Um dos modelos mais aguardados do ano aí está: o Audi Q5. A sua apresentação está a ter lugar no Salão de Pequim, o mesmo certame onde se revela um dos seus rivais directos, o Mercedes-Benz GLK, já aqui apresentado. No entanto, a Audi apresenta o Q5 como o SUV mais desportivo da sua categoria, muito em linha com o espírito da marca Audi.
Partindo da base modificada do A4, o Q5 apresenta-se como o mais longo dos pequenos SUV de "elite", com os seus 4,63 metros de comprimento, suplantando o BMW X3 por 6 cm e o Mercedes-Benz GLK por 11 cm. O seu visual esguio é acentuado pela altura de 1,66 metros, menos 2 cm que o X3, dando a sensação de ser ainda mais longo. A sua distância entre eixos, de 2,81 metros, é, segundo a Audi, a mais longa do segmento, proporcionado um bom nível de habitabilidade para os cinco ocupantes passíveis de ser acomodados no seu interior.
E já que falamos no interior, este apresenta-se replecto de equipamento e de funcionalidades de carga, previstas de série ou opcionalmente consoante as versões. Tendo isto em conta, contamos com sistema multimédia com ligações Bluetooth, suportes para copos com possibilidade de aquecer ou refrescar bebidas, fixações de carga, possibilidade de transportar objectos de grandes dimensões, como pranchas de surf, por exemplo, e sistema de alta fidelidade Bang & Olufsen.
Mecanicamente, o Audi Q5 estará, de início, disponível com três motorizações, sendo uma a gasolina e duas Diesel. No primeiro caso temos o 2.0 TFSI mas que foi bastante revisto debitando agora 211 cv e um binário máximo de 350 Nm, disponíveis logo às 1500 rpm. Com esta unidade o Q5 sprinta dos 0-100 km/h em 7,2 segundos e atinge os 220 km/h de velocidade máxima. Nos Diesel contamos com a unidade 2.0, na sua variante de 170 cv, e com o V6 3.0 com 240 cv. Com a primeira motorização, o Audi Q5 acelera dos 0-100 km/h em 9,5 segundos e atinge os 204 km/h. Já o 3.0 TDI permite 6,5 e 222 km/h, respectivamente.
Em termos de transmissão, o 2.0 TDI conta com uma caixa de seis relações e comando manual. Para o 2.0 TFSI e o 3.0 TDI está reservada a nova caixa S-Tronic com dupla embraiagem e sete velocidades. A tracção é integral permanente, via o sistema quattro da Audi, com uma repartição de potência 40/60 para o eixo dianteiro e traseiro, respectivamente. Em situações de maior necessidade, esta repartição pode ir até um máximo de 65% para o eixo dianteiro e 85% para o traseiro.
O Audi Q5 conta com uma panóplia de sistemas de ajuda à condução que estão adptados para uso em fora de estrada. A título de exemplo, o ABS "reconhece" o tipo de piso em que o Q5 circula - conforme se trate de gravilha, areia, lama ou relva, por exemplo - a adapta o seu funcionamento em conformidade. Igual capacidade possui o ESP que conta, ainda, com uma caracteristica adicional: os seus sensores são capazes de tomar em linha de conta o facto do Q5 transportar carga adicional nas barras do tejadilho, com o consequente aumento do centro de gravidade, e torna a entrada em acção do ESP mais precoce nestas condições.
O Audi Q5 será fabricado em Ingolstadt e em Changchun, na China, estando o início de comercialização previsto para o Verão. Em Fevereiro de 2009 deverá surgir o Q5 hibrido.
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