sexta-feira, 20 de junho de 2008

Divisão «M» da BMW comemora 30º aniversário

A BMW M GmbH comemora trinta anos de existência e, simultaneamente, a entrega do seu 300.000 veículo – um M3 Coupé de cor branco alpino. O modelo foi adquirido por um cliente de Regensburg, a cidade alemã onde estes veículos de alta performance são produzidos.
De acordo com a marca bávara a divisão «M» continua a crescer em procura. Alguns dos modelos propostos com este logótipo são o Z4 M (Roaster e Coupé), M5 e M5 Touring, M6 (Coupé e Cabrio) e M3.
Os Estados Unidos da América são o mercado mais importante dos BMW M. Na Europa o Reino Unido, a Alemanha e a Itália são os circuitos comerciais mais expressivos.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Confirmado Posrche Cayenne Diesel


Já há muito que se tem vindo a falar da possibilidade da Porsche lançar uma versão Diesel do Cayenne. Agora essa hipótese foi confirmada por fontes ligadas ao construtor germânico avançando, inclusivé, a data de apresentação: Março de 2009, ou seja, Salão de Genebra.

Vários muletos foram já apanhados em testes e a abastecerem com as mangueiras de gasóleo. A decisão de ir àvante com o cayenne Diesel prende-se com o facto das restritivas normas ambientais e consequentes penalizações financeiras para quem não as cumprir. Para a Porsche, isso significaria um valor em torno dos 500 milhões de euros em 2016.

Por esta razão, não se espere ver os poderosos V10 e V12 TDI - as motorizações serão, naturalmente, do Grupo VW - mas sim o 3.0 TDI de 240 cv. No entanto, fala-se igualmente de um possível novo 3.2 V6 TDI com 300 cv de potência. Resta esperar até Genebra.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Peugeot e Mitsubishi coperam em sistemas de propulsão eléctricos


A Peugeot e a Mitsubishi, que já cooperam no âmbito do SUV Peugeot 4007-Mitsubishi Outlander, que também deu origem ao Citröen C-Crosser, assinaram um acoro de cooperação respeitante a tecnologias respeitantes a baterias e motorizações eléctricas.

Este acordo especifica que a Mitsubishi fornecerá à Peugeot baterias de iões de litio bem como sistemas de recuperação de energia e de refrigeração das baterias. Muito provavelmente, estes componentes encontrarão lugar na versão hibrida do Peugeot 308, agendada para 2009. Esta aliará motores eléctricos e sistemas de recuperação de energia, já vistos em dois concepts da PSA, um Peugeot 307 e um Citröen C4, e mais recentemente num Peugeot 308, de forma a proporcionar reduzidas emissões poluentes e igualmente menores consumos. A motorização convencional a combustão que completará a solução hibrida é o 1.6 HDI não estando ainda decidido por parte da marca de Sochaux se será na variante de 90 ou de 110 cv.

domingo, 15 de junho de 2008

Rali da Turquia - Final


E chegámos ao último dia do Rali da Turquia, um dia com apenas duas especiais de classificação. Muito pouco tempo para haver grandes alterações na tabela classificativa, pelo menos por boas razões, dado que os imprevistos podem sempre provocar alterações ignificativas.

Mas os imprevistos mostraram-se arredados deste último dia e a classificação acabou por não sofrer alterações. Latvala ainda teve um pequeno erro mas que não lhe custou demasiado tempo, e conseguiu manter a segunda posição atrás do seu chefe-de-fila. Sebastien Loeb ainda tentou roubar a liderança aos Ford mas o tempo disponível não foi suficiente tendo que se contentar com o terceiro lugar.

Sordo obteve o quarto lugar, atrás de Loeb, seguindo-se Hening e Petter Solberg que, após o segundo lugar na Grécia efectuou uma prova muito apagada. Assim sendo, as tabelas de pilotos e construtores encontram-se assim ordenadas:


  1. Hirvonen - 59 pontos

  2. Loeb - 56 pontos

  3. Latvala - 34 pontos

  4. Atkinson - 31 pontos

  5. Sordo - 30 pontos

  6. P. Solberg - 20 pontos

  7. Galli - 17 pontos

  8. H. Solberg - 16 pontos

  9. Wilson - 12 pontos

  10. Villagra - 8 pontos

  11. Aava - 6 pontos

  12. Duval - 5 pontos

  13. Rautenbach - 5 pontos

  14. Mikkelsen - 4 pontos

  15. Gardemeister - 2 pontos

  16. Cuoq - 2 pontos

  17. Clark - 1 ponto

  18. Andersson - 1 ponto

  19. Häninnen - 1 ponto

  20. Aigner - 1 ponto

  21. Ogier - 1 ponto



  1. Ford - 99 pontos

  2. Citröen - 90 pontos

  3. Subaru - 53 pontos

  4. Stobart - 41 pontos

  5. Munchies - 19 pontos

  6. Suzuki - 10 pontos


Segue-se agora um hiato de mais de um mês até à próxima prova, o impressionante Rali da Finlândia, que se disputa de 31 de Julho a 3 de Agosto.