quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Renault Twingo RS com 133 cv


O Salão de Genebra será o palco de apresentação daquela que será a versão mais despotiva do novo Renault Twingo. O Twingo RenaultSport (RS) contará com uma versão de 133 cv do 1.6 16V, ajustes na suspensão e travões e um visual agressivo, como "mandam as regras", inspirado no Twingo Concept apresentado no Salão de Paris de 2006. O interior também deverá apresentar alguns toques que "lembrem" o seu proprietário de que não conduz um Twingo "vulgar".

Para já, as informações disponíveis ainda são escassas mas mais perto do Salão trar-lhe-emos mais pormenores.

Isuzu abandona mercado norte-americano


A Isuzu Motors America anunciou que vai abandonar o mercado dos EUA a partir de 31 de Janeiro de 2009. A razão apontada oficialmente para esta decisão tem a ver com o facto da GM estar a considerar descontinuar os modelos Ascender, i-290 (na imagem) e i-370.

Contudo, os fracos resultados comerciais da Isuzu naquele mercado podem ser a verdadeira razão para tal. Em 1999 a marca nipónica vendeu 103 997 veículos contra 7098 no ano passado.

Os responsáveis da Isuzu já tranquilizaram os actuais proprietários de modelo da marca assegurando que a sua saída não porá em causa o fornecimento de peças nem a asistência aos veículos em circulação.

Oficial: Mercedes-Benz SL


Já aqui lhe trouxemos algumas imagens do renovado Mercedes-Benz SL, resultantes de fugas de informação, mas agora chegou a vez da marca de Estugarda revelar oficialmente toda a informação referente ao roadster.

Assim, e conforme aventámos aquando da divulgação das imagens, confirma-se a versão 280 como entrada de gama, propulsionada pelo V6 de 231 cv. Para além desta o alinhamento da gama SL conta igualmente com o 350, outra unidade V6 mas com 316 cv, com o 500, que alberga um V8 com 388 cv sob o capot, e com o V12 de 517 cv do 600 a surgir no topo, exceptuando as versões AMG, naturalmente.

Dinâmicamente, o renovado SL conta com um novo tipo de direcção activa, baseado no sistema já existente na Mercedes-Benz sensível à velocidade. A direcção conta com uma cremalheira de rácio variável. Na prática, isto significa que a assistência varia de acordo com o ângulo do volante. Perto do ponto central, típico de condução a alta velocidade em auto-estrada, a direcção é mais pesada. Passando um ângulo de volante de cinco graus o esforço exigido para o manobrar diminui, permitindo maior facilidade em manobrar o veículo e um menor número de voltas do volante.

Ao nível da suspensão esta conta com o sistema automático de controlo de amortecimento ABC, de série nos SL 500 e 600. Este compensa o afundamento da frente e da traseira, quando em travagem e aceleração, bem como as oscilações laterais da carroçaria quando em curva.

Outra novidade do SL é a iluminação adaptativa, disponível a título opcional. Os faróis bi-xénon contam com cinco modos de funcionamento específicos: estradas secundárias, auto-estrada, nevoeiro, luzes direccionais e modo automático. A transição entre os variados modos é feita automáticamente e consoante as situações. Por exemplo, o modo auto-estrada é activado em dois estágios acima dos 90 km/h, aumentando o alcance em mais de 60%.

No interior as alterações abarcam o novo volante desportivo de três raios, novos revestimentos e instrumentação redesenhada. O equipamento foi revisto em alta estando agora disponíveis, entre outros items, o sistema Command, com funções mais abrangentes, e o Airscarf, estreado no SLK, que envia ar quente para o pescoço dos ocupantes através de fendas nos encostos de cabeça, particularmente útil nos passeios de inverno a céu aberto.

Como também já tinhamos refeirdo, o Mercedes-Benz SL será apresentado ao público em Março, no Salão de Genebra, com a comercialização a iniciar-se a 5 de Abril.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Seat Leon Ecomotive consome 3,9 l/100 km


A Seat apresentou o Leon Ecomotive, uma versão mais económica deste seu popular modelo. O surgimento do Ecomotive tem o propósito de baixar o valor médio de emissões de CO2 da gama Leon, de modo a que esta consiga cumprir os objectivos das cada vez mais apertadas normas anti-poluição. Contudo, pelo meio o consumidor recebe como "brinde" consumos reduzidos: 3,9 l/100km.

O frugal 1.9 TDI de 105 cv é o responsável por estes números, ajudado por uma electrónica reprogramada e optimizada, relações de caixa mais longas e utilização de pneus de baixo atrito de medida 195/60-15 ou 205/55-16. Os engenheiros da Seat obtiveram igualmente alguns ganhos em termos de peso graças à revisão dos níveis de equipamento e eliminação de alguns equipamentos.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Nissan GT-R V Spec com 520 cv e menos 100 kg


Para quem acha os 473 cv do Nissan GT-R algo "curtos", a marca nipónica prepara uma versão ainda mais extrema do "Godzilla", denominada Spec V.

Já há muito que se especulava sobre esta versão mais radical mas agora, devido a (mais) uma fuga de informação, foi possível ter acesso a uma brochura do Spec V. Assim, passaremos a contar com 520 cv que terão menos 100 kg para "arrastar", cortesia da carroçaria totalmente realizada em fibra de carbono!

No interior passa a estar presente uma "roll-cage" ao passo que suspensão e direcção foram revistos de forma a tornarem-se mais precisos e capazes. Igualmente recalibrado foi o sistema de tracção integral Attesa-ATS.

O Godzilla Spec V deverá ser lançado no Japão ainda este ano mas Europa e EUA só o deverão acolher em 2009.

Mercedes GLK sem versão AMG


O novo SUV da Mercedes-Benz, o pequeno GLK, não terá uma versão AMG. Quem o afirmou foi o próprio presidente do braço desportivo da Mercedes-Benz, Volker Mornhinweg. A razão apontada para esta decisão é de que "não há espaço para um terceiro SUV", seguindo-se aos ML e GL AMG.

Mornhinweg continuo afirmando que "a partir de agora, a AMG só eferecerá o seu programa nos roadsters, cabrios, sedans e nos dois SUV".

Se esta posição da AMG se mantiver, a versão mais potente do GLK será o 350, com o V6 de 272 cv.

Pick-up Suzuki no Salão de Chicago?


A Nissan e a Suzuki tinham já anunciado uma cooperação que via a primeira conceber uma pick-up para a segunda baseada num dos seus modelos. A escolha coube na Frontier, a versão americana na Navara, e o modelo da Suzuki daí resultante vai, ao que tudo indica, receber a designação Equator.

Este esboço revela como serão as formas da primeira pick-up de grandes dimensões da Suzuki que, segundo as informações disponíveis, poderá ser revelada no Salão de Chicago, na próxima semana.

Para já, não há informações relativas a dados técnicos mas tudo indica que a mecânica será transplantada da Frontier.

Estudantes idealizam coupé Maserati


No Salão de Genebra o espaço da Maserati ostentará uma maquete em escala real de um coupé 2+2 desenhado por estudantes do Instituto Europeu de Design (IED), de Turim.

Designado Maserati Chicane, trata-se de um coupé com 4,40 metros de comprimento que, caso se tornasse realidade, situar-se-ia abaixo do GranTurismo. Debaixo do capot encontrariamos um V8 que, naturalmente, transmitiria a potência às rodas traseiras.

A presença deste estudo no espaço da Maserati num salão com a importância de Genebra começou já a alimentar especulações sobre um modelo de entrada na gama mas, para já, este estudo não passa de isso mesmo.

Mas o Chicane não será a única criação estudantil sob o signo da Maserati. Outro projecto de um grupo de estudantes do IED será igualmente revelado mas este em vídeo. O Challenge é uma Shooting-break 2+1 com espaço para alguns tacos de golf.

domingo, 27 de janeiro de 2008

Rallye de Monte Carlo - Final


O último dia de prova do Rallye de Monte Carlo não trouxe alterações em termos de tabela classificativa relativamente ao final do dia de ontem. No entanto, isso não quer dizer que tenha sido parco em emoção.

Se em termos das duas posições cimeiras só um imprevisto poderia trazer alterações, a luta entre Atkinson e Duval pelo terceiro lugar manteve o calor nas frias classificativas monegascas. Os dois pilotos entregaram-se a um aluta sem tréguas que só definiu a entrega das posições finais na superespecial nas ruas monegascas, numa versão encurtada do circuito de Fórmula 1. Ambos os pilotos obterem exactamente o mesmo tempo final nesta especial mas como Atkinson tinha 1,1 segundos de vantagem sobre Duval foi seu o derradeiro lugar do pódium.

Já Sebastien Loeb festejou o seu quinto triunfo no Mónaco com uma vitória confortável (mais de dois minutos) sobre Hirvonen que, face ao andamento demosntrado pelo piloto e carro franceses, alcançõu o resultado possível.

A Suzuki conseguiu minimizar as perdas e viu Per-Gunnar Anderson terminar na oitava posição final. Já Conrad Rautembach, que no primeiro dia se atrasou bastante devido a uma saída de estrada, terminou o rallye de forma, literalmente, estrondosa: na superespecial, quando se preparava para cortar a linha final situada na zona das piscinas, perdeu o controlo do Citroën Xsara e embateu violentamente nas barreiras de protecção pondo, desta forma, um ponto final na sua participação dado que as novas regras dizem que um carro que desista no último dia não poderá figurar na classificação geral, nem mesmo pela regra super-rallye. E tudo isto aconteceu a escassos metros do final...

Para a história fica a quinta vitória nesta prova de Sebastien Loeb, o segundo lugar de Hirvonen e o suado terceiro lugar de Atkinson sendo, naturalemente, esta a ordem da tabela classificativa de pilotos. Já nas marcas a Citroën saiu de Monte Carlo com o primeiro lugar, com 11 pontos, mais um que a Subaru, segunda classificada. A Ford surge empatada com a Sttobart, ambas com 8 pontos, e a Suzuki fecha a sua primeira prova de 2008 com 2 pontos.

A próxima prova é o Rallye da Suécia que decorre entre os dias 8 e 10 de Fevereiro.

Mercedes-Benz CLC desfila em Berlim


Conforme já aqui tinhamos noticiado, a Mercedes-Benz apresentou o CLC, a versão actualizada do Sport Coupé, na Semana da Moda em Berlim, um evento que conta com o patrocínio, precisamente, da marca de Estugarda.

O Mercedes-Benz CLC apresenta as maiores diferenças no exterior, colando-se à imagem do novo Classe C. Já o interior sofreu menos alterações, centrando-se estas na consola central, instrumentação e no novo volante com desenho desportivo de três braços.

Para já, apenas as imagens foram divulgadas mas o CLC trará os mesmo motores que encontramos no Classe C nomeadamente o 1.8 de 156 e 184 cv, o 3.5 V6 de 272 cv e os Diesel 2.2 CDI de 136 e 170 cv.

Rallye de Monte Carlo - Dia 3


O terceiro dia do Rallye de Monte Carlo começou como acabou: com a luta entre os dois pilotos da Citroën. Sordo reclamou para si a primeira especial e Loeb a segunda. Mas na terceira etapa do dia, a 11ª da prova, o turbo do Citroën C4 WRC de Sordo entregou a alma ao criador e Loeb viu a sua distância para o 2º classificado - que passou a ser Mikko Hirvonen - aumentar para dois minutos.

Com o abandono de Sordo, o Subaru de Atkinson ascendeu ao terceiro lugar mas o australiano não quis que pensassem que esta subida não tinha sido merecida pelo que, na 13ª especial, assinou o melhor tempo batendo Sebastien Loeb por 10 segundos! A explicação de Atkinson para este tempo na classificativa onde, no ano passado, assinou a sua primeira vitória em asfalto é, no mínimo, curiosa: "Eu acho que sou um bocado estúpido. É uma classificativa bastante rápida e traiçoeira e eu não gosto de utlizar muito os travões - por isso correu bem". Duval, no Ford Focus da Sttobart, ainda reduziu a margem que o separava de Atkinson nas classificativas matinais, mas o andamento do piloto da Subaru na parte da tarde deitou por terra as aspirações do belga. De mal a piro ia a Suzuki que se viu, inclusivamente, forçada a retira o SX4 de Gardemeister da prova, como consequência do agravamento dos problemas de motor sentido no dia de ontem. Já Petter Solberg encontra-se no quinto lugar e, caso os dois Subaru terminem assim o rallye, a marca nipónica sairá do Mónaco empatada no topo da classificação de construtores a par com a Citroën. Nada mau para uma equipa que se apresentou à partida com baixas espectativas e um carro antiquado.

Amanhã, Loeb parte para a estrada na frente de Hirvonen, Atkinson, Duval e Solberg.