sábado, 5 de janeiro de 2008

Lexus no DTM?


A Lexus, divisão de luxo da Toyota, vai apresentar no Salão de Tóquio, que abre as suas portas no próximo dia 11 de Janeiro, um concept de uma versão de competição do IS-F, versão desportiva do familiar médio da marca nipónica.

Embora a Lexus só divulgue as informações técnicas na apresentação deste concept, esta imagem do mesmo entretanto libertada revela semelhanças óbvias com os modelos do campeonato alemão de turismos, vulgo DTM. Esta hipótese ganha ainda mais credibilidade se tivermos em linha de conta que já há algum tempo que se falava do interesse de outras marcas naquele que é, por muitos, considerado como o mais competitivo campeonato do género. Tecnicamente, o Lexus IS-F é "compatível" com os regulamentos do DTM, já que usa uma motorização V8, requisito obrigatório neste campeonato.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Audi R8 V12 TDI em Detroit


A Audi já tinha "prometido" duas novidades para o Salão de Detroit, uma conceptual e outra de produção, sendo que esta última será a versão desportiva do TT. Do concept apenas se sabi que seria uma variante do superdesportivo R8, a carroçaria Spyder ou a motorização V10.

Segundo a revista alemã Auto Motor und Sport, não é nenhuma das anteriores. Trata-se do R8 V12 TDI que, de acordo com a reacção do público, poderá, ou não, passar à produção.

O Audi R8 V12 TDI apresentará algumas diferenças estéticas em relação ao V8 a gasolina, tanto na dianteira como na traseira. Debaixo do capot estará, naturalmente, o V12 TDI capaz de debitar 500 cv e 1000 Nm, valores superiores ao seu congénere a gasolina (420 cv e 430 Nm). Como cartão de visita, o R8 V12 TDI apresenta 4,2 segundos dos 0-100 km/h (4,5 no V8 a gasolina) e uma velocidade máxima superior a 300 km/h. Tudo isto com um consumo médio de 10l/100 km.

Aston Martin revela Vantage GT2


A Aston Martin revelou uma imagem (desenho) do novo Vantage GT2, o carro com que a marca britânica vai participar nesta categoria das corridas de GT. Com o Vantage GT2 a Aston Martin torna-se no primeiro construtor a estar representado em todas as categorias de GT: nos GT1 conta com o DBR9, em GT2 com o novo Vantage GT2, em GT3 com o DBRS9 e em GT4 com o Vantage N24.

O Aston Martin Vantage GT2 está preparado para funcionar a bioetanol E85, sempre que as regras o permitam, como é o caso das American LeMans Series (ALMS).

No Autosport International, salão dedicado à competição automóvel que se desenrola em Inglaterra a partir do próximo dia 10 de Janeiro, David Richards, o presidente da Aston Martin, irá divulgar o programa desportivo do construtor inglês para 2008.

Lisboa - Dakar anulado!


A ASO, entidade organizadora do Lisboa-Dakar, decidiu anular a edição deste ano justificando tal acção com as ameaças e instabilidade que se tem sentido na Mauritânea. Esta decisã surge após conversações com o ministério dos negócios entrangeiros francês, que recomendou a anulação da prova, usando e abusando do exemplo dos turistas franceses assassinados na Mauritânea em Novembro.

E aqui começam a surgir os pontos duvidosos desta decisão. Em quase 30 anos de história, o Dakar (quando tinha partida de Paris...) por muitas vezes foi alvo de ameaças terroristas e nunca foi anulado. Porquê, então, agora? E se a ameaça já era sentida desde o incidente com os turistas franceses, em Novembro, porquê cancelar a prova a um dia da partida? E o que acontecerá a todos aqueles, concorrentes, países, organizações, construtores e variadas outras entidades, que investiram muito dinheiro, tempo, esperanças e trabalho num projecto que cai, desta forma, por terra? Os pedidos de indemenização por incumprimento de contractos já começam a chover na ASO que destrói desta maneira os sonhos de muitos em participar nesta prova mítica. Resta ver como se desenrolará esta história nos próximos tempos, e se o governo francês e a ASO não terão dado um tiro no próprio pé com esta medida, já que a a confiança de muitos que pretendiam participar no Lisboa - Dakar decerto sairá seriamente abalada com este episódio, podendo vir a ter reflexos negativos em edições próximas. A ver vamos...

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Holden mostra protótipo de carro policial


A Agência Nacional Australiana para a Segurança Rodiviária, em colaboração com a Holden, a Motorola e o centro de investigação de acidentes da universidade de Monash, apresenou um protótipo de um veículo das forças policiais equipado com as mais modernas tecnologias, bem como alguns "gadgets" dignos de James Bond.

O Holden Commodore VE da polícia conta com, entre outros equipamentos, câmaras internas à frente e atrás capazes de enviar imagens em tempo real para a central de comando, mais uma terceira câmara montada junto das "strobs" no tejadilho, capaz de identificar entre 5000 a 8000 matrículas por cada turno de 10 horas. Os agentes contam ainda com software activado por voz, de modo a poderem aceder a determinadas funções sem terem que tirar as mãos do volante, um sistema de rádio capaz de transmitir mensagens para o rádio do veículo perseguido e um poderoso computador que congrega inúmeras funções. Mas a cereja no topo do bolo é um sistema que, em caso de perseguição, dispara um dardo com um transponder GPS para o carro infrator, de modo a ser possivel localizá-lo mesmo que os agentes o percam durante a perseguição.

Skoda com modelo abaixo do Fabia


O presidente da Skoda, Reinhard Jung, afirmou numa entrevista à edição alemã do Financial Times que a marca checa poderá vir a ter um modelo abaixo do Fabia.

O objectivo deste modelo é captar clientes nos chamados mercados emergentes, como é o caso do chinês, com um modelo simples e barato, mas com qualidade. Jung refere que ainda há espaço abaixo do Fabia para um modelo de dimensões inferiores. Além disso, este modelo também permitiria aumentar a produção das fábricas da Skoda na Rússia, India e China.

Este pequeno Skoda, a tornar-se realidade, assentará na base da versão de produção do VW up! (na imagem), apresentado como concept no Salão de Frankfurt, em Setembro último.

Mercedes-Benz GLK antecipado



Apesar da versão definitiva do Mercedes-Benz GLK já ter sido apanhada aquando das filmagens do filme da conhecida série "Sexo e a cidade", a marca da estrela de três pontas prepara-se para apresentar em Detroit um concept muito próximo da versão final. Esta opção deixa a revelação da versão de produção, muito provavelmente, para o Salão de Genebra, em Março.

Denominado de Mercedes-Benz GLK Freeside Concept, este deixa já ver como serão as linhas definitivas do modelo final. Tal como já referimos quando mostrámos as imagens da versão final, o GLK assenta na platafroma do Classe C, com o qual partilha, igualmente, as motorizações.No caso específico deste concept, encontramos um 2.2 CDI com 168 cv e tecnologia Bluetec, que a marca assegura ser capaz de cumprir as normas Euro VI, cuja entrada em vigor só ocorrerá em 2015.
A potência é transmitida às quatro rodas pelo sistema de tracção integral da Mercedes-Benz 4Matic, sendo comandada pela caixa de velocidades robotizada 7G-Tronic.
Na cosola central encontramos o botão "G", que adapta os sistemas electrónicos de ajuda á condução, como o ESP e o ABS, entre outros, à condução em fora de estrada.
O Mercedes-Benz GLK entrará em comercialização na Europa na Primavera, enquanto os EUA só o receberão no início de 2009.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Citroën Berlingo e Peugeot Partner revelam-se



Afinal, a novidade que a Citroën tinha preparada para hoje (dia 2 de Janeiro) era o novo Berlingo, que acabou por ser acompanhado pelo seu "irmão" Peugeot Partner. Ambas as viaturas partilham a mesma plataforma, cujo comprimento total chega agora aos 4,38 metros, e contam com uma capacidade de carga que pode chegar a 3,3 m3 ou 850 kg. Esta capacidade pode ainda ser aumentada através do rebatimento dos bancos traseiros, com o novo sistema "Multi Flex", que acrescenta mais 400 l de capacidade. Graças a este sistema, o comprimento do compartimento de carga pode sofrer um incremento de 1,8 metros para 3 metros.

Tanto o Citroën Berlingo como o Peugeot Partner contam com versões de carga e de passageiros, sendo que esta última, no Peugeot, recebe a denominação Tepee.

As motorizações são as mesmas que encontramos nos Citroën C4 e Peugeot 308, com destaque para o 1.6 HDI de 110 cv.

Ambos os modelos estarão à venda na segunda metade de 2008 e coexistirão com os actuais Berlingo e Partner durante algum tempo.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Boas entradas!


E chegámos ao último dia de 2007. O último "post" do ano dirige-se a todos os nossos leitores, com os votos de boas entradas, divertidas mas com moderação, e de um 2008 repleto de sucessos e alegrias.

Pela nossa parte, esperamos que o ano que se avizinha seja um ano de franca evolução para que possamos melhorar este espaço que vos apresentamos. Para tal, esparamos os vossos comentários, opiniões e sugestões.

Boas comemorações e... até para o ano!

domingo, 30 de dezembro de 2007

Novidade Citroën no dia 2


A Citroën planeia começar o ano em grande, em matéria de novidades, e tem no seu site internacional uma página com a contagem decrescente para o desvendar de um modelo novo no dia 2 de Janeiro.

Qual o carro que se esconde por trás do "pano" ainda permanece no segredo dos deuses mas poderá tratar-se de uma de várias opções: uma versão "cross-over" do C4, o renovado monovolume C8 - este último viria na seuquência da renovação do seu "gémeo" Lancia Phedra, também ele construído ao abrigo da cooperação PSA Peugeot Citroën/Fiat - ou uma versão mais radical do C2 ou do C3.

Mercedes CLS renovado


Após ontem ter surgido a primeira imagem do restyling do SL, hoje foi a vez do CLS, o coupé de quatro portas da Mercedes-Benz.

Muito mais discreto que a operação de cosmética levada a cabo no SL, as alterações visuais no CLS são de pouca monta e de pormenor, resumindo-se à nova grelha, pára-choques e ópticas traseiras de LED.

O coração do CLS 63 AMG é o V8 de 514 cv e 630 Nm, capaz de abater os primeiros 100 km/h em 4,5 segundos, estando a velocidade máxima limitada aos habituais 250 km/h.

Idênticas às do SL que ontem revelámos são as jantes de 19", com um desenho quase idêntico às do Porsche 911 Turbo.

Vandenbrink com novo projecto Ferrari


Ainda há alguns dias lhe trouxemos aqui a imagem do Ferrari 599 GTB descapotável, criado pelo grupo holandês Vandenbrink, e já este carroçador tem novo projecto na manga.

Novamente com base Ferrari, o modelo eleito desta feita é o 612 Scaglietti, que a Vandenbrink pretende transformar numa Shooting Break. Tal como acontece com as criações deste grupo, também esta será elaborada totalmente de acordo com os desejos de cada proprietário, tornando-se absolutamente exclusiva.

Mercedes "provoca" com SL


A Mercedes-Benz libertou uma imagem de três quartos de traseira do renovado SL, de modo a "aguçar o apetite" para o lançamento do modelo, lançamento esse que poderá ocorrer já em Janeiro, no Salão de Detroit.

A secção dianteira, a mais "afectada" pelo restyling, fica por mostrar até à apresentação. A Mercedes-Benz revelou, igualmente, que as versões AMG 63 e 65 ocuparão o topo da gama SL. A primeira conta com o V8 atmosférico de 525 cv e 630 Nm de binário enquanto o 65 é equipado com o V12 biturbo de 612 cv e 1000 Nm, ambas associadas à caixa de sete velocidades Speedshift MCT.