domingo, 11 de maio de 2008

F1 08 - GP da Turquia - Corrida


O fim-de-semana turco foi inteiramente dominado pela Ferrari de fio a paviu. Tal como referimos ontem, o domínio dos carros vermelhos inicou-se logo nos treinos livres de sexta-feira, continuou com a terceira pole consecutiva de Massa e terminou hoje com a vitória do brasileiro que, desta forma, colocou-se na corrida pelo título.

Partindo da pole, Massadesde logo assumiu o comando das operações, ajudado por alguns toques atrás de si que "vitimaram" alguns dos seus principais adversários. Heiki Kovalainen foi o mais infeliz pois teve que parar logo na segunda volta para mudar de pneus, após um toque com Räikknen logo na partida ter provocado um furo lento num dos pneus traseiros. O Ferrari do finlandês também sofreu alguns danos muito ligeiros que não o impediram de continuar em pista sem ter que ir ás boxes para reparações. Adrian Sutil, num Force India, e Sebastien Vettel, num Toro Rosso, também se viram envolvidos num incidente à partida o que condicionou desde logo as suas posições no final da corrida.

Mais impressionate foi o motivo causador da desistência de Giancarlo Fisichela e de Kazuki Nakajima. Na tentativa de superar o piloto da Williams, Fisichela acabou por ultrapassar o nipónico... por cima! Nenhum dos pilotos ficou ferido mas ambos os monolugares ficaram com danos significativos e impeditivos de prosseguirem em prova.

Na frente, Massa continuava a liderar até que na 24ª volta Lewis Hamilton conseguiu roubar a liderança ao brasileiro com uma ultrapassagem de belo efeito. No entanto, o britânico estava com uma estratégia de três paragens nas boxes, contra duas de Massa, e aquando da sua paragem final o Ferrari instalou-se definitivamente na liderança. No entanto, a vantagem que Hamilton detinha sobre Räikkonen foi suficiente para manter a segunda posição, ainda que por apenas 0,4 segundos!

Os dois BMW de Kubica e Heidfeld terminaram nas quarta e quinta posições, respectivamente, enquanto Alonso levou o Renault ao sexto lugar final. Heikki Kovalainen apenas conseguiu terminar na 12ª posição devido à paragem logo na segunda volta o ter condenado a uma prova no meio do pelotão.

Após este GP da Turquia as tabelas de pilotos e construtores estão assim ordenadas:


  1. Kimi Räikkönen - 35 pontos

  2. Felipe Massa - 28 pontos

  3. Lewis Hamilton - 28 pontos

  4. Robert Kubica - 24 pontos

  5. Nick Heidfeld - 20 pontos

  6. Heikki Kovalainen - 14 pontos

  7. Mark Webber - 10 pontos

  8. Fernando Alonso - 9 pontos

  9. Jarno Trulli - 9 pontos

  10. Nico Rosberg - 8 pontos

  11. Kazuki Nakajima - 5 pontos

  12. Jenson Button - 3 pontos

  13. Sebastien Bourdais - 2 pontos



  1. Ferrari - 63 pontos

  2. BMW Sauber - 44 pontos

  3. McLaren-Mercedes - 42 pontos

  4. Williams-Toyota - 13 pontos

  5. Red Bull-Renault - 10 pontos

  6. Toyota - 9 pontos

  7. Renault - 9 pontos

  8. Honda - 3 pontos

  9. STR-Ferrari - 2 pontos


A próxima prova disputa-se dentro de 15 dias, no fim-de-semana de 22 a 25 de Maio, e trata-se do GP de maior glamour do calendário, o GP do Mónaco.

Sem comentários: