Iniciou-se hoje o Rali da Turquia, 8a prova do Mundial deste ano. A batalha entre Ford e Citröen já é habitual pelo que a curiosidade residia em ver do que é que os novos Subaru Impreza conseguirião fazer nesta prova algo semelhante ao rali grego, onde Solberg terminou em 2º.
As primeiras etapas, contudo, trouxeram ao de cima a supremacia da Citröen, se bem que não propriamente com o piloto que todos esperavam. Loeb, a partir na frente, tinha a grande desvatagem de ter que limpar a pista pelo que o francês começou, desde logo, a perder tempo. Foi um surpreendente Urmo Aava que obteve o tempo mais rápido na primeira especial. Mas os segundo e terceiro classificados na especial de abertura, especialmente o terceiro, foram algo surpreendentes, cabendo a Galli e Andreas Mikkelsen, respectivamente, as duas restantes posições do top-três, vantagem evidente de partirem mais atrás e, logo, já encontrarem a pista limpa. Quanto aos pilotos oficiais, Loeb era oitavo, Hirvonen quarto e Latvala vinha algo atrasado, consequência de um furo quando apenas tinha percorrido 10 kms da especial.
No entanto, a alegria de Aava seria de muito pouca duração. Logo na especial seguinte o piloto do C4 privado bateu numa pedra danificando irremediavelmente a suspensão dianteira direita, sendo forçado a abandonar. Também Galli se atrasou um pouco, pois teve que parar na ligação para reparar o pára-choques traseiro que se encontrava em contacto com o escape. Para a frente saltavam os Focus oficiais, com Latvala a fazer uma excelente recuperação de 14º para 3º. Apesar do calor escaldante que se faz sentir na Turquia, Per-Gunner Andersson teve uma especial muito refrescante. Um violento impacto numa pedra fez disparar o extintor do Suzuki encharcando todo o interior do veículo, piloto e co-piloto. Apesar disto, Andersson efectuou o sexto melhor tempo.
A ronda da manhã terminava com quatro Ford Focus nas quatro primeiras posições. Hirvonen liderava, Latvalla era segundo, Galli subia a terceiro e Hening Solberg era quarto. Loeb era apenas quinto.
À tarde manteve-se o dominio da Ford com várias trocas na liderança entre Hirvonen e Latvala. Galli também ganhava algum tempo tendo começado a ronda vespertina logo com uma vitória. Por seu lado, Loeb descia mais uma posição, para sexto. O segundo Citröen, de Sordo, viu-se relegado para 8º, após o espanhol ter cometido um ligeiro erro que lhe custou danos na suspensão traseira esquerda.
Mas as rochas continuavam a fazer da suas. Hirvonen tinha um buraco nu fundo do carro, causado pelo impacto numa pedra, que deixava entrar muito pó para o habitáculo, o mesmo se passando com Hening Solberg. Per-Gunnar Andersson voltou a ter um encontro imediato com uma pedra. O impacto foi tão violento que o motor do Suzuki se calou por alguns instantes. Já o seu companheiro de equipa Tony Gardemeister foi ainda mais infeliz. numa esquerda, a roda dianteira esquerda bateu com tal violência numa rocha que a força exercida pelo girar repentino do volante deslocou o ombro do piloto da Suzuki! Gardemeister disse que na altura ficou sem sentir o braço mas quando chegou ao final do dia as dores eram já bastante fortes.
Quanto aos lideres, tomaram novamente uma decisão que, na nossa opinião, devia começar a ser penalizada pela FIA. Tanto Hirvopnen como Latvala perderam tempo propositadamente para que Loeb, que tinha já recuperado até terceiro, seja o primeiro na estrada amanhã. Latvala chegou mesmo a parar compeltamente na classificativa. Uma atitude verdadeiramente anti-desportiva da qual a Ford tem vindo a usar e abusar impunemente alterando a verdade desportiva. Já vai sendo altura da marca da oval azul começar a ser penalizada por estas tácticas.
Assim, amanhã Loeb sai em primeiro, na frente de Hening Solberg, Latvala, Hirvonen e Petter Solberg que, após o segundo lugar na Grécia, está a fazer uma prova algo decepcionante.
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