sexta-feira, 7 de março de 2008

Salão de Genebra - Mitsubishi Prototype S



A "eterna" rivalidade Mitsubishi Lancer/Subaru Impreza promete ganhar novos contornos com a apresentação do Mitsubishi Prototype S, a antevisão do Lancer de cinco portas. A marca dos três diamantes segue, assim, o caminho da Subaru que tornou o Impreza sedan num "hatchback".

O Mitsubishi Prototype S oculta debaixo do capot o dois litros turbo de 240 cv, apresentado no Lancer Ralliart. Deste modelo herdou, igualmente, a caixa de dupla embraiagem "SST" e a tracção integral com diferencial central activo.

O Lancer de cinco portas será lançado na Europa mais para o fim do ano e a Mitsubishi prevê que as vendas desta carroçaria contem com 70% das vendas totais do Lancer.

Salão de Genebra - smart fortwo "Edition Limited Two"



O pequeno smart fortwo apresentou-se em Genebra engalanado, na forma da edição limitada "Edition Limited Two". Desta série especial apenas serão construidas 2000 unidades, baseadas na motorização a gasolina de 71 cv, e distingue-se dos seus irmãos de gama por alguns equipamentos e caracteristicas específicas.

No exterior, a sua côr azul claro metalizado (específica dese modelo) contrasta com a célula Tridion em cinza prata. As jantes de seis raios completa o quadro exterior.

No habitáculo o requinte é superior graças ao revstimento em couro "castanho cognac" complementado com outro pequenos pormenores, como sejam os manómetros extra no topo do tablier e o sistema de alta fidelidade "Rádio 9".

Salão de Genebra - Trio de concepts antecipa Kia Soul


A Kia levou a Genebra três concepts, cada um com a sua própria personalidade, que antecipam a versão final do Soul, cuja apresentação pública está agendada para Setembro, no Salão de Paris.

O Kia Soul Diva (branco) destina-se a mulheres jovens, activas, que dão grande importância ao estilo e que consideram o seu carro tão importante como a roupa que vestem. O interior do Soul Diva apresenta-se em tons de negro, branco e dourado e conta com bancos em imitação de couro negro, sendo que estes se assemelham a sofás de modo a conferir o aspecto de um "lounge". Todo o interior é amplamente iluminado pelo tejadilho panorâmico em vidro.

O Soul Burner (preto) é o "rebelde" deste trio. O seu exterior completamente negro com tatuagens de dragões e aplicações em vermelho vivo denuncia desde logo o espírito que presidiu à criação deste estudo. O interior prossegue este espírito, com quatro baquets individuais. A coloração do interior está dividida horizontalmente: a parte superior é vernelha e a inferior preta.

Já o Soul Searcher (cinza) assume-se como uma zona "zen" na cidade, apelando ao descanso e tranquilidade no seu interior.

Estes três estudos antecipam o futuro Kia Soul, um pequeno cross-over da marca coreana que, como dissemos, será desvendado em Paris. A marca coreana não disponibilizou informações referentes a dados mecânicos.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Salão de Genebra - Twingo Renaultsport 133



Não sendo um estranho para os nossos leitores a versão mais desportiva do Renault Twingo foi agora dada a conhecer ao público em Genebra.

Agraciado com a designação Twingo Renaultsport 133 (referente aos 133 cv do motor) o mais potente dos Twingo apresenta-se em duas versões: a "standart" e a Cup, ainda mais desportiva. No exterior diversos apêndices aerodinamicos diferenciam-no dos seus irmãos mais modestos, como sejam os novos pára-choques dianteiro e traseiro, ponteira de escape cromada e as jantes de 16" (17" na Cup). Para os que gostam de "dar nas vistas" é possível adquirir decalques para os painéis laterais e pára-choques traseiro, a exemplo do que acontece no Mégane Renaultsport RS.

As alterações mecânicas introduzidas no Twingo Renaultsport 133 passam pelas vias mais largas 60 mm à frente e 59 mm atrás, novas molas e mortecedores mais firmes, barras estabilizadoras de maior diâmetro e uma distância ao solo inferior em 10 mm. Adicionalmente, o Cup conta com molas e amortecedores ainda mais rigorosos e menos 4 mm adicionais de altura ao solo do que o seu "irmão".

O coração do Twingo Renaultsport 133 é o 1.6 16V de 133 cv e 160 Nm de binário, acoplado à caixa de cinco velocidades e comando manual, sendo que esta foi revista em especial para este Twingo. Infeliamente a marca francesa não revelou dados referentes a performances.

O interior apresenta-se (demasiado) discreto, apenas se diferenciando pelo conta-rotações específico, volante em pele, bancos com superior apoio lateral e pedaleira em alumínio.

Salão de Genebra - Ferrari anuncia novo modelo


Durante a conferência de imprensa da Ferrari em Genebra, a marca italiana anunciou que irá apresentar um modelo completamente novo em Seetembro, no Salão de Paris. Detalhes sobre qual modelo será este não foram divulgados mas não há quem deixe de especular sendo que a hipótese tida como mais credível é um descapotável 2+2 com tejadilho rígido retráctil e motor V8 colocado em posição dianteira.

A Ferrari anunciou ainda o seu novo programa de personalização One-to-One que permite aos seus clientes ainda mais opções de personalização dos seus modelos.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Salão de Genebra - Bugatti Veyron Fbg by Hermés


Já era do conhecimento público que a Bugatti e a Hermés se tinham unido para apresentarem algo de muito exclusivo em Genebra, e o resultado é este Veyron Fbg by Hermés. Exteriormente, destaca-se a pintura em dois tons, cuja cor uitlizada no capot dianteiro prossegue para o interior e "emerge" na asa traseira. As jantes em alumínio polido com oito raios e aperto central evocam as rodas do famoso Bugatti Type 35 de 1924, porventura o modelo mais famoso de sempre na história do construtor francês. As alterações exteriores completam-se com o padrão de pequenos "H" entrelaçados utilizado na grelha, remetendo para a casa Hermés.


No interior, o tratamento dado elevou ainda mais o requinte exclusividade do Bugatti Veyron. Praticamente todo o interior foi revestido a couro de touro, dado ser menos sujeito a deformações que a pele das vacas. Inclusivé o painel que divide o habitáculo do compartimento do motor, em fibra de carbono, encontra-se revestido a este tipo de cabedal.


No porta-luvas encontramos uma pequna bolsa Hermés, "mimo" também estendido ao compartimento das bagagens onde encontramos volumes feitos à mão e por medida pela Hermés. É costume dizer-se que se precisa perguntar o preço é porque não o pode comprar mas nós dizemos na mesma: 1 550 000 €.

Salão de Genebra - Ford Kuga



A aventura Kuga começou no Salão de Paris de 2006 com a apresentação do concept iosis X, prosseguiu no Salão de Frankfurt de 2007, com a antevisão da versão de produção, e revela-se finalmente na sua versão final em Genebra.

Este cross-over da Ford vem juntar-se ao popular nicho dos SUV de pequenas dimensões, como o Toyota Rav-4 e Nissan Qashai, entre outros, trazendo a macra da oval azul para uma fatia de mercado onde não se encontrava representada.

Partindo da plataforma do Focus, a Ford criou um SUV com 4443 mm de comprimento (mais 106 mm que o Focus 5 portas) e com capacidade para albergar cinco ocupantes e 360 litros de capacidade de carga. Caso se prescinda dos bancos traseiros este número sobe para 1355 litros.

Mecânicamente, o Kuga conta com os préstimos do 2.0 Duratorq TDCi com 136 cv, associado a uma caixa manual de seis velocidades, existindo versões de tracção integral - com diferencial Torsen - e de tracção dianteira. Ambas as variantes apresentam valores de consumo (anunciados) relativamente comedidos com valores de 6,3 l/100 km para o 2WD e 6,4 para o 4WD. O valor reclamado pela Ford para as emissões é de 169 g/km de CO2, um valor que a Ford afirma ser referencial na classe.

O Ford Kuga começará a ser comercializado na Europa no decorrer do primeiro semetre de 2008.

Salão de Genebra - Ford Fiesta 3 e 5 portas



A Ford já tinha divulgado algumas imagens do novo Fiesta na carroçaria de três portas, mas guardou para Genebra a carroçaria de cinco, mais polivalente.

Apesar de ganhar nos aspectos prácticos, a variante de cinco portas não fica minimamente atrás da sua "irmã" de três em termos de agressividade, mantendo o seu perfil em cunha e ar bastante desportivo, claramente a apontar baterias para uma clientela mais jovem.

A nova geração do Ford Fiesta entrará em comercialização na Europa no Outono contando com ambas as variantes de carroçaria e cinco motorizações, três a gasolina e duas Diesel. As unidades a gasolina são o eterno 1.25, com 60 e 80 cv, o 1.4 com 90 cv e um 1.6 com 115 cv. Os Diesel estão a cargo do 1.4 TDCI de 60 cv e do 1.6 TDCI de 90 cv.

Salão de Genebra - Toyota iQ e Urban Cruiser



O segundo maior construtor do Mundo, a Toyota, levou a Genebra duas novidades de maior destaque: o citadino iQ, aqui na sua versão definitiva, e o Urban Cruiser, uma espécie de re-encarnação do Rav4 original.

Começando pelo iQ, este já tinha sido revelado como concept mas agora surge na sua forma definitiva. Medindo 2985 mm de comprimento (mais 29 cm que um smart fortwo) o pequeno Toyota apresenta uma configuração interior 3+1, podendo levar três adultos e uma criança ou carga. Os assentos traseiros rebatem completamente para proporcionar uma plataforma de carga plana.

Em termos de motorizações, a Toyota não especificou quais serão apenas referindo que estarão disponíveis duas unidades a gasolina e uma Diesel, ou seja, muito provavelmente as memas do Yaris. Apenas foram anunciadas a s emissões que se iniciarão nos 100 g/km de CO2.

A sua produção tem início no final deste ano, com a Toyota a planear produzir 100 000 unidades no primeiro ano.

Já o Urban Cruiser é um pequeno SUV para ambiantes urbanos, maioritariamente, embora conte com tracção integral. Apesar dos seus relativamente modestos 3930 mm de comprimento, o Urban Cruiser albarga cinco passageiros e respectiva bagagem.

Mais uma vez, a Toyota não especificou a motorização do Urban Cruiser apenas referindo as emissões de 140 g/km.

A sua comercialização terá início na primeira metade de 2009.

terça-feira, 4 de março de 2008

Salão de Genebra - Renault Mégane Coupé Concept



A Renault conseguiu surpreender toda a gente com o Mégane Coupé Concept, tendo conseguido guardar o segredo por entre numerosas fugas de informação antes do Salão.

Este concept, como o nome indica, antecipa uma futura versão coupé da próxima geração do Mégane, pelo que aqui poderemos, certamente, encontrar alguns dos traços que caracterizarão o futuro familiar compacto da marca do losango.

A dianteira pode ser vsita como uma evolução do desenho encontrado no Laguna Coupé Concept, apresentado em Setembro passado no Salão de Frankfurt, mas a secção traseira apresenta um design completamente novo e bastante ousado.

No minterior, a Renault afirma ter-se inspirado em peças de mobiliário para a criação do mesmo, apresentando quatro lugares individuais. A consola central prolonga-se entre os bancos dianteiros até à parte postarior do habitáculo, dividindo-o ao meio. No centro do tablier encontramos um ecrã dividido em três partes: a central comanda os sistemas de som e navegação enquanto as duas secções laterais apresentam as imagens captadas pelas pequenas câmaras alojadas nos espelhos retrovisores.

A impuslsionar o Mégane Coupé Concept encontra-se uma unidade dois litros com 200 cv acolpada a uma caixa manual de seis velocidades.

Salão de Genebra - Seat Bocanegra


Já lhe tinhamos revelado as imagens do concept da Seat que antecipa o futuro Ibiza mas o seu nome é Bocanegra e não Docanegra, como erradamente nos informaram. O nome Bocanegra refere-se à sua grelha dianteira negra, grelha essa que será incorporada em todos os futuros modelos da Seat.

Este concept está equipado com um propulsor 1.4 TSI biturbo, embora a marca espanhola não tenha divulgado números relativos a potência.

A versão final do Ibiza tem início de comercialização agnedado só para o ano que vem.

Salão de Genebra - Saab 9-X BioHybrid Concept


A Saab já tinha anunciado que mostraria em Genebra um estudo que antecipa o seu futuro modelo compacto, concorrente de modelos como o VW Golf e Audi A3. E ele aí está. Chama-se 9-X BioHybrid Concept e para além de revelar aproximadamente como serão as formas do futuro modelo de entrada de gama da Saab ele antecipa igualmente uma nova motorização a bio combustíveis e um motor eléctrico, funcionando assim como um híbrido.

Embora este concept não tivesse motor, a unidade motriz anunciada pela Saab é um 1.4 turbo capaz de debitar 200 cv de potência. Em conjunto com a propulsão eléctrica o Saab 9-X BioHybrid apresenta emissões de CO2 de apenas 105 g/km.

Em termos visuais, este Saab apresenta uma carroçaria dois volumes com a traseira cortada a pique. Na secção dianteira encontramos a futura assinatura visual dos Saab. Uma particularidade da sua carroçaria é a sua capacidade para se alterar ligeiramente acima dos 70 km/h. Um aileron no topo do tejadilho arma-se automaticamente, bem como a secção do topo do referido tejadilho, que se alonga ligeiramente. Um difusor inferior estende-se automáticamente até à zona final do pára-choques. Estas "mudanças de forma" têm em vista a optimização aerodinâmica e, consequentemente, uma ainda maior redução de consumos quando em andamento mais rápido.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Salão de Genebra - Lamborghini Gallardo LP560-4



O novo Lamborghini Gallardo LP560.4 já aqui foi tema por diversas vezes tendo mesmo chegado a ser um exclusivo aquando da publicação das únicas imagens do modelo em teste que aqui forma publicadas.

Agora, em Genebra, foi a vez de serem retiradas as camuflagens e divulgados os dados técnicos do renascido touro. Assim, o Lp560-4 mantém a unidade V10 mas agora com 5,2 litros de capacidade e lubrificação por cárter seco. O resultado são 560 cv e 540 Nm de binário, responsáveis por números algo impressionantes: 0-100 km/h em 3,7 segundo, 0-200 km/h em 11 segundos e 325 km/h de velocidade máxima. Estes números já começam a chegar muito perto dos registos do Murciélago LP640 (3,4 segundos 0-100 km/ e 340 km/h) pelo que a Lamborghini terá que fazer algo de verdadeiramente espectacular a respeito do "irmão mais velho" do Gallardo.

O LP560-4 conta com caixa de velocidades de seis velocidades e comando manual podendo, em opção, receber a caixa e-gear. Esta foi optimizada de modo a permitir passagens de caixa 40% mais rápidas. A tracção é, naturalmente, integral permanente e o diferencial traseiro incorpora um autoblocante a 45%.

Suspensões e travões também foram revistos de forma a conseguirem lidar com o novo potencial mecânico do Gallardo. Assim, molas e mortecedores contam com taragens mais firmes enquanto que no departamento da travagem a Lamborghini recorreu aos especialistas da Brembo. Em opção, o cliente pode encomendar discos de composto de cerâmica e carbono.

Visualmente, o LP560-4 apresenta novas ópticas dianteiras - que incorporam luzes diurnas de LED - novas ópticas traseiras (semelhantes às do super-exclusivo Reventón), novos pára-choques, saída de ar do motor única atrás e duas saídas duplas de escape.

Salão de Genebra - VW Scirocco



O Salão de Genebra está aí! Embora só abra as suas portas no próximo dia 6 (quinta feira) algumas novidades começaram já a ser apresentadas nas conferências de imprensa pré-salão. Uma delas foi o VW Scirocco, já aqui abordado.


A informação que não estava disponível na altura foi agora divulgada. Assim, o Scirocco disporá de uma gama de quatro motores, três a gasolina e um Diesel, como previmos. As unidades a gasolina serão o 1.4 TSI com 122 cv, o 1.8 TSI de 160 cv e no topo o 2.0 TSI de 200 cv. Em termos de performances, o 1.4 cumpre o tradicional arranque 0-100 km/h em 9,7 segundos e atinge os 200 km/h. O 1.8 e o 2.0 rubricam, respectivamente, 8 segundos e 217 km/h e 7,2 segundos e 235 km/h, para os mesmos parâmetros. A unidade Diesel é o 2.0 TDI na variante de 140 cv, capaz de levar o Scirocco a abater os primeiros 100 km/h em 9,3 segundos e a atingir os 217 km/h de velocidade máxima.


Em termos de transmissões todas as versões do VW Scirocco estarão equipadas de origem com uma caixa manual de seis velocidades. Em opção, o 2.0 TSI e o 2.0 TDI poderão receber a caixa DSG de seis relações, enquanto o 1.8 TSI pode receber a nova DSG de sete velocidades, a primeira do género montada transversalmente.


O interior conta com quatro baquets individuais e estará recheado com variados equipamentos multimédia havendo, em opção, a possibilidade de escolher entre dois sistemas de navegação distintos.


A comercialização do Scirocco iniciar-se-á no final do Verão na Alemanha, onde os seus preços se iniciarão nos 21 750 €. O resto da Europa receberá o Scirocco até ao final do ano.

Dois pelo preço de... vários


A Brabus, reputado preparados especializado em Mercedes-Benz, criou duas versões muito especiais do McLaren SLR e do smart fortwo Brabus. Estes dois modelos apresentam cores e equipamentos comuns a ambos e a Brabus comercializa o conjunto dos dois por 699 000 €.

Ambos os modelos partilham a decoração interior e exterior. A carroçaria conta com um tom exclusivo de branco enquanto o interior está revestido com couro vermelho e alcântara preta. Aplicações variadas em alumínio completam o panorama interior.

Mecanicamente, o SLR McLaren recebeu um ligeiro aumento de potência passando agora a debitar 650 cv, mais 24 que a versão "base". Isto permite-lhe acelerar de 0/100 km/h em 3,6 segundos e atingir 337 km/h de velocidade máxima.

O smart fortwo também recebeu um suplemento energético, passando a debitar 112 cv (mais 14 cv). O sprint dos 0/100 km/h demora apenas 9,8 segundos e o limitador de velocidade intervém agora aos 170 km/h.

Seat Ibiza antecipado por concept Docanegra



A futura geração do Seat Ibiza está quase pronta para enfrentar os circuitos comerciais e, para provar isso mesmo, a marca espanhola vai levar a Genebra um concept que antecipa este modelo.

Denominado Docanegra, este estudo revela aquelas que serão as formas finais do modelo de produção, se excluirmos os detalhes típicos de um "show-car". O desenho exterior é bastante agressivo apesar de, na secção dianteira, não cortar completamente com o actual modelo, ao invés do que sucedeu, por exemplo, com o Leon.

A traseira tem algo de Fiat Bravo revelando-se igualmente agressiva, algo enfatizado pelas generosas jantes.

O interior, esse sim, representa um corte total com o actual Ibiza, apresentando um desenho simples e minimalista mas, ao mesmo tempo, sofisticado.

Embora ainda não haja, naturalmente, dados técnicos, a futura gama Ibiza deve manter os motores actuais embora com algumas rebvisões de forma a cumprirem as normas anti-poluição sem perderem rendimento. O 1.4 TSI também se poderá juntar à gama.

Caça à multa - parte II


Mais uma vez voltamos a este tema desta vez com uma imagem de um novo tipo de viaturas descaracterizadas que a Brigada de Trânsito utiliza nas suas acções de... prevenção...

Chega a roçar o ridículo as estratégias a que as forças policiais recorrem para caçar mais uns euros com as multas, em vez de, realmente, se preocuparem em prevenir e educar, embora isso não seja tão lucrativo...

Esta viatura, um Daihatsu Sirion, costuma estar, segundo o que consta no e-mail que nos enviaram, na recta entre o Ramalhão (Sintra) e ao Autódromo do Estoril, secundada por uma segunda no IC 19 entre Mem Martins e a saída para Mafra/Ericeira.

Uma vez mais repetimos que não apoiamos os comportamentos de alguns condutores mas, de igual forma, também não podemos deixar passar em claro as acções das autoridades que reflectem o oposto do que apregoam nos media.

Lotus com novidades para Genebra



Os ingleses da Lotus costumam ser relativamente discretos nos grandes salões internacionais mas a edição de Genebra deste ano vai ser palco de algumas novidades do construtor inglês. Os modelos que a Lotus vai levar à suiça são uma forma de manter as atenções centradas em si até à estreia do seu mais importante produto, cuja divulgação está agendada para o Salão de Inglaterra, em Julho: o Eagle, de 4 lugares. Aliás, a marca inglesa vai mostra em Genebra a secção dianteira do chassis deste modelo, em jeito de teaser...

Mais interessante é a actualização do Europa, um género de Elise/Exige mais luxuoso. O Lotus Europa para 2008 conta com pequenas alterações visuais de onde se destacam as novas jantes. No seu interior também encontramos novos revestimentos em pele genuina, air-bags condutor e passageiro e sistema de alta fidelidade. Mas a alteração mais importante é o ligeiro aumento de potência do propulsor que passa a debitar 225 cv, em vez dos anteriores 200 cv. Com isto, o Europa acelera agora de 0-100 km/h em 5,7 segundos e atinge os 225 km/h.

A outra novidade surge na forma do Lotus Exige 270E TriFuel. Tal como o nome indica, este Exige pode funcionar com três combustíveis: metanol, etanol ou gasolina.

O motor 1.8 de origem Toyota, continua a contar com a ajuda de um compressor volumétrico e deebita aqui 270 cv de potência, suficientes para levar o Exige a cumprir o sprint dos 0-100 km/h em 3,8 segundos e a atingir os 255 km/h. E tudo isto com benefícios para o meio ambiente numa clara prova da Lotus que ecologia não tem que implicar performances pouco interessantes.

domingo, 2 de março de 2008

Audi Q7 V12 TDI chega à produção



No Salão de Paris de 2006, a Audi apresentou um concept de um Audi Q7 propulsionado por um V12 TDI de 500 cv e 1000 Nm de binário. Este concept foi apontado como muito porvável de passar à produção e a Audi aí está, a pagar a sua promessa.

O Salão de Genebra será o palco de estreia da versão de produção do Q7 V12 TDI, um colosso com um V12 de seis litros de capacidade, dois turbo-compressores e injectores piezzo-eléctricos. Esta unidade, inspirada nos V!2 vencedores em Le Mans, apresenta os mesmos números do concept, ou seja, 500 cv e 1000 Nm, capazes de catapultar o Q7 até aos primeiros 100 km/h em 5,5 segundos (o novo Audi S5 faz 5,1 segundos...) e está limitado electronicamente aos habituais 250 km/h. Apesar destes números impressionates, a Audi reclama consumos médios de 11,9 l/100 km.

Para transmitir a potência às quatro rodas, o Q7 V12 TDI conta com uma caixa TipTronic de seis relações, enquanto que a travagem está a cargo de discos em composto de cerâmica, que equipam de origem o Q7 V12 TDI. Estes são protegidos por jantes de 20" ou, em opção, de 21".

O interior encontra-se recheado de equipamentos multimédia e de informação e conta, igualmente, com novos revestimentos, aplicações em carbono e tapetes de veludo.

A comercialização deste colosso Diesel deverá ter início na segunda metade de 2008.

Rali do México - Final


A prova mexicana terminou hoje e coroou o actual campeão do mundo, Sabastien Loeb, como vencedor.

O francês da Citroën já tinha assumido ontem o comando mas a quantidade de imprevistos e problemas mecânicos que assolaram a caravana durante o Rali do Máxico não deixaram Loeb "lançar foguetes antes da festa".

O último dia de prova era composto por quatro especiais, sendo que a última era uma super-especial. No entanto o dia acabou por ser encurtado com a anulação da segunda especial do dia - 18ª do rali - por razões de segurança devido ao excesso de público na especial.

Mas na primeira especial do dia, e dando continuidade ao que aconteceu nos dias anteriores, Sebastien Loeb teve encontros imediatos com dois cães mas o Citroën saiu incólume.

Quem também teve alguns problemas foi Hirvonen que "atropelou" uma ponte, embora não tenha causado danos de maior no Ford Focus WRC. Já Atkinson viu-se afectado por uma forte dor de cabeça, embora não tenha afectado garndemente o andamento do australiano da Subaru.

No final, Loeb sagrou-se como vencedor do Rali do México, na frente de um algo surpreendente Chris Atkinson e Jari-Mati Latvalla.

A tabela de pilotos após a terceira prova deste ano está assim ordenada:


  1. Hirvonen - 21 pontos

  2. Loeb - 20 pontos

  3. Latvala - 16 pontos

  4. Atkinson - 14

  5. Galli - 9

Já na tabela respeitante aos construtores a ordem é a seguinte:



  1. Abu Dhabi BP Ford - 37 pontos

  2. Subaru - 25 pontos

  3. Citröen - 25 pontos

  4. Stobart - 19 pontos

  5. Munchies - 6 pontos

  6. Suzuki - 5 pontos

A próxima prova mantém-se no continente sul-americano. O Rali da Argentina desenrola-se já no final de Março, mais concretamente de 27 a 30.



Ron Dennis não sai da McLaren


A notícia veiculada pelo jornal espanhol Marca de que Ron Dennis teria sido despedido da equipa de Fórmula 1 McLaren-Mercedes é, afinal, falsa.

Foi a própria Mercedes-Benz, através de um porta-voz, que desmentiu tal notícia no canal televisivo alemão RTL.

O próprio Bernie Ecclestone veio desmentir esses rumores: "Ron não é um empregado. Ele é acionista e tem o apoio dos restantes acionistas", afirmou ao jornal inglês The Mirror.

No entanto a escuderia anglo-germânica continua envolta em polémica, mesmo antes da época ter começado. Investigadores italianos afirmam ter descoberto novas provas da culpabilidade da McLaren-Mercedes no caso de espionagem industrial que custou a totalidade dos pontos do campeonato de construtores.

Rali do México - Dia 2


O segundo dia da prova mexicana trouxe muita animação e trocas de posições entre os lugares cimeiros, malgrado as condições do piso continuarem difícieis.

Ontem Latvala tinha terminado em primeiro, o que significava que seria ele a abrir as pistas hoje, uma grande desvantagem em ralis de terra, dado que o primeiro carro a passar tem que limpar a estrada da camada superficial de terra, menos aderente, para os restantes.

De facto, Latvala acabou mesmo por ceder a primeira posição a Loeb mas foi devido a uma ruptura de um tubo do turbocompressor na 13ª especial, que se revelou realmente azarada para o piloto da Ford. Atkinson acabou por ter sortes opostas nesta especial dado que perdeu o "launch-control" do Impreza mas, com o azar de Latvala, herdou a segunda posição da geral, logo atrás de Loeb.

Mikko Hirvonen e Hening Solberg envolveram-se numa luta aguerrida pela quarta posição, disputa essa que acabaria por pender para o lado de Solberg. Já o seu irmão Petter viu-se arredado da quarta posição devido a um diferencial partido. O desiludido norueguês desceu para a 7ª posição da geral. Quanto a Mathew Wilson, decidiu "imitar" Petter Solberg ontem e atropleou um cão, tendo danificado bastante a dianteira do Focus WRC. Apesar disso, conseguiu "agarrar" a 6ª posição.

No final do segundo dia de provas, a classificação apresenta Loeb à cabeça, seguido por Atkinson, Latvala, Hening Solberg, Hirvonen e Wilson. Assim sendo, é a Loeb que cabe a tarefa de abrir as pistas no último dia do Rali do México.