Tal como George Lucas apresentou os filmes da "Guerra das Estrelas" em trilogias, também a VW parece ter recorrido a essa estratégia para os seus concepts "up". Assim, após os estudos apresentados em Frankfurt e em Tóquio, Los Angeles contará com a presença do VW space up! blue Concept. Dos três concepts já apresentados, este é o que mais se aproxima ao conceito da VW Transporter dos anos 50, popularmente conhecida como "pão de forma".
A enfatizar esta aproximação estão as janelas no tejadilho e a motorização instalada na traseira. Mas aqui começam, desde logo, também as diferenças. Em vez de um motor de combustão, o space up! blue conta com uma motorização eléctrica, capaz de gerar 45 kW, que impusionam o space up! até aos 100 km/h em 13,7 segundos. A energia para alimentar o motor provém de um conjunto de baterias de iões de litio, igualmente alojadas na traseira. Na dianteira está instalado um sistema "fuel cell", igualmente destinado a alimentar o motor e, desta froma, a aumentar a autonomia. O hidrogénio necessário para a criação de electricidade encontra-se armazenado em dois tanques com capacidade para 3,3 kg de hidrogénio.
A particularidade do sistema "fuel cell" da VW é que consegue operar em elevadas temperaturas (até 160º célcius), ao contrário dos outros sistemas existentes, o que permitiu a concepção de um sistema mais compacto e barato, dado que não necessita de uma tão complexa unidade de refrigeração.
Sem comentários:
Enviar um comentário