O lema "Zoom-zoom" da Mazda está em força em Detroit. O construtor nipónico apresentou o Furai, um estudo de um modelo capaz de fazer a ponte entre os modelos de competição e os super-desportivos. Os primeiros não estão preparados para uso em estrada, enquanto os segundos nunca se sentem completamente à-vontade em pista. O Furai vem colocar-se no meio destes dois mundos.
O visual do Mazda Furai sobressai desde logo, com formas elaboradas e fluidas. Para além de causar impacto visual, estas formas têm uma função práctica. O Furai foi alvo de apurados estudos aerodinâmicos e cada linha tem uma função de canalização de ar, seja para arrefecimento de orgãos mecânicos, seja com o objectivo de criar "down-force".
A propulsionar o Furai encontra-se um motor Renesis de três rotores que funciona a 100% etanol, combustível desenvolvido pela BP, parceira da Mazda neste projecto. Este propulsor debita 450 cv de potência.
De momento, as intenções da Mazda relativamente ao Furai não passam nem pela competição, nem pela sua comercialização sendo apenas um "show-car".
Sem comentários:
Enviar um comentário