quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Oficial: Mercedes-Benz SL


Já aqui lhe trouxemos algumas imagens do renovado Mercedes-Benz SL, resultantes de fugas de informação, mas agora chegou a vez da marca de Estugarda revelar oficialmente toda a informação referente ao roadster.

Assim, e conforme aventámos aquando da divulgação das imagens, confirma-se a versão 280 como entrada de gama, propulsionada pelo V6 de 231 cv. Para além desta o alinhamento da gama SL conta igualmente com o 350, outra unidade V6 mas com 316 cv, com o 500, que alberga um V8 com 388 cv sob o capot, e com o V12 de 517 cv do 600 a surgir no topo, exceptuando as versões AMG, naturalmente.

Dinâmicamente, o renovado SL conta com um novo tipo de direcção activa, baseado no sistema já existente na Mercedes-Benz sensível à velocidade. A direcção conta com uma cremalheira de rácio variável. Na prática, isto significa que a assistência varia de acordo com o ângulo do volante. Perto do ponto central, típico de condução a alta velocidade em auto-estrada, a direcção é mais pesada. Passando um ângulo de volante de cinco graus o esforço exigido para o manobrar diminui, permitindo maior facilidade em manobrar o veículo e um menor número de voltas do volante.

Ao nível da suspensão esta conta com o sistema automático de controlo de amortecimento ABC, de série nos SL 500 e 600. Este compensa o afundamento da frente e da traseira, quando em travagem e aceleração, bem como as oscilações laterais da carroçaria quando em curva.

Outra novidade do SL é a iluminação adaptativa, disponível a título opcional. Os faróis bi-xénon contam com cinco modos de funcionamento específicos: estradas secundárias, auto-estrada, nevoeiro, luzes direccionais e modo automático. A transição entre os variados modos é feita automáticamente e consoante as situações. Por exemplo, o modo auto-estrada é activado em dois estágios acima dos 90 km/h, aumentando o alcance em mais de 60%.

No interior as alterações abarcam o novo volante desportivo de três raios, novos revestimentos e instrumentação redesenhada. O equipamento foi revisto em alta estando agora disponíveis, entre outros items, o sistema Command, com funções mais abrangentes, e o Airscarf, estreado no SLK, que envia ar quente para o pescoço dos ocupantes através de fendas nos encostos de cabeça, particularmente útil nos passeios de inverno a céu aberto.

Como também já tinhamos refeirdo, o Mercedes-Benz SL será apresentado ao público em Março, no Salão de Genebra, com a comercialização a iniciar-se a 5 de Abril.

Sem comentários: