Dando continuidade à política da BMW Efficient Dynamics, a marca bávara vai apresentar em Genebra um concept de uma versão hibrida do X5.
Este está equipado com o dois litros biturbo Diesel de 204 cv, ao qual está associado um pequeno gerador eléctrico montado na nova caixa automática de oito velocidades. Este motor eléctrico providencia mais 20 cv e 210 Nm quando em aceleração. Com esta combinação, o X5 acelera dos 0-100 km/h em 8,9 segundos ao mesmo tempo que consegue consumos de apenas 6,5 l/100 km e emissões de co2 de 172 g/km.
Este X5 concept conta ainda com sistema de aproveitamento da energia de travagem, a qual é armazenada em baterias de iões de litio acondicionadas no fundo da bagageira, energia essa que pode ser aproveitada para operar a assitência eléctrica da direção, a bomba do circuito de refrigeraão ou o ar condicionado. No tejadilho pontifica um painel foto-voltaico, com uma área de 1m2, cuja energia captada pode ser imediatamente utilizada ou armazenada para posterior uso.
Sem comentários:
Enviar um comentário