quarta-feira, 12 de março de 2008

Opel mostra novos teasers do Insignia e desvenda dados



A Opel já tinha apresentado uma imagem teaser do Insignia, substituto do Vectra, nomeadamente do pormenor de uma das ópticas traseiras. Agora, a marca de Russelsheim apresentou mais algumas imagens com especial incidência para os faróis, bem como alguns dados referentes ao sistema de iluminação activa do Insignia.

Assim, o futuro familiar da Opel possuirá faróis com 9 modos distintos de iluminação. O primeiro, designado "Town Light", ou iluminação de cidade, providencia um cone de luz bastante alargado em frente ao veículo, de modo a proporcionar uma melhor visão das bermas e passeios. A intensidade luminosa é ligeiramente inferior aos normais médios, uma vez que a iluminação urbana dispensa luzes muito intensas no carro. O modo "Pedestrian Area Light", luzes de pedestres numa tradução mais livre, funciona entre os 5 e os 30 km/h. Neste modo os faróis são apontados 8º para o exterior.

Para andamentos mais apressados e fora da cidade temos o "Country Road Light", para estradas secundárias. O cone de luz é mais intenso e largo e atinge um alcance de 70 metros. Funciona entre os 70 e os 100 km/h. O "Highway Light", para autoestradas, activa-se acima dos 100 km/h e sempre que o ângulo de volante se mantenha o mais possivel perto do ponto neutro, caracteristico da condução em autoestrada. O alcance dos faróis atinge os 140 metros e a intensidade sobe de 35 para 38 Watts. Os faróis são ligeiramente apontados para cima.

Em condições de má visibilidade contamos com o modo "Adverse Weather Light". Este aumenta a intensidade do farol direito de 35 para 38 Watts, de modo a que o condutor possa observar melhor as marcas laterais da estrada, ao mesmo tempo que o esquerdo é diminuido de 35 para 32 Watts, com o intuito de diminuir os reflexos na estrada molhada para quem circula em sentido contrário.

Os máximos contam com dois modos: o "High Beam Light" e o "High Beam Light Assist". Basicamente, o primeiro providencia a potência máxima de luz (38 Watts) num cone luminoso que ilumina ambas as faixas de igual modo. O segundo apenas acrescenta a activação automática do mesmo.

Para finalizar, temos as luzes de curva activas e passivas. As primeiras são mais adequadas para circulação fora da cidade, funcionando de acordo com o ângulo do volante podendo girar as lâmpadas até um máximo de 15º para a esquerda ou direita. As segundas funcionam até aos 40 km/h e destinam-se a uma utilização urbana.

O Opel Insignia conta ainda com luzes diurnas de LED, visiveis nas imagens. Este modelo será apresentado em Julho, no Salão de Londres.

Sem comentários: