sábado, 5 de abril de 2008

F1 08 - GP do Barhain - Qualificação


O GP do Barhain, terceira prova do campeonato de Fórmula 1 deste ano, viu a sessão de qualificação revelar-nos uma pole surpresa. Quando se esperava que Ferrari e McLaren-Mercedes se degladiassem entre si pela primeira porisção da grelha, um surpreendente Robert Kubica, num BMW Sauber, arrebatou a ambicionada posição. Kubica retirou 27 centésimos ao tempo de Felipe Massa que continuou a revelar-se muito rápido na qualificação. Resta ver como será, desta vez, o seu desempenho em corrida.

Lewis Hamilton mostrou que a saída de pista nos treinos de sexta-feira não teve consequências no seu desempenho e conquistou a terceira posição na frente do Ferrari de Räikkönen. O segundo McLaren, de Kovalainen, ficou com a quinta posição e o BMW de Heidfeld fechou o top seis. Ou seja, temos os dois Ferrari e os dois McLaren "escoltados" pelos dois BMW Sauber que têm vindo a mostrar que se querem imiscuir na luta pelos primeiros lugares e assumirem-se como a terceira grande equipa, atrás dos Ferrari e McLaren-Mercedes.

Jarno Trulli, num Toyota, foi o melhor dos "outros", na sétima posição. Não muito bem voltaram a estar os dois Renault, com Alonso a quedar-se pela 10ª posição e Nelson Piquet Junior a ficar quatro posições mais atrás.

No final da grelha estão os dois Super Aguri tendo os dois Force India conseguido superiorizar-se ao carros nipónicos e, inclusivé, a um dos Toro Rosso, no caso o de Vettel.

A corrida amanhã terá início às 12:30, hora portuguesa.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Citroën C2 recebe facelift


Presente no mercado desde 2003, e com mais de 480 000 unidades vendidas, o Citroën C2 foi agora alvo de um ligeiro restyling que incidiu, maioritariamente, na vertente estética e de pormenor.

Assim, o pequeno modelo francês passa a contar com um novo pára-choques dianteiro, com uma entrada de ar inferior de maiores dimensões e aberturas maiores em redor das luzes de nevoeiro, e um friso cromado a contornar a grelha dianteira. Registe-se ainda a adição de uma nova côr, Cinza Manitoba.

Em termos técnicos, a motorização 1.4 de 90 cv passa a contar com o sisetma Stop & Go. Este desliga o motor quando ao ralenti, aquando de uma paragem num semáforo, por exemplo, e volta a ligá-lo quando o condutor levanta o pé do pedal do travão. Segundo a Citroën, este sistema permite uma economia de combustível entre 10 e 15%. Do lado dos Diesel, a gama C2 passa a contar com o 1.6 HDI de 110 cv.


quinta-feira, 3 de abril de 2008

Daimler, Fiat e GM podem ter motores BMW


Por diversas vezes rumores circularam de que a BMW poderia vir a fornecer motores a outros construtores de entre os quais os nomes mais sonantes eram a Daimler, a Fiat e a GM. Agora, esses rumores tomaram mais consistência quando, numa entrevista ao Automotive News, Friedrich Eichiner, um membro da direcção da BMW, admitiu que o construtor bávaro estava em conversações com estas três companhias. Eichiner afirmou ainda que uma decisão final sobre este assunto deverá ser tomada até final do ano. A venda de propulsores e outros elementos faz parte da estratégia de Norbert Reithofer, CEO da BMW, para aumentar a rentabilidade do construtor germânico.

Recorde-se que a BMW já desenvolveu parcerias com a Daimler e a GM no campo das motorizações hibridas.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Seat desvenda novo Ibiza




No passado Salão de Genebra, que teve lugar em Março, a Seat antecipou a nova geração Ibiza com o concept Bocanegra. Chegou agora a vez da versão final de produção que, como se pode ver nas imagens, manteve muito do concept.

O novo Seat Ibiza é um produto completamente novo tendo o seu traço final estado a cargo de Luk Donkervolke, antigo designer da Lamborghini. Com um comprimento total de 4,05 metros, o novo Ibiza apresenta mais 8 cm de comprimento total que a, ainda actual, geração o que antecipa uma habitabilidade superior. A bagageira também vê a sua capacidade aumentar disponibilizando agora 292 litros comos bancos traseiros em posição normal.

No interior o tablier apresenta um desenho completamente novo, com um traço geral bastante desportivo. Embora a Seat não tenha dado indicações quanto a equipamento disponível, é de esperar as habituais parafernálias técnológicas, como sistema de navegação, rádio com conectividade de periféricos, entre outros itens.

De início, o Seat Ibiza estrá disponível com três motorizações a gasolina: o 1.2 de três cilindros e 70 cv, o 1.4 de 85 cv e o 1.6 de 102 cv, todos acolpados a uma caixa de cinco velocidades e comando manual. Mais tarde surgirão as versões Diesel e os TSI a gasolina.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Audi R8 é o preferido dos leitores


Parece que a esmagadora maioria dos nossos leitores - dos que votaram, pelo menos - acha que os troféus ganhos pelo Audi R8 são amplamente justificados. O superdesportivo da Audi alcançou uma vitória absolutamente esmagadora no inquérito que efectuámos durante a semana passada. Aliás, apenas o Porsche 911 Carrera 2 S recebeu votos para além do R8.

Com 85,5 % dos votos, o R8 mostra que a Audi tardou a entrar na luta dos superdesportivos mas, agora que o fez, fê-lo em grande estilo. As vendas do R8 por esse Mundo fora mostram igualmente a validade da aposta da Audi. E os argumentos não se ficam por aqui. Nos próximos anos chegarão e versão V12 TDI, o roadster, que promete ser nada menos que espectacular, e, possivelmente, a variante V10 a gasolina, assim os engenheiros da Audi consigam eliminar os problemas de arrefecimento do propulsor.

Recorde-se que o Audi R8 recorre a um V8 4.2 com 420 cv de potência que, transmitidos ao solo pelas quatro rodas, permitem um sprint dos 0-100 km/h em 4,6 segundos só se detendo nos 301 km/h de velocidade máxima.

Audi TT 1.8 TFSI é novo acesso à gama


A gama Audi TT encontra-se em franco crescimento. Após a apresentação das versões TDI e do desportivo TT-S a marca de Ingolstadt apresentou agora uma nova versão de acesso à gama, equipada com o 1.8 TFSI de 160 cv que já conhecemos, por exemplo, do A3 e A4.

Com esta motorização a Audi anuncia consumos de 6,7 l/100 km em circuito combinado ao mesmo tempo que cumpre a aceleração dos 0-100 km/h em 7,2 segundos. Note-se que, curiosamente, este tempo é melhor que o da versão base da anterior geração que, com 180 cv, ficava-se pelos 7,8 segundos.
O Audi TT 1.8 TFSI estará à venda pouco antes do Verão.

domingo, 30 de março de 2008

Rali da Argentina - Final


O terceiro e último dia do Rali da Argentina foi o mais curto dos três, com apenas três especiais e um total de 42,67 kms cronometrados mas, nem por isso, foi o mais fácil. As condições atmosféricas incertas alternavam entre o razoável e o muito mau, mesmo dentro da mesma classificativa, o que complicava ainda mais a tarefa dos pilotos. E os pneus duros da Pirelli continuaram a ser alvo de duras críticas por parte dos pilotos. Mas já lá vamos.

A primeira especial do dia, Mina Clavero, ditou o fim do rali para Petter Solberg. O norueguês encontrava-se tranquilamente instalado no segundo lugar quando, a meio da classificativa, o sistema eléctrico do Subaru Impreza simplesmente deixou de funcionar na sua totalidade obrigando Solberg a encostar resignado. Atkinson subia assim a segundo, posição que já tinha ocupado no primeiro dia de prova, enquanto Sordo fechava o pódium. Gardemeister, no Suzuki, continuava a ser vítima de problemas no SX4. A direcção assistida insistia em não funcionar correctamente e o piloto da Suzuki perdeu quase 4 minutos para o vencedor da especial, Latvala.

Na especial seguinte não houve problemas de maior mas tanto Loeb como Atkinson chegaram ao fim visivelmente irritados com os pneus duros. O facto de ter chovido copiosamente nesta classificativa deixou o piso ainda mais enlameado e em mau estado. "Para mim, que tenho uma vantagem confortável, não foi um grande problema" afirmou Loeb, "Mas para quem venha ao ataque é muito complicado. Tem que se rever a regra de um único composto de pneus para todoas as provas senão pode acabar por se tornar perigoso" concluiu o francês. Atkinson afinou pelo mesmo diapasão: "Vocês haviam de ver como estava esta classificativa. Foi de loucos!". Os pneus duros da Pirelli foram criticados durante toda a prova por grande parte dos pilotos. O composto duro não permite que os pneus aqueçam como deviam dificultando a aderência. O facto de não se poder fazer cortes nos mesmo impede igualmente que se melhore a capacidade destes em "escavarem" a lama com as melhorias em tracção que daí adviriam.

O último troço cronometrado do dia foi a super-especial em Córdoba que não trouxe alterações à classificação final. Sebastien Loeb acabou, assim, por ganhar pela quarta vez consecutiva na Argentina, enquanto Chris Atkinson trouxe o Subaru até ao segundo lugar final. A encerrar o pódium esteve o segundo Citroën C4 do espanhol Daniel Sordo. Na quarta posição terminou um surpreendente Conrad Rautenbach, num C4 privado, enquanto Hirvonen limitou as perdas com a quainta posição.

Em termos de tabelas de pilotos e construtores houve algumas mexidas tendo as mesmas ficado assim ordenadas:


  1. Loeb - 30 pontos

  2. Hirvonen - 25 pontos

  3. Atkinson - 22 pontos

  4. Latvala - 16 pontos

  5. Galli - 11 pontos

  6. P. Solberg - 9 pontos

  7. Sordo - 9 pontos

  8. Duval - 5 pontos

  9. Rautenbach - 5 pontos



  1. Ford -44 pontos
  2. Citroën - 41 pontos
  3. Subaru - 33 pontos
  4. Stobart - 22 pontos
  5. Munchies - 10 pontos
  6. Suzuki - 6 pontos


A próxima prova do Mundial é uma estréia absoluta neste campeonato. Trata-se do Rali da Jordânia que se disputa de 24 a 27 de Abril.