Focus da Stobart. O motor perdia constantemente rendimento e o norueguês teve que o desligar e voltar a ligar várias vezes. A vantagem de 1,55 minutos que detinha sobre Hirvonen, que vinha em quarto, desceu para apenas 22,6 segundos no final da manhã. Hirvonen já estava quase conformado com a sua posição mas ao saber dos problemas de Hening voltou a atacar, de modo a aproximar-se o mais possível do último lugar do pódium. Com Loeb lançado para mais uma possível vitória, Hirvonen precisava do máximo de pontos possível de modo a não perder muito terreno no Mundial de pilotos.

Menos feliz era Atkinson, novamente obrigado a abandonar a prova, depois de hoje ter regressado ao abrigo da regra Super-Rali. O australiano bateu na 2ª classificativa do dia e danificou irremediavelmente a suspensão do Impreza. Game-over para Atkinson.

A ronda vespertina traria o fim das aspirações de Hening Solberg terminar no pódium. Apesar de na assistência ao almoço os mecânicos da Stobart terem tentado resolver os problemas do Focus, estes agravaram-se irremediavelmente logo na primeira especial da tarde, com Solberg a perder mais de cinco minutos e a cair para sétimo. Quem lucrou com isto foi Hirvonen que, assim, se apossou do degrau mais baixo do pódium.

Para Loeb, tudo se começava a montar para proporcionar mais uma vitória, a sua 41ª no WRC. Com apenas a super-especial pela frente, o francês detinha já uma vantagem de 1,18 minutos sobre Petter Solberg, senhor de um grande resultado na estreia do novo Impreza WRC 2008. "Estou maravilhado. Já há muito que sonhava com isto", afirmava um exultante Solberg antes da super-especial. Quanto a Hirvonen, já só pensava na próxima prova, o Rali da Turquia, e no facto de aí vir a ser o terceiro a sair para as especiais, ou seja, com estas já limpas por Loeb e Solberg.

Urmo Aava continuava a surpreender tudo e todos e vinha na quarta posição com o Citröen C4 privado, na frente do C4 oficial de Sordo. E, até final, nada mais se alteraria na frente, com estas posições a serem as finais. Atrás de Sordo, na sexta posição, ficou Mathew Wilson seguindo-se Latvala, cuja prestação na prova grega o finlandês quererá passar para trás das costas o mais rapidamente possível. Hening Solberg acabou por terminar apenas em 8º, após ter rodado bastante tempo em segundo, com Gardemeister a conseguir levar o Suzuki até à nona posição. Conrad Rautembach fechou o top-ten.

Após a prova grega as tabelas de pilotos e construtores encontram-se assim ordenadas:


  1. Loeb - 50 pontos

  2. Hirvonen - 49 pontos

  3. Atkinson - 31 pontos

  4. Latvala - 26 pontos

  5. Sordo - 25 pontos

  6. P. Solberg - 17 pontos

  7. Galli - 17 pontos

  8. H- Solberg - 12 pontos

  9. Wilson - 10 pontos

  10. Villagra - 8 pontos

  11. Aava - 6 pontos

  12. Rautembach - 5 pontos

  13. Duval - 5 pontos

  14. Mikkelsen - 4 pontos

  15. Gardemeister - 2 pontos

  16. Cuoq - 2 pontos

  17. Aigner - 1 ponto

  18. Ogier - 1 ponto

  19. Andersson - 1 ponto

  20. Hëninnen - 1 ponto



  1. Ford - 81 pontos

  2. Citröen - 79 pontos

  3. Subaru - 50 pontos

  4. Stobart - 37 pontos

  5. Munchies -16 pontos

  6. Suzuki - 7 pontos


A próxima prova do calendário é o Rali da Turquia, de 13 a 15 de Junho.