O GP do Barhain começou com uma pole surpresa graças à prestação de Robert Kubica na sessão de qualificação de ontem, naquela que foi a primeira pole da sua carreira na Fórmula 1 e que veio, igualmente, demonstrar o crescendo de forma dos BMW Sauber. Esse evoluir dos carros brancos veio a confirmar-se nas corrida onde foram os únicos a conseguir dar alguma réplica aos Ferrari, que conseguiram a primeira dobradinha desta época.
Tal como dissemos, Kubica arrancou da pole tendo a seu lado Felipe Massa no Ferrari. No entanto o brasileiro, desesperadamente a necessitar de um bom resultado, passou para a frente e não mais voltaria a perder o comando até final. Kubica descia para segundo e na terceira volta seria ultrapassado pelo outro Ferrari, o de Räikkönen. Quem hipotecou logo à partida a sua corrida foi Lewis Hamilton. O britânico da McLaren-Mercedes fez um péssimo arranque e no final da primeira volta era apenas 10º. Mas os erros de Hamilton não ficariam por aqui. Numa travagem mal calculada, atingiu a traseira do Renault de Alonso e viu-se forçado a ir às boxes tendo acabado a corrida apenas em 13º lugar... atrás do Force India de Giancarlo Fisichela! Desta forma, Hamilton perdeu a liderança do Mundial de pilotos.
Já os dois BMW ocuparam as posições logo a seguir ao Ferrari, com Kubica a ser terceiro e Heidfeld quarto. Esta prestação de ambos os piltos veio confirmar, definitivamente, a BMW como equipa a ter em conta, ocupando agora a liderança da tabela dos construtores, à frente da Ferrari e da McLaren-Mercedes. Kovalainen, no segundo McLaren, viu-se incapaz de se chegar aos BMW e teve que se contentar com a quinta posição, num fim-de-semana que poderia ter sido bem melhor para a escuderia anglo-germânica.
Trulli confirmou a sua boa prestação na qualificação e levou o Toyota ao sexto lugar sendo, mais uma vez, o melhor "dos outros". Quem voltou a desiludir foi a Renault. Alonso sobreviveu ao incidente com Hamilton mas não teve sequer andamento para superar o segundo Toyota, o de Timo Glock. Já Nelson Piquet Junior abandonou mais uma vez, desta feita devido a problemas mecânicos. Um mau começo de época para a equipa francesa e que está cada vez mais a despertar os desejos de Alonso abandonar a equipa.
Após o GP do Barhain as tabelas de pilotos e construtores sofreram algumas alterações interessantes, estando agora assim ordenadas:
- Räikkönen - 19 pontos
- Heidfeld - 16 pontos
- Hamilton - 14 pontos
- Kubica - 14 pontos
- Kovalainen - 14 pontos
- Massa - 10 pontos
- Trulli - 8 pontos
- Rosberg - 7 pontos
- Alonso - 6 pontos
- Webber - 4 pontos
- Nakajima - 3 pontos
- Bourdais - 2 pontos
- BMW Sauber - 30 pontos
- Ferrari - 29 pontos
- McLaren-Mercedes - 28 pontos
- Williams-Toyota - 10 pontos
- Toyota - 8 pontos
- Renault - 6 pontos
- Red Bull-Renault - 4 pontos
- STR-Ferrari - 2 pontos
O circo da F1 tem agora um intervalo de três semanas até ao próximo GP, a prova espanhola, a primeira da temporada em solo europeu, de 25 a 27 de Abril. Com os seis primeiros na tabela dos pilotos separados por 9 pontos e três equipas com 2 pontos de diferença o Mundial deste ano promete bastante.
Sem comentários:
Enviar um comentário