domingo, 16 de março de 2008

F1 08 - GP da Austrália - Corrida



A primeira corrida do ano revelou-se bastante animada, com lutas em pistas, mudanças de posição sem ser nas paragens nas boxes e bastantes acidentes e incidentes que levaram a inúmeras entradas em pista do Safety-Car, intervenções estas que ajudaram a algumas recuperações de pilotos mais atrasados na grelha. Tudo isto num fim-de-semana que quase não poderia ter sido melhor para a McLaren-Mercedes e que, por outro lado, foi um autêntico pesadelo para a Ferrari.

Esse pesadelo para a equipa italiana tinha já começado na qualificação, onde um problema mecânico impediu Räikönnen de ir além da 16ª posição na grelha de partida. Já Massa largou de quarto mas só demorou a reta da meta até "borrar a pintura". Chegado à primeira curva Massa fez um pião (na imagem) e atrasou-se bastante. Mais tarde viria a envolver-se num acidente com David Coulthard, num Red Bull, e seria forçado a desistir. Jà Räikönnen recuperou do seu lugar recuado na grelha e benefeciou com as entradas do Safety-Car para progredir na tabela. No entanto, o campeão do Mundo viria a ser obrigado a desistir, a três voltas do fim quando seguia na sétima posição, quando o Ferrari decidiu não colaborar mais, completando um fim-de-semana que a escuderia italiana quererá esquecer o mais depressa possível.

Heikki Kovalainen, no segundo McLaren, parecia destinado a dar uma dobradinha à equipa anglo-germânica - na frente continuava, soberano, Lewis Hamilton - mas a terceira entrada em pista do Mercedes SL 63 AMG , e o respectivo reagrupamento do pelotão, fez com que Kovalainen tivesse que ir às boxes com todos muito juntos e caiu bastante na classificação. No entanto, o finlandês consegui recuperar até que um erro bastante invulgar a duas voltas do final fez com que perdesse uma posição para Alonso: ao limpar a viseira, Kovalainen acidentalmente accionou o limitador de velocidade nas boxes! Alonso consegui limitar os estragos com a obtenção do quarto lugar final enquanto o seu companheiro de equipa, o brasileiro Nelson Piquet Junior, teve um desempenho paupérrimo. À penultima posição na grelha de partida juntou uma corrida "morna" que terminou com um abandono devido a danos resultantes de um acidente.

Completamente indiferente a tudo isto, Hamilton liderou de princípio ao fim e mostrou a todos que parte para esta época bastante motivado e disposto a não deixar escapar novamente o título de pilotos. O britânico foi acompanhado ao pódium por Nick Heidfeld, que levou o seu BMW a um brilhante segundo lugar, na frente do Williams-Toyota de Niko Rosberg, naquele que foi o primeiro pódium da sua carreira na Fórmula 1. Apenas 8 carros terminaram a prova, se bem que Raikonnen também tenha ficado classificado. Barrichelo, no Honda, terminou em sexto mas foi desclassificado por ter saído das boxes, aquando de uma intervenção do Safety-Car com o semáforo vermelho aceso. A classificação final (idêntica à do Mundial de Pilotos nesta 1ª prova) ficou assim ordenada:
  1. Lewis Hamilton - 10 pontos
  2. Nick Heidfeld - 8 pontos
  3. Niko Rosberg - 6 pintos
  4. Fernando Alonso - 5 pontos
  5. Heikki Kovalainen - 4 pontos
  6. Kazuki Nakajima - 3 pontos
  7. Sebastien Bourdais - 2 pontos
  8. Kimi Räikönnen - 1 ponto

Nos contrutores a tabela é a seguinte:


  1. McLaren-Mercedes - 14 pontos

  2. Williams-Toyota - 9 pontos

  3. BMW - 8 pontos

  4. Renault - 5 pontos

  5. STR-Ferrari - 2 pontos

  6. Ferrari - 1 ponto


A próxima prova é o GP da Málásia que se disputa já no próximo fim-de-semana.

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