sábado, 17 de maio de 2008

Audi mostra concept de A3 TDI com 221 cv




A Audi vai apresentar ao público, num evento a ter lugar na Austria este mês, um concept de um Audi A3 TDI muito especial. Denominado A3 TDI Clubsport quattro Concept este estudo pretende retratar um veículo de competição estando equipado com variados mimos tecnológicos, a começar logo pelo motor.

A unidade dois litros TDI encontra-se aqui no seu patamar mais elevado até à data ao debitar 221 cv e 450 Nm de binário máximo. A potência é transmitida ao solo através das quatro rodas via uma caixa de seis velocidades com comando manual. Traduzindo em números, este Audi abate os primeiros 100 km/h em 6,6 segundos só se detendo nos 240 km/h. Por falar em deter, os travões são em composto de cerâmica com pinças de seis pistões na dianteira.

A nivel de suspensão, o Audi A3 TDI Clubsport quattro Concept conta com sistema de amortecimento magnético Magnetic Ride, disponível como opcional no TT.

No interior encontramos várias aplicações em alumínio e um volante desportivo com o fundo plano e que incorpora o botão que dá vida ao 2.0 TDI.

No exterior, este A3 conta com novos pára-choques dianteiro e traseiro, sendo que este último engloba um extractor de ar e duas generosas ponteiras de escape. Quanto ao efeito visual, as imagens falam por si.

Ao olharmos para este estudo não podemos deixar de pensar num novo Audi para os ralis, uma disciplina que a marca dos anéis marcou indelevelmente ao introduzir a tracção integral, com o saudoso Audi Coupé quattro. Seria curioso ver a Audi inovar, mais uma vez, ao propôr um carro de ralis Diesel...

Um Mini Clubmam "hardcore"




A conceituda marca de lingerie Agent Provocateur criou um Mini Clubman único, com vista à sua divulgação no Life Ball, o maior evento de luta contra a sida na Europa. O Life Ball teve lugar hoje em Viena, na Austria, tendo este Clubman sido a principal atracção.

A mecânica permaneceu inalterada tendo as alterações centrado-se na estética exterior e no interior. Por fora, destacam-se desde logo os tampões de roda fechados e cromados, bem como as abas dos guarda-lamas e rebordos inferiores da carroçaria igualmente cromados. O visual de carro da polícia foi beber inspiração nas antigas "carrinhas" Mini utilizadas pela polícia britânica, mas com um toque de irreverência.

Mas foi no interior que todo o erotismo da Agent Provocateur veio ao de cima. Os bancos são revestidos em pele, sendo que os traseiros rebatem completamente originado uma superfície plana. Junto às portas traseiras existem duas algemas, caso seja preciso "domar" algum "prisioneiro"... Encontramos ainda inúmeros compartimentos de arrumação, destinados aos objectos mais variados...

Se esta Mini Clubman lhe agradou - trata-se de um exemplar único - saiba que vai a leilão no eBay entre os próximos dias 5 e 15 de Junho, com todos os lucros a reverterem para o Life Ball.

Rali de Itália - Dia 2


O segundo dia de prova do rali italiano trouxe-nos alterações no topo da tabela classificativa, com um autêntico assalto dos Ford Focus WRC aos dois Citröen C4 WRC. Quem cedeu e quem se evidenciou é o que veremos já de seguida.

Loeb começava o dia a abrir a estrada, resultado de ter terminado o dia de ontem como lider do Rali de Itália. Mas quando todos pensavam que isso seria um problema para o francês, este manteve-se na liderança, se bem que esta tenha diminuido um pouco no final do dia em relação a ontem. Quem não conseguiu suster os ataques dos Ford Focus foi Sordo, no segundo C4. O espanhol teve um dia francamente mau e após ontem ter terminado em segundo, hoje viu-se relegado para a quinta posição após ter sido suplantado por Hirvonen, Latvala e Galli, estes dois últimos a continuarem a excelente recuperação de ontem.

Solberg também teve um dia para esquecer. Problemas em colocar os Pirelli na temperatura ideal causaram-lhe um atraso de 40 segundos só na primeira especial! Mas a situação do norueguês ainda se complicou mais quando, na 8ª especial, furou e se viu relegado para fora do top-ten. Solberg viria, no entanto, a recuperar até à 10ª posição. O segundo Subaru, de Chris Atkinson, terminou o dia em sexto, depois de uma prova sem problemas mas também sem pontos altos.

Mas a figura do dia foi, sem dúvida Latvala. A recuperar do atraso sofrido com a saída de estrada de ontem, Latvala ganhou todas as classificativas do dia e terminou a jornada empatado com Hirvonen na segunda posição. Um bom duelo que se perspectiva para o dia de amanhã, o derradeiro da prova italiana.

Rali de Itália - Dia 1


O Rali de Itália, sexta prova desta temporada, inicou-se esta sexta-feira na bela ilha da Sardenha. O primeiro dia de prova consistia em seis especiais de classificação disputadas em pistas muito bonitas mas extremamente estreitas, onde um erro pode ser fatal. E quase foi para alguns...

A primeira classificativa do dia viu Jari-Matti Latvala saltar para a liderança da prova, com Sebastien Loeb a obter o segundo tempo e Gigi Galli, a correr em frente ao "seu" público, a obter o terceiro melhor tempo. Contudo, logo na classificativa seguinte, Latvala teve uma pequena saída de estrada que lhe custou 90 segundos e o atirou para 14º. Galli também "borrou a pintura" e saíu exctamente no mesmo local que Latvalla tendo descido para 10º. Na frente ficava, assim, Loeb, secundado por Daniel Sordo, no segundo Citröen C4 WRC, e Petter Solberg em Subaru Impreza. O norueguês não teve vida fácil, no entanto. Na parte da manhã debateu-se com um Impreza WRC que não apresentava um comportamento a seu gosto, situação resolvida na assistência a meio do dia. À tarde, Solberg atacou a liderança e estava a obter bons tempos mas problemas de travões nas duas últimas especiais condicionaram, novamente, o andamento do norueguês, tendo terminado o dia na 3ª posição da geral. Atrás de si, em quarto, vem um apagado Mikko Hirvonen. O ainda lider do Mundial foi incapaz de acompanhar o andamento dos primeiros, e o próprio piloto não encontrava explicação para tal, mas deixou no ar a promessa de que amanhã irá atacar ao máximo para tentar chegar, pelo menos, à segunda posição.

Em quinto está o segundo Impreza, o de Chris Atkinson, que detém uma vantagem de apenas 3,3 segundos sobre o sexto classificado, Gigi Galli, autor de uma bela recuperação após a sua saída de estrada.

Quem também efectuou uma boa recuperação foi Latvala, que terminou em 8º. Assim, Loeb amanhã parte para a estrada em primeiro com 35,7 segundos sobre Sordo e 53,8 sobre Solberg.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Mille Miglia inspiram Alfa Spider exclusivo


As famosas Mille Miglia coroaram de sucesso ao longo de vários anos, diversos pilotos e construtores sendo que um dos construtores de grande sucesso nesta prova é a Alfa Romeo. Como tal, a marca de Arese decidiu criar uma edição muito limitada do Alfa Spider denominada, precisamente, Mille Miglia.

Baseado no Spider 3.2 V6 de 260 cv, cada uma das 11 unidades que serão produzidas (tantas quantas as vitórias da Alfa Romeo nas Mille Miglia) ostentarão uma placa de prata numerada e interiores exclusivos em pele preta com costuras vermelhas. Exteriormente, o Alfa Spider Mille Miglia pára-choques mais agressivos, jantes específicas e uma igualmente específica côr vermelho "Rosso 8C". O toque final é dado pelos "escudetos" com o trevo de quatro folhes, símbolo das versões mais desportivas da Alfa Romeo, nos guarda-lamas dianteiros.

A apresentação deste modelo ocorreu ontem, na edição deste ano das Mille Miglia.

Audi é inventor do ano


Anualmente, o European Patent Office atribui o galardão de Inventor do Ano, troféu que este ano foi ganho pela Audi. O premio ficou a dever-se à tecnologia de emprego de alumínio, na forma da Audi Space Frame, estrutura que o grupo alemão utiliza em vários modelos.

Rupert Stadler, presidente da administração da Audi, afirmou que este prémio "testemunha a liderança da Audi na tecnologia do uso do alumínio, uma área de grande importância para a indústria automóvel".

A Audi Space Frame foi vista pela primeira vez em frankfurt, em 1993, quando se estreou no A8. Actualmente, é utilizada no A8, R8, TT ´Coupé e Roadster e Lamborghini Gallardo.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Abarth 500 Asseto Corse com 200 cv



Desde o lançamento do Fiat 500 que se adivinhava uma versão de competição. Ora ela aí está, com o cunho da Abarth. Engenheiros da Fiat e da Abarth trabalharam em conjunto na criação do 500 Asseto Corse, do qual apenas serão produzidas 49 unidades.

O Abarth 500 Asseto Corse conta com o 1.4 turbo mas trabalhado para debitar nada menos que 200 cv de potência e 300 Nm de binário disponíveis às 3000 rpm, e surge acoplado a uma caixa de seis velocidades com comando manual. O interior foi desprovido de todos os elementos supérfluos a um carro de competição e recebeu uma baquet para acomodar o piloto - que se encontra mais deslocado para o centro do carro - e uma roll cage integral. A poupança em termos de peso foi de 130 kg, o que estabeleceu um peso total de 930 kg. Infelizmente não foram divulgadas performances.

Exteriormente, o 500 Asseto Corse distingue-se imediatamente graças aos novos e volumosos pára-choques dianteiro e traseiro, jantes de 17", duas ponteiras de escape, aileron no topo do portão traseiro, entradas de atr no capot e a pintura pastel em cinza com riscas vermelhas.

Audi R8 com V10?



Não há muito tempo atrás, a Audi revelou que tinha desistido da ideia de um R8 V10 devido a problemas de sobreaquecimento que, inclusivé, levaram a que se perdessem dois muletos que se encontravam em testes no Nürburgring por se terem incendiado e completamente consumidos pelas chamas. Pois bem , parece que, afinal, a Audi talvez já tenha conseguido resolver esses problemas de sobreaquecimento e ande a testar, secretamente, a opinião de alguns proprietários do R8 V8.

Estas imagens retratam, precisamente, um desses modelos. A fotografia do compartimento do motor mostra claramente tratar-se de um V10 devido aos sulcos (5 de cada lado) na tampa do motor. Este R8 apresenta, ainda, os faróis de LED que estão disponíveis como opcional no R8 V8.

De acordo com o plano de lançamento secreto de novos modelos que "transpirou" para fora da Audi, o R8 V10 deveria chegar em Setembro próximo. Resta esperar pelos próximos desenvolvimentos desta história, até porque a Audi não gostará muito que esta notícia se tenha tornado pública.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Nissan 370 Z a caminho


O substituto do Nissan 350 Z foi parcialmente revelado numa apresentação da marca nipónica e, apesar das medidas de segurança, foi possível obter-se uma imagem do modelo. Adoptando a designação 370 z, o novo desportivo da Nissan utilizará uma variante revista do V6 3.7 (daí o nome 370) do Infiniti G37 preparada para debitar entre 330 e 350 cv de potência.

Apesar da imagem não ser totalmente reveladora, é possível observar que o 370 Z é mais uma evolução do que uma revolução, não se afastando dos traços do 350.

A apresentação pública do Nissan 370 Z deverá ocorrer no Salão de Los Angeles, em Novembro.

Lancia cria Musa de luxo


A Lancia uniu-se ao fabricante italiano de mobiliário de luxo Poltrona Frau para criar uma versão de luxo do pequeno monovolume Musa. Esta edição de luxo, que adopta a designação Musa Poltrona Frau, assenta naturalmente no restyling do modelo italiano.

As caracteristicas distintivas em relação à restante gama Musa centram-se, acima de tudo, no interior. Os revestimentos passam a ser num tipo específico de pele denominada "Pelle Frau", estando disponíveis três possibilidades cromáticas: cinza, vermelho e "camel".

No exterior encontramos 11 cores possíveis, incluindo duas combinações bicromáticas. O logo da Poltrona Frau nos pilares "B" compelta o quadro.

O Lancia Musa Poltrona Frau estará disponível no início de Junho.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Audi e BMW com caixa de oito velocidades


A "guerra" permanente que se vive na indústria automóvel pelo mais rápido, mais seguro, mais económico, etc, também se estende às caixas de velocidades. Até agora era a Lexus que liderava esta "contenda" destacada com a sua unidade de oito velocidades instalada no LS 460 mas, graças ao fabricante alemão de caixas de velocidades ZF, Audi e BMW aprestam-se para igualar a parada.

A ZF desenvolveu e construiu uma nova unidade automática de oito relações e Audi e BMW encontram-se no topo da lista de espera para este componente. A Audi utilizará esta caixa nos A7 (futuro coupé de quatro portas, estilo Mercedes-Benz CLS), no Q7 e na futura geração do A8. A BMW, para já, apenas a destina ao futuro Série 7.

Ferrari Califórnia revelado!




Aquele que, provavelmente, era o modelo mais aguardado do ano, o novo Ferrari descapotável, foi agora revelado pela marca de Maranello. As primeiras imagens e detalhes técnicos foram revelados há pouco.

Recebendo a designação Califórnia, o novo Ferrari recorre ao V8 4.3 do F430 mas com "apenas" 460 cv e estreia a nova caixa de dupla embraiagem e sete velocidades que a Ferrari desenvolveu. Isto permite um sprint dos 0-100 km/h inferior a quatro segundos. A suspensão traseira conta com um novo sistema multi-link e as regalias técnicas incluem ainda o controlo de tracção F1-Track, estreado no Ferrari 599 GTB Fiorano, e travões de composto de cerâmica.

No interior tudo foi desenhado e concebido de novo para o Califórnia, dos bancos ao volante, passando pela intrumentação e sistemas de infotainment.

Esteticamente, as imagens falam por si. O Ferrari Califórnia apresenta linhas bastante elegantes , simultâneamente, agressivas sendo na dianteira que mais se distingue de qualquer outro modelo da Ferrari.

O Califórnia será oficialmente apresentado ao público no Salão de Paris mas a Ferrari já prometeu mais informações e imagens em breve. Para já ficam estas fotografias que aqui colocámos em formato wallpaper para os mais fervorosos Tiffosi poderem descarregar.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

500 Ferrari batem record do Guiness


O Ferrari Festival no Japão serviu de palco para um novo record do Guiness no que diz respeito a concentração de modelos Ferrari num só local. Nada menos que 500 modelos do Cavallino Rampante responderam presente a este festival que decorreu no circuito de Fuji. Cai assim por terra o record alcançado no ano passado, em Inglaterra, onde se juntaram "apenas" 385 Ferrari.

As presenças em Fuji abrangeram quase todos os modelos Ferrari fabricados, de várias décadas, desde 288 GTO, F40, F50, Enzo e até os FXX, de uso exclusivo em pista.

A1 GP com monolugar Ferrari


A temporada 2008/08 do campeonato A1 GP, também conhecida como a Fórmula das Nações, terá um monolugar motorizado por um V8 da Ferrari. O construtor italiano assinou um contracto de seis anos com os organizadores da A1 GP para o fabrico e fornecimento dos propulsores.

O V8 a ser utilizado na próxima época debita 600 cv e funcionará com combustíveis E10 (10% combustivel biológico, 90% gasolina). O próprio carro em si é baseado no monolugar que a Ferrari utilizou na temporada de 2004 da Fórmula 1 o que deixa antever corridas ainda mais movimentadas e competitivas.

Hoje foi apresentada uma imagem por computador do monolugar que testará pela primeira vez na próxima sexta-feira, em Inglaterra.

domingo, 11 de maio de 2008

F1 08 - GP da Turquia - Corrida


O fim-de-semana turco foi inteiramente dominado pela Ferrari de fio a paviu. Tal como referimos ontem, o domínio dos carros vermelhos inicou-se logo nos treinos livres de sexta-feira, continuou com a terceira pole consecutiva de Massa e terminou hoje com a vitória do brasileiro que, desta forma, colocou-se na corrida pelo título.

Partindo da pole, Massadesde logo assumiu o comando das operações, ajudado por alguns toques atrás de si que "vitimaram" alguns dos seus principais adversários. Heiki Kovalainen foi o mais infeliz pois teve que parar logo na segunda volta para mudar de pneus, após um toque com Räikknen logo na partida ter provocado um furo lento num dos pneus traseiros. O Ferrari do finlandês também sofreu alguns danos muito ligeiros que não o impediram de continuar em pista sem ter que ir ás boxes para reparações. Adrian Sutil, num Force India, e Sebastien Vettel, num Toro Rosso, também se viram envolvidos num incidente à partida o que condicionou desde logo as suas posições no final da corrida.

Mais impressionate foi o motivo causador da desistência de Giancarlo Fisichela e de Kazuki Nakajima. Na tentativa de superar o piloto da Williams, Fisichela acabou por ultrapassar o nipónico... por cima! Nenhum dos pilotos ficou ferido mas ambos os monolugares ficaram com danos significativos e impeditivos de prosseguirem em prova.

Na frente, Massa continuava a liderar até que na 24ª volta Lewis Hamilton conseguiu roubar a liderança ao brasileiro com uma ultrapassagem de belo efeito. No entanto, o britânico estava com uma estratégia de três paragens nas boxes, contra duas de Massa, e aquando da sua paragem final o Ferrari instalou-se definitivamente na liderança. No entanto, a vantagem que Hamilton detinha sobre Räikkonen foi suficiente para manter a segunda posição, ainda que por apenas 0,4 segundos!

Os dois BMW de Kubica e Heidfeld terminaram nas quarta e quinta posições, respectivamente, enquanto Alonso levou o Renault ao sexto lugar final. Heikki Kovalainen apenas conseguiu terminar na 12ª posição devido à paragem logo na segunda volta o ter condenado a uma prova no meio do pelotão.

Após este GP da Turquia as tabelas de pilotos e construtores estão assim ordenadas:


  1. Kimi Räikkönen - 35 pontos

  2. Felipe Massa - 28 pontos

  3. Lewis Hamilton - 28 pontos

  4. Robert Kubica - 24 pontos

  5. Nick Heidfeld - 20 pontos

  6. Heikki Kovalainen - 14 pontos

  7. Mark Webber - 10 pontos

  8. Fernando Alonso - 9 pontos

  9. Jarno Trulli - 9 pontos

  10. Nico Rosberg - 8 pontos

  11. Kazuki Nakajima - 5 pontos

  12. Jenson Button - 3 pontos

  13. Sebastien Bourdais - 2 pontos



  1. Ferrari - 63 pontos

  2. BMW Sauber - 44 pontos

  3. McLaren-Mercedes - 42 pontos

  4. Williams-Toyota - 13 pontos

  5. Red Bull-Renault - 10 pontos

  6. Toyota - 9 pontos

  7. Renault - 9 pontos

  8. Honda - 3 pontos

  9. STR-Ferrari - 2 pontos


A próxima prova disputa-se dentro de 15 dias, no fim-de-semana de 22 a 25 de Maio, e trata-se do GP de maior glamour do calendário, o GP do Mónaco.