quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Solução curiosa


O novo "anti-Porsche 911" japonês, o Nissan GTR, está a revelar-se um autêntico sucesso de vendas no Japão, único mercado até à data onde este modelo está disponível. O seis cilindros VR-38 biturbo debita 480 cv que, passados ao asfalto pelas quatro rodas, permitem um sprint dos 0-100 km/h em 3,8 segundos e uma velocidade máxima que, na Europa e nos EUA, será de 250 km/h.

No entanto, o mercado doméstico tem que se contentar com o habitual limite a "apenas" 180 km/h. Mas, recentemente, a Nissan revelou uma cacteristica específica dos modelos japoneses que vai de encontro aos desejos dos clientes nipónicos que pretendem tirar todo o partido do seu GTR. O completo computador de bordo que, à imagem do que já acontecia nos Skyline GTR, proporciona informações diversas, como acelerações laterais e tempos por volta entre muitas outras, conta com um sistema de GPS capaz de reconhecer quando o GTR entra numa pista, aquando de um "track day", por exemplo. Nesta situação, e enquanto o veículo circular na pista, o limitador de velocidade é anulado, permitindo usufruir da plenitude do potencial do GTR. Uma vez regressado às estradas públicas, o limite de 180 km/h é novamente reposto.

Nos restantes mercados, e uma vez que a velocidade máxima será a já referida de 250 km/h, não haverá necessidade deste sistema.

Sem comentários: