sábado, 15 de março de 2008

F1 08 - GP da Austrália - Qualificação


Bem vindos ao Mundial de Fórmula 1 de 2008! Como vem sendo habitual, o GP da Austrália abre as hostilidades deixando antever quais foram as equipas que melhor se prepararam durante o defeso para a nova época, se bem que alguns azares imprevistos poderão sempre adulterar os resultados.

E foi o que aconteceu nesta qualificação para o GP australiano com a Ferrari que viu o campeão do Mundo em título, Kimmi Raikonnen, relegado para uma pouco consentânea 16ª posição na grelha de partida para a corrida desta madrugada. O segundo Ferrari, o de Felipe Massa, também não andou tão bem como a escuderia italiana desejaria e quedou-se pela 4ª posição. Quem também desapontou foi o espanhol Fernando Alonso, de regresso à Renault, equipa com que se sagrou campeão por duas vezes. O asturiano não foi além da 12ª posição. Pior só mesmo o seu companheiro de equipa, Nelson Piquet Junior, que parte da penúltima posição da grelha com o segundo Renault.

Do lado das surpresas boas esteve a BMW Sauber, e Kubica em particular, com o polaco a ocupar o segundo lugar da grelha de partida. Kubica teve, inclusivé, o melhor tempo da qualificação por sua conta mas a sua alegria foi estragada por Lewis Hamilton, que impôs o seu McLaren-Mercedes e reclamou para si a primeira pole de 2008. O companheiro de Hamilton, Heikki Kovalainen rubricou a terceira posição enquanto o segundo BMW, o de Nick Heidfeld, ocupa o 5º lugar, atrás do Ferrari de Massa.

A primeira das equipas "do meio" é a Toyota, que viu Jarno Trulli acomodar-se no 6º lugar, batendo as Red Bull, Scuderia Toto Rosso (STR), Williams - que este ano corre com motores Toyota) e Honda. Já para não falar dos dois Renault... Sem surpresas, Force India e Super Aguri encontram-se para o final da tabela, mas com a equipa indiana a superiorizar-se à nipónica.

Foi assim a primeira qualificação da temporada de 2008. Se puder, não perca a corrida que tem lugar às 04:30 desta madrugada, 15:30 hora local.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Nissan melhora Navara e obtém 3 estrelas no EuroNCAP


No seguimento dos resultados desastrosos da Nissan Navara nos crash-tests do EuroNCAP - que abordámos aqui anteriormente - a Nissan efectuou alguns melhoramentos no software de actuação dos air-bags tornando a sua abertura mais rápida. Uma das razões para os fracos reultados da Navara no primeiro teste tinha sido, precisamente, a abertura algo lenta dos mesmos.

As novas Navara que estão a sair agora da linha de montagem vêm já com esta actualização do software sendo que a Nissan vai proceder no sentido de efectuar a mesma actualização nos modelos já em circulação.

Nestes segundos testes, a Nissan Navara obteve três estrelas no impacto frontal, contra apenas uma no primeiro teste. Também a protecção para as crianças foi melhorada tendo agora a pick-up nipónica obtido quatro estrelas neste particular.

Alfa Romeo "Junior" revela-se!



A Alfa Romeo libertou as primeiras imagens oficiais de um dos modelos mais aguardados do ano e um dos mais importantes para a marca italiana nos últimos tempos, o até agora conhecido por "Junior".

No entanto, o nome final deste novo Alfa é Mi.To, um acrónimo de Milão - onde se situa a sede da Alfa Romeo e onde o Mi.To foi desenhado - e Torino (Turim, sede da Fiat e local de produção do novo Alfa). A marca italiana também aproveita a leitura do nome como mito, algo que a Alfa Romeo espera que o seu benjamim se venha a tornar.

Com o Mini em mira, o Alfa Romeo Mi.To aposta num estilo tipicamente iataliano, repleto de curvas sensuais e fortemente inspirado no 8C Competizione. Dificilmente se poderia pedir melhores genes.

Mecanicamente, a Alfa Romeo apenas revelou que o Mi.To terá quatro motores a gasolina e Diesel, sendo todos turbo e com potências entre os 90 e os 155 cv. Assente na plataforma do Grande Punto, o Mi.To apresenta um comprimento total de 4,06 metros, batendo o Mini por nada menos que 35 cm e a Mini Clubman por 10 cm, deixando desde logo no ar a promessa de uma superior habitabilidade. E isto sem comprometer a dinâmica que, segundo a Alfa Romeo, estará à altura dos pergaminhos da marca italiana.

A paresentação oficial do Mi.To terá lugar em Junho iniciando-se a comercialização no mês seguinte.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Focus RS no Salão de Londres



Com o Salão de Genebra já para trás das costas as atenções começam a centrar-se nos salões vindouros e o de Londres, que tem lugar em Julho, começa a ganhar destaque por causa de alguns modelos de elevado interesse cuja apresentação está para si agendada.

Um desses modelos é o Ford Focus RS, destinado a escalar até ao topo da pirâmide da gama Focus. Debaixo do capot encontramos o cinco cilindros em linha 2.5 turbo, já conhecido do Focus ST e de alguns modelos da Volvo, mas aqui com 280 cv. Contrariamente ao que muitos esperariam, a transmissão da potência ao solo far-se-á unicamente pelas rodas dianteiras e não pelas quatro. Isto tornará o Focus RS num adversário do Mazda 3 MPS em vez do Subaru Impreza WRX.

Claro que até Julho os engenheiros da Ford poderão mudar de ideias...

Mercedes ML com ligeiro "lavar de cara"



Para preparar o ML para a chegada do mais pequeno GLK, a Mercedes-Benz sujeitou o seu SUV médio (entre o GLK e o GL) a um ligeiro facelift que incidiu maioritariamente, em actualizações estéticas.

O Mercedes-Benz ML passa a contar com novos pára-choques dianteiro e traseiro, ópticas traseiras fumadas com a possibilidade, em opção, de serem de LED, faróis com novo desenho e novas jantes de liga leve cujo diâmetro varia entre as 17" e as 21".

No interior assinala-se a utilização de novos revestimentos que, opcionalmente, podem ter duas tonalidades, novos sistemas multimédia, destacando-se o sistema de alta fidelidade Harman Kardon Logic 7, e um novo volante.

A mecância permanece inalterada, bem como o alinhamento da gama, se bem que a Mercedes-Benz anuncie uma redução dos consumos na ordem dos 0,4 l/100 km.

Mosley aplaude tecnologia híbrida na F1


O International Advanced Mobility Forum (IAMF), cujo novo presidente é Max Mosley, reuniu-se no Mónaco para discutir os benefícios da tecnologia híbrida na Fórmula 1. Mosley disse que tal tecnologia seria não só bem vinda como antes aplaudida.

O britânico apontou os anos de 2009, 2011 e 2013 como os anos transitórios da disciplina máxima do desporto automóvel no caminho da utilização de energias renováveis, menores consumos e maior compatibilidade com o ambiente.

De acordo com Mosley, já a partir de 2009 os carros de F1 poderão aproveitar a energia resultante da travagem para dar mais potência ao propulsor e em 2013 será já possível reutilizar os gases de escape. Isto poderá significar um regresso aos motores turbo de baixa cilindrada, um percurso que os automóveis de estrada já (re)começaram a trilhar.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Opel mostra novos teasers do Insignia e desvenda dados



A Opel já tinha apresentado uma imagem teaser do Insignia, substituto do Vectra, nomeadamente do pormenor de uma das ópticas traseiras. Agora, a marca de Russelsheim apresentou mais algumas imagens com especial incidência para os faróis, bem como alguns dados referentes ao sistema de iluminação activa do Insignia.

Assim, o futuro familiar da Opel possuirá faróis com 9 modos distintos de iluminação. O primeiro, designado "Town Light", ou iluminação de cidade, providencia um cone de luz bastante alargado em frente ao veículo, de modo a proporcionar uma melhor visão das bermas e passeios. A intensidade luminosa é ligeiramente inferior aos normais médios, uma vez que a iluminação urbana dispensa luzes muito intensas no carro. O modo "Pedestrian Area Light", luzes de pedestres numa tradução mais livre, funciona entre os 5 e os 30 km/h. Neste modo os faróis são apontados 8º para o exterior.

Para andamentos mais apressados e fora da cidade temos o "Country Road Light", para estradas secundárias. O cone de luz é mais intenso e largo e atinge um alcance de 70 metros. Funciona entre os 70 e os 100 km/h. O "Highway Light", para autoestradas, activa-se acima dos 100 km/h e sempre que o ângulo de volante se mantenha o mais possivel perto do ponto neutro, caracteristico da condução em autoestrada. O alcance dos faróis atinge os 140 metros e a intensidade sobe de 35 para 38 Watts. Os faróis são ligeiramente apontados para cima.

Em condições de má visibilidade contamos com o modo "Adverse Weather Light". Este aumenta a intensidade do farol direito de 35 para 38 Watts, de modo a que o condutor possa observar melhor as marcas laterais da estrada, ao mesmo tempo que o esquerdo é diminuido de 35 para 32 Watts, com o intuito de diminuir os reflexos na estrada molhada para quem circula em sentido contrário.

Os máximos contam com dois modos: o "High Beam Light" e o "High Beam Light Assist". Basicamente, o primeiro providencia a potência máxima de luz (38 Watts) num cone luminoso que ilumina ambas as faixas de igual modo. O segundo apenas acrescenta a activação automática do mesmo.

Para finalizar, temos as luzes de curva activas e passivas. As primeiras são mais adequadas para circulação fora da cidade, funcionando de acordo com o ângulo do volante podendo girar as lâmpadas até um máximo de 15º para a esquerda ou direita. As segundas funcionam até aos 40 km/h e destinam-se a uma utilização urbana.

O Opel Insignia conta ainda com luzes diurnas de LED, visiveis nas imagens. Este modelo será apresentado em Julho, no Salão de Londres.

terça-feira, 11 de março de 2008

Aston Martin interessada em tecnologia hibrida da Mercedes


Já aqui tinhamos referido o interesse demonstrado pela Aston Martin numa possível colaboração com a Mercedes-Benz, embora na altura não se soubesse muito bem ainda os contornos desta cooperação, se se centraria só em motores ou na partilha de mais tecnologia, incluindo plataformas.

Agora, graças a uma fonte da Mercedes-Benz, que preferiu manter o anonimato, sabe-se que a Aston Martin está interessada na tecnlogia hibrida dos alemães. Esta tecnologia é fundamental para o construtor inglês conseguir atingir os objectivos respeitantes às emissões das futuras normas ambientais. No entanto, este tipo de propulsão é bastante dispendiosa de desenvolver e, neste momento, a Aston Martin ainda não tem o "cash-flow" necessário para o fazer por conta própria. E aqui, o extenso "know-how" da Mercedes-Benz neste capítulo cairia "do céu". Para a marca alemã seria, igualmente, uma forma de melhor rentabilizar os seus investimentos nesta tecnologia.

Caso esta parceria vá para a frente, e tudo indica que sim, o Aston Martin Rapide poderá ser um dos primeiro modelos a usufruir da tecnologia hibrida da Merecdes-Benz.

Pick-up VW chega em 2009


A VW está a ultimar uma pick-up média que chegará ao mercado no final de 2009. Esta pick-up foi alvo de uma "aparição" pouco habitual na feira argentina Expoagro. A VW expôs no seu espaço, à entrada do pavilhão, dois cartazes, um com a inscrição "A pick-up da VW para o campo. Feita na Argentina" e outro com um desenho de perfil da pick-up.

Embora ainda pouco se saiba sobre a mesma, esta poderá vir a chamar-se Taro, tal como o veículo do mesmo género que a VW fabricou em cooperação com a Toyota entre 1989 e 1997. Na verdade, a VW Taro original mais não era que uma Toyota Hilux com emblemas VW. E como o chassis e mecânica da nova pick-up alemã já foram vistos em testes sob a carroçarioa de uma Hilux da actual geração, a adopção deste mesmo nome ganha alguma força. Deixa, inclusivé, em aberto se não haverá nova colaboração semelhante entre a VW e a Toyota.

A nova VW pick-up será construída na Alemanha, Africa do Sul e Argentina e contará com versões de tracção integral e só a duas rodas.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Ex-Maserati torna-se novo Ferrari


Durante a realização do Salão de Genebra a Ferrari assumiu que está a ultimar um novo modelo, o qual será apresentado em Setembro no Salão de Paris.

Agora, o site Leftlanenews, citando fontes da Ferrari, afirma ter informações específicas sobre o mais recente "cavallino". Assim, de acordo com essa fonte da Ferrari, o novo modelo será um 2+2 com tejadilho rígido retráctil, exectamente o mesmo que esteve para ser destinado à Maserati. No entanto, aquando da separação da Maserati e da Ferrari, o construtor de Maranello acabou por ficar com o projecto para si. Tanto assim é que este Ferrari assenta na plataforma do Maserati GranTurismo. Mas, como não podia deixar de ser, a mecânica é Ferrari, mais concretamente o V8 do F430 mas com potência superior, muito provavelmente, na casa dos 500 cv. A esta ganho de potência estará associado uma ligeira redução nos consumos e emissões, graças ao uso de injecção directa de combustível.

Resta agora esperar pelo certame parisiense para ver se estas indicações se confirmam.

domingo, 9 de março de 2008

Rolls-Royce Phantom Coupé esgotado


O mais recente modelo da gama Rolls-Royce, o Phantom Coupé, tem já toda a produção de 2008 (200 unidades) vendidas, sendo que quem encomende agora o seu Phantom Coupé apenas o receberá, na melhor das hipóteses, na Primavera de 2009.

Um facto curioso nas vendas do Phantom Coupé é que duas em cada três vendas referem-se a novos clientes Rolls-Royce. A marca britânica está, com este modelo, a cativar uma nova faixa de clientela que nunca antes tinha possuido um Rolls-Royce.

O Phantom Coupé acondiciona sob o seu capot o mesmo V12 6.75 de 453 cv da limusine conseguindo acelerar dos 0-100 km/h em 5,6 segundos estando electronicamente limitado a 250 km/h.