O nome Bizzarrini certamente não passará despercebido aos apaixonados pelos automóveis, em particular os mais velhos e/ou apreciadores de carros clássicos. Este nome italiano deve-se a Giotto Bizzarrini, piloto e responsável pelo desenho de carros tão emblemáticos como o Ferrari 250 GTO ou o Testa Rossa, da mesma época, bem como os Iso Rivolta GT e Grifo. Agora, Giotto Bizzarrini uniu-se à empresa tailandesa Cobra International, que tentou criar e comercializar um desportivo de fabrico próprio mas sem sucesso, para ressuscitar o nome Bizzarrini.
Legalmente, o nome BIzzarrini é detido por uma outra empresa pelo que este projecto será conhecido por Scuderia Bizzarrini P538, sendo que esta designação remete-nos para um veículo de competição com o mesmo nome da década de 60. Mas o seu sucessor do Séc. XXI promete - pelo menos no papel - envergonhar até o Bugatti Veyron.
Inteiramente construído em fibra de carbono - monocoque e carroçaria - o Scuderia Bizzarrini P538 pode receber várias motorizações V8 Chevrolet, sendo que a versão base disponibilizará mais de 500 cv ao passo que a versão de topo recorrerá a uma versão com dois turbos, preparada pela Lingelfelter, um reputado preparador da Chevrolet, com nada menos que 1000 cv. Estes números, só por si, já são impressionantes mas ganham nova dimensão quando referimos o peso total do conjunto: menos de 800 kg! O Bugatti Veyron disponibiliza a mesma potência mas pesa mais de 1800 kg, pelo que as performances do P538, especialmente da versão de 1000 cv, com uma impressionante relação peso potência de 0,8 kg/cv!! Os dados relativos a performances serão revelados mais tarde, possivelmente só em Novembro, data em que serão realizados os testes e apresentação em Nardo, Itália.
A Scuderia Bizzarrini planeia construir apenas 100 unidades ao longo de quatro anos. Contudo, os interessados podem, desde já, efectuar encomendas. Mais tarde efectuaremos um trabalho mais extenso sobre este carro.
Sem comentários:
Enviar um comentário