O Salão de Detroit abriu hoje as suas portas. Como tal, dedicaremos vários posts às novidades apresentadas neste certame, o primeiro grande Salão internacional do ano.
E começamos com uma das novidades mais aguardadas do ano: O VW Passat Coupé. Adoptando a designação oficial Passat CC, a nova berlina da VW segue à risca o conceito do Mercedes-Benz CLS, apresentando semelhanças com este. A plataforma do Passat "normal" recebe agora uma elegante carroçaria de quatro portas mas com um perfil de um coupé desportivo com um comprimento de 4,80 metros, mais 2 cm que o Passat de três volumes mas 11 cm mais curto que o CLS.
Para além dos estilo, o VW Passat CC pretende afirmar-se igualmente como montra tecnológica. Assim, engloba sistemas como "Lane Assist", um alerta de mudança involuntária de faixa mas que vai mais longe do que simplesmente alertar: se detectar uma situação destas, o sistema actua sobre o volante corrigindo a trajactória. O "Dynamic Drive Control" ajusta a firmeza da suspensão e a precisão da direcção consoante o modo escolhido de entre três, "Normal", Sport" e "Confort". O sietma de estacionamento automátizado "park Assist" já foi visto no Touran enquanto o "Automatic Distance Control" actua em conjunto com o "cruise control" e, graças a um radar na dianteira, mede a distância para o veículo que o precede. Isto permite acelerar e travar o carro sem intervenção do condutor (no pára-arranca, por exemplo) bem como pré-preparar os travões para a máxima potência caso detecte uma possível situação de emergência.
Mecanicamente, o VW Passat CC conta exclusivamente com motores de injecção directa, começando a gama no 1.8 FSI de 160 cv e culminando no 3.2 V6 de 300 cv. A Europa será o primeiro mercado a receber o Passat CC, o que acontecerá antes de Agosto, seguindo-se os EUA.
Sem comentários:
Enviar um comentário