sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Boas Festas a todos!


Com a aproximação do que, para muitos, será um fim-de-semana prolongado para comemorar o Natal junto das suas famílias, o e-garage aproveita para desejar a todos Boas Festas!

Esperamos que esta quadra festiva decorra sem problemas e apenas com alegrias para todos. Sem querer "chover no molhado", esperamos que todos conduzam com cautela e evitem beber e conduzir. Afinal, queremos todos os nossos leitores de volta sãos e salvos!

Abraços desta equipa ao vosso dispôr.

Boas Festas!

Land Rover Design Edition by Piet Boon


A Land Rover associou-se ao designer de interiores holandês Piet Boon para a criação de uma série especial e limitada do Defender. O resultado é o Defender Design Edition, do qual apenas 20 unidades serão construídas.

Como caracteristicas distintivas encontramos a grelha dianteira e molduras do faróis em aço inoxidável, pára-choques de maiores dimensões, faróis debruados a preto e jantes da mesma côr. No interior é o alumínio que sobressai em detalhes como a consola, botões e outros comandos.

Mecanicamente, nada de novo. O Defender Design Edition é motorizado pelo 2.4 turbo Diesel de 122 cv acoplado a uma caixa de velocidades manual de seis relações.

Parte da receita obtida com a venda destas 20 unidades reverterá para a associação Drive Against Malaria.

"Novo" Mercedes SLK em Abril



A segunda geração do Mercedes-Benz SLK foi agora alvo de um ligeiro restyling, acompanhado de algumas modificações e novidades a nivel técnico.

Visualmente, as modificações centram-se nos novos pára-choques dianteiro e traseiro, com o primeiro a fazer lembrar, ainda mais, o "nariz" do McLaren de Fórmula 1, novas jantes, espelhos retrovisores maiores com "piscas" de LED e ópticas traseiras fumadas. O interior conta com novos materiais, instrumentação e volante, incorporando ainda novos equipamentos, como seja o caso do sistema de audio e multimédia NTG 2.5, que incorpora operação mãos-livres por Bluetooth e interface de ligação de periféricos, como iPod, no porta luvas. Em opção, encontra-se disponivel um sistema de som da Harman Kardon bem como o Linguatronic, um sistema de comando vocal.

Debaixo do capot escondem-se as maiores novidades. Apesar do leque de motorizações continuar o mesmo, estas foram melhoradas tendo a Mercedes-Benz conseguido obter algo aparentemente antagónico: mais potência e menores consumos.

Assim, o 200 Kompressor passa a debitar 184 cv (mais 21 cv) ao mesmo tempo que permite consumos e emissões inferiores. O 280 também sofre uma redução nestes dois items enquanto o 350 passa a debitar 305 cv (mais 33 cv), com idênticos refelexos nos consumos e emissões.

Novo é igualmente o sistema de direcção Direct Steer. Este sistema, completamente mecânico, varia a sensibilidade da direcção, consoante o volante se encontre no ouperto do seu ponto central, ou não.

A comercialização do revisto Mercedes-Benz SLK tem início em Abril, a tempo da Primavera.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Ferrari 599 GTB a céu aberto


O grupo holandês Vandenbrink Design apresentou na feira Cercle Deluxe 2007, que teve lugar em Viena, a sua mais recente criação, tendo por base o Ferrari 599 GTB.

Denominado Vandenbrink GT Convertible, trata-se de uma versão descapotável do Ferrari, e está equipado com um tejadilho rígido retráctil em fibra de carbono. Sendo construido apenas após encomenda firmada, o Vandenbrink GT Convertible é completamente criado de acordo com os desejos do seu proprietário, tornando cada carro numa obra de arte única. Aliás, é precisamente essa a intenção da Vandenbrink, regressar aos tempos dos carroçadores por medida. O grupo holandês já criou outro modelo tendo por base o mesmo Ferrari 599 GTB, do qual produzirá apenas cinco unidades, e já se afirmou disponível para efectuar trabalhos exclusivos em modelos como o Audi R8, Spyker C8 e Corvette.
Caso esteja interessado nos serviços ou modelos unicos da Vandenbrink, pode aceder ao site www.vandenbrinkdesign.com.

Corvette apresenta ZR1



Há já algum tempo que o "super Corvette" vinha a ser perseguido pelas objectivas dos fotógrafos "espiões", e a especulação em torno das suas capacidades mecãnicas também alimentou muitas páginas. Mas agora a GM pôs cobro a todas as especulações, ao apresentar os dados e primeiras imagens oficiais do seu novo "monstro".

Baptizado de ZR1, este Corvette vem ocupar o lugar de topo na gama daquele que é considerado por muitos o desportivo americano mais emblemático de sempre. O Corvette ZR1 conta com o novo V8 6.2, designado LS), ajudado por um compressor volumétrico Roots, capaz de debitar 620 cv e 823 Nm de binário. A potência é transmitida ás rodas traseiras por intermédio de uma caixa de seis velocidades com comando manual e dupla embraiagem, capaz de diminuir a inércia e proporcionar melhores acelerações. Infelizmente, a GM não divulgou dados relativos ás performances, deixando-os para mais perto da data de comercialização, na Primavera de 2008. No entanto, valores estimados apontam para 3,2 segundos no tradicional sprint dos 0-100 km/h e uma velocidade máxima vizinha dos 350 km/h, tornando o Corvette ZR1 no mais rápido carro de produção de sempre da GM.

Tentando pôr cobro às habituais fracas performances dinâmicas dos modelos das terras do Tio Sam, a Corvette dotou o ZR1 de suspensões magnéticas de origem, capazes de se adaptar quer ao tipo de piso, quer ao tipo de condução, melhorando o conforto e o comportamento. E para deter os 620 cv, o ZR1 conta com discos de travão em composto carbo-cerâmico, envoltos por jantes de 19" na dianteira e de 20" na traseira.

A carroçaria foi aligeirada com diversos elementos em fibra de carbono, como o capot dianteiro - que conta com uma pequena janela em policarbonato que permite ver o intercooler - asa traseira, "lábio" dianteiro, painéis do tejadilho, entre outros.

Quanto ao efeito estético, as imagens falam por si...

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Mitsubishi Lancer Ralliart em Genebra


As novidades para um dos mais importantes Salões automóvel de 2008, o certame de Genebra, em Março, já começam a surgir. Agora foi a vez da Mitsubishi revelar os dados referentes ao Lancer Ralliart.

No mercado europeu, o Lancer Ralliart terá carroçaria de cinco portas enquanto nos EUA será baseado na de quatro. Mecanicamente, o Lancer Ralliart recorre à transmissão integral e à caixa de seis velocidades de dupla embraiagem SST do Lancer Evolution de onde provém, igualmente, o motor dois litros turbo mas aqui com 240 cv, em vez dos 290 cv do Evo X.

Como elementos exclusivos, o Lancer Ralliart conta com capot em alumínio, baquets Recaro e volante desportivo com patilhas de comando da caixa de velocidades.

O objectivo da Mitsubishi, com este Lancer Ralliart, é apontar baterias aos Subaru Impreza WRX, VW Golf GTI e Honda Civic Type-R, entre outros, mas com um preço mais interessante que o Evo X.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Volvo XC90 terá sucessor


A edição sueca da revista Auto Motor und Sport noticiou que o Volvo XC90 não teria um sucessor, terminando a sua carreira após o restyling que se avizinha. No entanto, responsáveis da Volvo desmentiram já o artigo da revista sueca, referindo que o sucessor do XC90 não foi cancelado. Apenas se encontra ainda em estudo devido a vários parâmetros técnicos ainda por definir. Um desses parâmetros é a plataforma a utilizar que deverá ser oriunda da Ford, de modo a reduzir os custos de produção do modelo.

Esta indecisão vai provocar um ligeiro atraso na chegada ao mercado do carro mas a Volvo afirma que prefere actuar assim e, aquando do lançamento, apresentar um veículo verdadeiramente competitivo, tanto mais que o XC90 insere-se num nicho em franca expansão, o dos SUV. Até ao lançamento da nova geração, será a actual a defender as cores da Volvo entre os SUV e contará com um restyling para refrescar argumentos.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Ford mostra teaser do Focus RS


Destinado a ocupar o topo da pirâmide da gama Ford Focus, o RS já terminou as fases de testes tendo a marca de Dearborn revelado uma imagem do modelo final em jeito de teaser.

Sob o capot estará uma versão do cinco cilindros em linha 2.5 turbo da Volvo, aqui a debitar um valor em torno dos 280 cv, deixando bastante espaço de manobra para o Focus ST, com os seus 225 cv.

Visualmente, o Focus RS surgirá com uma carroçaria mais musculada, inspirada no Focus WRC mas, para já, ainda não é certo se contará com tracção integral ou dianteira, se bem que a primeira opção fosse a mais indicada, especialmente tendo em conta que a Ford aponta como concorrentes directos o Subaru Impreza e o Mitsubishi Lancer Evolution.

A apresentação pública do Focus RS deverá ter lugar em Março de 2008, no Salão de Genebra.

Mercedes GLK apanhado nos EUA



A arma que a Mercedes-Benz preparou para enfrentar o BMW X3, o GLK, está pronto para entrar nos circuitos comerciais, e estas imagens obtidas na famosa Rodeo Drive, em Beverly Hills, provam-no.

Esta indiscrição do pequeno SUV da Mercedes-Benz deveu-se às filmagens de um episódio da conhecida série televisiva "Sexo e a Cidade", estando inclusivamente presente a actriz Kim Catrall, pelo que tudo indica que Samantha (a sua personagem na série) conduzirá o GLK em breve.

Mecanicamente, o Mercedes-Benz GLK assenta na plataforma do novo Classe C do qual herda, igualmente, as motorizações a gasolina e Diesel. No que respeita a transmissão o GLK terá tracção integral embora haja rumores de que poderão surgir versões base só com tracção posterior, de forma a baixar consumos (e consequentemente emissões poluentes) e preço.

A apresentação pública do Mercedes-Benz GLK ocorrerá no Salão de Genebra, em Março de 2008.

domingo, 16 de dezembro de 2007

BMW X6 estreia novo V8 biturbo


Quando o Salão de Detroit abrir as suas portas, já em Janeiro, a BMW terá duas novidades de peso no seu espaço: o BMW X6, na sua versão de produção, e um novo motor V8 biturbo a gasolina que se estreia, precisamente, no X6.

O Sports Activity Coupé da marca bávara já tinha sido mostrado no Salão de Frankfurt e, embora fosse categorizado como "apenas" um estudo, estava já bastante próximo do modelo final que agora veremos. A sua carroçaria de quatro lugares e cinco portas alberga um interior luxuoso e com uma ampla escolha em termos de revestimentos e acabamentos.

Quanto ao novo V8 biturbo, conta com uma capacidade de 4,4 litros e debita 400 cv de potência. Este motor, bastante compacto, alberga os turbocompressores no centro, entre ambas as bancadas de cilindros, o que levou à elaboração de novas e específicas condutas de admissão e escape.

Para além da dupla sobrealimentação, este V8, que motoriza o X6 xDrive50i, conta com o sistema de variação de fase Vanos e injecção directa de gasolina.

A outra variante inicial do X6 será o xDrive35i, equipado com o seis cilindros em linha, também biturbo, de 300 cv.

Ambos os modelos contam com transmissão robotizada de seis relações com comandos no volante, e distribuem a potência pelas quatro rodas de forma automática via o sistema de tracção integral da BMW xDrive.

Igualmente inovador é o Dynamic Performance Control. Trata-se de um diferencial traseiro que engloba duas engrenagens planetárias e duas embraiagens, que permitem a distribuição e multiplicação do binário por cada uma das rodas traseiras, cujo funcionamento é controlado electrónicamente.