Chegou ao fim a temporada de 2007 do Campeonato do Mundo de Rallyes, com o final da prova inglesa a consagrar Sebastien Loeb como campeão pela quarta vez consecutiva e com a mesma marca, um feito apenas conseguido, até à data, por Tommi Makinen, com a Mitsubishi, nos anos de 1996, 97, 98 e 99.
O francês limitou-se a manter o Citroën C4 na estrada e não cometer nenhum erro, o que viria a conseguir. O 3º lugar obtido no final foi suficiente para lhe conceder a coroa de louros de campeão deste ano.
Quanto a Marcus Grönholm, a sua retirada do Mundial de Rallyes deu-se sem grande brilho, com o finlandês a deixar escapar o título por culpa de dois erros cometidos nas provas anteriores. E mesmo na prova inglesa, Grönholm não foi além da segunda posição, atrás de Mikko Irvonen, que herda o lugar de piloto nº1 da Ford para 2008.
O jovem piloto da Ford manteve a liderança no último dia, apesar de quase ter deitado tudo a perder na última especial ao realizar um pião onde arrancou o pára-choques dianteiro do Focus WRC.
Quanto à luta entre Chris Atkinson e Matthew Wilson, pela 6ª posição, o inglês acabou por levar a melhor, dado que Atkinson viu-se afectado por problemas com os limpa pára-brisas que impediram o australiano de impôr o ritmo adequado.
O herói do segundo dia, Jari-Matti Latvalla, continuou ao ataque e, contrariando o que muitos diziam, conseguiu mesmo alcançar o 10º posto da geral.
Quanto à única disputa por resolver em relação às equipas, entre a Subaru e a Stobbart, seria a formação nipónica a ficar com a 3ª posição da tabela, graças ao 4º lugar alcançado por Petter Solberg.
E assim termina uma das épocas mais competitivas do Mundial. Desde 2003, quando Solberg se sagrou campeão, precisamente no Rallye de Inglaterra, com a Subaru, que não se assistia a um final tão renhido.
A temporada de 2008 inicia-se no final de Janeiro, com o habitual Rallye de Monte Carlo.
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