domingo, 27 de janeiro de 2008

Rallye de Monte Carlo - Final


O último dia de prova do Rallye de Monte Carlo não trouxe alterações em termos de tabela classificativa relativamente ao final do dia de ontem. No entanto, isso não quer dizer que tenha sido parco em emoção.

Se em termos das duas posições cimeiras só um imprevisto poderia trazer alterações, a luta entre Atkinson e Duval pelo terceiro lugar manteve o calor nas frias classificativas monegascas. Os dois pilotos entregaram-se a um aluta sem tréguas que só definiu a entrega das posições finais na superespecial nas ruas monegascas, numa versão encurtada do circuito de Fórmula 1. Ambos os pilotos obterem exactamente o mesmo tempo final nesta especial mas como Atkinson tinha 1,1 segundos de vantagem sobre Duval foi seu o derradeiro lugar do pódium.

Já Sebastien Loeb festejou o seu quinto triunfo no Mónaco com uma vitória confortável (mais de dois minutos) sobre Hirvonen que, face ao andamento demosntrado pelo piloto e carro franceses, alcançõu o resultado possível.

A Suzuki conseguiu minimizar as perdas e viu Per-Gunnar Anderson terminar na oitava posição final. Já Conrad Rautembach, que no primeiro dia se atrasou bastante devido a uma saída de estrada, terminou o rallye de forma, literalmente, estrondosa: na superespecial, quando se preparava para cortar a linha final situada na zona das piscinas, perdeu o controlo do Citroën Xsara e embateu violentamente nas barreiras de protecção pondo, desta forma, um ponto final na sua participação dado que as novas regras dizem que um carro que desista no último dia não poderá figurar na classificação geral, nem mesmo pela regra super-rallye. E tudo isto aconteceu a escassos metros do final...

Para a história fica a quinta vitória nesta prova de Sebastien Loeb, o segundo lugar de Hirvonen e o suado terceiro lugar de Atkinson sendo, naturalemente, esta a ordem da tabela classificativa de pilotos. Já nas marcas a Citroën saiu de Monte Carlo com o primeiro lugar, com 11 pontos, mais um que a Subaru, segunda classificada. A Ford surge empatada com a Sttobart, ambas com 8 pontos, e a Suzuki fecha a sua primeira prova de 2008 com 2 pontos.

A próxima prova é o Rallye da Suécia que decorre entre os dias 8 e 10 de Fevereiro.

Sem comentários: