sábado, 10 de maio de 2008

Rali de Portugal - Final


A emoção que se viveu ontem nos troços portugueses continuou hoje com várias trocas de lider e recuperações de alguns pilotos que vinham mais atrasdo na tabela classificativa.

Foi o caso de Auriol. O veterano francês fez uma excelente recuperação depois de um resultado menos bom ontem e na super-especial de sexta-feira, e chegou mesmo a rodar na terceira posição sendo o melhor representante dos Abarth Grande Punto. No entanto, a 11ª especial seria a última para o regressado francês quando a suspensão do Grande Punto cedeu e forçou Auriol ao abandono.

François Duval também não teve melhor sorte. Após também ele recuperar de um mau resultado na super-especial, e ter chegado a rodar em segundo lugar, foi forçado a desistir na 10ª especial devido à falha de um rolamento de uma roda. Quem ficou mais "aliviado" com estes abandonos foi Luca Rossetti, o lider e futuro vencedor da prova, que viu a sua vantagem para o segundo classificado - que passou a ser Jan Kopecky - aumentar significativamente o que queria dizer que o italiano apenas teria que manter o Peugeot 207 S2000 inteiro e entre as bermas.

Nicolas Vouilloz, que durante o dia de ontem degladiou-se com Rossetti pela liderança, começaria a perder hipóteses de lutar pela liderança logo pela manhã, devido a uma menos boa escolha de pneus. No entanto, a "machadada" definitiva nas suas aspirações viria na forma de um furo que forçou o francês a parar para mudar a roda perdendo, assim, qualquer hipótese de discutir a vitória com Rossetti, acabando por quedar-se pela terceira posição final.

Entre os portugueses o melhor representante seria Bruno Magalhães, em 207 S2000, que terminou na sexta posição da geral. Magalhães só não acabou melhor classificado devido a um ligeiro erro ontem quando se encontrava em acesa luta pela vitória com Rossetti e Vouilloz. Miguel Campos, no 207 dos pilotos "convidados", terminaria em 8º enquanto Fernando Peres, em Mitsubishi Lancer Evo, fechou o top-ten.

Após o Rali de Portugal Luca Rossetti é ainda mais lider, agora com seis pontos de vantagem sobre Vouilloz. Kopecky, graças ao segundo posto obtido em Portugal, é agora terceiro e Basso, em Abarth Grande Punto, é quarto, a mesma posição em que terminou o Rali de Portugal.

Em termos de marcas, a Peugeot lidera sbore a Abarth e a Mitsubishi, tendo esta última conseguido os primeiros pontois em Portugal, graças ao quinto lugar de Juho Hanninen.

A próxima prova do IRC - Intercontinental Rally Challenge e não International Rally Championship como, erradamente, afirmámos na sexta-feira - é o Rali da Bélgica, que se disputa nos próximos dias 27 e 28 de Junho.

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