sábado, 29 de março de 2008

Rali da Argentina - Dia 2


O segundo dia da prova argentina viu o mau tempo regressar em força, após na tarde de ontem ter havido algumas melhorias. A chuva regressou em força e as especiais ficaram cobertas por uma camada de lama espessa que dificultava sobremaneira a tracção dos carros, principalmente dos que abriam a estrada. Os pneus da Pirelli, iguais para todos mas com mistura dura - mais adequados a ralis "quentes", como o México - têm bastante dificuldade em ganhar temperatura, algo de que todos os pilotos se quixaram. E Loeb, como foi o primeiro a sair para as especiais, quixou-se de ambas. Mas tal nem era preciso.

Desde a primeira especial do dia ficou claro que Loeb iria sentir algumas dificuldades, pelo menos antes das repetições do troços à tarde, e Petter Solberg aproveitou-se disso mesmo para vencer logo a primeira classificativa do dia, trocando de posições com o seu companheiro de equipa, o australiano Chris Atkinson. Solberg continuou a atacar e na terceira especial tinha já 9,1 segundos de avanço sobre o segundo Subaru. Loeb continuava a liderar, com uma vantagem confortável, mas queixava-se da fraca aderência que fazia as rodas escorregarem em demasia.

O piloto local Federico Villagra sofreu um problema com o acelerador quando a mola que faz o pedal regressar à sua posição "de descanso" cedeu. A solução encontrada pelo argentino foi prender o pedal ao pé direito com um cordel e assim continuou em prova... Quem continuou em maré de azar foi Latvalla. O piloto da Ford viu o Focus recusar-se a pegar no início da SS11 devido a uma forte pancada na protecção do cárter ter cortado um cabo que fazia a ligação ao motor de arranque. Latvalla conseguiu resolver o problema mas perdeu 15 minutos e enfrenta agora o perigo de ser excluido da classificação por excesso de penalização. Galli também teve que colocar um ponto final na excelente prova que vinha a fazer após um anormal sobreaquecimento do túnel da transmissão ter derretido um painel de circuitos eléctricos do Ford Focus deixando este sem reparação possível.

Mas, em matéria de azar, a Suzuki é a infeliz vencedora. Após ontem nenhum dos carros ter terminado a prova, ambos regressaram hoje, ao abrigo das regras "super-rally". Per-Gunnar Anderson voltou a ter que abandonar, desta feita com a suspensão partida. Já Tony Gardemeister terminou a manhã em 10º lugar, apesar de ter feito grande parte das especiais só com tracção às rodas posteriores. À tarde o seu calvário continuou, sendo afectado por problemas eléctricos que impediram o normal e correcto funcionamento da direcção assistida e dos comandos da caixa de velocidades terminando o dia em 16º.

A equipa privada Stobart também não teve melhor sorte. Após ontem ter visto Hening Solberg desistir, e Galli hoje ao início da tarde, ficou sem o seu ultimo representante em prova, Matthew Wilson, quando este viu a suspensão do Focus ceder. Decididamente, os troços argentinos não têm perdoado minimamente as máquinas. Talvez por esta razão, Atkinson afirmou no final do dia que amanhã não irá atacar o segundo lugar de Solberg, preferindo obter uma dupla presença dos Subaru Impreza no pódium, algo que já não acontece desde 2003!

Assim, para o último dia Loeb sai novamente na frente, com mais de 1,20 minutos de vantagem sobre Solberg, partindo Atkinson da terceira posição. O quarto é agora Daniel Sordo, no segundo Citroën.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Rali da Argentina - Dia 1


O Rali da Argentina, quarta prova do Mundial deste ano, arrancou hoje sob condições atmosféricas bastante adversas e que não se fizeram rogadas em reclamar vítimas um pouco por todo o pelotão e, quem sabe, influenciaram a tabela classificativa do Mundial... Mas ainda estamos no primeiro dia de prova, pelo que muita coisa pode ainda acontecer.

Quem, definitivamente, "começou" mal o rali foi a Suzuki, mais concretamente, Per-Gunnar Anderson que viu-se forçado a encostar o SX4 à berma com problemas mecânicos... a 4 kms do início da primeira especial.

Durante as duas primeiras especiais as condições atmosféricas foram particularmente agrestes, com muita chuva e nevoeiro. As pistas ficavam rapidamente degradadas com a passagem dos carros pelo que partir na frente era, mais que nunca, uma vantagem. E Hirvonnen provou-o, ao estabelecer, desde logo, o tempo mais rápido. Ao fim da terceira especial leveva já 50 segundos de vantagem para Loeb, segundo classificado. Ainda assim, o francês soava as estopinhas para manter esta posição, especialmente depois de ter efectuado um pião na segunda especial. Loeb admitia que Hirvonnen era inalcançável apesar do francês estar a andar ao máximo que lhe era possível.

Jari-Matti Latvala, no segundo Ford Focus, seguia de perto os lideres, pelo menos até à segunda especial onde bateu num talude, numa esquerda rápida, e capotou, necessitando da ajuda dos espectadores para voltar à pista. O Focus sofreu poucos danos, pouco mais que o pára-brisas partido, mas Latvala perdeu nove minutos e caiu de 2º para 29º. "Eu errei. É a vida" afirmou Latvala. No entanto, o jovem finlandês redimiu-se, em parte, na especial seguinte onde assinou o melhor tempo. E chegávamos assim à assistência a meio do dia. Para as etapas da tarde, Hirvonen partia na liderança com mais de 50 segundos de vantagem sobre Loeb.

Mas com condições tão traiçoeiras errar é fácil. E foi precisamente isso que Hirvonen fez. Logo na SS5, a primeira especial da tarde, o piloto da Ford saiu de pista e embateu violentamente numa pedra, danificando a suspensão do Focus WRC e hipotecando desde logo as suas hipóteses de uma boa classificação. Hening Solberg, também num Ford Focus mas da Stobart, imitou Hirvonen. Com tudo isto, Loeb passava para a liderança, Atkinson subia para segundo e Petter Solberg para 3º. Contudo, o norueguês começou aqui a sentir um problema que viria a traduzir-se num amortecedor partido. E ainda restavam duas classificativas até à assistência. Atrás do Subaru vinha Sordo, com o segundo Citroën. Na sétima especial a diferença entre ambos tinha já caído de 15 segundos para apenas 0,4. No entanto, a persistência de Solberg foi recompensada pois Sordo viu-se forçado a diminuir o ritmo devido a problemas com a direcção sendo, inclusivé, ultrapassado por Galli, que venceu a sétima especial, e que assim ascendeu à quarta posição com o Focus da Stobart. A Suzuki via aqui o seu segundo carro desistir também quando Gardemeister bateu numa rocha que projectou o Suzuki para fora de estrada, caindo dentro de uma vala de onde já não sairia.

Fica apenas a faltar a super-especial mas, antes desta, a classificação via Loeb na frente, seguido pelos Subaru de Atkinson e Solberg, e pelo Focus privado de Galli.

Veremos o que as duras classificativas argentinas, rematadas pelo tempo bastante difícil, vão originar amanhã entre a caravana do Mundial de Ralis.

Aston Martin revela Vantage GT2



A Aston Martin pode ter tido um regresso algo tardio às grandes competições automóvel mas está a recuperar depressa o terreno perdido, mais não seja no número de categorias em que se encontra representada.

O construtor britânico já tinha revelado alguns desenhos do Vantage GT2 mas agora apresentou as primeiras imagens oficiais do mesmo. Assim, a Aston Martin passa a estar representada em todas as categorias GT - GT1, GT2, GT3 e GT4.

Lamentavelmente, as imagens não foram acompanhadas das especificações técnicas sendo apenas revelado que o Vantage GT está preparado para funcionar a bioetanol E-85, a exemplo do que já sucede com o DBRS9 da categoria GT1, uma exigência das American LeMans Series (ALMS).

A estreia do Aston Martin Vantage GT2 em competição terá lugar a 5 de Abril, em Barcelona, na primeira prova das European LeMans Series (ELMS).

WRC com novas regras em 2010


O Concelho Mundial para o Desporto Motorizado (WMSC) deliberou, numa recente reunião, novas regras para o Mundial de Ralis, vulgo WRC, sendo que as mais profundas entrarão em vigor em 2010.

Para já, e com efeitos imediatos, as restrições quanto ao núemro de peças sobressalentes em cada prova irá ser menos restritos no caso das equipas recém chegadas à competição. É o caso da Suzuki que, assim, poderá enfrentar as provas com maior margem de manobra para corrigir os normais defeitos de juventude dos SX4.

Para 2010 ficam as alterações mais profundas e que afectam os WRC. Estes passarão a ser baseados em modelos de Gr. N e nos S2000 aos quais poderá ser adicionado um kit que inclui um turbo e uma asa traseira. No entanto, este kit não poderá ser permanente e terá que permitir a sua remoção num periodo de tempo que ainda será estipulado.

Estas medidas visam diminuir os custos de desenvolvimento do carros mais competitivos de modo a atrair novos construtores para o WRC.

BMW pondera motores mais pequenos nos M


Numa recente entrevista à revista alemã Auto Motor und Sport, Norbert Reithofer, CEO da BMW, afirmou que está em avaliação a divisão M passar a recorrer a motores mais pequenos, com menos cilindros, e com tecnologia biturbo. Esta decisão prende-se claramente com a necessidade de restringir as emissões poluentes inerentes aos motores maisores, como os V10 e V8 dos M5, M6 e M3.

Os motores mais pequenos conseguem menores emissões ao passo que a utilização da dupla sobrealimentação continuaria a assegurar as performances esperadas de um BMW M. Mesmo em termos de marketing os motores V10, desenvolvidos de modo a fazer a ligação entre a Fórmula 1 - então com motores V10 - e os M5 e M6, estão desactualizados. A validade da utilização de motores com menos cilindros e dupla sobrealimentação está bem patente no 135i, que tem merecido rasgados elogios da imprensa internacional e cujas performances praticamente igualam as do anterior M3 (E 46) com motor atmosférico de seis cilindros: 5,3 segundos dos 0-100 km/h do 135i contra 5,2 do M3 E 46. A velocidade máxima é igual em ambos por força do limitador nos 250 km/h.

Também o V8 Diesel deverá ser substituído por um seis cilindros em linha biturbo, referiu igualmente Reithofer.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Hyundai i30 CRDi por 29 950€


A Hyundai acaba de lançar no mercado nacional a versão Diesel do i30, equipada com o propulsor 2.0 CRDi VGT de 140 cv de potência. Com esta variante, a marca coreana disponibiliza agora uma opção para aqueles que pretendem uma versão Diesel capaz de efectuar grandes viagens em conforto e com boas prestações. Os consumos anunciados revelam-se dentro da média do segmento com 5,5 l/100 km/h em circuito misto, enquanto as emissões situam-se nas 145 g/km de CO2.

Em Portugal apenas será disponibilizada a versão Premium, com a dotação máxima de equipamento e que inclui, entre outros, sensores de chuva e luz, ar condicionado, sistema de navegação e estofos em pele. O Hyundai i30 CRDi VGT está disponível por 29 950€.

Audi produz A3 1 milhão


A actual geração do Audi A3 foi introduzida no mercado em 2003 e, após cinco anos de carreira, a marca germânica atingiu o marco do milhão de unidades produzidas na fábrica de Ingolstadt. A unidade em questão é um A3 2.0 TDi vermelho destinado a um cliente germânico.

Actualmente, a gama Audi A3 é composta pelas carroçarias de três portas, cinco (Sportback) e o descapotável, uma novidade absoluta na gama A3, e conta com motorizações a gasolina e Diesel que vão de 102 a 265 cv.

Hamilton recebe McLaren F1 LM... se for campeão



A vida tem destas coisas... Quando tinha apenas 13 anos, o britânico Lewis Hamilton visitou a fábrica da McLaren, sem sequer lhe passar pela cabeça que, anos mais tarde, viria a ser o principal piloto desta equipa. Nessa visita Hamilton viu um dos cinco McLaren F1 LM alguma vez construídos e apaixonou-se pelo mesmo.Agora, Ron Dennis tomou conhecimento dessa história e prometeu a Hamilton um desses cinco exemplares... com a condição de Hamilton trazer para casa o título de pilotos no final da época.


Actualmente, cada um dos cinco exemplares do McLaren F1 LM vale mais de 3,2 milhões de euros, pelo que Hamilton passou a ter um belo e valioso "troféu" para conquistar no final da época.


O McLaren F1 LM era o topo da linhagem do McLaren F1, o carro que durante muito tempo foi a referência absoluta entre os super-desportivos e que, mesmo hoje em dia, foi repetidamente comparado com o Bugatti Veyron. O F1 LM passuia um V12 desenvolvido pela BMW com 6,1 litros e 680 cv. Isto capacitava-o para atingir os primeiros 100 km/h em 2,9 segundos e superar os 360 km/h de velocidade máxima.

Mercedes-Benz renova Classe A



A Mercedes-Benz revelou hoje as imagens e dados do restyling operado no seu modelo de entrada na gama, o Classe A. As alterações foram, maioritariamente, visuais e, mesmo essas, de pouca monta.

Assim, o renovado Classe A passa a contar com novas ópticas dianteiras e traseiras, novos pára-choques e grelha dianteira redesenhada. No interior, as alterações resumem-se a novos padrões de revestimentos e acabamentos.

Debaixo do capot pouco se altera. Os motores permanecem os mesmos, quer os Diesel quer os gasolina, mas foram alvo de pequenas alterações de modo a permitir uma economia de consumos que chega aos 7%.

Este Mercedes-Benz Classe A revisto chega aos concessionários da marca no Verão.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Ford prepara Fiesta RS com 200 cv


Enquanto aguardamos pela apresentação do Focus RS, que ocorrerá em Julho, no Salão de Londres, a Ford está já a preparar uma versão RS do novo Fiesta. Embora o anterior Fiesta RS tenha sido descontinuado devida a não ser rentável, a Ford espera que este novo modelo venha alterar isso.

O Fiesta RS será propulsionado por um 1.6 turbo com cerca de 200 cv de potência que possibilitará um sprint dos 0-100 km/h em redor dos seis segundos.

Ainda em discussão está a hipótese de ser adoptada uma caixa de dupla embraiagem com seis relações e patilhas no volante. O Ford Fiesta RS só deverá ser revelado em 2009.

terça-feira, 25 de março de 2008

Alonso de olho na Ferrari


Ainda o campeonato do Mundo de Fórmula 1 vai na segunda prova e já se começa a falar de movimentações nas equipas. Os visados são Fernando Alonso e a sua possível passagem para a Ferrari. O próprio piloto espanhol deu isso mesmo a entender numa entrevista após a corrida da Malásia ao afirmar que Felipe Massa "tem feito demasiados erros e é claro que as pessoas já começam a falar no Vettel e em mim". E Alonso continuou afirmando "eu quero sempre o melhor carro do pelotão. Voltei à Renault porque ganhei aqui em 2005 e 2006 e quero voltar a fazê-lo, senão este ano no próximo. Mas é claro que a Ferrari já tem o melhor carro."

Já muito se falou de um pré-acordo entre a Ferrari e Alonso com vista à entrada do espanhol na escuderia italiana em 2010 mas, se Massa continuar com problemas em domar os mais de 700 cv do Ferrari sem controlo de tracção, é bem possivel que essa data seja antecipada.

Resta ver como o brasileiro se vai comportar daqui em diante, especialmente se houver alguma corrida à chuva.

Os fracos resultados de Alonso neste início de época também estão a contribuir para a vontade do espanhol sair o mais cedo possível da Renault.

Abt apresenta preparação para VW Golf R32



O preparador alemão Abt apresentou uma proposta para os proprietários de VW Golf R32 que acham os 250 cv de origem "curtos".

As alterações lavadas a cabo pela Abt ao nível do propulsor consistem na adopção de um compressor e um intercooler acompanhados pela reprogramação da gestão electrónica do motor. O resultado é um incremento de potência para os 370 cv. Assim vitaminado, o Golf R32 atinge agora os 270 km/h e cumpre o sprint dos 0-100 km/h em 5 segundos, contra os 250 Km/h e 6,5 segundos da versão de série.

O desempenho dinâmico também foi aperfeiçoado por via da introdução de um kit de suspensção da Abt, que inclui novas molas e amortecedores, ao que há a acrescentar as jantes de 19".

Visualmente, a Abt optou por manter o visual "lobo em pele de cordeiro" do R32 pelo que a decoração exterior pauta-se pela subtileza.

O preparador ainda não anunciou a data de início de comercialização desta proposta.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Abarth prepara 500 Cabrio e mais dois modelos


A há muito antecipada versão Abarth do popular Fiar 500 foi desvendada no Salão de Genebra, em Março passado, mas surgem agora indicações de que a Abarth e a Fiat estarão a desenvolver uma versão descapotável deste modelo. Esta contará com o mesmo 1.4 Turbo de 135 cv do 500 Abarth fechado e deverá surgir no próximo ano.

Para além das versões mais desportivas dos modelos da Fiat, a Abarth irá apresentar dois modelos exclusivos do simbolo do escorpião. Em 2007 um grupo de estudantes do IED (Instituto Europeu de Design) em Turim, desenhou um estudo de um possível modelo desportivo de dois lugares da Abarth (na imagem) que baptizou de Abarth SS. Se os modelos da marca italiana forem minimamente parecidos com este estudo, pensamos que é sucesso garantido.

domingo, 23 de março de 2008

F1 08 - GP da Malásia - Corrida


Após ter vivido um fim-de-semana de pesadelo na Austrália a Ferrari viveu quase um fim-de-semana de sonho na Malásia, não fosse Felipe Massa, mais uma vez, ter "borrado a pintura". Mas mais que o regresso da Ferrari às posições cimeiras o que chamou a atenção neste GP foi o excelente nivel competitivo dos BMW Sauber sendo que a escuderia germano-suiça ocupa, inclusivé, o segundo lugar na tabela de construtores. Mas vamos por partes.

O GP malaio foi bastante menos atribulado que a prova australiana não tendo havido acidentes nem incidentes que forçassem a entrada em pista do safety-car. Logo à partida os Ferrari tomaram a dianteira e começaram a fabricar aquilo que parecia ser uma dobradinha para a equipa italiana. No entanto, Massa esteve igual a si mesmo e na 31ª volta entregou o segundo lugar a Kubica, no BMW, ao sair de pista e abandonar a prova. Os McLaren rodavam um pouco mais atrás e Hamilton viu a sua corrida estragada aquando da primeira paragem nas boxes. Um problema com a roda dianteira direita originou a sua queda para a 11ª posição tendo o inglês que efectuar uma corrida de trás para a frente daí em diante. Hamilton viria a terminar em quinto, atrás de Jarno Trulli, no Toyota.

Quem, mais uma vez, decepcionou foram os Renault. Desta feita, Piquet Jr terminou, mas fora dos pontos, enquanto Alonso teve que se contentar com a 8ª posição, conquistando um ponto.

Na frente, Räikönnen venceu, sendo acompanhado ao pódium por Kubica, segundo, e Kovalainen no segundo McLaren-Mercedes. Trulli foi quarto, Hamilton quinto, seguindo-se, por esta ordem, Heidfeld, Webber e Alonso. O último classificado foi Kazuki Nakajima, num Williams, que terminou na 17ª posição.

Após este GP as tabelas de pilotos e construtores estão assim ordenadas:


  1. Hamilton - 14 pontos

  2. Heidfeld - 11 pontos

  3. Kovalainen - 10 pontos

  4. Räikönnen - 10 pontos

  5. Kubica - 8 pontos

  6. Rosberg - 6 pontos

  7. Alonso - 6 pontos

  8. Trulli - 5 pontos

  9. Barrichelo - 3 pontos

  10. Webber - 2 pontos

  11. Nakajima - 2 pontos

  12. Bourdais - 1 ponto



  1. McLaren-Mercedes - 24 pontos

  2. BMW sauber - 19 pontos

  3. Ferrari - 10 pontos

  4. Williams - 8 pontos

  5. Renault - 6 pontos

  6. Toyota - 5 pontos

  7. Honda - 3 pontos

  8. Red Bull - 2 pontos

  9. Toro Rosso - 1 ponto

A próxima prova do campeonato do Mundo de Fórmula 1 é o GP do Bahrain, que se disputa no fim-de-semana de 4 a 6 de Abril.