sábado, 17 de novembro de 2007

Rallye da Irlanda - Dia 1


À partida para o Rallye da Irlanda, a penúltima prova do Campeonato do Mundo de Rallyes deste ano, Marcos Grönholm liderava a tabela relativa aos pilotos com 104 pontos, mais 4 que o seu rival mais directo, o francês Sebastien Loeb.

Mas as traiçoeiras classificativas irlandesas já fizeram a sua quota parte em termos de decisão do título. Mas vamos por partes.

Sebastien Loeb foi o primeiro a sentir dificuldades quando, ainda antes do início do primeiro troço, o amortecedor traseiro esquerdo do Citroën C4 cedeu, vertendo o óleo que se encontrava no seu interior. Apesar deste precalço, o francês conseguiu ser o mais rápido da 1a classificativa (!), batendo o seu companheiro Daniel Sordo por quatro segundos e Marcos Grönholm por 9,8. Mas Grönholm viria a ver a conquista do título ficar mais complicada quando, na último troço da manhã, o finlandês da Ford não conseguiu efectuar uma curva à direita embatendo violentamente no muro que delineava a estrada. Ambas as rodas do lado esquerdo foram arrancadas com o impacto e o próprio Grönholm chegou a desmaiar no local. No entanto, não registou ferimentos, apenas saíu combalido do Ford. Também Atkinson e Pons sairam de estrada, mas enquanto Atkinson consegui voltar à prova, o espanhol teve que abandonar. Solberg completava o calvário da Subaru, ao debater-se com um motor que insistia em não funcionar correctamente.

No final do primeiro dia, Loeb lidera sobre Sordo, Latvalla, Hirvonnen e Solberg.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

F1 na India em 2010



Após grande especulação em torno do assunto, Bernie Ecclestone confirmou hoje oficialmente a assinatura de um contrato com JPSK Sports Private Ltd com vista à realização do primeiro GP de Fórmula 1 a ter lugar na India.

A persistência de Michael Taub, que dedicou os últimos dez anos a tentar realizar este evento, finalmente deu resultados, com a região de Nova Deli a ser a escolhida para, em 2010, receber o seu GP de F1.

Bernie Ecclestone afirmou que este GP trará ainda mais adeptos para a F1, já que as audiências televisivas na China têm crescido nos últimos anos. Além disso, a criação da primeira equipa de F1 indiana, a Force India (ex-Spyker), e o provável teste de um monolugar da disciplina máxima por parte do piloto indiano Karun Chandhok também deram, certamente, um "empurrãozinho" no sentido de levar estas negociações a bom porto.

Fiat 500 é Carro do Ano 2008


Graças aos holandeses da Autovisies, é já conhecido o vencedor do troféu internacional Carro do Ano 2008. Embora a divulgação oficial dos resultados só estivesse prevista para a próxima Segunda-Feira, dia 19, a Autovisie, uma das publicações presentes na votação, publicou os resultados no seu site.

Assim, o grande vencedor desta edição é o Fiat 500, com um total de 385 pontos, mais 60 que o segundo classificado, o Mazda 2. A fechar o pódium encontra-se o Ford Mondeo. Destaque, ainda, para o quarto lugar do Kia cee´d, reflexo de que a marca coreana tem vindo realmente a evoluir qualitativamente.

Aqui ficam as pontuações finais:



  • Fiat 500 - 585 pontos

  • Mazda 2 - 325 pontos

  • Ford Mondeo - 202 pontos

  • Kia cee´d - 166 pontos

  • Nissan Qashqai - 147 pontos

  • Mercedes-Benz Classe C - 128 pontos

  • Peugeot 308 - 97 pontos

Zafira renovado em Dezembro



O Salão de Bolonha, com início a 7 de Dezembro, será palco da estreia de uma (muito) ligeira renovação do Opel Zafira. Visualmente, as diferenças são de pormenor, resumindo-se a novas ópticas e pára-choques. No interior, vamos encontrar, segundo a Opel, melhores materiais e novos revestimentos.

Uma das maiores alterações surge debaixo do capot. Trata-se da troca do propulsor 1.9 CDTI, nas variantes de 100 e 120 cv, pelo 1.7 CDTI igualmente com dois níveis de potência, no caso 110 e 125 cv. Esta redução de cilindrada deverá ter igual reflexo nos preços destas versões. Também o 1.6 a gasolina de 105 cv vê-se substituído pelo igualmente 1.6 mas com 115 cv.

A sua comercialização tem início após o Salão.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

L.A.: Hyundai antecipa futuro coupé



Após ter aberto as suas portas ontem (dia 14) , as novidades do Salão de Los Angeles começam já a darem-se a conhecer.

Um dos modelos aguardados com grande espectaviva era o coupé da Hyundai. Substituto do actual Hyundai Coupé que, após o último restyling deixou de ser comercializado em Portugal, apresenta como maior novidade a transmissão da potência às rodas traseiras, ao invés das dianteiras, como acontece com o modelo actual.

A Hyundai promete um modelo bastante acessível, não só dentro do segmento em que se insere mas também quando comparado com modelos de segmentos inferiores. Isto sem descurar uma dinâmica apurada. E para anfatisar esta ideia, a Hyundai equipou este modelo, para já apresentada como um estudo, com um motor V6 3.8 com uma potência superior a 300 cv, controlada por uma caixa manual de seis velocidades.

Apresentado um comprimento de 4,666 mm (mais 30 cm que um Nissan 350 Z), o Hyundai Genesis Coupé Concept apresenta um interior com configuração 2+2.

O seu lançamento no mercado está agendado para a Primavera de 2008.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Ainda não é desta...



O lançamento do "novo" MG TF, agora com a marca inglesa nas mãos dos chineses da Nanjing, sofreu novo revés, o que levou a uma alteração da sua entrada em comercialização. Inicialmente, esta estava prevista para o início deste Outono, na Grâ-Bretanha, mas foi adiada até à Primavera do próximo ano.

Por trás deste novo imprevisto estão problemas com o fornecimento de peças provenientes da China. Não que estas não cheguem, ou em quantidades insuficientes, mas sim porque chegam danificadas, com os danos a ocorrerem durante o envio para Inglaterra. Entre as peças afectadas encontram-se pára-brisas e espelhos retrovisores.

Os dirigentes da MG dizem que a solução mais imediata para este problema pode passar pelo recurso a fornecedores ingleses mas, para já, a os stands da MG vão mesmo continuar à espera do "Modern Gentleman" TF.

Segway Ferrari a leilão



Os amantes da Ferrari que não têm hipótese de adquirir um dos desportivos do construtor italiano, têm a oportunidade de adquirir uma pequena parte do seu sonho, na forma da Segway PT i2 Ferrari Limited Edition. E quando a Ferrari diz que é uma edição limitada, é MESMO limitada: apenas dois exemplares autografados por Kimi Raikkonen e Felipe Massa estão disponíveis para licitação.

Neste momento, as últimas licitações cifram-se em 7 400 e 7 100 € para cada uma das Segway. As licitações são aceites até ao próximo dia 26 de Novembro. Caso esteja interessado pode participar em http://www.ferraristore.com/e-shop.des/page,shop.auctions/.

Pãozinho de forma


Tal como George Lucas apresentou os filmes da "Guerra das Estrelas" em trilogias, também a VW parece ter recorrido a essa estratégia para os seus concepts "up". Assim, após os estudos apresentados em Frankfurt e em Tóquio, Los Angeles contará com a presença do VW space up! blue Concept. Dos três concepts já apresentados, este é o que mais se aproxima ao conceito da VW Transporter dos anos 50, popularmente conhecida como "pão de forma".

A enfatizar esta aproximação estão as janelas no tejadilho e a motorização instalada na traseira. Mas aqui começam, desde logo, também as diferenças. Em vez de um motor de combustão, o space up! blue conta com uma motorização eléctrica, capaz de gerar 45 kW, que impusionam o space up! até aos 100 km/h em 13,7 segundos. A energia para alimentar o motor provém de um conjunto de baterias de iões de litio, igualmente alojadas na traseira. Na dianteira está instalado um sistema "fuel cell", igualmente destinado a alimentar o motor e, desta froma, a aumentar a autonomia. O hidrogénio necessário para a criação de electricidade encontra-se armazenado em dois tanques com capacidade para 3,3 kg de hidrogénio.

A particularidade do sistema "fuel cell" da VW é que consegue operar em elevadas temperaturas (até 160º célcius), ao contrário dos outros sistemas existentes, o que permitiu a concepção de um sistema mais compacto e barato, dado que não necessita de uma tão complexa unidade de refrigeração.

É um A1? É um Q5? Não, é o Cross Cabriolet Concept


O Salão de Los Angeles (14 a 24 de Novembro) prepara-se para uma onda de estreias a nível Mundial. Uma dessas estreias provém da Audi, na forma do Cross Cabriolet Concept quattro. Este estudo pode ser entendido como uma evolução do Cross Coupé quattro, apresentado no Salão de Xangai, mas conta com a particularidade de contar com uma carroçaria aberta, no que seria um SUV cabrio.

Mas este modelo de 4,62 metros de comprimento (aproximadamente as mesmas dimensões de uma A4 Avant) pode vir a tornar-se um de três modelos: ou numa versão "crossover" do futuro A1, do qual apresenta alguns traços visuais, uma versão descapotável do futuro Q5, ou ainda a mesma variante de carroçaria mas de um possível Q3. Isto no seguimento da marca ter afirmado, aquando do Salão de Xangai, que o Cross Coupé quattro não antecipava o Q5 mas sim algo completamente novo.

Outra diferença que o Cross Coupé Cabrio apresenta face ao estudo fechado é o motor, no caso um três litros TDI de 240 cv, ao invés do 2.0 TDI do Coupé de Xangai. Esta unidade apresenta consumos anunciados de 7,4 l/100 km, em circuito combinado, e cumpre já as normas Euro VI, cuja introdução acontecerá em 2014.

A transmissão está a cargo do sistema quattro e a altura ao solo é variável e conta com comando eléctrico. Também eléctrico é o comando da capota, capaz de abrir ou fechar a mesma em 17 segundos.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Mini Clubman John Cooper Works


A recém apresentada Mini Clubman apresta-se para ver crescer a sua gama, mais concretamente a partir de Março de 2008, altura em que é apresentada ao público, no Salão de Genebra, a versão mais potente, a John Cooper Works (JCW).

A exemplo do que sucede com a berlina, a Clubman contará com a variante de 192 cv do motor 1.6 turbo, após vitaminado com o kit JCW.

Visualmente, destacam-se a entrada de ar do capot e espelhos retrovisores exteriores em fibra de carbono, jantes específicas e a pintura com duas faixas que terminam nas portas traseiras.

Para já, as informações disponíveis não abundam, sendo de esperar que haja mais novidades quando se aproximar a data do certame suiço.

Novas suspeitas de espionagem na F1





A época de 2007 afigura-se como uma das mais negras na história da Fórmula 1 em termos de episódios negativos. Depois do escândalo em torno das alegações de espionagem movidas pela Ferrari à McLaren, que culminaram em pesadas sansões para a equipa inglesa, é precisamente esta última que vem agora a público apontar o dedo à Renault.

Segundo a McLaren, um ex-engenheiro da escuderia britânica terá passado documentação sigilosa sobre os carros da McLaren de 2006 e 2007. Briatore, patrão da Renault F1, veio já em defesa da sua equipa afirmando que, de facto, tiveram conhecimento que o dito engenheiro tinha levado documentos secretos referentes aos carros da McLaren mas que este foi imediatamente despedido e que os dados dessa documentação não foram utilizados.


De qualquer forma, o mal já estava feito e a Renault foi agora intimada pela FIA para uma reunião do Conselho Mundial, a ter lugar no Mónaco, no próximo dia 6 de Dezembro.

Corsa GSI desde 25 100 €



A famosa sigla GSI regressa à gama Opel Corsa, com preços que se iniciam nos 25 100 euros. Debaixo do capot encontramos duas motorizações, uma a gasolina, no caso o 1.6 Turbo de 150 cv, e outra Diesel, na forma do 1.7 CDTi com 125 cv.

O Corsa GSI 1.6 Turbo acelera dos 0-100 km/h em 8,1 segundos, só se detendo nos 210 km/h, enquanto o 1.7 CDTi rubrica 9,9 segundos e 195 km/h nos mesmo parâmetros.

Apesar das performences de bom nivel, ambas as versões apresentam consumos comedidos, sendo que o 1.6 Turbo consome, em ciclo misto, 7,9 /100 km, enquanto o 1.7 CDTi baixa para 4,8 l/100 km.

O visual exterior apresenta-se mais agressivo, como se esperaria de uma versão desportiva, contando com spoiler dianteiro e traseiro, saias laterais, ponteira de escape oval e jantes de 17". No interior, condutor e passageiro da frente são abraçados pelos bancos desportivos em tons de cinza e vermelho, complementados pelo volante desportivo em pele e pelos pedias em alumínio.

Dinamicamente, o Opel Corsa GSI conta com acertos de suspensão específicos e herda o eixo traseiro reforçado do mais potente Corsa OPC, que aumenta a rigidez torcional em 25 %.

Já pode encontrar o Corsa GSi nos concessionários Opel e, caso pretenda o 1.6 Turbo prepare um cheque de 25 100 €. O 1.7 CDTi custa um pouco mais, concretamente 26 490 €.

Ford Focus carrinha em Janeiro



A Ford planeava desvendar a sua carrinha Focus apenas em Janeiro, altura em que se inicia a comercialização na Europa, mas os holandeses da autoweek.nl tinham outros planos, e libertaram as primeiras imagens oficiais da Focus SW.

Visualmente, a carrinha Ford Focus herda o visual Kinetic Design, que marca presença em todos os novos modelos da marca da oval azul. Isto na dianteira, pois a traseira sofreu poucas alterações, sendo apenas de destacar os farolins de novo desenho e igualmente novos pára-choques.

As motorizações também se mantêm inalteradas em relação à actual gama contando com as unidades a gasolina 1.6 de 100 cv, 1.8 de 125 cv e dois litros de 140 cv. A estas juntam-se as Diesel TDCi 1.6, nas variantes de 90 e 110 cv, e o 1.8 de 130 cv. Quanto às transmissões, estas terão, de origem, comando manual e contarão com cinco ou seis velocidades, estando disponível a título opcional uma transmissão automática.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

A Víbora mais venenosa



A Dodge revelou as primeiras imagens e detalhes do Viper SRT10 ACR, cuja apresentação oficial está agendada para o Salão de Los Angeles, que decorre entre os próximos dias 16 a 25 de Novembro.

O objectivo que presidiu à criação do Dodge Viper SRT10 ACR (American Club Racer) foi o desenvolvimento de uma versão claramente virada para os "track days", mas possível de ser utilizada igualmente em estrada aberta. A atenção dos engenheiros da Dodge virou-se para a poupança de peso como forma de melhorar as performances, dado que o motor não sofreu alterações de vulto.

Assim, debaixo do capot de fibra de carbono, encontramos o V10 8.4, capaz de debitar uns saudáveis 600 cv de potência. Também em fibra de carbono são o "spoiler" dianteiro regulável e a asa traseira. Estas alterações permitem uma poupança de peso que ronda os 80 kg,às quais pode ser juntado o pack "hard core" que, graças à remoção de alguns elementos, como o tapete da mala, o forro do capot e o sistema de som, entre outros, permite um ganho de outros tantos kg.

Lamentavelmente, a Dodge "esqueceu-se" de anunciar algo muito importante num desportivo: as performances. No entanto, os norte-americanos poderão aferi-las por si mesmos a partir do Verão de 2008, tendo sido anunciado um preço de referência inferior a $100 000 , pouco mais de 68 000 euros... O mesmo preço de uma Mercedes-Benz C Station 320 CDI! Em Portugal, claro...

O primeiro passo



Os apaixonados pelo Mundo automóvel passam, a partir de agora, a contar com um blogue dedicado a este tema que, esperamos, venha a tornar-se alvo de visitas regulares e fiéis da parte de todos vós.

Após algum tempo de indecisão quanto ao nome e de sucessivos atrasos na sua entrada em funcionamento - afinal de contas, estamos em Portugal - o e-garagem nasce finalmente!

Este blogue resulta de um desejo, já com algum tempo, de dois amigos relatarem, de uma forma realmente imparcial, as novidades e acontecimentos relacionados com o automóvel, quer em termos de produto quer de desporto.

Esperamos, ao longo do tempo, vir a contar com a vossa ajuda e apoio, através dos vossos comentários quer às notícias que forem sendo apresentadas, quer ao blogue em si.

Pela nossa parte, vamos dar o nosso melhor e só esperamos, com o tempo, podermos vir a proporcionar-vos algumas surpresas.

O primeiro passo está dado, daquilo que esperamos venha a ser uma muito longa caminhada.

Boa navegação!