A versão mais extrema do Lotus Exige, a Cup 260, para uso em competição, recebeu alguns melhoramentos com a actualização para o ano 2008.
Assim, e começando pelo coração, o motor 1.8 VVT-i de origem Toyota, continua a contar com os préstimos de um compressor volumétrico Eaton e um intercooler ar-ar, capazes de produzir 257 cv de potência e 236 Nm de binário. Em conjunto com um peso de apenas 960 kg, o Lotus Sport Exige Cup 260 acelera dos 0-100 km/h em 4,1 segundos, só perdendo o fôlego atingidos os 237 km/h.
Este valor de aceleração dos 0-100 é possível graças à ajuda do "launch-control", estreado no Lotus 2-Eleven. Este permite que o condutor ajuste o patamar de rotações desejado para o arranque apenas tendo, depois, que pressionar o acelerador. O sistema limita o patinar das rodas até aos 10 km/h, altura em que o controlo de tracção toma conta das operações.
Para domar os ímpetos de tão impressionantes números, o Exige conta com travões de disco às quatro rodas, sendo que os dianteiros apresentam 308 mm, sendo "mordidos" por pinças de quatro pistões, enquanto os traseiros medem 282 mm. A suspensão conta com amortecedores reguláveis, sendo que a barra estabilizadora dianteira também pode ser afinada a gosto.
O interior, naturalmente, também reflecte o ambiente das pistas. Baquets com cintos de três pontois "web lock" e instrumentação revista marcam presença. Sem acréscimo de custo, está disponível uma "roll-cage" de seis pontos e cintos de segurança de quatro pontos, unicamente para uso em pista.
De salientar que o Lotus Sport Exige Cup 260 encontra-se homologado para uso em estrada em toda a união europeia. O seu preço base (antes de impostos) é de 56 034 €.
Sem comentários:
Enviar um comentário