domingo, 18 de maio de 2008

Rali de Itália - Final


O Rali de Itália chegou hoje ao final num terceiro e último dia de prova que decorreu calmamente sem incidentes entre os homens da frente. As posições de ontem acabaram por se manter e em dúvida apenas se encontrava o duelo pela segunda posição entre os dois Ford Focus WRC oficiais.

Sendo o primeiro na estrada, Sebastien Loeb saibia que ia ter que se esforçar bastante para não permitir que os dois Focus de Hirvonen e Latvala o alcançassem, dado que o primeiro carro a abrir a estrada perde sempre algum tempo pois tem que a "limpar" da camada superior, e mais escorregadia, de gravilha. O Francês andou sempre ao ataque, como admitiu no final, e saiu de itália com uma desvantagem para Hirvonen mais reduzida na tabela de pilotos.

Por falar em Hirvonen, acabou por ser ele a levar de vencida o duelo entre os Ford oficiais depois da equipa ter decidido que era melhor ser ele a ficar com a segunda posição. Assim, Latvala, senhor de uma brilhante recuperação - na sexta feira chegou a ser 14º - fechou o pódium e amealhou pontos importantes para o seu pecúlio, após as últimas duas provas não lhe terem corrido de feição. Também Gigi Galli, a correr em "casa", realizou uma grande recuperação e terminou em 4º da geral, um resultado que coroa um rali feito de trás para a frente. "Após três dias de rali preciso de um bom banho e de um grande prato de pasta" gracejou o simpático piloto italiano no final.

Sordo, no segundo C4, não mais consegui recuperar as posições perdidas ontem e terminou em 5º, seguido de Chris Atkinson, em Subaru. O australiano mostrou-se conformado com o resultado dado que a equipa tem noção de que o Impreza já tem bastantes dificuldades em acompanhar o andamento dos mais rápidos. Tanto Atkinson como Solberg já só esperam pelo novo Impreza. E já que falamos em Solberg, o norueguês acabou por se atrasar irremediavelmente ontem e viu-se incapaz, hoje, de recuperar esse atraso terminando em 10º da geral.

Nota final para o nono lugar de Per-Gunnar Anderson que, finalmente, viu o Suzuki SX4 aguentar um rali até final. Após esta prova as tabelas de pilotos e construtores estão assim ordenadas:


  1. Hirvonen - 43 pontos

  2. Loeb - 40 pontos

  3. Atkinson - 31 pontos

  4. Latvala - 24 pontos

  5. Sordo - 21 pontos

  6. Galli - 17 pontos

  7. H. Solberg - 11 pontos

  8. P. Solberg - 9 pontos

  9. Villagra - 8 pontos

  10. Wilson - 7 pontos

  11. Duval - 5 pontos

  12. Rautenbach - 5 pontos

  13. Mikkelsen - 4 pontos

  14. Gardemeister - 2 pontos

  15. Couq - 2 pontos

  16. Andersson - 1 pontos

  17. Henninen - 1 ponto

  18. Aava - 1 ponto

  19. Aigner - 1 ponto

  20. Ogier - 1 ponto



  1. Ford - 71 pontos

  2. Citroën - 64 pontos

  3. Subaru - 42 pontos

  4. Stobart - 34 pontos

  5. Munchies - 16 pontos

  6. Suzuki - 7 pontos


A próxima prova do calendário é o Rali da Acrópole, na Grécia, que se disputa entre 29 de Maio e 1 de Junho.

Sem comentários: