sexta-feira, 2 de maio de 2008

Shelby "ressuscita" Ford GT 40



O lendário Carrol Shelby, fundador da não menos lendária Shelby, responsável por inúmeras versões especiais do Ford Mustang e do não menos famoso Shelby Cobra, completa 85 anos de idade e, como presente muito especial para os (endinheirados) admiradores da marca resolveu reeditar o icónico Ford GT 40. Não se trata de uma versão especial do recente Ford GT, mas sim do renascimento do original GT 40!

Mantendo todas as dimensões e detalhes do GT 40 original, por dentro e por fora, irá ser vendido com a possibilidade de acolher qualquer motorização produzida pela Shelby, pelo que não foram divulgadas quaisquer performances.

O Ford GT 40 estará disponível em três combinações de cores: azul com riscas brancas, preto com riscas pateadas (nas imagens), e vermelho com riscas brancas. Apenas 85 unidades de cada côr serão produzidas.

Estará, ainda, disponível uma versão de competição, com roll-cage e célula de combustível de segurança. Os adeptos ingleses ficarão contentes de saber que o GT 40 será fabricado com volante à esquerda ou à direita.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Mazda 2 MPS e 6 MPS em 2010


Os recém lançados Mazda 2 e 6 irão receber versões mais apimentadas no final da década. Recebendo a designação MPS, estas variantes representarão o topo das respectivas gamas, quer em termos de preformances, quer em termos de agressividade estética.

O Mazda 2 MPS será motorizado por uma variante sobrealimentada com turbocompressor do motor 1.5 com... 230 cv! A carroçaria que servirá de base ao 2 MPS será a de três portas que, mesmo sem o "tratamento" MPS, mostra-se mais desportiva visualmente.

Já a berlina familiar 6 MPS contará com o novo 2.5 de quatro cilindros, também com turbo, capaz de gerar 280 cv de potência máxima. O sprint dos 0-100 km/h situar-se-á abaixo dos seis segundos e a velocidade máxima estará limitada a 250 km/h.

Ambos os modelos contarão com um visual mais agressivo, cortesia dos alargamentos dos guarda-lamas, jantes de maiores dimensões, novos pára-choques e diversos apêndices aerodinâmicos.

A apresentação dos Mazda 2 e 6 MPS deverá ocorrer no Salão de Paris de 2010 mas, na edição deste ano do certame parisiense, poderá estar presente um concept do 6 MPS.

Renault Laguna Coupé "apanhado"



A futura variante coupé do Renault Laguna, cuja apresentação está agendada para o Salão de Paris, em Setembro, foi apanhada por fotógrafos indiscretos sem qualquer camuflagem.

Esta variante deriva directamente do concept Laguna Coupé apresentado em Setembro passado no Salão de Frankfurt. Visualmente, a versão definitiva não se afasta muito dos traçoes preconizados por esse estudo, apenas eliminando alguns detalhes mais excêntricos do concept, como os faróis dianteiros de LED, por exemplo.

Para já, não são conhecidas especificações mecânicas, à parte o facto do Coupé partilhar a mesma base do Laguna berlina. Desta forma, não será de estranhar que o Coupé adopte o sistema de qauatro rodas direccionais estreado no Laguna GT, bem como o motor 2.0 turbo de 205 cv desta mesma versão. Também o 2.0 dCi de 150 ou 175 cv e o 3.0 dCi de 180 cv deverão marcar presença no Laguna Coupé. A versão topo de gama poderá adoptar o 3.5 V6 a gasolina desenvolvido no âmbito da aliança com a Nissan, e que poderá apresentar valores entre 250 e 280 cv.

no entanto, certezas só devrão surgir mais perto da data de apresentação, quando a Renault divulgar os dados oficiais do Laguna Coupé.

quarta-feira, 30 de abril de 2008

BP e Shell com lucros record


Enquanto hoje todos nós acordámos com a notícia de mais um aumento do preço dos combustíveis - o 14º este ano - a BP e a Shell, duas das principais companhias petrolíferas europeias, tornaram bem claro para onde vai o dinheiro que pagamos a mais nas bombas, ao anunciarem lucros record relativos aos quatro primeiros meses do ano.

Os resultados líquidos da Shell aumentaram 25% atingindo 5,81 mil milhões de euros enquanto os da BP registaram uma subida de 63%(!) registando valores de 4,88 mil milhões de euros. Em termos de receitas, isto traduz-se num valor total que na Shell atingiu uns impressionantes 73,04 mil milhões de euros, um aumento de 55%. Já a BP obteve 57,15 mil milhões de euros, correspondendo a uma subida de 44% em relação ao mesmo periodo no ano passado.

Também a ConocoPhillips, a terceira maior companhia petrolífera norte-americana, anunciou os seus resultados apresentando lucros de 2,65 mil milhões de euros, um aumento de 17% em relação ao ano transacto. Nos próximos dias 1 e 2 de Maio é a vez dos gigantes americanos Exxon Mobil e Chevron, respectivamente, tornarem públicos os seus resultados, pelo que haverá seguramente novos records a cairem.

A máscara da desmedida subida do preço do barril de petróleo tem servido bem os interesses das companhias petrolíferas quando, na verdade, o preço elevado de cada barril deve-se ao facto deste ser cotado em dólares e a moeda americana estar em contínua desvalorização face ao euro. Caso o barril de petróleo fosse cotado em euros, a sua subida teria sido incrivelmente inferior.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Venturi "vitamina" Fetish


O Venturi Fetish, um desportivo totalmente eléctrico, foi apresentado no Salão de Paris, em 2004, e prepara-se para entrar em produção ainda este ano. Como forma de tornar este produto ainda mais atraente, a Venturi aumentou ligeiramente a potência do propulsor que, assim, passa de 180 para 220 kW, cerca de 300 cv.

Com o aumento da concorrência, de que o Tesla Roadster e o Fishker Karma são os exemplos mais mediáticos e técnicamente avançados, o construtor francês decidiu oferecer algo mais em troca dos 100 000 € que o Fetish custará.

O Venturi Fetish possui um chassis em fibra de carbono e alumínio coberto por uma carroçaria em fibra de carbono. As performances previstas para a anterior variante menos potente eram de 160 km/h de velocidade máxima e menos de 5 segundos no arranque dos 0-100 km/h, pelo que com o novo propulsor estes números serão ainda melhores.

A autonomia varia entre 160 e 250 km, consoante o tipo de utilização, e uma carga completa das baterias oscila entre uma e quatro horas.

Leitores "retiram" protagonismo à BMW Sauber


O resultado da sondagem levada a cabo, respeitante à capacidade, ou não, da BMW sauber se manter na luta pelo 1º lugar do campeonato de Fórmula 1 até final da época, revelou, embora por escassa margem, que os nossos leitores não acreditam que a escuderia germano-suiça consiga manter o actual bom momento de forma.

O GP de Espanha, disputado no passado fim-de-semana, demonstrou que os palpites dos nossos leitores revelaram-se, para já, certos, embora a BMW se mantenha à frente da McLaren-Mercedes tendo sido suplantada pela Ferrari, que teve um fim-de-semana perfeito com mais uma dobradinha.

Vamos ver como decorrem as próximas provas de um campeonato que está a ser, até ao momento, bastante competitivo.

Pagani prepara novo modelo


O construtor especialista italiano Pagani encontra-se já em fase de testes de estrada de um novo modelo destinado a substituir o Zonda (na foto). Desde o seu surgimento, em 1999, o Pagani Zonda recebeu já diversas alterações, quer na forma de pequenos retoques estéticos, quer na forma de novas versões, todas com mecânica AMG.

E este factor manter-se-á no futuro modelo, por agora apenas conhecido pelo nome de código C9. No entanto, o coração do C9 não será um V12, como acontece no Zonda, mas antes um V8 sobrealimentado. O Pagani C9 verá a luz do dia em 2009 e, de modo a responder eficazmente às encomendas, o construtor italiano irá aumentar a cadência produtiva anual das actuais 16 para 60 unidades.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

BMW faz nova interpretação do M1

O BMW M1 comemora este ano o seu 30º aniversário e a marca bávara resolveu prestar-lhe a devida homenagem… com uma interpretação moderna do mesmo.
O «novo» M1 foi apresentado ao mundo no Concorso D’Eleganza Villa D’Este, certame a decorrer em Itália, e distingue-se pelo visual agressivo, senão mesmo a roçar o «diabólico».
Como não deverá passar de um exercício de estilo, resta-nos recordar os números do «velho» M1: sprint dos 0 aos 100 km/h em 5,6 segundos e velocidade máxima de 260 km/h «fruto» de um motor de seis cilindros em linha de 3,5 litros e 277 cv de potência. O modelo original resultou de uma colaboração entre a BMW Motorsport e a Lamborghini e foi desenhado pela Giugiaro Italdesign, tendo sido produzidas apenas 456 unidades.