sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Lamborghini promove programa de personalização


Apostada em aumentar a exclusividade dos seus já de si únicos modelos, a Lamborghini vai promover o seu programa de personalização Ad Personam no Salão de Detroit, que se inicia este Domingo.

Para tal, a marca italiana leva até Detroit três exemplares (um Gallardo Spider e dois Murciélago LP640, um Spider e um Coupé) que mostram algumas das novas possibilidades de escolha disponíveis para os clientes. No seguimento do sucesso do exclusivo Reventón, a Lamborghini apresenta, no Gallardo, uma nova tonalidade baça denominada "Marrone Apus". A meio caminho entre o castanho e o preto, esta côr possui um efeito irisdicente apresentando reflexos dourados quando exposta à luz solar. Já os Murciélago apresentam uma côr brilhante, também com efeito irisdicente, denominada "Blu Cepheus". Esta tenta recriar o efeito cromático dos icebergs, emitindo um foert brilho azul à luz do Sol.

Nos interiores realce para o couro não tratado, a exemplo do que acontece com as selas dos cavalos, entre outras aplicações. Este couro não tratado vai mudando naturalmente de tom consoante o passar do tempo e a utilização.

Mas estas são apenas algumas das novidades do programa Ad Personam. Os desejos do cliente, por mais invulgares, serão atendidos. Esta mentalidade está bem patente no lema anunciado pela Lamborghini: "Think of the impossible".

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Ford apresenta Focus WRC 08


A Ford Europa apresentou hoje a sua arma para o Mundial de rallyes deste ano, a versão 2008 do Focus WRC. Não sem alguma surpresa, o Focus WRC 08 não apresenta a carroçaria mais actual do Focus, com o restyling operado no final do ano passado. A única diferença notória é a nova decoração, com o patrocínio de Abu Dhabi em maior destaque.

Este novo destaque dado ao nome Abu Dhabi reflecte-se igualmente no nome da equipa, que passa a ser BP Ford Abu Dhabi World Ralli Team.

Mark Deans, o novo director desportivo da Ford Europa, revelou-se confiante na obtenção de bons resultados no campeonato deste ano, graças a uma equipa empenhada e a um alinhamento de pilotos de valor.

Tata apresenta carro de 1700 €



O Salão Automóvel de Nova Deli, na India, assistiu hoje à apresentação do Tata Nano, um modelo que será comercializado no seu mercado doméstico por 1740 €.

Nas palavras de Ratan Tata, presidente do Grupo Tata e da Tata Motors, o Nano nasceu da necessidade de "providenciar um meio de transporte seguro e apropriado para todas as estações do ano para as familias indianas com fracos recursos finaceiros". Nas ruas indianas é uma visão habitual ver familias de três e quatro pessoas a circular nas omnipresentes scooters, largamente excedendo as suas capacidades e ignorando todas as regras de segurança. O Tata Nano pretende estabelecer-se como o novo meio de transporte de eleição para estes indivíduos, requerendo em troca um investimento apenas ligeiramente superior a uma scooter.

O Nano apresenta um comprimento de 3,1 metros, uma altura de 1,60 metros e uma largura de 1,50 metros, conciliando espaço interior razoável com dimensões exteriores contidas para poder circular com à vontade no complicado trânsito indiano. O propulsor, uma unidade bicilindrica em alumínio de 623 cc, debita 33 cv e está instalado na traseira do veículo, transmitindo a sua potência às rodas traseiras.

Segundo Ratan Tata, o Nano cumpre todos os requisitos de segurança e de normas anti-poluição. A sua comercialização, que se iniciará no final de 2008, não se restringirá à India, alargando-se a regiões como a américa latina, Europa de leste e Asia.

Aston Martin e Gulf juntas para Le Mans


A Aston Martin vai, este ano, defender a vitória na edição transacta das famosas 24 Horas de Le Mans com dois DBR9 decorados com as cores da petrolífera norte-americana Gulf. A Gulf, que este ano comemora a passagem do 40º aniversário sobre a sua primeira vitória nesta competição, já decorou carros tão emblemáticos como os Ford GT40 ou os impressionantes Porsche 917, tendo ambos os modelos saboreado o champagne da vitória em Le mans.

Alain Dujean, vice presidente da Gulf, afirmou que "este é indiscutivelmente o ano mais importante para a Gulf na competição" e que espera esta parceria com a Aston Martin seja "longa e frutífera".

David Richards, presidente da Aston Martin, também dá grande importância a esta parceria. "Tanto a Gulf como a Aston Martin têm um grande passado nas corridas de endurance. Talvez fosse o destino que juntou ambas no ano em que nós defendemos o nosso título em GT1 e a Gulf comemora 40 anos sobre a sua primeira vitória" afirmou.

Os dois DBR9 com as cores da Gulf ostentarão, tal como no ano passado, os números 007 e 009.

Mazda RX-8 recebe restyling



O Salão de Detroit, que se inicia no próximo Domingo, será o palco da revelação do restyling do desportivo Mazda RX-8. No entanto, na sua terra natal do Japão, uma versão mais radical, denominada RX-8 RS, será apresentada já nesta sexta-feira, tendo a Mazda revelado algumas imagens deste modelo.

Desta forma, já é possivel ver o resultado da operação de cosmética levada a cabo no RX-8, tendo em conta que alguns dos apêndices aerodinâmicos que vemos nas imagens, deverão ser exclusivos do RS, bem como este desenho das jantes. Conforme é visível nas imagens, as diferenças não são muito significativas incidindo, primordialmente, nas ópticas dianteiras e traseiras e nos pára-choques.

A Mazda não revelou informações técnicas juntamente com estas imagens pelo que, por agora, não é possível saber quais as aletrações mecânicas sofridas pelo RX-8, mas não deverá ser descabido esperar um ligeiro aumento de potência.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Hummer procura alargar gama


Um grupo de três jovens designers da Hummer criaram, a pedido dos dirigentes da marca, um modelo conceptual que representasse um Hummer mais pequeno, destinado a um público jovem e aventureiro, mas que integrasse os elementos de design da marca de todo-terreno e que honrasse os pergaminhos da mesma em fora de estrada. O resultado foi o HX Concept.

Quando passar á produção, este modelo adoptará a designação H4 colocando-se, tal como o nome indica, abaixo do H3, o "menos grande" dos Hummer actuais. E falando em dimensões, o HX mede 4343 mm de comprimento, 2057 de largura, 1829 de altura e conta com uma distâncie entre eixos de 2616 mm. Comparativamente, o H3 é 439 mm mais comprido, 43 mm mais alto e apresenta mais 225 mm de distância entre eixos. Curiosamente, o H3 perde 68 mm em largura para o HX.

Debaixo do capot está um V6 com 3,6 litros de capacidade e injecção directa de combustível, preparado para funcionar a bioetanol E85, que debita 304 cv. A tracção é integral permanente e possibilita o bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro.

A carroçaria conta com vários pormenores curiosos, como a possibilidade de se remover ambas as portas - tal como acontece no Jeep Wrangler, que será o seu principal rival - assim como os guarda-lamas dianteiros e traseiros. Também os painéis do tejadilho podem ser retirados. A carroçaria conta com três configurações possíveis: a habitual fechada, como nos H1, H2 e H3, um descapotável e uma terceira (na imagem) designada "slant back", ao estilo coupé.

Leiloados três Rover e MG com zero kms


A leiloeira BCA levou a hasta pública três veículos Rover e MG de 2004 com zero kms. Estes automóveis estavam na fábrica e tratavam-se de modelos invulgares ou muito raros.

O mais exclusivo destes modelos era o Rover 75 V8, equipado com o propulsor 4.6 do Ford Mustang. Este exemplar de côr azul escuro e com interiores completamente forrados a pele foi vendido por 21 500 €. O segundo veículo era, igualmente, um Rover 75 mas a versão limusine, com uma distância entre eixos superior à variante "normal". Este exemplar, de cor cinza prata com interiores em pele cinza escura, foi arrebatado por 17 960 €. O último exemplar era um MG TF 160, azul escuro com capota preta e interiores em pele. Um cheque de 14 700 € bastou para encontrar um lar.

Tratou-se uma oportunidade valiosa para apreciadores da marca e/ou colecionadores adquirirem por quantias bastante acessíveis alguns modelos que testemunharam e marcaram os anos finais da história da MG/Rover, antes da passagem para os chineses e mudança de nome.


Audi TTS "em fuga"



Uma fuga de informação permitiu que várias imagens do Audi TTS, a há muito aguardada versão desportiva do TT, surgissem na internet.

Prevista para apresentação no Salão de Detroit, o TTS conta com o dois litros TFSI, já conhecido do S3, a debitar 272 cv de potência. Visualmente, o TTS conta com apêndices aerodinâmicos especificos, jantes igualmente exclusivas, quatro saídas de escape e luzes diurnas de LED., para além dos habituais logos identificativos da versão.

No interior encontramos, igualmente, os logos TTS, aplicações em alumínio e bancos desportivos. A comercialização deverá ter início no Verão.

Semana da moda em Berlim recebe novo Mercedes


A segunda edição da Mercedes-Benz Fashion Week Berlin, que decorre entre os dias 27 e 31 de Janeiro, será o palco para a estreia mundial do Mercedes CLC. De modo a antecipar esta estreia, a marca de Estugarda libertou várias imagens do modelo, embora parcialmente coberto, e da modelo Eva Padberg, embaixadora da imagem da Mercedes-Benz desde Maio de 2007.

Evoluindo do anteriormente desginado Sports Coupé, o CLC apresenta uma secção dianteira colada á imagem da nova geração da Classe C, com a qual partilha igualmente as motorizações.

Tecnicamente, o CLC incorpora algumas melhorias como a direcção Direct Steering, que permite maior precisão no delineamento das trajectórias e novos sistemas de multimédia.

Novo Skoda Superb em Março



Já aqui vos tinhamos trazido uma imagem da nova geração do Skoda Superb, mas agora a marca checa divulgou as primeiras imagens oficiais do seu novo topo de gama, cuja apresentação pública está agendada para o Salão de Genebra, em Março.

Em relação à actual geração do modelo, o Superb cresceu em quase todas as direcções, sendo que apenas a distãncia entre eixos diminui. Assim, o novo Superb apresenta 4838 mm de comprimento (mais 3 cm), 1783 de largura (mais 2 cm) e 1461 mm de altura, tendo aqui perdido 8 mm. A distância entre eixos é de 2761 mm contra os anteriores 2803 mm. Outra caracteristica distintiva do novo Superb é ter abandonado a configuração de quatro portas por uma de cinco.

Em termos de motorizações, contaremos com um leque de três motorizações a gasolina e outras tantas Diesel, destacando-se o 1.8 TSI de 160 cv.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Familiar desportivo com 550 cv



Tal como referimos ontem, a propósito da decisão da Cadillac de descontinuar as versões V8 a partir de 2010 por razões ecológicas, o sedan desportivo CTS-V é uma das excepções. Apesar da sua estreia em público ser já no Salão de Detroit, a Cadillac já divulgou as imagens e informações oficiais.

Destinado a enfrentar modelos do calibre do Mercedes-Benz E63 AMG e BMW M5, o CTS-V parte para esta batalha bem apetrechado, pelo menos no papel. Assim, debaixo do capot encontramos um V8 6.2 LSA com compressor volumétrico Eaton, capaz de debitar 550 cv (mais 43 cv que o M5 e 36 cv que o E63 AMG) e 745 Nm de binário máximo. Em termos de transmissões, surgem duas escolhas: ou manual ou sequencial com comandos no volante, ambas de seis relações. Em termos de prestações, a marca norte-americana apenas refere que o sprint dos 0-100 km/h é cumprido em menos de cinco segundos.

Dinamicamente, o CTS-V também apresenta alguns elementos específicos destinados a proporcionar o melhor comportamento possível. Assim, a suspensão conta com o Magnetic Ride Control, uma suspensão activa que incopora amortecedores controlados por electro-imans e não por válvulas mecânicas. Sensores em cada uma das rodas "lêem" a estrada a cada milisegundo de modo a optimizar a resposta da suspensão.

Já o Performance Traction Managment, um controlo de tracção, é inspirado no sistema homólogo desenvolvido em competição pela Cadillac. Sempre que detecte perdas de tracção, o binário é distribuido permanetemente e da forma mais eficaz possível pelas rodas tractoras, de forma a assegurar a melhor tracção, ao invés de travar a roda que patina em excesso, como acontece na maioria destes sistemas, e fazer o carro perder velocidade.

O interior concilia conforto com sofisticação apresentando, entre outros elementos, baquets Recaro com 14 regulações (algumas pneumáticas), sistema multimédia com disco rígido de 40 gb e sistema de som Bose.

O Cadillac CTS-V entrará em comercialização nos EUA perto do final do ano, chegando à Europa em 2009.


Cadillac evolui E-Flex com novo concept


Após o anúncio de que iria renunciar às motorizações V8, a Cadillac apresentou hoje, no Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, um concept de um SUV movido a fuel-cell.

Adptando a designação Cadillac Provoq Concept, este está equipado com a mais recente evolução do sistema fuel-cell E-Flex da GM, já conhecido de outros concepts de marcas do grupo americano. Os dois tanques de armazenamento do hidrogénio conseguem armazenar até 6 kg deste combustível a uma pressão de 700 bar, capazes de conferir uma autonomia de 483 km. Isto sem quaisquer emissões poluentes. Mas esta faceta "verde" do Provoq não significa que as performances tenham ficado esquecidas, pelo contrário. O SUV da Cadillac acelera dos 0-100 km/h em 8,5 segundos e atinge 160 km/h de velocidade máxima.

O Cadillac Provoq Concept marcará, igualmente, presença no espaço da marca americana no Salão de Detroit, que abre as suas portas no próximo dia 14 de Janeiro.

SUV da Saab a caminho


O Salão de Detroit vai ser o palco para a apresentação de um SUV da Saab, embora ainda sob a forma de concept, denominado 9-4X Bio-Power Concept.

Este SUV de média dimensão será produzido no México e está equipado com um motor de dois litros turbo capaz de debitar 245 cv de potência, cifra esta que sobe para 300 cv quando alimentado a bioetanol E85.

O mercado norte americano será o primeiro a receber este Saab, muito possivelmente ainda no decurso deste ano. A Europa só verá o 9-4X alguns meses mais tarde.

Conforme se pode observar na imagem, o ar de família tipico dos modelos da Saab mantém-se no 9-4X.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Cadillac desiste de V8


A Cadillac poderá desistir da motorização de elecição dos norte americanos, o V8, devido às normas anti poluição cada vez mais restritas. De acordo com Jim Taylor, administrador geral da Cadillac, a lei que o presidente George Bush aprovou no passado dia 19 de Dezembro, que impõe uma redução das emissões poluentes de 40 % até 2020, é a responsável por esta decisão.

O desenvolvimento de um novo e sofisticado motor V8, destinado a substituir o "velhinho" Northstar, foi cancelado e Taylor afirma que, a partir de agora, as gamas da Cadillac serão motorizadas por motores V6, nomeadamente o 3.6 de injecção directa e 304 cv do CTS, bem como por motorizações Diesel, estando no topo da lista de preferências um 2.9 V6 turbodiesel.

As motorizações V8 deverão manter-se mas unicamente até 2010, altura em que o V8 Northstar cessa funções, e unicamente em veículos como o Escalade (na foto), CTS-V e XLR.

McLaren MP4-23 desvendado


Tal como anunciámos ontem, aquando da apresentação do Ferrari F2008, hoje foi a vez da McLaren apresentar o seu monolugar para a temporada de 2008. O MP4-23 foi apresentado no museu da Mercedes-Benz, em Estugarda, e contou com a presença de numeroso funcionários da marca da estrela de três pontas, bem como os dirigentes da Mercedes-Benz e da McLaren, bem como os pilotos Lewis Hamilton (que comemora hoje o seu 23º aniversário), Heikki Kovalainen, Pedro de la Rosa e Gary Paffett.

Ron Dennis afirmou-se confiante que a McLaren "pode ganhar os títulos de pilotos e de construtores esta época".

O desenvolvimento do MP4-23 inicou-se há 10 meses, tendo este modelo ficado concluido unicamente nos primeiros dias de Janeiro. O motor é o Mercedes-Benz V8 FO 108V, com 32 válvulas, com um regime máximo de 19 000 rpm.

os primeiros testes do MP4-23 em pista têm início na próxima quarta-feira, no circuito de Jerez de la frontera, com Pedro de la Rosa e Heikki Kovalainen, juntando-se a eles lewis Hamilton na quainta-feira dia 10.

Ferrari com SUV em agenda?


A revista britânica AutoExpress afirma que a Ferrari estará a ponderar um SUV, à luz do sucesso que a eterna rival Porsche obteve com o seu Cayenne.

De momento, este modelo, conhecido internamente como "Progetto G151", ainda se encontranuma fase muito embrionária do seu desenvolvimento, não sendo ainda certo sequer se chegará mesmo a ver a luz do dia, dada a preocupação da Ferrari em abrir a marca "às massas".

Caso se venha a tornar realidade, o SUV da Ferrari não será um veraddeiro "off-road", sendo antes um estradista com uma altura ao solo superior e tracção integral. Este sistema de tracção integral poderá vir a nascer de uma cooperação com a Mercedes-Benz, ainda de acordo com a AutoExpress. Debaixo do capot encontraremos as unidades V8 e V12 da marca de Maranello. Caso receba luz verde, deveremos ver um concept do Ferrari SUV em 2010.

Porsche "levanta o véu" sobre o Panamera


A Porsche revelou hoje um esquema referente à versão hibrida do Panamera, em que detalha a localização dos componentes desta motorização. No entanto, as imagens libertadas podem servir como uma forma de termos uma primeira perspectiva de como será o Panamera, uma vez que a motorização hibrida deste modelo é virtualmente idêntica à do Cayenne. Desta forma, a Porsche alimenta a curiosidade em torno deste modelo.

Apesar de só ser ver o modelo directamente de cima, é possível observar uma carroçaria com formas musculadas, graças aos guarda-lamas salientes, e a colocação das ópticas dianteiras e traseiras.

Quanto à motorização em si, trata-se de um motor a combustão, aliado a um motor eléctrico, alimentado por baterias na traseira, "unidos" por um módulo hibrido que engloba uma embraiagem unicamente para o motor eléctrico.

O Panamera será lançado no final de 2009, de inicio, apenas com as habituais motorizações a gasolina. O híbrido apenas surgirá posteriormente. O coupé de quatro portas da Porsche irá enfrentar forte concorrência, nomeadamente dos já estabelecidos Mercedes-Benz CLS (com as versões AMG) e Maserati Quattroporte e do, então recém-chegado, Aston Martin Rapide.

domingo, 6 de janeiro de 2008

Ferrari "inaugura" apresentações de F1



A Ferrari iniciou a vaga de apresentações dos monolugares de Fórmula 1 para a época de 2008 hoje (Domingo) em Fiorano, Itália. Denominado F2008, este é o 54º Ferrari construído propositadamente para o campeonato do Mundo de Fórmula 1 incorporando, naturalmente, as alterações técnicas introduzidas pelo regulamento para esta época.

Uma das maiores novidades para esta época é a utilização de uma unidade de controlo electrónico comum a todas as equipas, denominada Standard Electronic Control Unit (SECU), desenvolvida pela McLaren Electronic Systems, e cuja evolução da mesma cessará aquando do início da época. Outras alterações de relevo são a utilização da mesma caixa de velocidades durante quatro corridas consecutivas e as novas dimensões das protecções laterais à altura da cabeça do piloto, bem como um novo limite para o tipo de materias compósitos a utilizar. Os sistemas de ajuda electrónica, como o controlo de tracção, o comando electrónico de arranque e a travagem por motor tb foram abolidos.

Mecanicamente, o Ferrari F2008 conta com o V8 056, com um ângulo de V de 90º, bloco em alumínio e 32 válvulas, associado a uma caixa de sete velocidades.

Um pormenor visual curioso é o facto da elaborada asa dianteira biplano apresentar semelhanças com um par de lábios, imagem reforçada pela cor vermelha.

O próximo monolugar a ser apresentado é o McLaren-Mercedes, já amanhã, no museu da Mercedes-Benz, em Estugarda.
A primeira prova do calendário deste ano é o GP da Austrália, que tem lugar em Melbourne entre os dias 14 e 16 de Março. Pode ver todo o calendário deste ano neste endereço: http://www.formula1.com/races/calendar.html