sábado, 10 de maio de 2008

Rali de Portugal - Final


A emoção que se viveu ontem nos troços portugueses continuou hoje com várias trocas de lider e recuperações de alguns pilotos que vinham mais atrasdo na tabela classificativa.

Foi o caso de Auriol. O veterano francês fez uma excelente recuperação depois de um resultado menos bom ontem e na super-especial de sexta-feira, e chegou mesmo a rodar na terceira posição sendo o melhor representante dos Abarth Grande Punto. No entanto, a 11ª especial seria a última para o regressado francês quando a suspensão do Grande Punto cedeu e forçou Auriol ao abandono.

François Duval também não teve melhor sorte. Após também ele recuperar de um mau resultado na super-especial, e ter chegado a rodar em segundo lugar, foi forçado a desistir na 10ª especial devido à falha de um rolamento de uma roda. Quem ficou mais "aliviado" com estes abandonos foi Luca Rossetti, o lider e futuro vencedor da prova, que viu a sua vantagem para o segundo classificado - que passou a ser Jan Kopecky - aumentar significativamente o que queria dizer que o italiano apenas teria que manter o Peugeot 207 S2000 inteiro e entre as bermas.

Nicolas Vouilloz, que durante o dia de ontem degladiou-se com Rossetti pela liderança, começaria a perder hipóteses de lutar pela liderança logo pela manhã, devido a uma menos boa escolha de pneus. No entanto, a "machadada" definitiva nas suas aspirações viria na forma de um furo que forçou o francês a parar para mudar a roda perdendo, assim, qualquer hipótese de discutir a vitória com Rossetti, acabando por quedar-se pela terceira posição final.

Entre os portugueses o melhor representante seria Bruno Magalhães, em 207 S2000, que terminou na sexta posição da geral. Magalhães só não acabou melhor classificado devido a um ligeiro erro ontem quando se encontrava em acesa luta pela vitória com Rossetti e Vouilloz. Miguel Campos, no 207 dos pilotos "convidados", terminaria em 8º enquanto Fernando Peres, em Mitsubishi Lancer Evo, fechou o top-ten.

Após o Rali de Portugal Luca Rossetti é ainda mais lider, agora com seis pontos de vantagem sobre Vouilloz. Kopecky, graças ao segundo posto obtido em Portugal, é agora terceiro e Basso, em Abarth Grande Punto, é quarto, a mesma posição em que terminou o Rali de Portugal.

Em termos de marcas, a Peugeot lidera sbore a Abarth e a Mitsubishi, tendo esta última conseguido os primeiros pontois em Portugal, graças ao quinto lugar de Juho Hanninen.

A próxima prova do IRC - Intercontinental Rally Challenge e não International Rally Championship como, erradamente, afirmámos na sexta-feira - é o Rali da Bélgica, que se disputa nos próximos dias 27 e 28 de Junho.

F1 08 - GP da Turquia - Qualificação


O circo da Fórmula 1 deslocou-se até à Turquia, mais especificamente, a Istambul, para a realização da quinta prova da temporada. A Ferrari chegava à pista turca como favorita, após a dobradinha na última corrida, e não deixou os seus créditos por mãos alheias.

Já no decorrer dos treinos livres ontem (sexta-feira), a Ferrari tinha-se colocado no topo através de Räikönnen mas na qualificação, que teve lugar hoje, foi Massa quem arrecadou a pole, a sua terceira consecutiva este ano. Räikönnen foi quarto o que indica que, possivelmente, o finlandês possa ter o seu Ferrari com mais combustível no seu depósito que o brasileiro.

Entre os dois Ferrari estão os dois McLaren-Mercedes, com Kovalainen a superiorizar-se a Hamilton. No entanto o piloto inglês admitiu que a sua escolha do composto mais duro para os seus Bridgestone - Kovalainen escolheu a mistura intermédia - poderão ter ajudado a não conseguir melhor.

Na quinta posição surge o primeiro dos BMW, no caso o de Robert Kubica, que partilhará a 3ª fila da grelha com o Red Bull de Mark Webber. Atrás deles surge Fernando Alonso que tem sido uma sombra de si mesmo ao longo desta época. Pior só mesmo o seu companheiro de equipa, Nelson Piquet Junior que, mais uma vez, largará dos últimos lugares da grelha.

Jarno Trulli, em Toyota, foi 8º, seguindo-se o aniversariante Nick Heidfeld, no segundo BMW, e David Coulthard, em Red Bull, a fechar o top-ten.

A corrida disputa-se amanhã e tem início às 13 horas, hora portuguesa.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Rali de Portugal - Dia 2


O Rali de Portugal começou hoje a "sério", com as especiais de terra em redor de Loulé. Seis especiais, compostas por três classificativas com duas passagens cada perfaziam o dia de hoje. E dificilmente podia ter sido um dia mais animado.

Durante todo o dia a troca de lideres foi uma constante, praticamente em cada especial havia um lider novo. Até Bruno Magalhães (na imagem) chegou a passar pelo topo da tabela embora o dia não tenha corrido bem a todos.

Anton Allen, filho de Markku Allen, foi a primeira desistência do dia, logo na 1ª especial devido a um problema de embraiagem. Armindo Araújo também não aguentou muito mais em prova tendo sido forçado a desistir na segunda especial com o turbo partido.

Nicolas Vouilloz, Bruno Magalhães e Luca Rosseti discutiam entre si a supremacia nas especiais, numa luta que se apresentava bastante interessante. Na 3ª especial era o piloto portugûes que surgia à frente da tabela classificativa mas quem anda depressa corre sempre riscos e, infelizmente, Magalhães sofreu um capotanço que causou a sua queda na tabela. Felizmente, o Peugeot 207 não sofreu danos irreparáveis e o piloto luso pôde continuar em prova.

Giandomenico Basso e Freddy Loix também não tiveram muita sorte. Basso caiu para lá dos 10 primeiros após ter tido que parar numa das especiais da tarde para limpar uma mistura de pó e humidade que se acumulara no interior do pára-brisas do Grande Punto. Já Loix foi menos feliz tendo mesmo que desitir após ter furado duas vezes... e só transportar um sobresselente.

No final do dia, seria Rosseti a reclamar para si a lidereança, com 2,4 segundos de vantagem sobre Voilloz, ambos em Peugeot 207 S2000. No terceiro lugar encontra-se François Duval, em Abarth Grande Punto. Quanto aos portugueses, Bruno Magalhães caíu para 8º, a 3, 16 minutos do lider, enquanto Miguel Campos, também em 207 S2000, fecha o top-ten.

Quanto ao facto de ter que "abrir" as especiais amanhã, Luca Rosseti admitiu preferir que chovesse um pouco "para a diferença para os pilotos seguintes não ser tão grande". Mesmo assim, partindo em primeiro poderá seguir as marcas de Grönholm, no carro "00", e, nas palavras de Rosseti, "não é todos os dias que temos um campeão do Mundo de ralis a abrir-nos caminho".

Alfa Romeo mostra interior do Mi.To


Após ter divulgado as imagens exteriores do Mi-To, e enquanto este não se estreia em salões, a Alfa Romeo libertou a primeira imagem do interior do novo benjamim da marca.

Como se pode ver na imagem, os designers italianos conseguiram distinguir muito bem o Mi.To do Fiat Grande Punto, que lhe "empresta" a base, e criaram uma atmosfera indubitavelmente Alfa Romeo.

Os materias negros em contraste com as aplicações metálicas (ou a imitar metal) produzem um bom ambiente desportivo. resta ver se aqualidade dos materiais acompanhará o apuramento do design.

Novo Ferrari em contagem decrescente


O novo modelo da Ferrari, que a marca italiana já confirmou que se estreará em Setembro, no Salão de Paris, tem agora direito a um site próprio, onde está a decorrer uma contagem decrescente para o desvendar de mais detalhes.

O site, que pode ser visitado em http://www.ferrarigtcountdown.com/ disponibiliza igualmente algumas amostras da sonoridade do novo "Cavallino". Vale a pensa uma visita a este endereço, até pelos updates que irão progressivamente sendo feitos até ao desvendar do modelo.

Novo McLaren terá V8 com 550 cv


A McLaren, que em 2009 vê terminar a produção do Mercedes-Benz SLR, está a trabalhar arduamente no seu próprio super-desportivo, agora que é sabido que a marca da estrela de três pontas vai prescindir dos seus serviços para o sucessor do SLR.

Conhecido pelo nome de código P11, o futuro McLaren vai recorrer a um V8 com 550 cv que, embora parta da base de um propulsor Mercedes, será profundamente retrabalhado pela Mahle. O principal concorrente apontado pela marca inglesa é o Ferrari F430, embora o McLaren seja mais compacto e leve que o modelo italiano.

A sua chegada aos stands está agendada para Março de 2010 e, um ano mais tarde, está prevista uma versão roadster.

Mas não desesperem os saudosistas do McLaren F1. Após o lançamento do P11, e recorrendo à sua base, o construtor inglês planeia lançar novo modelo, com o código P12, equipado com um V12 com, pelo menos, 600 cv de potência, este sim o verdadeiro sucessor do mítico F1.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Rali de Portugal - Dia 1


A edição deste ano do Rali de Portugal, a contar unicamente para o campeonato IRC (International Rally Championship) saiu hoje para a estrada com a disputa de uma super-especial nas ruas de Faro.

Esta classificativa espectáculo com 1,3 kms serviu para isso mesmo, os pilotos darem espectáculo aos muitos milhares de espectadores que se deslocaram à capital algarvia. O traçado misturava rectas com curvas e ganchos pondo em evidência a mestria dos pilotos. Didier Auriol, regressado aos ralis para esta edição do Rali de Portugal com um Abarth Grande Punto, foi um dos que mais deliciou os espectadores com longas atravessadelas nas curvas e ganchos. Claro que quanto mais se anda para o lado menos se anda para a frente pelo que o francês ficou arredado dos lugares cimeiros nesta especial.

Quem não se fez rogado e rubricou o melhor tempo foi o italiano Luca Rossetti, num Peugeot 207 S2000 (na imagem), seguido do francês Nicolas Vouilloz, em carro idêntico. Curiosamente, estes pilotos ocupam estas mesmas posições na tabela de pilotos do IRC após a primeira prova que teve lugar em Instambul.

Em terceiro ficou o primeiro português, Armindo Araújo, ao volante do seu Mitsubishi Lancer. Fernado Peres, também em Lancer Evo, foi quarto tendo sido estes os dois únicos carros de Gr. N no Top Ten.

Amanhã, pelas 9:05 da manhã, começa a acção "a sério", com um total de três classificativas percorridas por duas vezes, perfazendo, assim, seis especiais.

"Baby" Cayenne já roda em testes


Até há bem pouco tempo, um "baby" Cayenne não passava de uma mera suposição mas agora tornou-se numa certeza, após muletos em testes perto do famoso circuito de Nürburgring terem sido apanhados por objectivas indiscretas.

Ainda sem designação defenida, o pequeno novo SUV da Porsche partilha a base com o novo Audi Q5, o mesmo acontecendo com o sistema de tracção integral e algumas motorizações, como o 3.2 V6 a gasolina. Ainda incerta, para já, está a possivel utilização de motorizações Diesel, a exemplo do que a Porsche planeia fazer com o Cayenne.

Segundo informações disponíveis, o "baby" Cayenne deverá chegar ao mercado no próximo ano ou, mais tardar, em 2010.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

SL 63 AMG Limited Edition IWC



A Mercedes-Benz e o relojoeiro suiço IWC Schaffhausen uniram-se para criar uma edição limitada do SL 63 AMG denominada Limited Edition IWC.

Baseado, naturalmente, na versão "normal" do Mercedes-Benz SL 63 AMG, esta edição especial está limitada a 200 unidades, sendo que todas eles incluirão um relógio IWC Grosser Ingenieur. Para além disto o Limited Edition IWC conta com o pack carbono exterior, interiores em fibra de carbono e revestimentos em pele castanha, e com o perfomence pack da AMG, que inclui volante desportivo com fundo plano, jantes de 19", diferencial autoblocante a 40%, e a suspensão activa Active Body Control.

A entrega das primeiras unidades terá início em Novembro.

Nissan GT-R esgotado


Continuando no tema Nissan, o GT-R encontra-se esgotado no Mundo inteiro! Embora as vendas no Japão já se tenham iniciado há alguns meses, na Europa e EUA iniciar-se-ão ainda este ano. No entanto, toda a produção para estes dois continentes este ano encontram-se já cendidas. E isto apesar das primeiras entregas na Europa só terem início em Março do próximo ano.

As unidades destinadas ao Velho Continente registarão alguns melhoramentos em relação às versões vendidas no Japão e nos EUA, entre as quais uma finação do diferencial revista, uma direcção igualmente retrabalhada e pios de suspensão e molas mais firmes.

Relembre-se que o Nissan GT-R utiliza um V6 3.8 biturbo com 480 cv distribuidos pelas quatro rodas via uma caixa de velocidades de dupla embraiagem.

Nissan GT-R academy com prémios aliciantes


A Nissan e a Sony, por intermédio da sub-marca Playstation, uniram-se para lançar um desafio a todos os possuidores de Playstation 3 com prémios, no mínimo, aliciantes.

A competição em si disputa-se através de corridas eliminatórias em provas de GT5 Prologue sendo o registo feito através da PS 3 na Playstation Network. Os prémios para os vencedores? Um estágio de quatro meses com vista à obtenção da licensa desportiva, a qual poderá depois utilizar nas 24 Horas do Dubai, que têm lugar no início de 2009, ao volante de um Nissan 350 Z da equipa oficial da marca nipónica!

Gentlemen, start your engines!

terça-feira, 6 de maio de 2008

VW Scirocco prepara-se para as 24 Horas de Nürburgring


O VW Scirocco, o novo coupé da VW produzido na fábrica de Palmela, vai participar, a nível oficial, na edição deste ano das 24 Horas de Nürburgring, prova que tem lugar nos próximos dias 24 e 25 de Maio.

O VW Scirocco de competição conta com o quatro cilindro 2.0 TFSI mas trabalhado de forma a disponibilizar 300 cv de potência e encontra-se associado à caixa de velocidades DSG de dupla embraiagem.

A marca alemã tem estado a realizar um programa de testes no famoso Nordschleife sendo Hans Stuck um dos pilotos encarregues destes testes. O piloto alemão também fará parte de uma das equipas que participarão na prova com o Scirocco e revelou estar bastante agradado com o carro.

O Scirocco está inscrito na categoria "dois litros turbo", categoria esta ganha o ano passado pela VW, com um Golf GTI.

Super Aguri despede-se da Fórmula 1


A Fórmula 1 perdeu ontem uma das equipas do pelotão, a Super Aguri, pertença do antigo piloto desta disciplina Aguri Suzuki. A retirada da equipa deve-se ao acumular de dívidas, principalmente à Honda, fornecedora dos chassis e motores da equipa nipónica.

A Honda ainda tinha decidido, em cima da hora, providenciar apoio à Super Aguri no último Grande Prémio mas o acumular de dívidas e as parcas perspectivas da equipa do ex-piloto as liquidar, levou a que a Honda revisse agora a sua posição.

A Super Aguri estreou-se na Fórmula 1 em 2006 tendo, desde então, participado em 39 provas desde então. Apenas conquistou 9 pontos, todos na época transacta, tendo terminado essa época em 9º lugar na tabela dos construtores.

O pelotão da Fórmula perde, assim, dois carros não havendo, para já, anúncio de entrada de uma nova equipa para o seu lugar. No entanto, é sabido o interesse de vários grandes construtores - como o Grupo VW - em juntar-se à disciplina máxima do automobilismo pelo que não será de estranhar se houver novidades em breve.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Audi planeia carros eléctricos dentro de dez anos


Numa recente entrevista a um semanário alemão, Rupert Stadler, presidente da Audi, anunciou que a marca de Ingolstadt planeia lançar veículos eléctricos no prazo máximo de dez anos.

Stadler afirma que as motorizações Diesel e as eléctricas dominarão a indústria nos próximos anos, e que a Audi vai aproveitar as imensas potencialidades dos veículos eléctricos, cujas emissões de gases poluentes são virtualmente inexistentes.

A marca dos anéis está, igualmente, a desenvolver um programa de medidas, semelhante ao Efficient Dynamics da BMW, para integração nos seus modelos a mais breve prazo. Estas medidas incluem reduções de peso dos veículos, sistemas de start & stop e grelhas dianteiras com aberturas variáveis, e deverão ser introduzidas gradualmente nas gamas Audi nos próximos dois anos.

Bugatti apresenta nova série especial do Veyron



A Bugatti planeou produzir apenas 300 unidades do Veyron mas, aparentemente, tal número escapa um pouco à ideia de exclusividade da marca francesa. Tal já tinha ficado patente nas anteriores séries especiais do Veyron, a Purt Sang e a Fbg par Hermes, mas foi agora reforçado com o anúncio de mais uma edição limitada do Veyron.

Denominada Sang Noir, este distingue-se pela sua pintura exterior negra, jantes específicas, faróis com fundo negro, grelha exclusiva e pelos revestimentos interiores em laranja.

O Bugatti Veyron Sang Noir pretende ser uma homenagem ao extremamente raro Bugatti Atlantique 57 (na imagem inferior).

A mecânica não sofreu qualquer alteração em relação aos Veyron... normais.

Lada chega ao WTCC!



Embora seja um nome que não apareceria no topo - ou de todo - da lista de marcas que esperariamos ver no WTCC, o facto é que os russos da Lada, por intermédio da igualmente russa equipa Bears Motorsport, vão estrear-se neste campeonato já na prova de Valência, em Espanha, nos próximos dias 16 a 18 de Maio.

O modelo utilizado é o Lada 1106 que, na versão de competição, adopta a designação 110 WTCC, e é propulsionado por uma unidade de dois litros de origem Opel, capaz de debitar 280 cv de potência.

A marca russa vai inscrever dois Lada 110 WTCC pilotados pelo russo Viktor Shapovalov e pelo holandês Jaap van Lagen que já estiveram em Zandvoort, na Holanda, em testes. Ambos os pilotos revelaram-se bastante satisfeitos com o desempenho do Lada e confiantes na margem de evolução que este tem.

Os objectivos da Lada para este ano é tentar terminar entre os três primeiros entre as equipas privadas. Dentro de alguns dias veremos como os dois 110 WTCC se comportam em Valência.