A BMW apresentou um concept, denominado Gina Light Visionary Model, cuja sua principal caracteristica é o facto de conseguir mudar de forma, embora de uma forma ligeira.
A base mecânica já é conhecida sendo a do extinto roadster Z8, com o seu V8 de 400 cv. A maior inovação é a sua carroçaria elaborada num material com capacidade de esticar, muito semelhante ao efeito proporcionado pela pele humana. Sob esta "pele" encontram-se vários motores e armações em carbono, responsáveis pelas alterações da carroçaria. Vários painéis não apresentam os habituais espaços entre si, como nas portas, por exemplo. Estas abrem em "tesoura" com a carroçaria a proporcionar um efeito semelhante ao da pele humana quando, por exemplo, se puxa um dedo para trás. Os faróis só estão descobertos quando acesos. Se não forem necessaários, estão escondidos sob umas "pálpebras" que se abrem quando são activados, tal como acontece com o olho humano. O capot do BMW Gina Light Visionary Model abre-se ao meio, afastando-se a "pele" como se se estivese a abrir uma ferida.
Outras aplicações desta tecnologia surgem no campo da aerodinâmica como é disso exemplo o aileron traseiro. Este encontra-se no topo da tampa da bagageira e cresce quando é necessa´rio maior apoio aerodinâmico. Também as entradas de ar podem ser ampliadas para melhorar a refrigeração ou extracção de ar do motor.
Para já, o Gina é um estudo mas Chris Bangle espera que este sirva para mostrar uma possível realidade dentro de 10 anos.
Se bem que a BMW tenha levado este conceito um pouco mais além, a Mitsubishi já tinha apresentado apêndices aerodinâmicos com o mesmo efeito no concept HSR-II, em 1989.
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