sábado, 31 de maio de 2008

Rali Acrópole - Dia 2


Segundo dia da prova grega com vários pilotos a verem-se mesmo gregos para sobreviver às duras condições das pistas gregas, muito pedregosas e esburacadas.

Sebastien Loeb partia na frente, depois de ontem ter terminado como lider da prova. O francês esperava bastantes problemas pelo facto de ser o primeiro na estrada e, consequentemente, ter que a limpar. Para além dos problemas de aderência na prova grega abrir a estrada tem ainda o inconveniente de se encontrar todas as pedras pela frente. E embora Loeb tenha sobrevivido a problemas perdeu bastante tempo, sendo apenas sexto e viu Sordo aproximar-se bastante da liderança.

Completamente ao ataque estavam os homens da Ford, depois de ontem, na última especial "a sério" terem ambos batido no mesmo sítio e caido na classificação. Hirvonen foi o mais rápido e Latvala rubricou o segundo tempo, subindo para 4º da geral. Em sentido inverso seguia Aava, num C4 privado. Tendo furado no incício da especial Aava não teve outro remédio senão parar para trocar a roda caindo, assim, para fopra do top-ten.

A segunda especial do dia correu sem problemas, excepto para Atkinson. O australiano da Subaru percorreu a classificativa sem problemas mas no final da mesma, quando parou juntamente com as restantes equipas para trocar pneus, não mais arrancou devido ao Subaru se recusar veememente a voltar a trabalhar. O problema, na altura irresolúvel, foi mais tarde identificado como cabos eléctricos danificados no interior do Impreza. Em compensação, Solberg continuava em terceiro com o restante Subaru. Na especial seguinte seria o até então lider, Sebastien Loeb, a sentir problemas. O francês furou e perdeu cerca de 30 segundos, tendo visto Sordo passar para a liderança e Solberg aproximar-se bastante do 2º lugar.

No entanto, Sordo teve bastantes problemas de pneus à tarde que, eventualmente, acabaram por lhe custar a liderança. Na SS11, o espanhol furou duas vezes, o que ditou que tivesse utilizado ambos os sobresselentes que trazia no C4. E ainda havia mais duas classificativas pela frente... Mas o azar bateu, novamente, à porta de Latvala. O finlandês preparava novo ataque à liderança quando problemas na válvula de pressão do turbo atiraram novamente Latvala para longe dos primeiros. Os dois Suzuki SX4 também tiveram uma jornada problemática. Per-Gunnar Andersson viu-se forçado a desistir com a suspensão partida e Gardemeister atrasou-se bastante com problemas de turbo.

Na 12ª especial tudo se complicou para Sordo quando o previsível aconteceu: o espanhol furou mais uma vez e já não tinha sobresselentes. O piloto da Citröen teve então que recorrer ao pneu furado menos danificado para prosseguir em prova, ou seja, cumprir a 13ª especial e levar o carro, depois, até ao parque final. O resultado foi a perda de mais de 40 segundos e, claro, da 2ª posição. Quem lucrou com isto foram os manos Solberg, com Petter, no Subaru Impreza, a subir a segundo e Hening, no Focus da Stobart, a fechar o pódium.

Surpreendente é o quarto lugar de Aava. Após recuperar brilhantemente do seu atraso na manhã, o piloto do Citröen C4 privado foi subindo na classificação benefeciando dos azares alheios.

Assim, amanhã Loeb parte, novamente, na frente, com os dois irmãos Solberg atrás de si. Os Solberg admitiram que seria um resultado histórico para a familia terminarem ambos no pódium mas ficou bem claro que na Grécia tudo pode acontecer. E ainda falta um dia para o final...

Audi vai utilizar bioDiesel em Le Mans


O Audi R10 TDI, vencedor das duas últimas edições das 24 Horas de Le Mans, vai recorrer a biocombustíveis na edição deste ano da mítica maratona francesa.

Este biocombustível é criado a partir de desperdícios naturais e é praticamente livre de sulforetos, ao contrário do gasóleo normal. Desta forma, é quase completamente inodoro e permite uma redução das emissões de quase 90%!

A marca alemã, através da voz de Michael Dick, membro da direcção da Audi, afirmou que sempre foi uma forte apoiante do uso de biocombustíveis em Le Mans pelo que vem assim concretizar esses seus desejos. Além disso, Dick afirmou igualmente que a Audi sempre viu a maratona francesa como um excelente laboratório para testar novas soluções técnicas e como o ACO, o clube organizador da prova, permite no regulamento o uso de combustíveis e motorizações alternativos a marca dos anéis pretende aproveitar ao máximo essa hipótese.

Skoda Fabia RS com 1.4 TSI


A anterior geração do Skoda Fabia tinha na versão RS o seu topo de gama, equipado com o 1.9 TDI que tantos modelos do Grupo VW motorizou. A nova geração do pequeno modelo checo também irá contar com uma possante versão RS mas, ao contrário do seu antecessor, terá um propulsor a gasolina, no caso o 1.4 TSI.

A marca de Mladá Boleslav pode "puxar" o propulsor até aos 174 cv mas ainda não foi decidido qual a potência final. Os checos ainda não adiantaram datas de apresentação ou comercialização mas não nos admirariamos se o novo Skoda Fabia RS estivesse presente no Salão de Paris, mesmo que ainda sob as vestes de um estudo.
A escolha de um motor a gasolina em deterimento do Diesel prende-se com o cada vez maior periodo de amortização da compra de um Diesel, devido ao preço do gasóleo estar cada vez mais próximo do da gasolina mas, mais ainda, com o facto da Skoda estar a testar o Fabia S2000 de ralis e a versão a gasolina permitir uma mais fácil identificação do modelo de série com o de competição.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Rali da Acrópole - Dia 1


E chegámos áquele que é considerado o rali mais duro do Campeonato, a tal ponto que recebeu a alcunha de "quebra-molas". Apesar da batalha pela liderança do campeonato de pilotos estar ao rubro, o grande motivo de interesse, antes da partida, era a estreia do novo Subaru Impreza WRC 08. Petter Solberg e Chris Atkinson podem finalmente contar com a nova arma da Subaru, cuja estreia foi antecipada em três meses.

O primeiro a "ficar falado" na prova grega foi Latvala ao protagonizar uma saída de estrada ainda durante o shake-down. Felizmente para o piloto, o Focus pode ser reparado. Latvala redimiu-se logo na primeira especial do dia, ao ser o mais rápido beneficiando do facto de ter à sua frente Hirvonen e Loeb a limpar a estrada. Sordo, no Citroën, fez o segundo tempo enquanto Hirvonen e Loeb fizeram exactamente o mesmo tempo, ficando ex-aequo na terceira posição. Os Impreza de Solberg e Atkinson terminaram a sua primeira especial em 5º e 6º lugar, respectivamente.

Na segunda especial, a mais longa do dia, Loeb foi o mais rápido e dimuiu a diferença para o segundo lugar de Sordo. Infeliz foi Gigi Galli. Ao km 12,7 o italiano bateu numa rocha danificando a suspensão e transmissão. A 3ª especial, última da manhã, viu Loeb apossar-se do segundo lugar de Sordo ficando, assim, logo atrás de Latvala que partia para a tarde como lider da prova. Logo na SS4, a primeira da tarde, Latvala perde a liderança da prova devido a um furo mistrioso. "Não percebo o que se passou, sinceramente que não. Não batemos em nada, podem perguntar ao Mikka - o co piloto. Até nem havia rochas na estrada nem nada. Só se o pneu saiu da jante nalgum rego".

Daniel Sordo, agora de volta à segunda posição, ainda apanhou um ligeiro susto quando o motor do C4 começou a sobreaquecer. O espanhol terminou o troço com o indicador da temperatura a piscar. Também Atkinson viu um avisador do Subaru acender-se o que o atrasou um pouco. Na 6ª especial, a penúltima do dia antes da super-especial que encerrou o 1º dia, Sordo vingou-se da manobra dos pilotos da Ford na Sardenha, quando penalizaram de propósito para não sairem na frente. Mas Sordo nem precisava disso já que, num autêntico golpe de teatro, os dois Ford Focus bateram exactamente no mesmo sítio provocando danos sérios nas respectivas suspensões. Com isto, Latvala cai de 2º para 6º e Hirvonen de 4º para 7º. Feliz da vida ficou Solberg que, assim, terminou o dia com o Subaru em 3º lugar. Atkinson, mercê dos pequenos problemas que teve, terminou em 8º.

Amanhã são os dois Citroën de Loeb e Sordo que partem na liderança, com o Subaru de Solberg a pouco mais de 50 segundos.

Novo Megane apanhado na fábrica






Sucedem-se os casos de modelos apanhados dentro das fábricas, um indicador de que os telemóevis com câmaras fotográficas são um autêntico problema de segurança para as marcas. Desta feita, e após ontem aqui termos trazido o Maserati Quattroporte, foi agora a vez do Renault Megane, cuja apresentação pública ocorrerá no Salão de Paris.

O novo Megane terá versões de três e cinco portas, como na actual gama. No entanto, esta são bastante diferentes em termos de design, com o três portas a ter um ar verdadeiramente de coupé, afinal à semelhança do que acontecia com a primeira geração do familiar compacto francês. A ousadia estética, inicialmente criticada na actual geração, mantém-se, principalmente a nível da traseira, embora um pouco atenuada em termos de efeito de "choque". Já de perfil, a versão de cinco portas apresenta semelhanças com o Seat Leon. O três portas, ou coupé como preferirem chamar, apresenta uma linha de cintura bastante pronunciada, apresentado janelas laterais bastante diminutas.

Já o interior, esse, viu-se afastado de quaisquer devaneios estéticos apresentando-se bastante "cinzentão" e banal.

As motorizações deverão transitar da actual gama, embora sejam de prever algumas novidades. Informações detalhadas só mais perto da data do Salão.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Maserati Quattroporte recebe restyling



Com cinco anos de presença no mercado, o Maserati Quattroporte foi alvo de um ligeiro restyling, cujas primeiras unidades a sair da linha de montagem aqui vos mostramos. Apesar da estreia do modelo apenas estar aprazada para o Salão de Paris, um telemóvel mais "indiscreto" captou estas unidades na fábrica.

As alterações visuais são relativamente discretas, tendo como função apenas refrescar a imagem do modelo até surgir um verdadeiro sucessor. Assim, na dianteira encontramos uma nova grelha, com um desenho mais ovalizado e com barras verticais mais evidentes, como sucede no GranTurismo. Esta encontra-se, igualmente, mais inclinada para a frente. Os faróis descem um pouco mais para dentro do pára-choques e recebem sinalizadores em LED. LED é também a iluminação escolhida para os farolins, cujas luzes de presença, stop e "piscas" são compostas por estes diodos. Ambos os pára-choques também são novos, com o dianteiro a receber luzes de nevoeiro redondas.

As jantes de novo desenho completam o quadro, não havendo, para já, informações relativas a actualizações mecânicas.

Ferrari mostra mais detalhes e fotos do Califórnia



Tal como prometeu, a Ferrari revelou mais algumas imagens e detalhes do Califórnia, um carro replecto de estreias na marca italiana. Trata-se do primeiro Ferrari a receber um V8 em posição central/dianteira, é o primeiro descapotável de tejadilho rígido retráctil e é o primeiro com caixa robotizada de sete relações.

E foi precisamente o tejadilho rígido retráctil, algo que, literalmente, tinha ficado escondido nas primeiras imagens, que se revelou agora. Mas mesmo com a capota fechada, o Ferrari Califórnia mantém úma beleza de linhas ao nível do que o construtor italiano já nos habituou. Este tejadilho, dividido em duas partes, demora 14 segundos a abrir/fechar roubando pouco espaço à bagageira. Quando a capota se encontra erguida a capacidade de carga é de 360 l, valor que baixa para 260 com a mesma recolhida.

Outra novidade no Califórnia é o facto da bagageira e o habitáculo "comunicarem" pela primeira vez, através de uma abertura de acesso destinada a alojar objectos mais longos, como tacos de golfe, por exemplo.

Luca de Montezemolo, presidente da Ferrari, já conduziu o Califórnia na pista de Fiorano e declarou-se bastante impressionado com o compromisso comportamento/conforto e com o prazer de condução proporcionado.

Mais lançamentos Audi a descoberto


Não há muito tempo que vários documentos secretos da Audi conseguiram chegar à internet, certamente pelas mãos de engenheiros não tão dados à "camisola" que vestem. Nesses documentos estavam, bem claras, as datas de lançamento de novos produtos para os próximos anos, lista essa que trouxe certezas quanto a modelos que ainda não estavam oficialmente confirmados. Agora, nova lista fugiu ao controlo dos dirigentes da Audi, desta feita com motorizações. E, também aqui, algumas novidades importantes são reveladas.

Esta lista encontra-se dividida por produtos iniciando-se com o futuro A1. Para além dos actuais 1.4 TFSI, o modelo de entrada na gama Audi terá um novo 1.2 TFSI com 86 cv, certamente derivado do actual 1.2 de 70 cv recentemente revelado no novo Seat Ibiza. Já o S4 da nova geração, troca o V8 4.2 por um V6 3.0 TFSI biturbo com 333 cv, motorização esta que surge associada a uma caixa manual de seis velocidades ou à DSG de sete.

Subindo um pouco mais de escalão, surge o RS5. Este utilizará o V8 4.2 do S5 mas com 450 cv em vez dos 354 cv do S5, estando apenas disponível a caixa de dupla embraiagem e sete velocidades. A sua chegada ao mercado está prevista para Julho de 2010.

A futura gama A7, um coupé de quatro portas ao estilo Mercedes-Benz CLS, e que estará disponível em versão fechada e descapotável, terá também uma variante Sportback. Esta gama contará apenas com motorizações V&, sejam a gasolina ou Diesel, sendo que o 3.0 TDI estreará a nova caixa de oito velocidades quando for lançado, em Novembro de 2010. Já o S7 recebe um novo 4.0 TFSI com 394 cv associado à caixa de sete velocidades do RS5, por exemplo.

A nova geração do A8 contará com as actuais motorizações, embora melhoradas, e com a nova caixa de oito velocidades, da qual já falámos no e-garage.

Para o final, a cereja no topo do bolo. O Audi R8 vai mesmo receber a motorização V10! Trata-se de uma unidade com 5,2 litros de capacidade e nada menos que 525 cv. E como se isto ainda não bastasse, o R8 V10 estará disponível em coupé e em roadster. A versão fechada será a primeira a chegar, em Junho de 2009, sendo que a versão aberta só chegará em Março de 2010.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

VW alia-se a Sanyo com vista a soluções ecológicas


Foi hoje anunciado um acordo entre a VW e a Sanyo com vista ao desenvolvimento de soluções de armazenamento de alta capacidade de energia eléctrica e sistemas de recuperação de energia.

O armazenamento de alta capacidade de energia eléctrica será baseado na actual tecnologia de baterias de iões de litio e será utilizado em futuros auomóveis eléctricos do Grupo VW. O futuro VW Lupo poderá ser um dos primeiros veículos a recorrer a esta solução.

Quanto aos sistemas de recuperação de energia, nomeadamente da energia resultante das travagens, será incorporado nos veículos de produção corrente da VW, o mais tardar até 2010.

Martin Winterkorn, presidente da VW, afirmou que o foco da empresa será "produzir automóveis eléctricos e veículos com motores de combustão mais eficientes do ponto de vista energético".

Já no passado Salão de Genebra a VW apresentou o Golf Hybrid (na imagem), um estudo com emissões de apenas 89 g/km de CO2.

terça-feira, 27 de maio de 2008

"Baby" Rolls-Royce em 2010



Já há muito que se fala no "baby" Rolls-Royce, que se colocará abaixo do Phantom, tendo já sido vistos vários muletos camuflados em testes. Agora, o construtor britânico divulgou alguns esboços do que será esse modelo, até agora apenas conhecido por RR4.

Ian Cameron, chefe de design da Rolls-Royce, afirma que o RR4 será "um modelo com uma postura diferente do Phantom, mais virado para a dinâmica de condução", tendo em conta que cada vez mais neste segmento de mercado os proprietários tendem a conduzir os carros.

Apesar de partilhar a mesma base do Phantom, o RR4 será ligeiramente menos opulento e contará com um motor inteiramente novo e exclusivo da Rolls-Royce. Por agora, não foram revelados mais dados, sendo que novas informações deverão ser dadas a conhecer durante 2009.

A Rolls-Royce já ultrapassou a Maybach no segmento de "super-luxo" e o construtor inglês afirma-se optimista com o lançamento de este novo modelo.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Aston Martin evolui V8 Vantage


Após ter apresentado um DB9 revisto mecânicamente em Genebra, a Aston Martin efectuou igualmente alguns aperfeiçoamentos mecânicos no V8 Vantage sem, no entanto, mexer na aclamada estética do desportivo inglês. Ainda assim, estão disponíveis novas jantes de 19" em opção.

No que respeita ao motor, mantém-se o V8 mas a sua cilindrada sobe de 4.3 para 4,7 litros, graças a um aumento do curso dos pistões. A potência tem evolução idêntica subindo de 380 para 420 cv. A caixa robotizada Speedshift viu o seu sofware actualizado, o que agilizou as passagens de caixa. Este apuro mecânico foi igualmente estendido à suspensão que, opcionalmente, disponibiliza uma solução com acertos mais desportivos.

Com estas evoluções, o Aston Martin V8 Vantage cumpre agora o sprint dos 0-100 km/h em 4,7 segundos - menos 0,3 - e atinge mais 8 km/h, chegando aos 288 km/h. Apesar deste aumento de performances, os consumos e as emissões desceram 13% nas versões equipadas com a caixa Speedshift.

As unidades já encomendadas começarão a ser entregues a partir de Setembro.

Peugeot 407 com ligeiro restyling


Presente no mercado desde 2004, o Peugeot 407 foi agora alvo do primeiro restyling da sua carreira. O familiar francês recebeu pequenas alterações visuais e de equipamento, sendo que o capítulo das motorizações encerra as maiores novidades.

Assim, e começando pelo exterior, o renovado Peugeot 407 conta com novos elementos cromados na dianteira, especificamente, as barras verticais da grelha, e novos pára-choques atrás, acompanhado de uma coloração branca dos piscas traseiros. As jantes de novo desenho completam o quadro no exterior.

Passando para o habitáculo, encontramos um novo controlo automático da temperatura interior, novos equipamento telemáticos e um novo sistema de ajuda ao estacionamento.

Mas, tal como dissémos, foi debaixo do capot que a Peugeot "escondeu" as maiores novidades. Assim, o 2.0 HDI recebe pequenos retoques passando a debitar 140 cv (em vez de 136), e passa a consumir menos 0,3 l/100 km em circuito misto. As emissões também desceram de 155 para 150 g/km. Novo na gama é o 2.0 Bioflex que apenas estará disponível em paises onde o uso deste combustível já esteja relativamente normalizado, o mesmo é dizer que não virá para Portugal...

Este restyling do 407 estará disponível a partir do Verão.

domingo, 25 de maio de 2008

Renault Laguna Coupé apresentado em Cannes



Numa grande jogada de marketing a Renault aproveitou o frenesim mediático que assolou o sul de França este fim-de-semana - com o GP do Mónaco e o festival de cinema de Cannes - para apresentar, neste último evento, o novo Laguna Coupé.

Apresentado como concept no passado Salão de Frankfurt, que teve lugar em Setembro, o Laguna Coupé "de série" perdeu algusn dos detalhes visuais típicos de um show-car mas amntém, ainda assim, um desenho ousado e distinto do da berlina Laguna. Com esta última partilhga, logicamente, a base bem como orgãos e soluções mecânicas, como o sistema de quatro rodas direccionais estreado no Laguna GT.

Nesta "pré-apresentação", a Renault não divulgou grandes informações sobre o Laguna Coupé, guardando-as para o Salão de Paris. Ainda assim, o Laguna Coupé receberá duas motorizações V6, uma Diesel, capaz de debitar 235 cv, e uma a gasolina com 240 cv.

A comercialização terá início em Outubro e a Renault promete uma extensa lista de equipamento.

F1 08 - GP do Mónaco - Corrida


A corrida do Mónaco foi bastante fértil em trocas de posição na frente - se bem que a maioria não tenha sido devida a ultrapassagens em pista - e em peripécias com finais mais ou menos felizes, dependendo dos pontos de vista. A prova começou com a pista molhada e com todos os pilotos a utilizarem pneus de chuva mas, mais à frente, o cenário veio a mudar de figura.

Ainda a prova não tinha começado e já havia um problema com um dos pilotos da frente, no caso Heikki Kovalainen. O McLaren-Mercedes foi-se abaixo na grelha de partida o que obrigou o finlandês a partir das boxes, despediçando assim o seu quarto lugar na grelha. Já o seu companheiro de equipa, Lewis Hamilton, efectuou um bom arranque tendo suplantado Räikkönen e ficado com a segunda posição. Hamilton moveu então um forte ataque à primeira posição de Massa, ataque esse que viria a sofrer um revés na sexta volta quando o inglês deu um toque no muro na curva da tabacaria e furou o pneu traseiro. Com a ida de Hamilton às boxes os dois Ferrari ficaram na frente, com o BMW de Kubica em terceiro. Duas voltas mais tarde o Safety-Car faria a sua primeira aparição em pista devido à saída quase simultânea de David Coulthard e de Sebatian Bourdais em Massenet.

Quando a prova foi reatada Kubica teve o primeiro de dois brindes, com Räikkönen a sofrer uma penalização de "drive through" por não ter os pneus colocados na grelha quando foi mostrado o sinal de três minutos para a largada. Kubica lançou-se em perseguição ao primeiro lugar de Massa e, três voltas mais tarde, novo brinde com Massa a falhar a travagem em Ste Devote e a ter que fazer um pião na escapatória. O BMW manteve-se na liderança até Kubica ter tido que parar para mudar pneus e reabastecer, altura em que Massa recuperou o comando. Hamilton já vinha em segundo e quando o brasileiro da Ferrari parou nas boxes o inglês apossou-se da liderança e não mais a largou. Hamilton só parou na 54ª volta e a vantagem que detinha foi suficiente para sair ainda na liderança. O inglês bem tinha razão na confiança que ontem disse ter na sua estratégia de corrida... Hamilton tinha a corrida controlada quando, na 61ª volta, Nico Rosberg coloca um aparatoso ponto final na sua prova ao falhar completamente a entrada na zona das piscinas e embatendo violentamente nos rails do lado direito, sendo depois projectado para o lado oposto da pista e espalhando destroços por toda a zona. Nova entrada do Safety-Car e estava traçado um final emotivo, dado que Hamilton, Kubica e Massa estava juntos para os últimos minutos de prova - o GP terminou findas duas horas e não pelo total de voltas. Nesta altura, no quarto lugar surgia um absolutamente impressionante Adrian Sutil, num Force India! O pilloto alemão, com uma estratégia de parar apenas uma vez, vinha a fazer uma prova a todos os níveis impressionante. No entanto Kimmi Räikkönen viria a colocar um ponto final na prova de Sutil após a saída do Safety-Car, quando apenas faltavam pouco mais de 10 minutos para Sutil obter o seu melhor resultado de sempre na Fórmula 1. Tudo aconteceu na saída do túnel quando Räikkönnen falhou completamente a travagem, perdeu o controlo do Ferrari e abalroou com alguma violência o Force India. Sutil ainda trouxe o carro até às boxes mas apenas para consumar a desistência deixando o piloto germânico absolutamente inconsolável. Räikkönen também teve que vir às boxes para mudar a frente do Ferrari mas pode prosseguir em prova, se bem que na cauda do pelotão.

Nos três primeiros lugares as posição não mais se alteraram e Hamilton venceu na frente de Kubica e Massa. Com o acidente de Sutil e Räikkönen, Mark Webber herdou o quarto lugar. Kovalainen, que partiu das boxes, acabou em sétimo, um bom resultado tendo em conta que é mais fácil ganhar um Jakpot no casino que ultrapassar no Mónaco. Fernando Alonso terminou em 10º, após uma corrida em que o espanhol deu vários toques, quer em adversários quer nos muros. O seu companheiro de equipa, Nelson Piquet Junior, terminou prematuramente no muro da escapatória de Ste Devote, o que terá deixado o seu lugar definitivamente em perigo no seio da Renault.

Após a prova monegasca as tabelas de pilotos e construtores estão assim ordenadas:


  1. Lewis Hamilton - 38 pontos

  2. Kimmi Räikkönen - 35 pontos

  3. Felipe Massa - 34 pontos

  4. Robert Kubica - 32 pontos

  5. Nick Heidfeld - 20 pontos

  6. Heikki Kovalainen - 15 pontos

  7. Mark Webber - 15 pontos

  8. Fernando Alonso - 9 pontos

  9. Jarno Trulli - 9 pontos

  10. Nico Rosberg - 8 pontos

  11. Kazuki Nakajima - 7 pontos

  12. Sebastian Vettel - 4 pontos

  13. Jenson Button - 3 pontos

  14. Rubens Barrichelo - 3 pontos

  15. Sebastien Bourdais - 2 pontos



  1. Ferrari - 69 pontos

  2. McLaren-Mercedes - 53 pontos

  3. BMW Sauber - 52 pontos

  4. Williams-Toyota - 15 pontos

  5. Red Bull-Renault - 15 pontos

  6. Toyota - 9 pontos

  7. Renault - 9 pontos

  8. STR-Ferrari - 6 pontos

  9. Honda - 6 pontos


Não deixa de ser curioso as equipas que correm com motores Toyota e Renault estarem na frente das respectivas equipas oficiais...

A próxima prova é o GP do Canadá, no fim-de-semana de 6 a 8 de Junho.

F1 08 - GP do Mónaco - Qualificação


E chegámos ao GP com mais "glamour" do circuito da Fórmula 1. Desde o seu início o GP do Mónaco sempre pareceu mais um evento social ligado à F1 do que propriamente uma "vulgar" corrida. Mas o que é facto é que o GP do Mónaco é tudo menos vulgar, por todas as celebridades e ambiente "à Cannes" que se vive no fim-de-semana do GP. Mas centremo-nos na competição.

A qualificação para a corrida de amanhã foi dominada pela Ferrari que, mais uma vez, monopoliza a primeira linha da grelha e, novamente, com a pole a cargo de Barrichelo ficando Räikönnen com a segunda posição. No entanto, um dado curioso é que desde 1979 que um piloto Ferrari que obtenha a pole não ganha a corrida, tendo cabido a Jodi Shekter essa façanha pela última vez. Vamos ver se Massa quebra o enguiço...

Na segunda colocaram-se os dois McLaren-Mercedes, com Hamilton à frente de Kovalainen. As "flechas prateadas" não conseguiram roubar o protagonismo (leia-se a primeira linha) aos carros vermelhos mas Hamilton afirmou estar confiante para a corrida graças à estratégia delineada, aqual o inglês guardou para si.

N 5ª posição ficou Kubica, com um BMW, tendo a seu lado Nico Rosberg, num Williams. Alonso é sétimo não conseguindo, mais uma vez, chegar-se aos lugares cimeiros confirmando o mau momento que a marca francesa está a atravessar. Trulli, em Toyoya, ficou mais uma vez dentro do top-ten ao alcançar a oitava pisoção. A fechar os dez primeiros, na 5ª linha, temos os dois Red-Bull, com Webber a superiorizar-se a Coulthard. A fechar a grelha surgem os dois Force India.

A corrida inicia-se amanhã às 13 horas, hora portuguesa.